Burla - Qualidade

Anda aí um zum zum é verdade sim senhor. Há várias empresas de renome na corda bamba e nalgumas já se praticam irregularidades do género.

Uma grande rede de concessionários vai dar o berro a qq momento segundo informações credíveis.

O que é inevitável face ao estado do mercado actual...:sh)

Já há uns quinze anos que eu não quero outra coisa que não um mecânico de confiança, que faça tudo à minha frente.

Os mecânicos que trabalham nas marcas fazem frequentemente biscates. Dependendo da honestidade de cada um, é fácil fazer a marosca e trazer peças à borla para depois vender, ou seja, não são à borla, alguém paga...

Por isso, eu nem vou pensar que num concessionário a ideia da marosca venha de cima, porque já chegava o que os próprios mecânicos (não todos obviamente) fazem.

As oficinas independentes sofrem desses problemas e de outros. Como já comentei noutro tópico, conheço uma oficina independente (com instalações interessantes) que cobra aos seus clientes óleo sintético e mete óleo mineral. E isto tanto faz ser num carro velho como num novo que peça um óleo específico.

Por isso é que eu gosto (e me habituei) a estar ao pé dos mecânicos.
Vejo se estão a ter cuidado na forma como mexem e manuseam o carro, vejo os componentes a entrar e a sair, logo não ficam dúvidas na minha cabeça acerca do trabalho que foi feito.

Com isto, ainda tenho a flexibilidade de comprar eu os consumíveis ao melhor preço e mão-de-obra mais barata.
Ah, e ainda poupo tempo, porque numa oficina, deixa-se o carro de manhã para ficar à espera da vez de lhe pegarem. Depois pegam, e muitas vezes alternam com outros trabalhos.

Só dentro da garantia é que é arriscado fazer isto, mas depois...

...
Por isso é que eu gosto (e me habituei) a estar ao pé dos mecânicos.
Vejo se estão a ter cuidado na forma como mexem e manuseam o carro, vejo os componentes a entrar e a sair, logo não ficam dúvidas na minha cabeça acerca do trabalho que foi feito.
...
Eu faço a mesma coisa e ele não se importa!

Eu ia a uma oficial da Mitsubishi, mas tb faziam serviços para quem la fosse, mesmo não sendo da marca(que era o meu caso).
Deixei de lá ir desde o dia em que uma revisão me saiu bem mais cara que o habitual...vejo o detalhe da factura e vejo lá substituição da correia de distribuição(o carro era de corrente)...estranhei e perguntei o porquê desta parte, mas sem me descoser...a resposta foi que já tava na altura de mudar...ainda perguntei se tinha sido engano, mas eles diziam que não, que era mesmo assim, pedi para mostrar a correia velha...mostraram-me uma que lá tinham, convencidos que eu não percebia nada da poda, olho para a correia e digo..."é estranho...tanto quanto sei, o meu carro é de corrente e agora vem aqui uma correia..."
Pediram desculpas, que tinha sido um engano da secretária e tal...e já faziam um desconto generoso na revisão e tudo...paguei a revisão, depois da dita correia ter sido descontada, mais o desconto que eles davam, fui-me embora e nunca lá mais voltei...
Desde essa altura conheci um mecânico que foi para lá trabalhar e tenho ouvido falar muito mal dessa oficina e as aldrabices que lá faziam...

Nesta onda de trafulhices e afins, como devem saber também na secção de peças (para venda ao exterior) eles aldrabam... Tirar as lâmpadas de um farol novo e vende-las à parte e como se não bastasse vendem a mesma referência de lâmpada a um preço para uma marca e a outro preço para outra (isto no caso de naquele sitio se vender peças para mais que uma marca) enfim. Isto anda cada vez pior infelizmente :(

Lembro-me há vários anos de um cliente do meu pai com um Punto queixar-se que o carro tinha começado a falhar e não entendia porquê pois tinha vindo da revisão há uma semana e trocaram as velas, filtros, etc...

Foi encaminhado para um mecânico independente de confiança e, surpresa das surpresas, as velas e filtro de ar aparentavam ser os de origem (o carro não era muito antigo na altura)......mas o cliente tinha pago as peças novas.

Houve algum mecânico que fez a revisão no seu Punto á borla...

