Cadeiras de Bebé

A minha filha vomitou-se já várias vezes na cadeira virada para trás no carro da minha mulher, a solução para ela continuar virada para trás foi inclinar a cadeira e ela vir quase deitada. No meu carro vai virada para a frente e nunca vomitou. Alterna facilmente entre os carros sem fitas. O vomitar aconteceu inclusive antes de andar virada para a frente.

No entanto acho que isso de ir virada para trás ser mais seguro, enfim, é quase tipo as outras coisas todas que fazemos por acharmos que assim é que é, e que passado uns anos ao olhar para trás pensamos que na altura exagerávamos um pouco enquanto pais.

Existe como alternativa para ir para a frente as cadeiras com almofada em vez de cinto.

De qualquer forma se vires o teu passado de acidentes se calhar apercebeste que é irrelevante o sentido. No meu primeiro carro bati eu contra a traseira de um. No meu anterior bateram-me na traseira. Em termos de violência é tão mau baterem-te na traseira estando tu parado num semáforo, como o oposto...

Edit para dizer que tenho um primo que já vai no terceiro filho e agora compra as cadeiras no continente o mais barato que lá houver.

No entanto acho que isso de ir virada para trás ser mais seguro, enfim, é quase tipo as outras coisas todas que fazemos por acharmos que assim é que é, e que passado uns anos ao olhar para trás pensamos que na altura exagerávamos um pouco enquanto pais.

Exagero não é. Muito menos neste caso !

Ao ir de costas para a estrada tem a grande vantagem de o corpo ir devidamente apoiado nas costas e cabeça. E na área mais frágil de um bebé, o pescoço.

Desta forma, quer o embate seja de frente ou de trás, a cadeira estará lá sempre para apoiar as zonas referidas e dispersar as energias do embate por uma maior área (um corpo de um petiz não aguenta as mesmas forças de desaceleração que um adulto! A estrutura é mais frágil no seu todo.). E assim acaba por não sofrer tanto com a desaceleração brutal que se dá, até mesmo a baixa velocidade.

Virado de frente, apenas o corpo está seguro pelo cinto da cadeira, cuja área é bem menor, e o mais importante, o pescoço não tem apoio nenhum. Com o peso da cabeça (proporcionalmente maior em relação ao resto do corpo) a ser projectado para a frente, devido ao impulso provocado pela desaceleração, pode facilmente provocar o efeito chicote e partir ou lesionar o frágil pescoço. Com as sequelas graves que daí podem advir.

Portanto e sempre que possível, até aos 4 anos, as crianças deverão ser transportadas de costas para a estrada.

Ao ir de costas para a estrada tem a grande vantagem de o corpo ir devidamente apoiado nas costas e cabeça. E na área mais frágil de um bebé, o pescoço.

Desta forma, quer o embate seja de frente ou de trás, a cadeira estará lá sempre para apoiar as zonas referidas e dispersar as energias do embate por uma maior área (um corpo de um petiz não aguenta as mesmas forças de desaceleração que um adulto! A estrutura é mais frágil no seu todo.). E assim acaba por não sofrer tanto com a desaceleração brutal que se dá, até mesmo a baixa velocidade.

Virado de frente, apenas o corpo está seguro pelo cinto da cadeira, cuja área é bem menor, e o mais importante, o pescoço não tem apoio nenhum. Com o peso da cabeça (proporcionalmente maior em relação ao resto do corpo) a ser projectado para a frente, devido ao impulso provocado pela desaceleração, pode facilmente provocar o efeito chicote e partir ou lesionar o frágil pescoço. Com as sequelas graves que daí podem advir.

Portanto e sempre que possível, até aos 4 anos, as crianças deverão ser transportadas de costas para a estrada.

Creio que há aqui alguns mitos relativos a "resitência" das crianças e bébés. Efectivamente os pequenotes têm uma muito maior tolerância a impactos do que os adultos. Todos os seus tecidos, incluido osso possuem maior elasticidade do que num adulto. É muito mais fácil um adulto quebrar um osso ( incluindo da coluna) do que uma criança ou bébé. Pode ir contra o senso comum mas é assim na realidade...

