Carta de motociclos

himem

New member
viva,

tenho carta de ligeiros há vários anos.

Tou a pensar comprar uma mota, mas tenho umas duvidas em relação à carta.

A minha carta de ligeiros dá pra conduzir motociclos? (todos?alguns?)

Ou tenho de tirar uma carta mesmo de motociclos? se sim, qual o valor em que anda isso?

Obrigado
HiMem

viva,

tenho carta de ligeiros há vários anos.

Tou a pensar comprar uma mota, mas tenho umas duvidas em relação à carta.

A minha carta de ligeiros dá pra conduzir motociclos? (todos?alguns?)

Ou tenho de tirar uma carta mesmo de motociclos? se sim, qual o valor em que anda isso?

Obrigado
HiMem

Há uma directiva comunitária ou coisa no género que recomenda a que seja possível conduzir motociclos até 125 cc só com a carta de ligeiros de passageiros (motivações relacionadas com a mobilidade e economia, uma scooter 4T gasta cerca 2,5 a 3l aos 100). Como sempre tanto quanto sei ainda não foi transporta para a legislação nacional.

Há uma directiva comunitária ou coisa no género que recomenda a que seja possível conduzir motociclos até 125 cc só com a carta de ligeiros de passageiros (motivações relacionadas com a mobilidade e economia, uma scooter 4T gasta cerca 2,5 a 3l aos 100). Como sempre tanto quanto sei ainda não foi transporta para a legislação nacional.

Confirmo que ainda não foi transposta esta lei, andei a ver umas scooters para a minha Maria e nas oficinas confirmaram-me que apenas se pode conduzir com carta de ligeiros motocilcloos até 50cc, uma estupidez, há 50cc mais caras do que 125cc.

Boas! Antes de mais gostava de cumprimentar todos os membros deste fórum, já que este é o meu primeiro post.

No que concerne o assunto do tópico, acontece que eu vou começar agora a trabalhar e também estou a ponderar a hipótese de comprar uma mota para facilitar as deslocações. Assim sendo e segundo as informações que me foram dadas, a carta de ligeiros não te dá para conduzir motas.

Tens de tirar a carta de mota, o que envolve um exame teórico com questões apenas relacionadas com motas, para o qual é preciso ter 10 aulas. Após esse exame e respectiva aprovação, segue-se o percurso normal da carta de condução com as 30 aulas práticas e respectivo exame no fim.

O preço ronda os 350€, se bem que depende da escola de condução, etc..

Espero que tenha sido útil.
Sérgio.

PS: Tens ainda a solução mais fácil que é apostar numa 50cc que também já dá a mobilidade desejada e apenas necessitas de licença, que se tira, salvo erro, em cerca de uma semana e é bem mais barata.

Boas! Antes de mais gostava de cumprimentar todos os membros deste fórum, já que este é o meu primeiro post.

No que concerne o assunto do tópico, acontece que eu vou começar agora a trabalhar e também estou a ponderar a hipótese de comprar uma mota para facilitar as deslocações. Assim sendo e segundo as informações que me foram dadas, a carta de ligeiros não te dá para conduzir motas.

Tens de tirar a carta de mota, o que envolve um exame teórico com questões apenas relacionadas com motas, para o qual é preciso ter 10 aulas. Após esse exame e respectiva aprovação, segue-se o percurso normal da carta de condução com as 30 aulas práticas e respectivo exame no fim.

O preço ronda os 350€, se bem que depende da escola de condução, etc..

Espero que tenha sido útil.
Sérgio.

PS: Tens ainda a solução mais fácil que é apostar numa 50cc que também já dá a mobilidade desejada e apenas necessitas de licença, que se tira, salvo erro, em cerca de uma semana e é bem mais barata.

São 16 lições prácticas...

Então e as licenças que ciclomotores que se tiravam nas câmaras municipais ? Deixaram de ser válidas ?

Yep.. queres uma, licença de 50 custa 350€... :sh)

A uma maneira de te custa 25€, vais a DGV e auto propoes-te para exame. Mas tens que arranjar tudo, moto, auricular e penso que tambem automovel para o examinador! [:D]

Eu ando com vontade de tirar este licença, mas preciso de uma mota para praticar!

Para mim essa é nova,:sh) até porque fui me informar a uma escola de condução e não me disseram nada disso(já lá vai 1 ano, será por isso?):confused:

Penso que as coisas devem ter mudado há coisa de um ano...

Neste momento se já fores encartado e quiseres a carta de mota tens que fazer uma exame especifico!

Parece que aquilo é um fartote de chumbos...:sh)

Voltar
Superior