Carro económico

óbvio que tirar o filtro do ar não limpa o escape, mas como a mistura é mais rica, o carro tende a desenvolver melhor, e isso sim é o que limpa o escape.

E também quando digo que andei sem o filtro do ar, foi uns 400 km só para testar a minha teoria.

Mesmo assim, o pó que entra para o motor só lá vai fazer estragos...

Só agora reparei... 400 km??

Ou eu estou enganado mas deves ter feito uma grande asneira....

Faço te umas contas:

Com 15€ de SC95 (cerca de 8,5litros) fazia uns simpáticos 130km. Tirei-lhe o filtro do ar para "limpar" o sistema de escape (dar umas gazadas) e com os mesmos 15€ de SC95 fiz 160km... e a gasolina estava ao mesmo preço.

Então decidi testar com os mesmos 15€ noutra marca de gasolina, e voltei a fazer perto dos 160km com os mesmos 15€.
pesquisei sobre o assunto e de facto se o motor não tiver dificuldade em puxar ar para a mistura ser rica (gasolina/ar) ele não desperdiça tanto combustível, pois o ar está imediatamente disponivel.

Não é a toa que modelos desportivos têm o filtro do ar a vista e mesmo em cima do carburador/torre de injecção.

Posto isto, instalei um filtro do ar, e o resultado é semelhante, 15€ de SC95 a fazerem 155/160km dependendo do pé.

Não quero dizer que isto que vai funcionar em todos os carros e em todas as motorizações, e se começarem a carregar no pedal, o consumo nunca vai desçer, pelo contrário.
Mas como sou um condutor calmo e um hypermiler (pelo menos tento[:)]) com essa experiência consegui melhores consumos.

PS: quanto aos CVs ganhos, nem ponho isso em causa, o objectivo era dar mais força ao motor, e o resultado foi positivo

Aqui está a razão. Se se conduzir um carro de 60cv como ele deve ser conduzido (nas calmas) vai gastar menos que o de 80cv (em média). Mas se se tentar tirar partido do (pouco) motor de tem, irá gastar o mesmo ou mais que o de 80cv. Da mesma forma, se aplicarmos uma condução tranquila ao de 80cv, não irá gastar mais ou pouco mais que o de 60cv, mas às vezes a potência debaixo do pé direito, faz-nos andar mais depressa, aumentando o consumo.

Vejam os Yaris 1.0 da primeira geração. São bons, económicos, fiáveis, e até andam bem. Com o bónus (neste caso) de ser um carro tipicamente feminino.

que dizem deste carro? é fiavel? economico? quantos klm mais sera que faz? e sera que vale este preço?
Opel Corsa 1.3 cdti, € 4.500, Povoa De Varzim - Standvirtual

O carro é económico e o motor até é jeitoso, mas será que faz sentido comprares um carro com 173 mil Kms? Pelo que percebo queres economia, e um carro com esta quilometragem é uma incógnita a nivel de despesa de manutenção. Pelos Kms que fazes, preferia um motor a gasolina com metade dos Kms e menos risco de despesas extra.

As duas opções mais económicas e recentes que tens por esse orçamento são :

Gasolina :

- Citroen C1/Peugeot 107/Toyota Aygo
- Honda Jazz 1.2

Gasóleo :

- Renault Clio II 1.5 DCi
- Fiat Punto/Opel Corsa com o 1.3 Mjet/CDTi
- Peugeot 206 1.4 HDi

As duas opções mais económicas e recentes que tens por esse orçamento são :

Gasolina :

- Citroen C1/Peugeot 107/Toyota Aygo
- Honda Jazz 1.2

Gasóleo :

- Renault Clio II 1.5 DCi
- Fiat Punto/Opel Corsa com o 1.3 Mjet/CDTi
- Peugeot 206 1.4 HDi

o honda jazz é economico? que consumos faz +/-? é mais economico que o micra?

Eu estava a falar do Micra 1.0, mas não sei se o modelo que pretendes ainda vem equipado com o 1.0. Se for o 1.2, deve gastar o mesmo que o Jazz.

Voltar
Superior