Estou convencido que, para a mesma velocidade, ambos virados para frente, um bébe resiste melhor à desaceleração do que um adulto.

Não discordando do resto do que dizes...

Pastis, o problema continua.

Os ossos podem ser mais maleáveis mas com a força que se pode dar num embate, um cinto pode ser mais dilacerante que umas costas de uma cadeira. E repara que normalmente, os cintos das cadeiras são de 4 ou 5 apoios, como num arnaz, para facilmente promover a repartição de forças.

Virado de costas para a estrada, a criança não só conta com este apoio que a mantém devidamente encostada contra as costas da cadeira, minimizando ainda mais as tensões na sua estrutura óssea, com a vantagem de eliminar quase por completo o efeito chicote do pescoço. Este sim, o movimento que mais podemos temer num infante, até porque os músculos do mesmo também não oferecem resistência praticamente nenhuma e ainda estão frágeis que mal suportam o peso da cabeça.

Embates laterais é mais complicado, seja de frente ou de costas para a estrada. Aqui o maior problema será não tanto o embate com o crânio mas as movimentações do cérebro dentro dele (para os adultos é a mesma coisa).

Quando se fala que os bebés são resistentes, mais do que aquilo que se julga, falamos de quedas e/ou de situações típicas em crianças. Para as forças que podem advir de um embate, fruto de um sinistro rodoviário, a coisa já pia de outra forma. As forças em jogo podem ser muito grandes e violentas.

Eu comprei uma cadeira da papa da Chicco que serve de espreguiçadeira e evitei comprar mais uma coisa. É semelhante à foto que colocaste. Só que de outra cor. E na altura custou 190 e picos euros. Mas ainda hoje é utilizada e a minha filhota tem 3 anos.

Além disso, as espreguiçadeiras ficam tendencialmente numa posição baixa (tipo chão) e com a cadeira da chico a criança está mais alta e fácil de por e tirar.

Já no meu caso, comprei uma da Jane que dá até à idade adulta, pois transforma-se numa cadeira normal desdobrável...

Já para o carro, fui mesmo para a cybex pallas fix que dá até aos 12 anos.

Arrotei e bufei, mas para o conforto e segurança nesta altura não poupo nada.

E ainda por cima foi a dobrar...

Por eu não estar confiante a 100% do que digo é que dei +- 500€ por uma cadeira virada para trás e +- 300€ por uma virada para a frente com almofada de impacto em vez de cintos... Mas acho que é mais um exagero que fazemos enquanto pais... Por isso não crítico nada quem investe numa cadeira da papa mais cara. No meu caso a cadeira da papa é mesmo a mais barata do ikea...

Mas essa com almofada de impacto, estamos a falar por exemplo da pallas 2, a almofada pode sair aos 13 kg.
Em relação a cadeiras viradas para trás, pois são uma minoria e têm um preço absurdo. Os acidentes ocorrem de inúmeras maneiras, pois a vantagem de ser virada para trás pode ser uma desvantagem, já para não falar que os miúdos têm mais tendência a enjoar se forem virados para trás. A concord e a cybex com a almofada de apoio frontal, têm dos melhores resultados em termos de segurança. Além disso posso-vos dizer que o miúdo vai todo aconchegado, frontal, ombros, pescoço, todo enclausurado no entanto confortável, que em caso de acidente,choque lateral, capotamento, fica devidamente apoiado, algo que não acontece com cadeiras viradas para trás.
São escolhas, eu pessoalmente, se calhar estudei mal a lição, mas vejo o meu miúdo mais seguro numa cybex pallas 2 fix que custou 233 euros na Amazon, que na cadeira dos meus amigos, que o miúdo vai virado para trás, de uma marca que não sei se é a falada aqui, mas segundo eles é a única nesses moldes.

O que dizem os sr da cybex
The adjustable safety cushion reduces the risk of serious neck injuries without confining the child (patent pending).

