[Crime] Burla

Do NIB aparece logo o nome.
Que acho que foi assim.
Que as ref. multibanco é diferente. Julgo que são só para os comerciantes.

É que acho que burlaram a minha namorada em 150€ num telemóvel acho eu. O cab** deu-lhe a referência, ela efectuou o pagamento e nunca mais disse nada. Acho que o melhor mesmo é fazer queixa. Talvez por ser um comerciante seja mais fácil, digo eu

Infelizmente o numero de burlas no OLX e Custo Justo ultimamente tem vindo a aumentar exponencialmente, isto tem prejudicado os negócios sérios, deixo aqui alguns sinais de uma possivel burla nestes sites:
Pessoa registada a pouco tempo. ( Aqui paga o justo pelo pecador, pq existem muitas pessoas serias que se registam na hora para tentar vender) , praticamente 100% dos burlões têm registos recentes, burlam, apagam a conta e criam uma nova.
O vendedor não dá nenhuma hipótese de efetuar negocio em mão ( Todo e qualquer burlão nega-se a fazer negocio em mão quando o comprador e vendedor são da mesma zona ou existe hipótese de efetuar de efetuar negocio em mão ).
Se querem comprar é preferível dar mais alguns euros e fazer negocio com os vendedores que já vendem no OLX a 4,5,6,7 e mais anos e que fazem disso o seu emprego. Eu já vendo a mais de 6 anos no OLX e Custo Justo e nunca enganei ninguém, já vendi inclusive material para membros do FAO.

O não querer fazer negócio em mãos é um pau de dois bicos.
Aqui há um ano, tinha um telefone numa gaveta a apanhar pó. Coloquei um anúncio no OLX, e houve um fulano que queria que eu fizesse quase 300 km (não, não estou a exagerar), para lhe mostrar o telefone - mostrar, sem garantia de compra.
Óbvio que lhe disse que, se tivesse mesmo interesse, lhe enviava o telefone à cobrança e até oferecia os portes, mas mais que isso, preferia ficar com o telefone a apanhar pó.
Nem vos digo a resposta que o gajo me deu. Há pessoas com sérios problemas...

As referências multibanco são atribuidas a comerciantes, mas há comerciantes que as vendem e gerem em favor de terceiros.

eu não sou comerciante e tenho uma ref multibanco. A minha antiga conta da Bwin era carregada por ref MB. era sempre igual e se quisesse ganhar dinheiro com burlas faria isso... Já soube de casos assim.

Eu ainda não percebi porque raio eles não implementam um sistema de feedback.

Porque pura e simplesmente não tem absolutamente nada a ganhar com isso, muito pelo contrário.

A implementação de um sistema de feedback muda por completo as regras do jogo, pois as barreiras de entrada seriam muito mais altas, visto que utilizadores novos e/ou não frequentes teriam muita mais dificuldade em vender. O overhead de administração seria imenso, pois os administradores teriam que começar a ter que detectar fraudes no feedback, responder a fraudes e roubos cometidos, etc etc etc.
Isto tudo levaria a uma diminuição exponencial ao nível de vendedores e compradores, e aumento de custos de administração e gestão da plataforma.

Concluindo, o OLX ganhou porque implementou uma forma simples e rápida de comprar e vender, em que as barreiras de entrada são baixas (qualquer um abre uma conta em menos de nada e já está a vender o produto), e os negócios são fáceis de serem concretizados. Ao nível de gestão, eles não se tem que preocupar com feedback ou fraudes, visto tudo ficar à responsabilidade do comprador e vendedor (o que reduz os custos).
Mas é claro que o bom senso terá sempre que imperar, e como eles avisam claramente no site, compras à distância/pagamento adiantado nem pensar. Quem arrisca, sujeita-se.

Relativamente a casos como o OP relata, é difícil simpatizar. Foi muito anjinho, para não dizer outra coisa...

Pois eu acho que a médio prazo a falta de um sistema de feedback vai acabar por ser financeiramente muito penalizador para eles, por causa da perda de credibilidade. Se já vai ser uma luta do caraças competir com o Ebay e a Amazon, sobretudo quando ambos se instalarem definitivamente em domínios .PT, então sem sistema de feedback estão condenados a desaparecer.

E desde quando o OLX compete com o Ebay ou Amazon? O OLX destaca-se pela facilidade de compra e venda. Relativamente à competição, competiu com o MIAU que tinha um mecanismo de feedback, e o OLX prontamente destruiu o mesmo em menos de dois tempos, o que só vem validar o business model deles.

