[Crime] Burla

Longe vão os tempos em que se faziam bons negócios nos Newgroups, Miau, etc... Tanto para quem comprava como para quem vendia. Havia ali sempre um meio termo em que o comprador arranjava algo a um preço simpático e o vendedor "livrava-se" do artigo rapidamente.

Actualmente nos sites nacionais do género, na maioria dos negócios, os preços praticados são um completo absurdo e nem para o vendedor é bom pois acredito que ande que tempos para vender o artigo.

No entanto pelo que me tenho apercebido, tirando um ou outro artigo mais específico, já nem no eBay se conseguem bons negócios. O que se arranja mais barato é quase tudo chinesada que não vale nada... Os bons produtos pedem valores relativamente altos ou as licitações acabam por parar em valores que não compensa muito.

EDit: pelos vistoss a vendedora disse que já tinha mandado o iPhone e que já vinha mostrar o prova, e entretanto desapareceu xb

Com tanta loja credível (exemplo Orange Portugal) a vender iphones recondicionados e com garantia praticamente ao mesmo preço, como é que ainda se compra às cegas pelo OLX (aka "aldrabice pela certa") telefones praticamente ao mesmo preço. Se ainda fosse algum valor imbatível e vendedor de negócios anteriores/já conhecido.. Não percebo.

Alguém que viva longe dos grandes centros, ou compra à distância ou tem de fazer kms para comprar o que quer que seja.

Tens lojas pcs/smartphones que vendem usados recondicionados (Orange Portugal, FNAC e muitas outras), tens sites com mecanismo de feedback (amazon Uk é o meu preferido), etc, etc, etc... Nunca comprei nada no OLX, já vendi (jogos PS3 sobretudo) mas pelos comentários e falta de educação de quem nos contacta, nunca mais.

Tens lojas pcs/smartphones que vendem usados recondicionados (Orange Portugal, FNAC e muitas outras), tens sites com mecanismo de feedback (amazon Uk é o meu preferido), etc, etc, etc... Nunca comprei nada no OLX, já vendi (jogos PS3 sobretudo) mas pelos comentários e falta de educação de quem nos contacta, nunca mais.

Orange? FNAC só existem nos grandes centros. Eu falei em compras à distância, como é o caso da amazon ou outros sítios com feedback.

A pessoa em causa tem 19 anos e é de torres novas xb

Já descobriste onde mora?

Burla

Orange? FNAC só existem nos grandes centros. Eu falei em compras à distância, como é o caso da amazon ou outros sítios com feedback.

Já descobriste onde mora?

Sim. Orange Portugal. É a loja portuguesa da marca inglesa. Vende telemóveis novos e recondicionados. A melhores preços e (nos novos) com modelos que por vezes é difícil encontrar cá.

A fnac faz vendas online. Com envio por correio. Há pelo menos 10 anos. Recentemente além dos produtos vendidos pela marca, existem vários vendedores de várias lojas (uma espécie de modelo da Amazon) que vendem também via site da fNAC. Em telemóveis há vários usados e
Recondicionados. E com garantia. É só ir ao site.

Mero exemplo:

http://www.fnac.pt/Apple-iPhone-5-16GB-Refurbished-Branco-Telemovel-Apple-iPhone/a801719

O que chamas a uma encomenda online e envio por correio para a morada que não seja "compra à distância"? Lol.

PS: o site da fnac também tem feedback dos vendedores e dos produtos vendidos.

Última edição:
Boa noite, queria aproveitar este tópico para denunciar mais uma suposta tentativa de burla, neste caso a mim próprio.

Eu tenho um veículo a venda no Custo Justo, o qual recebi uma sms no telemóvel no qual alguém queria entrar em contacto comigo via email, enviando nessa a mensagem o contacto de email pelo qual havia de contactar (só por sim já um email esquisito que acabava 13241...).

Bem envio eu na mesma o email, a pergunta o que essa pessoa desejaria saber.

Hoje recebo este email:

"Ok, obrigado pela sua resposta. Estou interessado no seu Veículo no anúncio.