The force of a head-on collision is distributed over the safety cushion and absorbed by its impact-absorbing materials. This system resembles an inflated airbag and helps to significantly reduce the force of impact in the event of an accident. The harness does not injure the child, while at the same time the sensitive head, neck shoulders and inner organs are protected. The newly designed adjustable safety cushion (patent pending) adjusts for highest comfort perfectly to the child's body and additionally offers more freedom of movement of the upper body as well as maximum safety especially in frontal impacts when compared to conventional five-point harness systems.

Última edição:
A minha virada para trás é uma cybex, mas a virada para a frente é uma recaro monza nova is, que sim, dá até deixar de precisar de cadeira e até agora 5*. na altura comprei esta em vez da pallas 2 fix porque esta tanto dá para carros com isofix como sem isofix (o dos meus pais). Também porque vinha do ovo da recaro que tinha gostado bastante, e porque não gosto muito da cobertura da cybex sirona, a miúda anda sempre a suar mesmo com capa de verão. Por isso olha, veio a monza nova is que comprei no mypram e que nos testes da ADAC tem tido boas pontuações. A cybex sirona apesar do preço absurdo vale por rodar para o lado e por também poder rodar para a frente em que passa a funcionar com almofada de impacto, ao contrário por exemplo das besafe que custam quase o mesmo e não são tão versáteis.

No entanto, a minha conclusão é a mesma que a tua callinas, prefiro a cadeira virada para a frente.

Mas essa com almofada de impacto, estamos a falar por exemplo da pallas 2, a almofada pode sair aos 13 kg.

As cadeiras do grupo I, vão até aos 18 Kg, altura em que se deve andar com a criança virada de costas para a estrada. Dos 18 para cima é que já se pode andar de frente para a estrada. Até lá, está mais que estudado que o mais seguro é viajar de costas para a estrada. Sobretudo por causa do pescoço, a zona mais crítica. E não me parece que uma almofada desenhada para absorver o impecto no troco, proteja de alguma forma o pescoço...

CYBEX-Autostoel1.jpg

Além do mais, a cadeira apenas usa o cinto do veículo. A cadeira não tem nada que prenda a criança às costas da cadeira.

Em relação a cadeiras viradas para trás, pois são uma minoria e têm um preço absurdo.

Com o preço de uma cadeira dos grupos 1 / 2 / 3, que permita tanto andar de costas como de frente para a estrada, compram-se duas cadeiras, uma do grupo 0 e 1 (que só podem ser instaladas de costas para a estrada) e outra do grupo 2 / 3. Daí o tal preço absurdo. Mas lá está, se se quer uma cadeira que seja boa em tudo, isso acaba por se reflectir no seu preço, fruto da sua maior complexidade e engenharia e estudos aplicada no seu desenvolvimento.

O ovo é o maior logro que há e lá se vão usando porque se encaixam num carrinho de passeio. Se soubesse o que sei hoje...

Os acidentes ocorrem de inúmeras maneiras, pois a vantagem de ser virada para trás pode ser uma desvantagem, já para não falar que os miúdos têm mais tendência a enjoar se forem virados para trás. A concord e a cybex com a almofada de apoio frontal, têm dos melhores resultados em termos de segurança. Além disso posso-vos dizer que o miúdo vai todo aconchegado, frontal, ombros, pescoço, todo enclausurado no entanto confortável, que em caso de acidente,choque lateral, capotamento, fica devidamente apoiado, algo que não acontece com cadeiras viradas para trás.

Em cadeiras iguais, mas colocadas de ambas as formas, e numa colisão frontal ou traseira (as mais comuns), a cadeira que vai de costas para a estrada protege melhor que a sua homóloga virada para a frente. Os riscos de lesão são menores, sobretudo ao nível do pescoço. Isto está mais que estudado e analisado e não são poucos aqueles que defendem que a criança até aos 4 anos vá virada de costas para a estrada.

Noutras situações, como por exemplos embates laterais ou capotamentos, comportam-se de igual forma.

