Carta de condução

confused

New member
Pessoal, sei que a validade da carta de condução é de 2 anos e ainda estou "dentro do prazo" mas não encontro informações concretas sobre a validade do código. Já fiz o código à 11 meses atrás e já me disseram que depois de 6 meses se ainda não tiver a carta, tenho de tirar outra vez o código :confused:
Não faz muito sentido, mas sei lá...alguém sabe alguma coisa acerca disto? E já agora (até tenho medo de saber lol) quando a validade da carta de condução expira, tenho de começar tudo do início?

Quando tirei a carta (2012), era após 6 meses. E sim tinhas que começar do zero. O melhor é ires a tua escola e confirmares com eles.

Pessoal, sei que a validade da carta de condução é de 2 anos e ainda estou "dentro do prazo" mas não encontro informações concretas sobre a validade do código. Já fiz o código à 11 meses atrás e já me disseram que depois de 6 meses se ainda não tiver a carta, tenho de tirar outra vez o código :confused:
Não faz muito sentido, mas sei lá...alguém sabe alguma coisa acerca disto? E já agora (até tenho medo de saber lol) quando a validade da carta de condução expira, tenho de começar tudo do início?

se disseres em que escola de condução andas, posso tentar ligar para lá a perguntar

Última edição:
A tua resposta está no boletim de identificação de licença para obtenção da carta de condução ​(acho que é assim o nome), é um boletim azul que és obrigado por lei. Lá na página 5 salvo erro tens a data de emissão e a data de validade do mesmo!

Consulta o boletim, tens de o ter obrigatoriamente. Uma 2ª via custa 60€ (informaram me disto na escola de condução).

Logo a noite digo a validade ao certo mas acho que são 2 anos, tal e qual como o OFFICER disse[;)]

A tua resposta está no boletim de identificação de licença para obtenção da carta de condução ​(acho que é assim o nome), é um boletim azul que és obrigado por lei. Lá na página 5 salvo erro tens a data de emissão e a data de validade do mesmo!

Consulta o boletim, tens de o ter obrigatoriamente. Uma 2ª via custa 60€ (informaram me disto na escola de condução).

Logo a noite digo a validade ao certo mas acho que são 2 anos, tal e qual como o OFFICER disse[;)]

Ok, agora já tenho a licença à minha frente já posso dar certezas...

O "boletim" chama se Licença de aprendizagem para a obtenção de carta de condução é isto:

8df4288c5d32042521a03f5b2352066d.jpeg

Esta licença tem a validade de 2 anos(a minha foi emitida a 13/09/2014 e expira a 13/09/2014).

Agora a parte importante:

O exame de código tem a validade de 6 meses, a partir desse tempo se não completares o exame de condução tens de fazer novamente o código.

muito obrigado a todos pelas respostas. tenho que ir à escola de condução para me informar melhor mas até tenho medo de ter de pagar novamente + 500€ da carta e começar TUDO de novo. Vou agora no final de Outubro a exame de condução e o meu código expira no final de Novembro. Pior que isso é mesmo a própria licença de aprendizagem que expira em Dezembro. A porcaria já está feita [8b] agora é passar no exame. Caso contrário...€€€€

Já fiz exame de condução uma vez e chumbei. Desta vez para além do trauma, junta-se a pressão da validade da carta e o facto de não conduzir à mais de 2 meses. Vou marcar 5 aulas extra mas mesmo assim a ansiedade vai ser muita e a falta de jeito e um instrutor pouco rigoroso não contribuem nada para que isto vá correr bem...mas pronto *fingers crossed* [kiss]

Acho que qualquer experiência de condução que tenhas é sempre uma mais valia. Vais ficar mais à vontade se conduzires um carro que não estás habituado. [;)]

Acho que qualquer experiência de condução que tenhas é sempre uma mais valia. Vais ficar mais à vontade se conduzires um carro que não estás habituado. [;)]

Dá essas voltinhas em sítios adequados (pouco movimento, recintos fechados - armazéns, quintas) onde por um lado não tenhas nenhuma fatalidade e, por outro lado, onde não corras o risco de ter problemas com a policia, afinal para todos os efeitos ainda não tens habilitação legal para conduzir.

obg pelas respostas!
vou começar a dar umas voltas em sítios mais isolados para ver se pelo menos ganho alguma segurança...só tive uma aula muito atabalhoada na autoestrada e ouço toda a gente dizer que os exames mais fáceis são na autoestrada, mas sinceramente, não sinto segurança nenhuma em relação a isso e tenho a sensação que se me calha isso, é chumbo na certa. acho que o que me vai lixar são os nervos e a pressão de se chumbar perder a licença. Infelizmente não temos um botão para "desligar" o stress...espero que isso não me lixe :sh)

Mais uma vez obg pelas respostas [;)]

obg pelas respostas!
vou começar a dar umas voltas em sítios mais isolados para ver se pelo menos ganho alguma segurança...só tive uma aula muito atabalhoada na autoestrada e ouço toda a gente dizer que os exames mais fáceis são na autoestrada, mas sinceramente, não sinto segurança nenhuma em relação a isso e tenho a sensação que se me calha isso, é chumbo na certa. acho que o que me vai lixar são os nervos e a pressão de se chumbar perder a licença. Infelizmente não temos um botão para "desligar" o stress...espero que isso não me lixe :sh)

Mais uma vez obg pelas respostas [;)]

Uma aula na auto-estrada!? É normal tão pouca prática de auto-estrada?

Esta bem que eu tirei no porto a minha carta e VCI, Via Norte, A28 em direcção à Exponor eram o "pão nosso de cada dia" e por isso posso ter uma opinião enviesada...

Faz fazer aulas extra até ao exame, por isso, pede para treinar isso.

Um conselho de quem já fez 3 exames de condução, não bebas café no dia do exame ou qualquer coisa que te possa deixar acelerado ou nervoso!

Uma aula na auto-estrada!? É normal tão pouca prática de auto-estrada?

Esta bem que eu tirei no porto a minha carta e VCI, Via Norte, A28 em direcção à Exponor eram o "pão nosso de cada dia" e por isso posso ter uma opinião enviesada...

Faz fazer aulas extra até ao exame, por isso, pede para treinar isso.

Eu não fiz uma única aula na auto-estrada, tirei a carta, e sobrevivi! Aliás, tenho sobrevivido todos os dias... Qual é a cena de conduzir em AE? Mais importante é saber fazer uma rotunda... Na AE, a condução é mais veloz, mas basta conduzir em frente, velocidade constante, e saber usar os espelhos...

Voltar
Superior