Bolsa e investimentos

Sobre os CTT, nada a dizer. Concordo plenamente em todos os pontos. Mais uma antiga empresa estatal a ser lançada no mercado que terá de sobreviver sem o apoio do Estado. Terão de mostrar que sabem criar modelos de negócio rentáveis. A Longo prazo, penso que a solução passará por parcerias com empresas de distribuição multinacionais, para conseguir ganhar quota de mercado na distribuição (a exemplo do que acontece com a entrega de encomendas da Royalmail, efectuada pela GLS). Têm tudo para conseguir, mas dependem deles próprios.

Vai colocando mais análises se tiveres disponibilidade. [:cool:]

Os CTT não tinham apoio do Estado, isso é uma ideia errada!

Já agora, em relação aos CTT, tal como eu desconfiava que iria acontecer, apesar da abertura em alta no primeiro dia de negociação, foi possível comprar acções em bolsa ao preço da OPV...

Quanto à cotação, eu acho que no médio prazo tem tudo para subir. A empresa não está excessivamente endividada, os lucros garantem níveis de dividendos muito razoáveis, e os fundamentais da empresa no geral são bons.. No longo prazo, o cenário já não é tão brilhante, os CTT apesar de terem uma rede enorme de pontos de venda, apesar de terem a concessão de um serviço universal, apesar de tudo o resto, obtêm mais de 70% das suas receitas de um produto em vias de extinção, que é o serviço postal. As receitas dos CTT Expresso, que de certa forma são a jóia da coroa e é uma área que com a previsível recuperação económica e com os novos fenómenos como o comercio à distancia tem tudo para crescer, ainda só representam 18% do negócio. Os CTT's estão um pouco como estava a PT há uns anos, tinha o monopólio e 90% das receitas, nas assinaturas dos telefones fixos, que é um produto actualmente quase extinto, e a empresa teve que se reinventar para se manter competitiva e lucrativa, e o mesmo terá que acontecer nos CTT's a médio prazo, resta saber com que sucesso vão ser capazes de o fazer..

Não te esqueças dos serviços Financeiros que contribuem com cerca de 20% da margem EBITDA !

BCP continuam em grande.

Quem foi ao aumento de capital e acreditou deve estar bem satisfeito. [kiss]

Fala-se de um novo patamar aos 0,16€, depois dai nunca se sabe.

Tou com vontade de entrar aos 0,15€ com stop aos 0,14€

comprei umas acções do bcp quando estavam a 0.106, e com esta valorização dos ultimos dias/semanas, e com a convicção que o futuro a curto médio/prazo tem tudo para correr bem, até de acordo com a análise do mundano, o que acham de comprar mais umas quantas agora?

comprei umas acções do bcp quando estavam a 0.106, e com esta valorização dos ultimos dias/semanas, e com a convicção que o futuro a curto médio/prazo tem tudo para correr bem, até de acordo com a análise do mundano, o que acham de comprar mais umas quantas agora?

Os 12 centimos continuam a ser uma marca muito importante... [;)]

Eu, pessoalmente, só reforçaria uma posição nesse titulo se houver uma correcção para proximo desses valores..

Os 12 centimos continuam a ser uma marca muito importante... [;)]

Eu, pessoalmente, só reforçaria uma posição nesse titulo se houver uma correcção para proximo desses valores..

Sim, as últimas subidas foram demasiado expressivas sem razões plausíveis que justifiquem, visto de um ponto de análise fundamental.

Análise técnica:
Reforçar apenas no intervalo dos 12-13 cêntimos. A antiga resistência dos 12 cêntimos passou a ser suporte.

Análise fundamental:
Reforçar apenas quando saírem notícias que sejam positivas para o banco (crescimento económico, melhoria de rating, de prejuízos para lucros, etc...)

Sim, as últimas subidas foram demasiado expressivas sem razões plausíveis que justifiquem, visto de um ponto de análise fundamental.

Análise técnica:
Reforçar apenas no intervalo dos 12-13 cêntimos. A antiga resistência dos 12 cêntimos passou a ser suporte.

Análise fundamental:
Reforçar apenas quando saírem notícias que sejam positivas para o banco (crescimento económico, melhoria de rating, de prejuízos para lucros, etc...)

Não percebo nada disto, mas tendo em conta que estamos a falar de ações de tão baixo valor, vale a pena arriscar perder uma subida só por estar 2 cents acima do patamar de segurança? É que comprando 1000acções gastamos 140€, ora se baixar para 0 é o máximo que perdemos, já se começarem a subir, o céu é o limite...

Depende da tua tolerância as perdas e o prazo que pensas estar investido. Uma vinda aos 12 cêntimos representa uma queda de 15% e há muitas pessoas que não estão dispostas a isso.

Depende da tua tolerância as perdas e o prazo que pensas estar investido. Uma vinda aos 12 cêntimos representa uma queda de 15% e há muitas pessoas que não estão dispostas a isso.

