Bolsa e investimentos

então foge dela.

quem vem para a bolsa não se pode importar muito com aplicar 10 mil hoje de manha e ao fim da tarde so la ter 7500, porque isso é normal.

se isso for um drama esquece a bolsa ou quando muito compra umas utilities tipo REN ou coisa parecida.

mas deixo um conselho.
quem vem para a bolsa invista com base nos fundamentais porque a medio /longo proporciona retorno praticanente garantido.

E eu aproveito para deixar mais um conselho:

Antes de aplicar em acções (escolhidas por si) numa optica de longo prazo, estude bem as empresas onde entra e o valor que está disposto a pagar por elas.

Mais aconselho que, para esta táctica (comprar e guardar por uns tempos), o momento não é o mais oportuno. Vá para um fundo de acções relativamente estável (quero dizer com isto: afaste-se de BRIC e outros mercados emergentes - são capazes de provocar sincopes cardiacas aos mais inexperientes) e prepare-se para resgatar quando a euforia terminar.

Falo em euforia porque começam a aparecer alguns indícios de "taxistas" (sem desprimor pela classe), deslumbrados e enganados, pensando que a bolsa é um euromilhões garantido.

cumps, bom estudo e boa sorte

Para quem começa a ler este tópico, e para não achar que é tudo maravilhas, e como ninguém parece querer admitir que por vezes perde dinheiro, eu sou o 1º: comprei accções da JM no spin-off e a coisa deu para o torto : 0.25 €, unidade, para ser mais preciso.....[8b]

Nem sempre se ganha.......[;)]

Para quem começa a ler este tópico, e para não achar que é tudo maravilhas, e como ninguém parece querer admitir que por vezes perde dinheiro, eu sou o 1º: comprei accções da JM no spin-off e a coisa deu para o torto : 0.25 €, unidade, para ser mais preciso.....[8b]

'2/3 em cada 10 investimentos assumo perdas... O saldo é, claramente, muito positivo.

O famoso "não por todos os ovos no mesmo cesto" não é apenas um cliché.

Estamos a falar da bolha financeira em que pais?`
É que eu queria apostar nuns fundos acções oriente da caixagest.
Acham q é melhor esperar?
Eu pelo menos refiro-me à escala mundial.

Tb tenho esse fundo e vou mantê-lo, podendo já levantá-lo sem qq penalização.

É uma opinião pessoal mas acho q as bolsas em geral ainda não atingiram os picos doutros tempos. Tipo em PT estamos em máximos desde 2000 ou qq coisa. Ou seja ainda vejo margem de progressão. Por outro lado ng nos diz q elas vão atingir valores doutros tempos!

Lembra-te q nesse fundo se resgatares antes de 12 meses pagas 1,5% de comissão.

Ando nos investimentos da bolsa e fundos há pouco tempo, pelo que os meus conhecimentos são limitados...

No entanto, antes de entrar estava sempre com o receio de perder uma vez que a bolsa está em máximos de anos...

A verdade é que hoje só me arrependo de não ter entrado mais cedo...

Hoje digo a quem também anda com ideias de perder/ganhar dinheiro é que isto da bolsa não é tão simples como parece.

Digo isto porque como fui obtendo mais valias pensava que so se ganhava sempre, até acontecer perder, aí deu para acalmar um pouco...[:D]

Hoje a minha carteira tem cinco títulos, sendo que em quatro tenho mais valias...

Pelo que se querem entrar, entrem, agora não pensem que é só ganhar...
Têm de pensar que estão dispostos a perder o dinheiro que estão a investir.

No panorama actual, tenho a ideia que a bolsa é um investimento certo, pelo menos no médio/longo prazo.

Só tenho pena de não adivinhar os cavalos certos...:sh)

Ando nos investimentos da bolsa e fundos há pouco tempo, pelo que os meus conhecimentos são limitados...

No entanto, antes de entrar estava sempre com o receio de perder uma vez que a bolsa está em máximos de anos...

A verdade é que hoje só me arrependo de não ter entrado mais cedo...

Hoje digo a quem também anda com ideias de perder/ganhar dinheiro é que isto da bolsa não é tão simples como parece.

Digo isto porque como fui obtendo mais valias pensava que so se ganhava sempre, até acontecer perder, aí deu para acalmar um pouco...[:D]

Hoje a minha carteira tem cinco títulos, sendo que em quatro tenho mais valias...

Pelo que se querem entrar, entrem, agora não pensem que é só ganhar...
Têm de pensar que estão dispostos a perder o dinheiro que estão a investir.

No panorama actual, tenho a ideia que a bolsa é um investimento certo, pelo menos no médio/longo prazo.

Só tenho pena de não adivinhar os cavalos certos...:sh)

mjm, tens 4 positivos e um neutro ou negativo... apostaste em cavalos certos, de certa forma.

Em alturas em que tudo sobe, a bolsa é como um jogo de poker onde quase nem precisas de olhar para as cartas. Quando está toda a gente deprimida e sem esperança no futuro e a bolsa já desceu e desceu e desceu, escolhes aleatoriamente 10 titulos do indice principal de um país. Quando começar a subir, ao fim de uns anos, ganhas dinheiro com bastante certeza.

Agora, escolher os melhores cavalos, já obriga a olhar para as cartas e a estudar bem as jogadas. E com certeza terás rendimentos maiores.

Resumindo, volto a dar o meu conselho: quem percebe um pouco do assunto (seja análise técnica ou fundamental), é uma relativamente boa altura para entrar: ainda está tudo com tendência de subida.

