Carro que não aquece

Eu sei que já são muitos tópicos acerca do mesmo carro, mas preciso desabafar...[:D]

A ventoinha do meu peugeot 106 1.1(sim, o tal do óleo no radiador) simplesmente nunca liga, o carro pode ficar mais de vinte minutos parado com o motor a funcionar que simplesmente a ventoinha não liga e a temperatura mantém-se sempre normal... isso é normal? :confused:
Quanto ao óleo no radiador é sempre muito pouco, mal tiro a tampa do radiador e sopro fica só com o anticongelante, o óleo é muito pouco... ou seja, acho que se puser um óleo de 5000km o problema talvez fique resolvido...

Eu sei que já são muitos tópicos acerca do mesmo carro, mas preciso desabafar...[:D]

A ventoinha do meu peugeot 106 1.1(sim, o tal do óleo no radiador) simplesmente nunca liga, o carro pode ficar mais de vinte minutos parado com o motor a funcionar que simplesmente a ventoinha não liga e a temperatura mantém-se sempre normal... isso é normal? :confused:
Quanto ao óleo no radiador é sempre muito pouco, mal tiro a tampa do radiador e sopro fica só com o anticongelante, o óleo é muito pouco... ou seja, acho que se puser um óleo de 5000km o problema talvez fique resolvido...

não percebi nada da história do oleo , do sopro e dos 5000km mas pronto!

pá.....se a ventoinha não liga é porque ele não aqueceu o suficiente para ligar! experimenta andar com ele uma beca , depois pára e faz a experiência de olhar para a ventoinha!

Pode estar tudo bem.
Pode estar o termostato avariado e a aágua circula sempre não aquecendo.
Pode o termocontacto não fazer ligar a ventoínha por avaria ou radiador entupido que está frio e não faz ligar o contacto.
Tens de testar isso como deve ser.
Tem ponteiro de temperatura?
Acelera até passar um bocado dos 90º, se mesmo assim não disparar, há problema.
Senão está tudo bem.
O circuito está sangrado?
Tiras a tampa do radiador? Qual? O tampão de sangrar o radiador (o tampão roscado, preto, em plástico, na parte de cima do radiador)?
Ou refereste à tampa do vaso de expansão.
Ah! OK, isso é um 106 1.1 do 1.º modelo, ainda dos que não têm frasco, com tampa de chapa no radiador.
Isso tem uns anos, não convém facilitar, esse sistema é mais frágil, mais sujeito a aquecimentos. Não estará a junta já queimada ou podre? Os tubos ficam duros depois de trabalhar?
Quando tiras a tampa depois de parar umas horas ainda tem pressão?

O carro é de 97, é o último modelo.
o sopro? quero dizer que a camada de óleo é muito superficial, ou seja, a passagem de óleo é reduzida.
a temperatura fica sempre no normal, fica longe do vermelho... (não diz qual a temperatura)

Pode ser que esteja tudo bem, mas pode ser que haja problemas.

Pode experimentar o seguinte:

1º - Retirar a ficha do interruptor da ventoinha do radiador, e com um fio fechar o circuito na ficha, se a ventoinha trabalhar, o motor da ventoinha está bom (mas acho que não seja disso).

2º - deixar o carro a trabalhar um bocado, ou então dar uma volta com ele, depois meter a mão na frente do radiador. Deve estar com uma temperatura que não é muito agradavel lá manter a mão porque deverá estar bastante quente (cuidado para não se queimar). Se está frio é provavel que o termostato que abre e fecha o circuito da agua para o radiador estaja avariado, ou foi retirado e por isso está sempre a circular a àgua, nunca chegando à temperatura minima necessária.

Com um termometro de cozinha, mergulhar a sonda, esta deverá ficar por volta dos 80 graus (minimo) e cerca de 120 graus (maximo dos maximos), mas normalmente deverá rondar pelos 90 graus a 100 graus.

Aperta-o mesmo ao maximo.

Se a ventoinha nao ligar, e o ponteiro nao mexer, e se entretanto lixares o motor, é porque o ponteiro e a ventoinha estao avariados.

De 97 e se nunca fez uma revisão ao circuito de refrigeração aproveita agora.

O radiador convém ser limpo de tempos a tempos, não apenas quando entope. As sondas de temperatura devem ser revistas e substituidas antes de avariarem. O liquido de refrigeração deverá ser mudado de 2 em 2 anos. A bomba de água tem componentes de desgaste e precisa de manutenção. Os tubos devem ser revistos. O termoestato deve ser substituido de tempos a tempos e não apenas quando fica bloquedo do calcário ou roto. A junta de cabeça deve ser substituida antes de queimar, para ser mais barato.

Apesar de nós em Portugal não estar-mos habituados, os carros devem ser submetidos a manutenção preventiva regularmente afim de evitar dissabores. Eu não sou mecânico mas já tive algumas más experiências e pela descrição que fizeste o teu 106 estará perto de te pregar uma partida e se fosse a ti não ficava à espera.

Não o apertes ao máximo, para te estar a passar oleo para o circuito de refrigeração significa que a culassa ou a junta ou ambas estão com problemas e se apertares com o carro e com o motor em questão estás sujeito a aumentar o custo de reparação.

Peço desculpa ao autor do tópico pela invasão mas eu também tenho um 106 1.1 de 97 que a temperatura só em cidade atinge o meio da escala(nem sempre mas muitas vezes sim) e depois anda ali a variar pelo meio. A questão é que em estrada aberta ele nunca passou de 1/4 de escala puxe muito ou puxe pouco, presumo que isto não seja normal. Ou é?