Meu nome é XXXX. Visitei Portugal no ano passado, mas agora estou agora nos Estados Unidos da América pelo meu trabalho e geralmente estou muito ocupado no trabalho. Eu sou originalmente de Portugal, mas toda a minha família e eu moramos nos Estados Unidos da América. Eu falo inglês fluente e falo um pouco de Português porque nasci e cresci nos Estados Unidos da América.

Estou comprando este Veículo como um presente de aniversário surpresa para meu primo que mora na Espanha. Eu estou anexando o cartão de identificação do meu tio neste e-mail para que você tenha a certeza de que você está negociando com um comprador genuíno. E asseguro-lhe que tudo estará bem. OK ?

Por favor, responda as minhas perguntas abaixo;

Esta Veículo está em boas condições?

Qual é o preço desta Veículo?"

Obviamente, não respondi, porque isto é claramente "Tanga", ou tentativa de fraude como lhe queiram chamar.

Em anexo, enviou um suposto cartão de cidadão espanhol.

Se os administradores acharem por bem, posso revelar o nome, embora seja fictício concerteza e a imagem que ele me envio.

A minha pergunta é: porque é que estes tipos ainda insistem neste sistema de fraude tão conhecido??

Isso, roubo de dados, mandava-te um comprovativo de pagamento com valor superior e terias de devolver algum...
Mas chega a entrar o dinheiro em conta ou é um comprovativo de pagamento by Photoshop? Depois de entrar em conta pode ser retirado sem autorização do titular?

Caso tivesse dinheiro a mais em conta ficava condicionado ao sucesso da operação de venda!!

Última edição:
Eu agora ando constantemente a receber um e-mail da Paypal a informar que devido a movimentos suspeitos a minha conta está limitada e para carregar no link para ir a um site resolver...o mais interessante é que não tenho conta Paypal [:D]

Mas chega a entrar o dinheiro em conta ou é um comprovativo de pagamento by Photoshop? Depois de entrar em conta pode ser retirado sem autorização do titular?

Caso tivesse dinheiro a mais em conta ficava condicionado ao sucesso da operação de venda!!

Pode entrar, mas o dinheiro não é do burlão, é de outra vítima que pensa que está a pagar qualquer coisa que nunca vai receber.

Uma fraude muito em voga é a "TUI Rental Fraud" e outras semelhantes com falsos arrendamentos.

Em Portugal, não te podem retirar o dinheiro da conta sem a tua autorização. Quando a transferência é classificada como fraudulenta, o banco vai-te perguntar se queres devolver, e a decisão é sempre tua.

Mas podem bloquear-te a conta quando lhes apetece, por prevenção. Essas situações têm-se multiplicado graças ao negócio das bitcoins.

2 exemplos:

https://bitcointalk.org/index.php?topic=1854114.0

https://www.reddit.com/r/portugal/c...ntent=title&utm_medium=user&utm_source=reddit

Estou nos EUA, mas quero comprar um carro em Portugal com matrícula Portuguesa, para oferecer a um primo meu que vive em Espanha, e para tal, envio-lhe uma cópia do cartão de identificação do meu Tio.

Parece legítimo, eu avançava.

Estou nos EUA, mas quero comprar um carro em Portugal com matrícula Portuguesa, para oferecer a um primo meu que vive em Espanha, e para tal, envio-lhe uma cópia do cartão de identificação do meu Tio.

Sabes que há modelos em Portugal que não se vendem em Espanha?! [:p][:D][:)]

E esta parte?

"Visitei Portugal no ano passado, mas agora estou agora nos Estados Unidos da América pelo meu trabalho e geralmente estou muito ocupado no trabalho. Eu sou originalmente de Portugal, mas toda a minha família e eu moramos nos Estados Unidos da América. Eu falo inglês fluente e falo um pouco de Português porque nasci e cresci nos Estados Unidos da América."

Também gostei particularmente do "geralmente estou muito ocupado no trabalho" [:)][:)][:)]

Voltar
Superior