BMW Auto Start Stop

A evolução é uma coisa linda. [:cool:]

O fornecedor do sistema é a Bosch, e para alem da BMW já há mais umas quantas marcas em fila para o receber.

No caso de transito intermitente a solução é fácil, ou não largam a embraiagem, ou carregam no botão para desligar o start stop.

Se não me engano a primeira empresa a fabricar tal sistema foi a Telcopol, depois é que a Bosch, Valeo e a Denso fizeram sistemas semelhantes.

Mas nota-se que a malta é contra a evolução. Eu não me importava nada de ter um sistema desses no meu carro, ou melhor ainda, uma pequena bateria que aproveite energia da travagem regenerativa e do alternador para manter o a/c ligado (preciso dum compressor eléctrico...) enquanto o motor se desliga num semáforo.

Mas isto já parece à uns 2 ou 3 anos quando se falava de GPL aqui, desmentia-se uma coisa, aparecia outra.

Se não me engano a primeira empresa a fabricar tal sistema foi a Telcopol, depois é que a Bosch, Valeo e a Denso fizeram sistemas semelhantes.

Mas nota-se que a malta é contra a evolução. Eu não me importava nada de ter um sistema desses no meu carro, ou melhor ainda, uma pequena bateria que aproveite energia da travagem regenerativa e do alternador para manter o a/c ligado (preciso dum compressor eléctrico...) enquanto o motor se desliga num semáforo.

Mas isto já parece à uns 2 ou 3 anos quando se falava de GPL aqui, desmentia-se uma coisa, aparecia outra.

sabes como é este pessoal

quando não tem as novas tecnologias nos seus carros tudo é mau

então se aquilo consome menos, manda menos co2, é mau???

logico que não, pode não tar aperfeicoado a 100% mas ja ajuda e muito

o meu carro tambem não le mp3, acho que mp3 deve ser a pior inovação do seculo [:)][:)][:)]

Obrigado pelas V/ respostas.

Em transito de "hora de ponta" penso que este sistema não faz muito sentido, embora seja verdade que o carro lê muitos parâmetros antes de desligar o motor.

A cena da garagem é a mais esquisita. É um facto que um minuto depois de o carro ligar pela manhã, na primeira paragem desliga logo. Um amigo meu tem um 120d que se porta exactamente da mesma maneira.

Vou tentar falar com alguém da BMW... gostava que me dessem uma explicação mais científica... :confused:

Abraços.

Por mais que isso esteja estudado eu desligava o sistema na mesma.

Para além de isso não entrar na minha cabeça pelo sim pelo não poupo o motor de arranque e as velas..

A cena da garagem é a mais esquisita. É um facto que um minuto depois de o carro ligar pela manhã, na primeira paragem desliga logo. Um amigo meu tem um 120d que se porta exactamente da mesma maneira.

O meu S1 faz exactamente o mesmo.

O sistema não se rege propriamente pela temperatura do motor mas antes pela disponibilidade da bateria para manter os periféricos (AC, rádio, luzes, etc) a funcionar e, ainda, conseguir voltar a ligar o motor.

Desde que haja energia disponível, ele pode funcionar.

Porventura se não conduzisses o carro durante vários dias, quando voltasses a pegar nele, o S&S só voltava a funcionar depois de alguns quilómetros de marcha e/ou alguns momentos de travagem.

Eu não teria medo nenhum desse sistema.

Nós estamos habituados a que um carro tenha no painel a temperatura da àgua, em raros casos do óleo e pouco mais, mas na realidade, qualquer carro hoje tem sensores em tudo e mais alguma coisa.

Ainda um dia destes andei no meu velho 1.9 TDI com o VAG-COM ligado na estrada.
É incrível a quantidade de informação que os motores têm, desde pressões atmosféricas e de turbo, injecção de combustível, temperatura do combustível, posição da geometria do turbo, ou seja, informação de tudo e mais alguma coisa.

Estes sistemas start-stop de certeza que estão feitos com dezenas de sensores que lhes dizem o que podem ou não fazer.

Estes sistemas não são assim tão fiáveis, aliás, longe disso.

É claro que o vendedor/recepcionista do concessionário não vai levantar a lebre.