Coincidência ou não, esse concessionário acabou por fechar poucos anos mais tarde...

Essas das velas já me aconteceu... :sh) fora o resto que não dá para ver, pois aí é que está a galinha dos ovos de ouro, mas se a maior parte (oficinas de marca), até aldraba coisas simples de analisar, imagino o que fazem no resto.

conheço um que foi fazer a revisão do ibiza tdi á marca, pagou e depois de analise mais profunda, peças houve que não foram mudadas, apesar de terem sido pagas...

também já por aqui relatei a revisão dos 80.000km do mercedes c220 cdi do meu sogro, foram só 2500€...

acabei de montar 4 amortecedores no Cordoba, filtro de gota, a bolinha de borracha da articulação do tirante da caixa e óleo BP 3000 10W40 novo.

é tão bom ter um mano mecânico...

E já agora que está instalada a desconfiança, que garantias têm todos aqueles que mudam o óleo em concessionários, de que o óleo é mesmo o que estão a pagar?
Não é por nada, mas ao preço exorbitante que normalmente cobram por litro, a margem de lucro ainda se tornaria mais gritante se, ao invés de colocarem o referido óleo, colocassem um de marca branca, muito mais barato. (é como nos cafés...[:D])

E já agora que está instalada a desconfiança, que garantias têm todos aqueles que mudam o óleo em concessionários, de que o óleo é mesmo o que estão a pagar?
Não é por nada, mas ao preço exorbitante que normalmente cobram por litro, a margem de lucro ainda se tornaria mais gritante se, ao invés de colocarem o referido óleo, colocassem um de marca branca, muito mais barato. (é como nos cafés...[:D])

Nenhumas [:D], o mesmo acontece na troca dos fluídos (travões, refrigeração, etc...).

benditos stationmarche, midas, boshcarservice etc porque para além de serem mais baratos dão-nos a possibilidade de vermos todo o processo para termos a certeza que não somos aldrabados.

Confiança nos mecânicos não tenho nenhuma.

o primeiro a que fui cobrava-me as peças pelo dobro do que encontrava nas casas de peças para além de serem de má qualidade (substituição dos tubos que ligam os injectores por uns que nem deviam aguentar altas temperaturas e como é obvio em 3 meses ja estava a verter gasóleo por estarem rachados).

no segundo a que fui cobrou-me 90 euros para mudar a bomba de agua (idependente da distribuição e já tinha comprado a bomba).

agora só faço intervenções no automóvel quando existe visibilidade para dentro da oficina ou me deixam permanecer a ver o trabalho.

tanto quanto julgo saber, pode-se comprar o óleo pretendido e entregar o usado em uma qualquer estação de serviço.

eu por norma compro o óleo pretendido e entrego em mão ao mecânico (quando não é o meu irmão) e presencio a sua muda.

na marca, só peças e não são todas...

há uns anos soube de um caso num stand da renault em que um dos mecanicos fazia a requisição de peças mas em vez de as colocar no carro do cliente vendia-as por fora a outras oficinas sendo as mesmas debitadas ao cliente,ás tantas foi apanhado e despedido com justa causa.
lá está muitas vezes pode nem ser o proprio concessionario a ter culpa mas sim quem lá trabalha,visto que neste caso quando tiveram conhecimento do desvio de peças resolveram o assunto

há uns anos soube de um caso num stand da renault em que um dos mecanicos fazia a requisição de peças mas em vez de as colocar no carro do cliente vendia-as por fora a outras oficinas sendo as mesmas debitadas ao cliente,ás tantas foi apanhado e despedido com justa causa.
lá está muitas vezes pode nem ser o proprio concessionario a ter culpa mas sim quem lá trabalha,visto que neste caso quando tiveram conhecimento do desvio de peças resolveram o assunto

Isso, como quase todos os relatos aqui feitos são burla. Burla é crime e dá cadeia. Se esse tipo chegou a ser despedido, também deveriam ter participado criminalmente sobre ele.

É por tudo isto que aqui foi dito e que vem de encontro com as minhas proprias experiencias que para mim deixar o carro no concessionário é uma dor de cabeça.