Ebay ou Amazon não tem absolutamente nada haver, pois estes focam-se quase exclusivamente nas vendas à distância, as barreiras de entrada são altíssimas devido ao mecanismo de feedback duvidoso, termos draconianos do PayPal ao nível de disputes em que o vendedor fica quase sempre a perder, entre outros.

Última edição:
Atenção às sugestões de "tratar do assunto" com o titular dos NIB, neste tipo de negócio que se revelam burla.
Só se o burlão for muito estúpido é que dá o seu ou de uma pessoa próxima; e esse NIB pode ser de alguém que não tenha absolutamente nada a ver com o assunto.

Não há muito tempo, havia andava aí um grupo de inteligentes a comprar coisas a terceiros pedindo para pagarem por transferência bancária e, de seguida, metiam um qualquer negócio fraudulento nos classificados dando o NIB da pessoa a quem eles queriam comprar algo. Assim, o burlado estaria, na realidade, a transferir para alguém que estava a vender alguma coisa ao burlão e estava completamente inocente.

Nestes casos é fazer queixa junto das autoridades e deixá-las investigar. Se quiserem investigar por conta própria, podem fazê-lo mas usem de algum - bastante - cuidado para não estarem a colocar-se numa situação ainda pior do que aquela em que estão agora.

Atenção às sugestões de "tratar do assunto" com o titular dos NIB, neste tipo de negócio que se revelam burla.
Só se o burlão for muito estúpido é que dá o seu ou de uma pessoa próxima; e esse NIB pode ser de alguém que não tenha absolutamente nada a ver com o assunto.

Não há muito tempo, havia andava aí um grupo de inteligentes a comprar coisas a terceiros pedindo para pagarem por transferência bancária e, de seguida, metiam um qualquer negócio fraudulento nos classificados dando o NIB da pessoa a quem eles queriam comprar algo. Assim, o burlado estaria, na realidade, a transferir para alguém que estava a vender alguma coisa ao burlão e estava completamente inocente.

Nestes casos é fazer queixa junto das autoridades e deixá-las investigar. Se quiserem investigar por conta própria, podem fazê-lo mas usem de algum - bastante - cuidado para não estarem a colocar-se numa situação ainda pior do que aquela em que estão agora.

Bem a pessoa do NIB.
Alguém vai ter que aceder a conta para levantar o dinheiro ou transferir.
Pode nem ter culpa, mas é sempre um começo.
E sim, nas autoridades.

A mim do que me mais me faz confusão é mesmo componentes para PC! Estou comprador de umas memorias e não queria estar a gastar dinheiro numas novas.. Fiz uma pesquisa no Olx e é um absurdo o preço que pedem! Muitas das vezes é mais caro que umas novas!! Quem diz memórias, diz processadores e afins..

Enviado do meu C6903 através de Tapatalk

Aprendem com os erros. O OLX para mim é uma chulice. E não tem mesmo isso de fedback, mas eles avisam. Tem um link:

Como Comprar em segurança?

Combine com o vendedor um encontro presencial para ver o artigo. Seja cauteloso se o preço do artigo for estranhamente baixo, se a descrição do anúncio tiver muitos erros ou for escrita num português pouco correcto ou mal traduzido. Atenção! Não envie dinheiro para o vendedor em avanço, nunca envie dinheiro para o estrangeiro e evite pagamentos via Western Union ou Paypal.

https://www.olx.pt/safetyuser/

De resto:

O que se vende mesmo é entulho caro.
Nos PCs e assim é só entulho.
Tudo que lá procurei só vi entulho caríssimo.
Ia comprar um disco para desenrascar e vi um a um preço normal: o vendedor diz que "não sei se dá ou não, é capaz, não percebo de computadores".
PC portatil 80€ "só tem um problema, não liga"
É o que se vê por lá

Mas depois quando uma pessoa coloca um intel i5 (geração anterior) por 80€, portes incluídos, aparece logo na lista de borlas....como se costuma dizer se é muito caro é muito caro, se é barato é burla.

P.S. E sim vendi por TB como é óbvio. Compra quem quer, arrisca quem pode[:p]

Tanta complicação porque alguém é falta de ar e queria fazer a transferência hoje e receber amanha? Provavelmente foi transferência para banco diferente e após as 15h, que só vai entrar dias depois.

Ainda assim, o que a malta faz por um Iphone[8b]

Mas depois quando uma pessoa coloca um intel i5 (geração anterior) por 80€, portes incluídos, aparece logo na lista de borlas....como se costuma dizer se é muito caro é muito caro, se é barato é burla.

P.S. E sim vendi por TB como é óbvio. Compra quem quer, arrisca quem pode[:p]

Não é burla, compra quem quer.
Nas partes de informática a maior parte do material é caro. Somente isso. Cada um que sabe.

Voltar
Superior