Burla OLX

https://portaldaqueixa.com/brands/lefties/complaints/lefties-site-falso-4-72316322

Aqui tens dezenas de reclamações, algumas de ontem e hoje. Nesta em concreto até tem a Rita Marrafa de carvalho da RTP a ver se a pessoa quer dar entrevista.

Em todo o caso quem pagar com CC deve conseguir reaver o seu dinheiro.

Por ter feito uma compra voluntariamente?

Se eu abrir a porta ao ladrão, meter as jóias no seu bolso e dizer adeus, também vou pedir ao seguro o reembolso?

Por ter feito uma compra voluntariamente?

Se eu abrir a porta ao ladrão, meter as jóias no seu bolso e dizer adeus, também vou pedir ao seguro o reembolso?

Embora voluntariamente o site é fake e de burlas, o que torna a transação criminosa, é para isso que existem também os seguros.
Embora a compra seja voluntária, na realidade não fez compra nenhuma. As entidades financeiras têm forma de contornar isto com facilidade, assim o desejem.

Nem todos os cartões têm seguros
.

Quanto à transação, por isso é que saiu a dsp2. Se for com autenticação forte, o banco fez tudo e o utilizador tem de ser responsabilizado.

Daí ter colocado uma analogia tao simples, senão ninguém tem cuidado e continuam a abrir emails e sites manhosos.

É triste Portugal continuar a ser , consecutivamente, o segundo país do mundo com mais ataques de phishing, com o Brasil em primeiro

Não é a desculpar comportamentos que se educa a população

Nem todos os cartões têm seguros
.

Quanto à transação, por isso é que saiu a dsp2. Se for com autenticação forte, o banco fez tudo e o utilizador tem de ser responsabilizado.

Daí ter colocado uma analogia tao simples, senão ninguém tem cuidado e continuam a abrir emails e sites manhosos.

É triste Portugal continuar a ser , consecutivamente, o segundo país do mundo com mais ataques de phishing, com o Brasil em primeiro

Não é a desculpar comportamentos que se educa a população

Esta situação não é bem de phishing tradicional, o site existe mesmo, mas não é a entidade que as pessoas pensam, basicamente é um entidade criminosa. Claro que é descuido das pessoas também, mas quem dá cobertura a estas entidades também tem que ter responsabilidades.

Esta situação não é bem de phishing tradicional, o site existe mesmo, mas não é a entidade que as pessoas pensam, basicamente é um entidade criminosa. Claro que é descuido das pessoas também, mas quem dá cobertura a estas entidades também tem que ter responsabilidades.

Não disse que era phishing, dei o exemplo mais uma vez.

Os bancos nada podem fazer quanto aos sites, não têm qualquer domínio sobre os mesmos, muito menos a partir do momento em que aas operações bancárias são legítimas e autorizadas pelos proposta clientes, ainda que sejam vítimas de fraude a final.

As pessoas têm de fazer queixas, pressionar as autoridades e alertar para este tipo de situações.

É lamentável que o Google, por exemplo, seja pago para colocar estes sites fraudulentos no topo das pesquisas e nunca ter qualquer consequência…. Isso sim.

Não disse que era phishing, dei o exemplo mais uma vez.

Os bancos nada podem fazer quanto aos sites, não têm qualquer domínio sobre os mesmos, muito menos a partir do momento em que aas operações bancárias são legítimas e autorizadas pelos proposta clientes, ainda que sejam vítimas de fraude a final.

As pessoas têm de fazer queixas, pressionar as autoridades e alertar para este tipo de situações.

É lamentável que o Google, por exemplo, seja pago para colocar estes sites fraudulentos no topo das pesquisas e nunca ter qualquer consequência…. Isso sim.
São várias as entidades que têm culpas.
Mas uma mastercard ou visa podia bloquear os recebimentos ao fim de meia dúzia de queixas, isso era o mais simples, o banco sinalizava e arrumavam o assunto (que penso nem são efetuados na hora, demoram semanas)
Embora os criminosos dariam a volta à coisa criando novas entidades.
Isto dura à meses e toda a gente sabe e aparentemente não faz nada ou andam a tentar seguir o rasto do dinheiro.

São várias as entidades que têm culpas.
Mas uma mastercard ou visa podia bloquear os recebimentos ao fim de meia dúzia de queixas, isso era o mais simples, o banco sinalizava e arrumavam o assunto (que penso nem são efetuados na hora, demoram semanas)
Embora os criminosos dariam a volta à coisa criando novas entidades.
Isto dura à meses e toda a gente sabe e aparentemente não faz nada ou andam a tentar seguir o rasto do dinheiro.

Dura há anos, não meses.

Sibs, visa e Mastercard não são os bancos. São as entidades que processam os pagamentos.

Mas os bancos é que ficam com a fama.

Isto só la vai com educação digital, infelizmente estamos muito mal nesse campo, falando em termos genéricos.

Vai ao site da PJ, por exemplo e procura sobre o tema. Até eles são visados 🥸

Concordo com o @paulofer
No caso que relatei ia acontecer, e cheguei a olhar 2 ou 3 vezes para a página e não via nada de anormal, só quando me foi pedida ajuda é que eu estranhei apenas aceitarem visa e MasterCard e olhei para o domínio e vi que havia erros no nome
Aí ao reparar melhor vi as pequenas diferenças

Concordo com o @paulofer
No caso que relatei ia acontecer, e cheguei a olhar 2 ou 3 vezes para a página e não via nada de anormal, só quando me foi pedida ajuda é que eu estranhei apenas aceitarem visa e MasterCard e olhei para o domínio e vi que havia erros no nome

Realmente não percebo é esses sites aparecerem no topo das pesquisas do Google, aparecem como desaparecem, são quase clones dos sites originais, a maneira de saber que são falsos é pelos seus preços claramente baixos, impossíveis de acontecer num site original.

Já vi clones de sites originais da Timberland por exemplo, entre outros.

Concordo com o @paulofer
Podes partilhar o link do site em questão?

Não sei se não é contra as regras do fórum, vou enviar pm mas atenção é burla
Ok obrigado. Eu acho que é de interesse as pessoas perceberem onde podem ser burladas.

Fiz uma captura de ecrã dessa página, e no meu caso nem aparece o endereço da mesma.

Não será mais difícil detectar estes problemas via telemóvel?
f2e407eeb4eec9bc8174996b1aa4d3a3.jpg

7192494efe35a16b281553a10f372152.jpg

Última edição:
Desculpem lá mas são cegos? Lefte é bem diferente de Lefties, e ao colocar o endereço dá logo aviso no browser, a não ser que utilizem um computador com o Windows XP sem atualizações...

Última edição:
Desculpem lá mas são cegos? Lefte é bem diferente de Lefties, e ao colocar o endereço dá logo aviso no browser, a não ser que utilizem um computador com o Windows XP sem atualizações...
Calma que ninguém ofendeu ninguém, o único sítio onde aparece lefte é no endereço, toda a página diz lefties
Além disso o acesso foi feito via smartphone no Chrome e não não apareceu aviso nenhum

Tentei aceder no meu iPhone e não consegui. Igual em fazer pesquisa via Chrome

La está, a verdade é que a malta navega na web sem qualquer atenção. Igual a abrir emails

Voltar
Superior