Certo, mas tendo em conta que o BCP está a fazer o trabalho de casa e a economia portuguesa começa a dar sinais de recuperação, não será um risco mais pequeno do que há uns tempos atrás?

Certo, mas tendo em conta que o BCP está a fazer o trabalho de casa e a economia portuguesa começa a dar sinais de recuperação, não será um risco mais pequeno do que há uns tempos atrás?

As coisas não podem ser colocadas dessa forma... Se o mundo das acções fosse assim tão certeiro, estava toda a gente rica.

No caso do BCP há muitos factores positivos, como o esperado regresso aos lucros, a boa situação em termos de capitais, a reestruturação em curso que vai reduzir os custos da empresa, a expectativa de que o Governo Português à semelhança do que se fez em Espanha e Italia mude a lei relativa aos créditos fiscais, o que no caso do BCP permitiria de imediato contabilizar como recursos de balanço mais de 1.2 mil milhões de euros em créditos fiscais que o banco tem a haver do Estado e permitiria logo de imediato pagar 30% dos CoCo's, etc.. etc..

Mas depois também há riscos grandes, a começar pela possibilidade de nas avaliações que estão a ser feitas a propósito da supervisão pelo BCE virem a ser contabilisticamente desvalorizados activos de balanço e isso obrigar a novos reforços de capital, a possibilidade de um falhanço total nas negociações com os trabalhadores resultar numa situação de bloqueio interno até com greves e afins, a possibilidade de haver uma nova subida das taxas implícitas da divida publica portuguesa, que representa cerca de 10% dos activos de balanço do banco e isso obrigar a uma desvalorização contabilística da mesma, etc.. etc... etc... basta que uma destas coisas aconteça e as acções podem vir para 8 ou 9 cêntimos... Pelo que vir aos 12, não seria nada de extraordinário e até poderá ser um movimento natural de consolidação e de realização de mais valias, que pode acontecer num ambiente de boas noticias para o banco.

Mundano, excelente análise. São este tipo de análises que fazem falta para perceber o mundo da bolsa e mercados financeiros, que não é tão cor-de-rosa, nem tão fácil de compreender.

Tassilgo,
Respondendo aos teus 2 posts, deixa-me recordar-te o BCP é a acção mais negociada na Bolsa Portuguesa. Existe muita gente entalada com esta acção (o Berardo que o diga), já que compraram num intervalo de 3 a 4€, e hoje valem somente 0,14€.
Até há um ano atrás, era praticamente um dado adquirido que o BCP iria falir, ou ser nacionalizado, tal os prejuízos que apresentou. Foi obrigado a vários aumentos de capital, e a recorrer a ajudas do Estado (os tão falados COCO´s). Sob a nova direcção do Nuno Amado e sua equipa, foi obrigado a arrumar a casa, a cortar em muitos sítios, a despedir trabalhadores, e a vender unidades pouco rentáveis (como a Grécia). Mesmo assim, o banco ainda não apresenta lucros, sendo expectável apenas no final do próximo ano, e dependendo de muitos factores que o Mundano referiu no post anterior.

Actualmente, os riscos que o BCP apresenta são bem menores que há 1 ano atrás. E isso reflecte-se na cotação. Aliás, acho que tem sido a razão principal nas últimas subidas do BCP. A percepção que o banco está a melhorar e que os lucros podem regressar, estão a criar expectativas positivas nos investidores. E com expectativas positivas, o interesse pelo banco cresce, assim como o preço da acção. Aliás, basta ver neste tópico que passaram meses sem se falar do BCP. E bastou umas subidas para se começar a falar do banco. Mas na realidade, o banco ainda apresenta prejuízos...

Se vires um post anterior meu, eu prevejo algumas boas oportunidades na bolsa portuguesa para o próximo ano. E o BCP é uma delas. Mas os riscos ainda são elevados...

Sobre a questão do preço 0,14€ e perspectiva de subida, deixa-me fazer-te uma pergunta: Até que valor estás preparado para aguentar a descida da acção?

Warren Buffett, em 2013, ganhou 1,5 milhões de dólares POR HORA!

Este individuo tem um dom, um génio do investimento.

Alguém sabe-me dizer com mais detalhe de onde veio este ganho? Que investimentos fez?

Obrigado

Alguém sabe-me dizer com mais detalhe de onde veio este ganho? Que investimentos fez?

Obrigado

Não estou a par de nenhum pormenor, mas a postura do Warren Buffet pende mais para o médio e longo prazo. Ele não é muito adepto de especulação.
Assim sem pensar muito eu diria que lhe terá bastado sentar-se e esperar, dado o crescimento que o mercado bolsista teve durante este ano.

Última edição:

Obrigado

Onde viste isso?

Estamos a falar em lucros acima de 13.000 milhões....

Considerando que a fortuna dele é na ordem dos 60.000 milhões, isto dá um crescimento fora de série...

Voltar
Superior