Quanto ao enjoo, ele não acontece directamente ao sentido em que a criança vai mas de outros factores relativos ao metabolismo de cada um. E ao que se come antes de começar uma viagem, por exemplo.

Anexos

• CYBEX-Autostoel1.jpg
    CYBEX-Autostoel1.jpg
    39,8KB · Visualizações: 0
Por eu não estar confiante a 100% do que digo é que dei +- 500€ por uma cadeira virada para trás e +- 300€ por uma virada para a frente com almofada de impacto em vez de cintos... Mas acho que é mais um exagero que fazemos enquanto pais... Por isso não crítico nada quem investe numa cadeira da papa mais cara. No meu caso a cadeira da papa é mesmo a mais barata do ikea...

a britax multitech 2 vendida na volvo custa +-250.

Não acho que seja exagero, uma vez que a cadeira pode salvar a vida do teu filho/filha.

Em relação a cadeiras viradas para trás, pois são uma minoria e têm um preço absurdo. Os acidentes ocorrem de inúmeras maneiras, pois a vantagem de ser virada para trás pode ser uma desvantagem, já para não falar que os miúdos têm mais tendência a enjoar se forem virados para trás. A concord e a cybex com a almofada de apoio frontal, têm dos melhores resultados em termos de segurança. Além disso posso-vos dizer que o miúdo vai todo aconchegado, frontal, ombros, pescoço, todo enclausurado no entanto confortável, que em caso de acidente,choque lateral, capotamento, fica devidamente apoiado, algo que não acontece com cadeiras viradas para trás.
São escolhas, eu pessoalmente, se calhar estudei mal a lição, mas vejo o meu miúdo mais seguro numa cybex pallas 2 fix que custou 233 euros na Amazon, que na cadeira dos meus amigos, que o miúdo vai virado para trás, de uma marca que não sei se é a falada aqui, mas segundo eles é a única nesses moldes.

O que dizem os sr da cybex
The adjustable safety cushion reduces the risk of serious neck injuries without confining the child (patent pending).

The force of a head-on collision is distributed over the safety cushion and absorbed by its impact-absorbing materials. This system resembles an inflated airbag and helps to significantly reduce the force of impact in the event of an accident. The harness does not injure the child, while at the same time the sensitive head, neck shoulders and inner organs are protected. The newly designed adjustable safety cushion (patent pending) adjusts for highest comfort perfectly to the child's body and additionally offers more freedom of movement of the upper body as well as maximum safety especially in frontal impacts when compared to conventional five-point harness systems.

callinas, a criança lá por ir aconsegada.. mas falha no principal. Em caso de acidente frontal leva uma chicotada no pescoço.

Em testes mais rigorosos, essas que tem bons resultados no adac falham todas por irem voltadas para a frente.

Crianças voltadas para trás até aos 4 anos - Portugal - DN

A cadeira mais barata que se arranja voltada para traz ate aos 25 kg, é a britax multitech... vendida na volvo por +-250€.

concordo contigo que ainda há pouca oferta em Portugal, mas se não há procura as lojas n metem á venda..

A maioria das pessoas desconhece a importância de viajar voltada para trás, ai penso que os pediatras/medicos de familia deviam ter uma papel importante-

Boas tardes pessoal.

É a primeira vez que estou a postar neste tópico embora seja assíduo noutros tópicos.

Já li e reli os vossos comentários ( e durou umas boas horas[:D]) e não consigo ter uma opinião formada sobre o que devo de comprar, isto porque:

Foi pai pela primeira vez à 8 meses. Na altura de comprar o carro, quebrei um bocadinho a tendência/moda dos quinnys e comprei o que achei ser a melhor escolha relação preço/qualidade/necessidade.
Pelo que me apercebo, hoje em dia ninguém compra alcofa. É só o "ovo" e carrinho de rua. Como a minha mulher queria a alcofa ( e olhem que bem a usei, se o puto ainda coubesse lá, ainda lá andava [:D]) optei por comprar o Trio Living Smart da Chicco.

