Caí na rede da GLS

JorgeVieira

New member
Olá pessoal, comprei no ebay um produto no valor de 29€ com free shipping "Economy Int'l Shipping" há uns meses,
parou na alfandega, fui contactado por carta para enviar factura e contribuinte, assim fiz e passado uns tempos recebi a encomenda em casa sem ter pago mais nada.

Recentemente comprei outra vez o mesmo produto mas desta vez noutro vendedor, com o mesmo valor, free
shipping "Economy Int'l Shipping", e hoje recebi um telefonema da gls a informar que vão receber a encomenda na alfandega e precisam do meu mail para enviar instruções para desalfandegamento:

Boa tarde, deve de dar entrada na Alfandega do Freixieiro, 1 volume para Jorge Vieira, proveniente da China e carece desalfandegamento. (1 volume de 1.15 Kg ref: auxiliary light)

Por favor informar se tem despachante para tratar do despacho alfandegário ou se a GLS Portugal pode tratar através do nosso despachante. Também pode ser tratado pelo Sr Jorge Vieira junto da Alfandega de Freixieiro. Por favor informar-nos.

Para iniciar o processo de desalfandegamento é necessário:

1. nº de contribuinte

2. Cópia completa da encomenda
3. cópia do pagamento (eg: Paypal completo)

Os custos são:
1. IVA

2. Taxas
3. Guia de emolumentos (se aplicaveis) -Eur 13.66

4. Honorários - Eur 25,00 + IVA

5. Taxa Administrativa - Eur 25,00 + IVA
6. Armazenagem - Eur 25.00 + IVA

Depois de desalfandegado, o volume será entregue contra reembolso dos custos.
Tempo limite de armazenagem: 10 dias.

Ficamos a aguardar.

Melhores Cumprimentos / Kind Regards

Graça Maia
Customs

General Logistics Systems Portugal, Lda
Depot 21, Porto
Trav da Mouta, 224
4470-089 Gueifães, Maia
Portugal

Creio que apenas terás que fazer o mesmo procedimento que fizeste com os CTT, a diferença é que neste caso, como a encomenda é por transportador, não podes fazer diretamente nos CTT/alfandega. Se fores lá tratas disso no momento e ainda trazes isso logo para casa.

Creio que apenas terás que fazer o mesmo procedimento que fizeste com os CTT, a diferença é que neste caso, como a encomenda é por transportador, não podes fazer diretamente nos CTT/alfandega. Se fores lá tratas disso no momento e ainda trazes isso logo para casa.

E vou eu perder um dia de trabalho por uma coisa que não vale nada?

Nos CTT dá para fazer via email, liga para a alfandega...

Mas afinal o que queres? Resolver a situação ou queixar-te?

Eu já tratei de desalfandegar muitas coisas pelos ctt, e realmente não tive que pagar nada pelo facto das encomendas não custarem mais que 40€.
O problema é que a encomenda está com a GLS e não vejo solução sem ter que gastar dinheiro por um produto que paguei com portes grátis...

Eu já tratei de desalfandegar muitas coisas pelos ctt, e realmente não tive que pagar nada pelo facto das encomendas não custarem mais que 40€.
O problema é que a encomenda está com a GLS e não vejo solução sem ter que gastar dinheiro por um produto que paguei com portes grátis...

A GLS é um transportador/distribuidor, como é a UPS ou CTT, não é a GLS que define se tem que pagar taxas de alfandega e outros impostos legais.
Aliás, só após o envio do comprovativo de pagamento é que a Alfandega vai "decidir" se há impostos a pagar.

O procedimento é o mesmo que tiveste anterior, a diferente - acho - é que os CTT devem ter capacidade para gerir essa questão e a GLS não.

A GLS colocou-te várias opções para resolver, sendo um deles, eles resolverem cobrando para isso.

A questão é que os melhores negócios são made in china...[:D]

Será que poderei responsabilizar o vendedor por isto, ou ele não sabe que isto acontece?

Se tiver registo poderá ver que ficou retido mas ele não tem nada a ver com isso, geralmente, diz sempre nas vendas que taxas alfandegárias são de responsabilidade do comprador.

Boas!

Se estão a parar na alfândega não é para pagar IVA de certeza, pois só quando o IVA é superior a 10 euros é que se paga e não deves mais nada ao Estado. Relativamente à chulice da GLS, parece ser normal em transportadoras privadas. Há pouco tempo tive um caso semelhante com a DHL, mas bastante mais barato pelos vistos:

1º tinha 5 dias corridos para apresentar os documentos, só depois é que pagava custos de armazenagem (por ter passado um dia paguei 5,60 + IVA euros)
2º o serviço de desalfandegamento era de 27 euros + IVA
3º não tinha custos administrativos

Fiz uma reclamação à Anacom porque não concordava com o valor que eles exigiram por um serviço que, na minha opinião, deveria estar incluído no que tinha pago, dado que a venda foi declarada desde o inicio, mas sem sucesso. Disseram-me que não era da competência deles, apesar de serem eles quem regula o setor das transportadoras.

Resta-me desejar-te boa sorte! Podes sempre também expor o teu caso no portal da queixa, a DHL já leva mais de 20 reclamações, quase todas por causa desta chulice lol

DHL Express - DHL Express Portugal, Lda | Portal da Queixa

A GLS é um transportador/distribuidor, como é a UPS ou CTT, não é a GLS que define se tem que pagar taxas de alfandega e outros impostos legais.
Aliás, só após o envio do comprovativo de pagamento é que a Alfandega vai "decidir" se há impostos a pagar.

O procedimento é o mesmo que tiveste anterior, a diferente - acho - é que os CTT devem ter capacidade para gerir essa questão e a GLS não.

A GLS colocou-te várias opções para resolver, sendo um deles, eles resolverem cobrando para isso.

Se tiver registo poderá ver que ficou retido mas ele não tem nada a ver com isso, geralmente, diz sempre nas vendas que taxas alfandegárias são de responsabilidade do comprador.

Amanhã vou tentar contactar com eles, mas quer me parecer que não me livro de pagar os pontos 4,5 e 6... que dá a bela quantia de 75€ mais iva, isto se quiser receber o produto em casa...

Amanhã vou tentar contactar com eles, mas quer me parecer que não me livro de pagar os pontos 4,5 e 6... que dá a bela quantia de 75€ mais iva, isto se quiser receber o produto em casa...

Só pagas esses pontos se forem eles a tratar, no email que colocaste eles referem que podes ser tu a tratar junto da Alfandega...

Voltar
Superior