E não é só o motor de arranque e bateria que sofre, o stress directo é colocado também no volante do motor bimassa (peça já de si muito fiável - NOT), apoios de motor, polies de cambota, etc, etc.

Isto para não falar no que as paragens pouco "inteligentes" (existe acima um caso com um exemplo caricato...) podem fazer a outros componentes, tais como o turbo etc.

Daqui a 1 ou 2 anos falamos. :)

Este pessoal é mesmo arauto da desgraça e uns autênticos velhos do restelo...

Eu tendo a confiar em quem sabe (tal como espero que o façam na minha profissão)...a BMW é uma marca com nome, e mais importante!!! com intenções de o preservar de futuro - tem técnicos que estudam a fundo as coisas que implementam.

Mas não...nós é que sabemos melhor [:D]

E nem é só a BMW a implementar estes sistemas... não estou a ver vários construtores a meterem assim os pés pelas mãos, mas pronto. Há quem não confie e pronto. [;)]

Start and Stop

"One of the earliest vehicles to use this technology were the Volkswagen Polo Formel E and Fiat Regata ES[1] models of the 1980s. Volkswagen also tried it in the Golf Ecomatic and in the Lupo 3L in the 1990s, though those early implementations were considered rather disconcerting by many drivers. Citroën introduced a more refined system in its C2 and C3 models by 2006, and BMW is including the technology across many of its cars and the MINI line for 2008."

Fonte: Start-stop system - Wikipedia, the free encyclopedia

Fiat Regata
italiaspeed.com

Estes sistemas não são assim tão fiáveis, aliás, longe disso.

(...)

Daqui a 1 ou 2 anos falamos. :)
Se não me engano, os primeiros modelos com este sistema sairam em meados de 2007. Pelo que já estamos perto de ter modelos com 2 anos.

Ainda é preciso esperar mais um ou dois anos?!

Pois é... já lá vai quase um ano e ainda não confio plenamente no sistema auto start/stop. Uso apenas quando o carro já está na temperatura normal de funcionamento... :confused:

Conhecem algum site onde existam estudos sobre a matéria?
Gostava de obter informação técnica sobre o sistema, pois gostava de me sentir mais seguro na sua utilização diária.

O meu fantasma continua... será possível um motor estar preparado para ligar e desligar 30 vezes por dia, parte das quais a frio?
Sei que a BMW sabe o que faz mas... também é verdade que ser ECO ajuda a vender...

[8b][8b][8b]

Abraços.

Última edição:
Pois é... já lá vai quase um ano e ainda não confio plenamente no sistema auto start/stop. Uso apenas quando o carro já está na temperatura normal de funcionamento... :confused:

Conhecem algum site onde existam estudos sobre a matéria?
Gostava de obter informação técnica sobre o sistema, pois gostava de me sentir mais seguro na sua utilização diária.

O meu fantasma continua... será possível um motor estar preparado para ligar e desligar 30 vezes por dia, parte das quais a frio?
Sei que a BMW sabe o que faz mas... também é verdade que ser ECO ajuda a vender...

[8b][8b][8b]

Abraços.

Tens ideia da catástrofe que seria para a BMW se estes sistemas dessem problemas passados 3 ou 4 anos. Já são muitos milhões de automoveis a circular com este sistema.

Confia nos engenheiros, eles existem para alguma coisa... eu compreendo as tuas dúvidas... mas a isto chama-se evolução.

A minha carrinha tambem vem com esse sistema... mas não se desliga mal saiu da garagem, mas se parar num semaforo a 1km desliga-se. Também me acontece muitas vezes não se desligar em situações que tudo levava a crer que se ia desligar.

Já me aconteceu em AE parar numa area de serviço e ter de desligar a carrinha pela chave, porque o sistema não achou por bem desligar o motor... eu até fiquei algum tempo a aguardar que o sistema desligasse o motor... mas perdi a paciência[8b] lol.

estou a falar do start/stop da Audi e não da BMW e pelo que já li por aí em comparativos acho que o sistema BMW actua com mais assiduidade enquanto o da audi é mais suave.

Ao longo dos anos deve dar uns bons litrinhos de pitróilapr:)

Voltar
Superior