Agora que o menino tem 8 meses e já deve de estar a chegar aos 10kg, está na altura de pensar na próxima cadeira pois ele já tem pouco espaço entre a cabeça e o "teto" do ovo.

Sempre tive na ideia de tinha de seguir a simples forma: Ovo-) cadeira 0+/1 -) e por fim cadeira 2/3.

Depois de ler as vossas opiniões, e depois de pensar muito bem e chegar à conclusão que por aqui passa gente que percebe muito, mesmo muito, do assunto e por vezes vê o que nem toda a gente vê (como eu).Ou por experiência na primeira pessoa, ou por conhecimento profissional ou só por cultura geral.

Eu não sou rico dai opto sempre por fazer compras no sentido de ter a melhor relação preço/qualidade, mas neste caso em primeiro lugar ponho a segurança. Por isso é que na altura que comprei o trio, fui para a chicco e não para os tão famosos concoord como toda a gente gosta.

Já cheguei à conclusão que os entendidos aqui são da opinião de comprar a Cybex, mas este está fora de questão por vários motivos: apesar de quem faz as coisas não deve de fazer à toa e o testes falam por si, mas meter o meu puto tão pequenino num "cadeirão" daqueles, só "preso" com uma almofada e sem quaisquer ponto de segurança no peito/ costas faz-me confusão. Sim, eu sei que é o topo de gama, os 5* em segurança, todos os defendem mas....faz-me confusão o miúdo andar "solto". Talvez seja mesmo ignorância minha![8b]

Depois disto tudo, na vossa opinião qual a cadeira que melhor se adequa às minhas (dele[:D]) necessidades? Grupo 0+/1?!
Tenho reparado nesta cadeira Prenatal - Viagem - Prenatal - Shuttle grupo 0-1 - Preto
Parece-me ser mais "robusta" comparada com uma chicco elleta. Estou enganado? É que se uma parece ser melhor e é metade do preço da outra faz que pensar. Mas uma é chicco (marca conceituada) outra é uma marca que nem sei que dizer se é branca, conceituada.......

Outra dúvida: grupo 0+/1 com ou sem isofix? Eu gostava com, mas será que compensa o investimento para tão pouco tempo?:confused:

Aceito criticas construtiva, opiniões em relação a tudo, afinal eu é que estou com as dúvidas e estou aqui para as tirar e aprender[;)]

Obrigado desde já a todos.

Cumprimentos.

Paulo Jorge, com esse orçamento apertado acho que deves esquecer isofix mas tb não vem mal à terra por isso...

Eu tenho um Eleta que é porreira para trajectos pequenos mas um mrd em viagens longas.

Para viagens opto pela bebeconfort Iseos que inclina mais e dá muito melhor apoio de cabeça para dormir.

Caso não tenhas problemas com isso, vê os preços no OLX. Podes encontrar essa iseos a preços muito em conta e é um cadeira muito boa em todos os aspectos. Custa 260 Euros nova mas arranjas a menos de 100 usada...

Acho essa da prénatal algo manhosa...

Paulo Jorge, com esse orçamento apertado acho que deves esquecer isofix mas tb não vem mal à terra por isso...

Eu tenho um Eleta que é porreira para trajectos pequenos mas um mrd em viagens longas.

Para viagens opto pela bebeconfort Iseos que inclina mais e dá muito melhor apoio de cabeça para dormir.

Caso não tenhas problemas com isso, vê os preços no OLX. Podes encontrar essa iseos a preços muito em conta e é um cadeira muito boa em todos os aspectos. Custa 260 Euros nova mas arranjas a menos de 100 usada...

Acho essa da prénatal algo manhosa...
Boa tarde Pastis.

Antes de mais, o meu muito obrigado pela comentário. Já tive oportunidade de ler os teus comentários neste tópico e deixa que diga, que percebes muito do assunto[;)]

Eu não me fiz entender muito bem nessa parte do orçamento. Não é que ande aqui a nadar em dinheiro mas também não quero comprar uma porcaria qualquer, porque em primeiro lugar está a segurança do meu filho.
Se eu estivesse condicionado pelo orçamento não teria comprado o trio living e ia por ex: para um de zipy ou coisa do género, percebes?

