Cartão do Cidadão (dúvida)

Duvida rápida. Para quem tem BI com data válida, pode viajar de avião sem a necessidade de ir buscar um cartao de cidadão certo?

De volta a este tópico, em 2012 toda a gente tem que ter CC. Portanto, pelo que percebi, até ao fim do ano, todos temos que fazer o dito cujo. Mesmo que o BI esteja dentro da validade.

Fiquei com a pulga atrás da orelha e pus os meus informadores em acção. [:D] Assim, falaram com a coordenadora responsável por estas questões e não há nenhuma informação sobre isso. Ficaram admirados com isso porque não está nada previsto nesse sentido.

Sereg, as tuas colegas endrominaram-te.

Boa tarde,

Vou aproveitar este tópico também para tirar algumas dúvidas :)

O meu BI caducou há cerca de 2 meses :sh) (na última renovação andei mais de 1 ano com o BI caducado, nunca me lembro daquilo, andou em bancos, inscrições na faculdade, levantamento de encomendas, operações STOP e nunca ninguém reparou :sh)).

Pelo que li nesta thread, tanto posso renovar na Loja do Cidadão, como no DCC. Até estava a pensar agendar o pedido, mas no site diz que demoram 24h a responder, queria ver se tratava disto amanhã.

O mais rápido será na DCC, correcto? Estive a ver no site e a morada é a Av. Defensores de Chaves n.º 52 - R/C Lisboa, qual é a estação de metro mais perto?

Obrigado.

Boa tarde,

Vou aproveitar este tópico também para tirar algumas dúvidas :)

O meu BI caducou há cerca de 2 meses :sh) (na última renovação andei mais de 1 ano com o BI caducado, nunca me lembro daquilo, andou em bancos, inscrições na faculdade, levantamento de encomendas, operações STOP e nunca ninguém reparou :sh)).

Pelo que li nesta thread, tanto posso renovar na Loja do Cidadão, como no DCC. Até estava a pensar agendar o pedido, mas no site diz que demoram 24h a responder, queria ver se tratava disto amanhã.

O mais rápido será na DCC, correcto? Estive a ver no site e a morada é a Av. Defensores de Chaves n.º 52 - R/C Lisboa, qual é a estação de metro mais perto?

Obrigado.

Campo Pequeno

Chegou a minha vez de aproveitar o tópico para uma dúvida:

Lá fui tirar o belo do Cartão de Cidadão, tendo sido entregue numa semana (com o Natal pelo meio, não me pareceu nada mal). Como sou um tipo tecnologicamente interessado, comprei o leitor de "cartões do cidadão" e pedi para a assinatura digital ser activada. Disse também quando o fui levantar que a ideia era aceder ao Portal das Finanças com o cartão.

Contudo, estive a testar e é uma mentira... Dá-me sempre o erro que diz que o cartão deve estar inserido no leitor, e os certificados activados, coisas que estão feitas (penso eu...)

Alguém tem ideia de como fazer neste caso?

Já instalaste a aplicação do cartão?
+Info:Cartão de Cidadão - O que é que o cidadão necessita para utilizar o seu Cartão de Cidadão em casa?
que é que o cidadão necessita para utilizar o seu Cartão de Cidadão em casa?
O cidadão titular do Cartão de Cidadão, para usufruir de todas as suas funcionalidades, necessita de possuir um leitor de cartões, para o ligar a um computador pessoal, e de instalar a respectiva aplicação informática, disponível gratuitamente no site Senha 001 ou no site Cartão de Cidadão.
Posteriormente, basta inserir o Cartão de Cidadão no Leitor, inserir o seu código PIN de autenticação (originalmente indicado na carta de notificação para levantamento do Cartão), e realizar o serviço pretendido.
Aplicação:Cartão de Cidadão - Software do Cartão de Cidadão

Olá vsfce,

Antes de mais, um Bom Ano para ti.

Sim, já instalei a aplicação. Depois de instalar o leitor de cartões, foi o que fiz. Já deu para ver a minha fronha a cores... [:D]

Mas depois disso, não consigo fazer mais nada. Quer dizer, consigo ver a morada (introduzindo o PIN), e ir à página dos certificados. Faço duplo clique neles para instalar, eles instalam, mas não me dá acesso ao Portal das Finanças...

PS - se me permitires, amanhã irei enviar-te uma PM por causa de uma dúvida sobre recibos verdes, IVA, e o que é necessário fazer quando se passa os valor definido (10000 eur). Pode ser?

Olá vsfce,

Antes de mais, um Bom Ano para ti.

Sim, já instalei a aplicação. Depois de instalar o leitor de cartões, foi o que fiz. Já deu para ver a minha fronha a cores... [:D]

Mas depois disso, não consigo fazer mais nada. Quer dizer, consigo ver a morada (introduzindo o PIN), e ir à página dos certificados. Faço duplo clique neles para instalar, eles instalam, mas não me dá acesso ao Portal das Finanças...

PS - se me permitires, amanhã irei enviar-te uma PM por causa de uma dúvida sobre recibos verdes, IVA, e o que é necessário fazer quando se passa os valor definido (10000 eur). Pode ser?

Olá,

Bom ano para ti também. [;)]

Oh pá, eu em casa não consigo ver porque não tenho o leitor de cartões mas amanhã posso tentar ver-te isso no escritório. Eu já acedi a alguns sites com o cartão mas já não me lembro os passos todos...sei que aquilo é um bocado manhoso e não é assim tão simples quanto isso.
Portanto, se entretanto não aparecer mais ninguém a explicar os passos que tens que seguir eu amanhã digo-te alguma coisa. [;)]

Fui hoje fazer o cartão do cidadão...
Infelizmente o processo não me correu bem. A funcionária despachou-me em dois tempos e eu feito parvo fui na conversa.
Na altura para ver se estava tudo correcto, com as pressas, vi só os números. Mais tarde chego a casa e vejo que falta uma letra no meu nome. Liguei para a linha de apoio e nada....amanhã vou lá ter que ir de novo, logo ás 9 da manhã.
Secalhar ainda vou ter que desembolsar mais 15€! :sh) Claro que a culpa é minha deixei-me levar pela pressão das pressas da mulher.
Depois ponho aqui o resultado...é que andei à procura na net e não encontrei nada sobre os erros no CC.

Voltar
Superior