Burla OLX

Ontem fui eu.

Meto um artigo à venda e pouquíssimo tempo depois e quase ao mesmo tempo, 2 mulheres a fazer a mesma pergunta:
- O anúncio está actualizado?
- Eu eu WTF, então foi colocado há minutos e está lá a data e hora, porque raio me perguntam se está actualizado? Adiante.
- Ah e tal, envia por correio?
- Claro que sim, posso ver quanto são os portes, depois de pagar o artigo e os portes, eu envio e mando-lhe o comprovativo dos CTTs.
- Conhece o OLX courier?
- Não (nisto envia-me uma foto do OLX com este serviço).
- O meu marido já fez a transferência, tem que dar autorização no site do OLX para receber o dinheiro. E envia-me um link.
- Aquilo que lhe disse a seguir, guardo para mim.
- Uma pessoa honesta depois disto, certamente iria ter uma reação diferente de "é só clickar no link que recebe o dinheiro".[:D] Já nem respondi.

Pelos vistos a burla do MBway deve estar a dar pouco, agora é esta. Fiquei na dúvida se não eram a mesma pessoa, no sentido de dar credibilidade à coisa. No sentido de eu pensar se estão 2 pessoas a dizer a mesma coisa, seria muito difícil ser burla. Ou então tive mesmo muito azar e calhou-me 2 burlonas (ou burlões).
Vi isso à dias no Contas Poupança. Mas também não percebi como funciona, nem quero, para não ser mais intrujado. Nem MB Way sei usar[:D]:sh)

Podes explicar um pouco melhor?
https://echoboomer.pt/atencao-a-uma-nova-burla-olx/

a palavra “link” aparece também escrita como “Link”, o que é de estranhar.Além disso, o ponto 4 não faz qualquer sentido, muito menos as frases que dizem “O vendedor recebe 3 dias para enviar as mercadorias” ou “O correio embala as mercadorias por contra própria”. Mas lá está, muitos iriam cair na esparrela, não prestando atenção ao cuidado na escrita.
Finalmente, e após convencer o vendedor, este suposto comprador envia um link falso do OLX onde está incluído não só o valor acordado pelo produto, mas também dos respetivos portes de envio. Tudo isto para que insira os dados do cartão de crédito e para que, dessa forma, possa roubar dinheiro.
No caso do vídeo de Hugo Medeiros, o link era o seguinte: olx.pt.entregas.info/cash15089340. Se visitarem este link, irão reparar que ainda é possível fazer o pagamento ao burlão, uma vez que, se selecionarem a opção que diz “Obter fundos“, irá surgir uma página onde podem colocar o número do cartão, prazo de validade e CVC.
O mais curioso é que, nessa página, está um link onde diz “Ao clicar no botão „Obter fundos”, você concorda em concluir um acordo de compra usando o serviço online “transação de forma segura”. E adivinhem o que acontece se clicarem nesse link? São redirecionados para o site do OLX, não existindo qualquer documento que possam ler.
Além disso, atentem no português utilizado, que, novamente, não é o mais correto: “O comprador pagou pela sua compra, dinheiro será transferido para sua conta após a confirmação.”
Já se experimentarem retirar o /cash15089340 e visitarem somente o endereço olx.pt.entregas.info, irão reparar que esse site não existe. Aliás, este domínio foi criado no passado dia 22 de novembro… na Rússia. Ou seja, esta é uma nova forma de burla OLX.
Pensem connosco: não é, de todo, habitual, colocarem os vossos dados do cartão de crédito para receberem um pagamento, certo? Logo, porque é que o iriam fazer aqui?
Normalmente, ou dão o vosso IBAN, conta PayPal ou número de telemóvel para o respetivo pagamento MB Way, pelo que tudo isto não passa de um esquema para enganar os menos entendidos.
Fica o aviso. Caso recebam algum link do género, bloqueiem esse utilizador no imediato e reportem a situação ao OLX.

Por acaso tenho reparado que em muitos anúncios de há uns tempos para cá, os vendedores indicam que só fazem negócio presencialmente.

