citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
as autobahns não são as nossas autoestradas.
edit:
prevenção (para os maniacos da caça à multa): ter um policia de mão dada a cada portugues, para ele não fazer asneiras, porque infelizmente são burrinhos e não percebem regras simples...
O troço da A8 junto a Leiria, engana bem....[
quanto à prevenção, e não sei a quem te referes quando chamas maniaco, não vale a pena exagerares para tentares ter razão...
apesar de cada um ficar com a sua razão no final destas discussões, a minha opinião, e que já anteriormente exprimi, é a seguinte:
O Governo tem três caminhos a seguir: não liga nenhuma a nada (não interessa a ninguém, esta opção); limita-se a punir quem viola a lei estradal sem tentar demover as pessoas de cometerem tais infracções(o sistema em vigor); ou, por último, primeiramente, opta pela prevenção, tal como noutros paises, nomeadamente nórdicos, e tem como prioridade ter uma actuação visivel de modo a demover os potenciais infractores, e se mesmo assim, estes, infringirem as normas estradais, coimá-los.
O que eu contesto não é tão apenas e só, as coimas. O que eu contesto é chamar-se ao actual modus operandi das forças de segurança, Prevenção Rodoviária. Nada mais cinico e falso.
O modelo actual é legitimo, e inclusive, o Estado consegue arrecadar maiores receitas, mas deve ser uma opção tomada pelos Governos e não subrepticia.
Veja-se o caso de Lisboa. Irão ser colocados inúmeros radares em diversos locais em Lisboa. A diferença para os demais é que estes, avisam com uma distância considerável, que o condutor está em excesso de velocidade, logo, está a prevenir que ele mantenha aquela velocidade, demovendo-o a reduzir. Se o não fizer, seja coimado. Mas neste caso, a prevenção não será aparente ou retórica, mas sim, uma prevenção real, concreta