Quanto à tampa do reservatório(que diga-se de passagem é uma porcaria para se ver o nível) líquido de refrigeração tem tendência a ganhar assim uma pasta branca(e no cimo do reservatório também) mas só aí, dentro do reservatório não vejo nada. O que pode ser?

Nota: Não sei se é relevante ou não mas o meu é dos que tem o radiador grande e duas ventoinhas. Tenho reparado que a maioria dos 106 tem um radiador mais pequeno e uma ventoinha.

Obrigado pelas respostas que daqui advenham e boa sorte ao autor do tópico.

Provavelmente tens o termostato avariado... está sempre aberto, o que faz com que a água circule sempre e nunca aqueça... um pequeno teste que podes fazer é experimentar e ver se a chauffage funciona na posição de quente, ou seja se liberta ar quente, se não funcionar o problema é mesmo este.

Provavelmente tens o termostato avariado... está sempre aberto, o que faz com que a água circule sempre e nunca aqueça... um pequeno teste que podes fazer é experimentar e ver se a chauffage funciona na posição de quente, ou seja se liberta ar quente, se não funcionar o problema é mesmo este.

Pois, mas o ar quente funciona bem...:confused:
E quanto aquilo da coisa branca no cimo do reservatório do anti-congelante sabes o que pode ser?

Eu esqueci-me de dizer que ele há uns 2 anos(+coisa -coisa) com a minha mãe(tenho carta há 1 ano) ele na ponte vasco da gama teve de encostar e ser rebocado porque o carro aqueceu e sei que depois foi arranjado aqui num mecânico de esquina(era reformado, segundo um vizinho meu tinha sido chefe de mecânicos numa oficina bmw) não sei em concreto o que ele fez...

Pois, mas o ar quente funciona bem...:confused:
E quanto aquilo da coisa branca no cimo do reservatório do anti-congelante sabes o que pode ser?

Eu esqueci-me de dizer que ele há uns 2 anos(+coisa -coisa) com a minha mãe(tenho carta há 1 ano) ele na ponte vasco da gama teve de encostar e ser rebocado porque o carro aqueceu e sei que depois foi arranjado aqui num mecânico de esquina(era reformado, segundo um vizinho meu tinha sido chefe de mecânicos numa oficina bmw) não sei em concreto o que ele fez...

Recomendo que faça o seguinte:

Vá a uma oficina de confiança e peça para lhe verem e possivelmente trocaram o termostato da ventoinha (liga e desliga a ventoinha) e o termostato da agua (valvula termostatica que abre e feixa o circuito da agua para o radiador).

Recomendo que faça o seguinte:

Vá a uma oficina de confiança e peça para lhe verem e possivelmente trocaram o termostato da ventoinha (liga e desliga a ventoinha) e o termostato da agua (valvula termostatica que abre e feixa o circuito da agua para o radiador).

Bom, quanto à primeira, julgo não ser problema porque as ventoinhas disparam quando devem e desligam-se igualmente quando devem...
Por acaso também já me ocorreu que ele tenha aldrabado a coisa e tenha la posto um termostato nas couves mas que tivesse aberto...:sh) Mas um termostato não é caro pois não? Já agora, é coisa para ter de ir à oficina ou dá para eu mudar sem problemas de maior? Se for prefiro não arriscar e ir à oficina...

"Maionese" no líquido de refrigeração significa passagem de óleo. Provavelmente o sobreaquecimento lixou a junta da cabeça e a reparação foi mal feita.

Mas sendo assim ele não deveria perder óleo? Eu mudo-o a cada 15k km e costumo meter semi-sintético(o ultimo foi Krafft 10W40) e vejo regularmente o nível do óleo e ele nunca perde uma pinga que seja, está sempre no máximo...:confused:
Apenas mais uma questão, devo ter algum cuidado especial para limpar aquela "maionese"?(alem de que se não quero ir parar à unidade de queimados fazê-lo com o carro a frio[:D]) Nunca limpei aquilo porque não fazia a mínima ideia do que era... Assim limpava e via se voltava a aparecer...

E se a junta realmente está queimada já la vão quase 30000km depois disso...[:)] Não era suposto aquilo dar algum problema mais grave?:sh)

Mas sendo assim ele não deveria perder óleo? Eu mudo-o a cada 15k km e costumo meter semi-sintético(o ultimo foi Krafft 10W40) e vejo regularmente o nível do óleo e ele nunca perde uma pinga que seja, está sempre no máximo...:confused:
Apenas mais uma questão, devo ter algum cuidado especial para limpar aquela "maionese"?(alem de que se não quero ir parar à unidade de queimados fazê-lo com o carro a frio[:D]) Nunca limpei aquilo porque não fazia a mínima ideia do que era... Assim limpava e via se voltava a aparecer...

E se a junta realmente está queimada já la vão quase 30000km depois disso...[:)] Não era suposto aquilo dar algum problema mais grave?:sh)

Pela descrição a fuga é pequena, porque se fosse grande já não teinhas água do depósito e óleo no carter, tinhas uma pasta acastanhada em todo o lado.

Ainda que te apareçam umas "farripas de maionese" no vaso de expansão, qual é o volume daquilo? Vamos supor, 1/4 de copo de refeição? Isso são uns 50 mililitros, não consegues notar a diferença de nível pela vareta...

Voltar
Superior