Quem é novo nisto e não acompanha a coisa todos os dias, é melhor ficar de fora e aprender antes de se lançar na bolsa. Ou entrar num fundo (que traduz um pouco um indice e não uma acção em particular) e estar atento a uma possível viragem de tendência.

Agora NAO caiam no erro de, por inexperiencia e deslumbramento, serem o verdadeiro "greater fool": a teoria do greater fool (que me parece que está a começar a ressurgir neste momento - dai eu ter falado dos "taxistas") diz que alguem compra uma acção qualquer, com caracter fortemente especulativo, com o unico proposito de a vender mais tarde e mais cara a um palerma ainda maior que quererá perpetuar este ciclo. Isto seria uma bolha (que como bolha que é, tem de rebentar um dia) e o "último a comprar" agarra-se ao pau.

cumps

Eu sou um short player.. defino um ganho.. tipo entre 50/100 Euros para cada compra..

Por vezes perco em tempo.. (demoram muito a lá chegar)

Já tive um lote de Petrogal, no qual ganhei apenas 5 Euros em dois meses.. Ou seja perdi... Tinha ganho mais em aplicações sem risco..

E comprei há três meses bastantes 1000 acções do BPI a 6.74.. valor que esta dificil de passar.. dinheiro parado.. a minha esperança, é que num dia galopem até perto dos 7.00..

Caso não aconteça, espero pelos dividendos, e depois que façam um ano.. para livrar-me de possível imposto.

Agora NAO caiam no erro de, por inexperiencia e deslumbramento, serem o verdadeiro "greater fool": a teoria do greater fool (que me parece que está a começar a ressurgir neste momento - dai eu ter falado dos "taxistas") diz que alguem compra uma acção qualquer, com caracter fortemente especulativo, com o unico proposito de a vender mais tarde e mais cara a um palerma ainda maior que quererá perpetuar este ciclo. Isto seria uma bolha (que como bolha que é, tem de rebentar um dia) e o "último a comprar" agarra-se ao pau.

cumps

Eu invisto para o greater fool. (Em várias vertentes, claro) (E também tenho coisas mais longo prazo..

Mas digamos que 50% é no great fool.. Por mim havia grandes notícias nos dias a seguir a comprar, e bombas no dia a seguir a vender...
Pode parecer injusto, mas o mercado é isto. O risco de ser o "enr*b*do" é conhecido e é meu.

Digamos que este tipo de compras vendas, permitiu-me comprar no dia 16 de Abril 1500 Euros de acções da Cimpor e vender dia 17 por quase 1700

vehicle: por acaso é mais por causa de outros foruns, se bem que aqui, o acrescimo de visitas e contributos neste topico por parte de novatos também da que pensar.

Tenho reparado nisto ha coisa de 1 ou 2 meses.

Primeiro sao os bancos a publicitar em todo o lado os fundos de acçoes com retornos fantásticos nos anos anteriores (o nosso fundo foi o melhor! os nossos foram os 2ºs melhores! o melhor fundo do brasil é nosso! rendibilidades anualizadas até ontem de 55%. No dia a seguir já publicitam rendibilidades de 58%.............). Normal. O produto deu mostras de ser "bom", ha que publicitar. Além disso, ha que captar liquidez para meter mais e mais e mais e mais na bolsa para nao perder as subidas astronomicas. Ha creditos aprovados no minuto para comprar acçoes. Tudo alavancado! O mercado sobe bem e queremos agarrar todo o dinheiro que temos (E QUE NAO TEMOS) para meter na bolsa e alimentar o inicio (sera apenas o inicio?) da bolha. A falencia de alguns hedge funds e a crise das subprime nos EUA começam a dar pequenos abanoes a isto, mas a ver vamos, ainda é cedo para anunciar o fim do mundo.

Segundo: começam a passar nos telejornais frases como "capitalismo popular". Ha IPOs, OPAs, grandes destaques a estas noticias que me soam um pouco a euforia. E a euforia é má:

Terceiro: a euforia é gente nos fóruns (foruns esses que duplicam os registos nos ultimos dias) a dizer "esta acçao vai ate ao ceu"! A Pararede teve lucros brutais, é desta que vai disparar (sem analisar se realmente os lucros sao brutais ou apenas menos maus - o que é a minha opiniao, mas enfim)! Tenho 2000 euros e quero correr o maior risco possivel porque daqui a um ano preciso de ter 5000 euros. Há, portanto, a crença "generalizada" (em novatos, i.e.) que a bolsa é o tal euromilhoes onde se acerta sempre. Há mais gente a querer negocias CFDs, warrants, forex, etc. Maravilhas que fazem, sem margem para duvidas, enriquecer facilmente e grandemente.

Isto, a meu ver, são sinais cada vez mais claros que se começa (ou já começou?) a formar uma bolha.

Aproveitem enqto dura porque é capaz de durar uns bons tempos ainda. Ou cair tudo já amanhã. Não sei, infelizmente. Mas é preciso estar atento e ter estomago para aguentar os solavancos que com certeza aparecerão no caminho.

Disclaimer: nao quero assustar ninguem. É a minha visão pessoal e vale o que vale

Última edição:
A minha carteira neste momento só tem REN. Penso que é uma acção com riscos reduzidos, além disso pagam bons dividendos, logo ai rende muito mais que uma conta a prazo.

Agora venha a OPV da tap ou da ana que tambem entro [:D]

Voltar
Superior