Certamente para tentar afastar estas situações mais dúvidas e falsas de pagamento.

E eu ontem, fiz mais um como costumo sempre fazer; em mãos.
Nem perco muito tempo, depois de perceber que meteria envios ao barulho.
Prefiro demorar mais um pouco de tempo, até vender. O de ontem, andava já há 2 meses no site, e vendi pelo preço do primeiro dia

não é bem uma burla mas é bom indicador da clientela OLX.

Há dias e porque a mulher não tem conta no site, pus um artigo à venda. Pouco depois apareceu um tipo qualquer a meter conversa.
Perguntou se o artigo era novo, Isto quando na descrição isso estava bem destacado.
Pediu um contacto. Perguntei o que mais queria saber do artigo em causa.
Pediu mais fotos. Enviei mais, de ângulos diferentes e quase em macro.
Pediu novamente um contacto. Perguntei para quê. Fez silêncio uns dias.
Apareceu novamente a perguntar se podia colocar o artigo em uso "para ver como fica" ou seja, no corpo.
Expliquei que não era o marido e que estava a colocar um artigo da minha esposa.
Lá tentou explicar que sem contato não fazia negócio e que ia denunciar a venda como fraude.
E eu disse que ia enviar prints da conversa ao OLX como assédio.

Não incomodou mais.

Estes dias alguem me contatou, para um objeto que tinha em venda, e o homem nem perguntou nada sobre o estado do bem, nada de nada, só queria o numero da minha conta, mas nem era o nib nem a conta do banco, mas sim o numero do meu cartão multibanco, para ser mais rapida a transferencia[:D][:D]

Tambem desconhecia, entre intervalos de chamadas, liguei para o meu gestor de conta, mas adiantou que já havia varios burlados só com o numero do MB...

não sei como, queres explicar ?

cartão de débito não é visa, aliás eu nem uso o número do meu cartão de crédito em compras online, é sempre via MBWay a gerar cartão específico para uma compra

Tenho uma amiga com coisas à venda e também pediram fotos de corpo com a roupa à venda...
Há um Instagram, penso que é lolx.pt que recolhe coisas estranhas e divertidas do olx e aprece lá muito tarado, sobretudo de pés que querem ver o calçado no pé das meninas e afins. Por outro lado a roupa interior feminina usada também vai tendo alguma saída.
745c42994bbb026f39035b110b44b212.jpg

não é bem uma burla mas é bom indicador da clientela OLX.

Há dias e porque a mulher não tem conta no site, pus um artigo à venda. Pouco depois apareceu um tipo qualquer a meter conversa.
Perguntou se o artigo era novo, Isto quando na descrição isso estava bem destacado.
Pediu um contacto. Perguntei o que mais queria saber do artigo em causa.
Pediu mais fotos. Enviei mais, de ângulos diferentes e quase em macro.
Pediu novamente um contacto. Perguntei para quê. Fez silêncio uns dias.
Apareceu novamente a perguntar se podia colocar o artigo em uso "para ver como fica" ou seja, no corpo.
Expliquei que não era o marido e que estava a colocar um artigo da minha esposa.
Lá tentou explicar que sem contato não fazia negócio e que ia denunciar a venda como fraude.
E eu disse que ia enviar prints da conversa ao OLX como assédio.

Não incomodou mais.

Vestias tu e mandavas fotos [:)][:)][:)]

Estes dias alguem me contatou, para um objeto que tinha em venda, e o homem nem perguntou nada sobre o estado do bem, nada de nada, só queria o numero da minha conta, mas nem era o nib nem a conta do banco, mas sim o numero do meu cartão multibanco, para ser mais rapida a transferencia[:D][:D]
Também já me apareceu um desses. Pediu também a validade e perguntou se o meu número de telemóvel estava associado ao cartão.

Nos últimos dias aconteceu 2 x que recebo notificação do OLX de novidades nas minhas pesquisas e o link remete para a página deles em romeno... :sh):sh)

Voltar
Superior