Eu fui á pré natal na ideia de ver a eletta mas depois de meter a mão na cadeira e de não achar nada de outro mundo em termos de conforto, vi a da pre natal e gostei dela mas fiquei com o pé atrás pois bem um preço muito baixo. E Bom e barato ...é complicado!
Não quero comprar a topo de gama da marca X e pagar por ser da marca e/ou por ser novidade. Mas também não quero uma do jumbo por custar 30€ (só ex:), percebes o meu ponto de vista das coisas?
Como é o meu primeiro filho e se o passos coelho ou outro cab***ão qualquer igual não me cortar as pernas (mais) gostava de ter mais filhos desse modo, gostava de comprar novo e guardo tudo para o futuro ocupante[:cool:]
Eu não faço grandes viagens, é cidade e uma volta maior de vez em quando ao fim de semana. Viagens só mesmo nas férias ou coisa do género.

Obrigado.
Cumprimentos.

Faz-me lembrar isto:

Prevenar%2013%20vaccine%20(inj)%200.5%20mL6002PPS0.JPG

4 doses a 72 € cada uma é, DOSE...

Dizem que protege contra muitas estirpes de meningite mas não protege contra a mais comum, a meningite meningocócica.

Se dizes que não a dás ao teu bebé, há pais que te lançam uns olhares assassinos. [:)]

Às tantas, digo eu, protege contra outras doenças importantes provocadas por essas estirpes de pneumococcus....

Às tantas, digo eu, protege contra outras doenças importantes provocadas por essas estirpes de pneumococcus....

Eu nisso posso dar a minha opinião mas sem querer com isso abrir uma discussão.
Dei ao meu filho ( e ainda não acabaram todas as doses) a prevenar e a rotatec. Custou? Sim, mas não ganho nenhuma fortuna mas são opções. Dei essas e dava outras 20 se fosse preciso mas em contra partida não tenho (nem ligo[:D]) a ipedes nem ipodes...[:)]

Já vi amigos meus não darem essas vacinas e outras coisa de saúde aos filhos por não "podiam" mas depois era tlm novo, as mulheres todas as semanas com cabelo arranjado etc.... Cada um faz o que quer com a sua vida e a sua carteira mas agora fazer-me passar por "urso" só se eu deixar..[:)][;)]

Eu nisso posso dar a minha opinião mas sem querer com isso abrir uma discussão.
Dei ao meu filho ( e ainda não acabaram todas as doses) a prevenar e a rotatec. Custou? Sim, mas não ganho nenhuma fortuna mas são opções. Dei essas e dava outras 20 se fosse preciso mas em contra partida não tenho (nem ligo[:D]) a ipedes nem ipodes...[:)]

Já vi amigos meus não darem essas vacinas e outras coisa de saúde aos filhos por não "podiam" mas depois era tlm novo, as mulheres todas as semanas com cabelo arranjado etc.... Cada um faz o que quer com a sua vida e a sua carteira mas agora fazer-me passar por "urso" só se eu deixar..[:)][;)]

Custa dar tanto dinheiro, no nosso caso foram dois filhos seguidos, mas pelo menos ficamos mais descansados. Uma simples infecção da gripe aumenta em muito a suscetibilidade para uma pneumonia pneumocócica, para não falar da otite etc. Pelo menos a nossa mais velha, como nasceu na Escócia foi tudo de borla

Para quem tiver duvidas, acredito que seja caso para isso, já passei por isso, aconselho que tente encontrar testes comparativos na net, ou revistas de automóveis, foi o que eu fiz, na proteste p.ex. costumam publicar de quando em vez.

Já agora, quando chegou a minha vez optei pela Cybex Pallas, na altura ainda sem isofix, não me arrependi.

Voltar
Superior