Desde que entreguei um carro para a revisão e ao fim do dia quando o fui buscar o carro ainda estava no mesmo sitio em que ficou e a mudança de oleo foi feita a pressa que me deixei disso. Na altura tinha um Ford de modo que passei a usar os serviços rápidos em que o carro entra, faz o trabalho e sai de seguida.

Mesmo isto foi até me acontecer o seguinte. Tinha um Fiesta de 1996 com motor Zetec-SE que tem o filtro de ar numa caixa do lado direito junto à bateria. Como a dita caixa para se abrir decentemente precisa que se retire a bateria e para tirar a btr é precisa uma chave que eu nao tinha resolvi ir aos serviços rápidos da Expoford na Expo.

Pois bem, o que eu não queria fazer, forçar a caixa do filtro foi precisamente o que o mecânico fez. Com a agravante que depois de puxar o filtro para fora meteu o ar comprimido la dentro e todo aquele lixo que estava dentro da caixa foi pelos ares e acredito que muito dele foi parar ao colector.[8b]

Depois disto passei a ir a uma oficina dessas multimarca que tem preços + baratos, compro oleos melhores e em que acompanho o trabalho a ser feito e sinceramente é o que acho melhor. Aproveito sempre para ver o carro por baixo, ver o desgaste das pastilhas, estado dos pneus, amortecedores, se perde oleo/valvulina por algum lado (falo de pequenas fugas pq se pingasse eu via na minha garagem), etc.

E achas dificil numa oficina arranjarem uns filtros, velas, pastilhas, etc, iguais ás do teu apenas para te lavarem a vista? [:D]
nao nao axo dificil mas em 30 carros por dia arranjarem sempre essas pessas cuidado oficina nao é sucata. Mas quanto à manutenção do meu carro estou bem descansado, pois tb posso assistir à mm. Quem tem duvidas sobre o serviço aparecem la na respetivas oficinas e vejam a manutenção a ser feita

Um conhecido meu trabalhou em tempos na BMW na Expo e chegou a afirmar que a partir de certa altura (e talvez devido a queixas) chegaram a fazer rugas a cacifos sem aviso do tipo "pára tudo, vamos ver os cacifos sff" e ele diz que era ver as peças a saltar para os biscates de fim de semana e que sim houve casos de débitos a clientes.

nao nao axo dificil mas em 30 carros por dia arranjarem sempre essas pessas cuidado oficina nao é sucata. Mas quanto à manutenção do meu carro estou bem descansado, pois tb posso assistir à mm. Quem tem duvidas sobre o serviço aparecem la na respetivas oficinas e vejam a manutenção a ser feita

30 carros por dia ?

Essas aldrabices, quando feitas pelos mecânicos, não são feitas em 30 carros.
Basta a um, e que esse seja o teu !

30 carros por dia ?

Essas aldrabices, quando feitas pelos mecânicos, não são feitas em 30 carros.
Basta a um, e que esse seja o teu !

Basta a um??? :confused:

Para quê pensar pequeno quando se pode aldrabar mais por dia? [:D] e depois ainda temos o facto de serem "os mecânicos", e não "um mecânico", se um tira os outros rapidamente vão pelo mesmo caminho.

Resumindo, além das tramóias dos mecânicos temos também as da oficina, todos ficam a ganhar menos quem mete lá o carro a fazer a revisão.

Ps: isto falando sem generalizar como é óbvio. [;)]

Eu tenho um conhecido, que escreve nas guias que aquele carro tem problemas numa peça em garantia e no fim não tem. Não troca a peça do carro que está boa, pega na nova e troca pelo seu que começou com problemas e dá a sua para o lixo. Claro que faz isso para não ter que pagar a peça nova. Claro que quem fica com o prejuizo é a marca não o concessionário e nem o cliente dele, ele fica benefeciado porque fica com uma peça nova.

Pelo menos neste caso ninguém sai prejudicado.

Tas enganado..pois se a peça que ele pediu garantia der o berro, vão ver o num serie e percebem que ha marosca!!!

È por essas e por outras que as marcas cada vez mais se cortam nas garantias.

Mas como isto é um pais de ladroes já nada me surpreende.

Quanto as marcas que metem as peças usadas na mala do carro, eu um dia numa oficina disse-lhes. "Olhe eu não estive cá para saber se isto é mesmo do meu carro, por isso fiquem vcs com o lixo !!!"

Voltar
Superior