BMW Auto Start Stop

GoncaloX

New member
Boas.

Sou há menos de um mês proprietário de um BMW 120d com sistema Auto Start Stop, o qual é uma das vertentes do BMW Efficient Dynamics.

Sucede que este sistema me está a fazer uma tremenda confusão, que passo a explicar.

Toda a vida me ensinaram que ligar e desligar um carro frio não é muito recomendável, assim como não me parece que o carro estar constantemente a ligar e desligar lhe dê saúde.

Na prática, ao deslocar-me diáriamente em cidade de casa para o trabalho, paro cerca de 10 a 15 vezes em semáforos. Na maioria dos dias apanho filas de trânsito na Praça de Espanha em Lisboa, onde estou em pára/arranca durante cerca de 5 a 10 minutos.

Ora, se o sistema auto start stop estiver ligado, conseguem imaginar o número de vezes que o carro liga e desliga..... bom, o mesmo número de vezes irá suceder no regresso a casa...
Mais, acho irracional ligar o carro de manhã, e logo quando estou à espera que o portão da garagem feche, basta tirar o pé da embraiagem e lá está o menino a desligar-se...... faz o mesmo no primeiro semáforo da rua, 50m mais à frente.

Vale a pena referir ainda que o sistema por defeito está ligado, ou seja, mesmo que eu desactive o sistema manualmente, na próxima vez que ligo o carro ele fica activo.

Em termos de utilização tenho usado o auto start stop ao fim de semana, e desligo durante a semana.

Pergunto:
- o uso em excesso deste sistema em filas de trânsito diárias não põe em causa a durabilidade do motor?
- Estarão estes motores de facto preparados para ligar e desligar 50 vezes por dia?
- Ou será que os engenheiros deste sistema pensam que as pessoas em filas de trânsito compactas ficam com o pé permanentemente na embraiagem?
- Tendo em conta que em cidade o carro mal tem tempo de aquecer, será normal ligar e desligar frio N vezes sem com isso desgastar o motor?

Gostava de ouvir a V/ opiniões e experiências sobre este sistema.
Abraços.

GonçaloX
:)

Boas.

Sou há menos de um mês proprietário de um BMW 120d com sistema Auto Start Stop, o qual é uma das vertentes do BMW Efficient Dynamics.

Sucede que este sistema me está a fazer uma tremenda confusão, que passo a explicar.

Toda a vida me ensinaram que ligar e desligar um carro frio não é muito recomendável, assim como não me parece que o carro estar constantemente a ligar e desligar lhe dê saúde.

Na prática, ao deslocar-me diáriamente em cidade de casa para o trabalho, paro cerca de 10 a 15 vezes em semáforos. Na maioria dos dias apanho filas de trânsito na Praça de Espanha em Lisboa, onde estou em pára/arranca durante cerca de 5 a 10 minutos.

Ora, se o sistema auto start stop estiver ligado, conseguem imaginar o número de vezes que o carro liga e desliga..... bom, o mesmo número de vezes irá suceder no regresso a casa...
Mais, acho irracional ligar o carro de manhã, e logo quando estou à espera que o portão da garagem feche, basta tirar o pé da embraiagem e lá está o menino a desligar-se...... faz o mesmo no primeiro semáforo da rua, 50m mais à frente.

Vale a pena referir ainda que o sistema por defeito está ligado, ou seja, mesmo que eu desactive o sistema manualmente, na próxima vez que ligo o carro ele fica activo.

Em termos de utilização tenho usado o auto start stop ao fim de semana, e desligo durante a semana.

Pergunto:
- o uso em excesso deste sistema em filas de trânsito diárias não põe em causa a durabilidade do motor?
- Estarão estes motores de facto preparados para ligar e desligar 50 vezes por dia?
- Ou será que os engenheiros deste sistema pensam que as pessoas em filas de trânsito compactas ficam com o pé permanentemente na embraiagem?
- Tendo em conta que em cidade o carro mal tem tempo de aquecer, será normal ligar e desligar frio N vezes sem com isso desgastar o motor?

Gostava de ouvir a V/ opiniões e experiências sobre este sistema.
Abraços.

GonçaloX
:)

Ora aqui estão dúvidas que eu partilho. Será que os engenheiros pensaram mesmo em tudo ou é apenas uma manobra de camuflar ser amigos do ambiente, e no final quem sofre é o proprietário na conta de oficina.:confused:

boas,

Experiencia não tenho, mas tenho opinião xD

Se existem engenheiros de alto nivel a estudar esse tipo de sistemas para poupar o ambiente, acho que lhes devemos dar esse mérito e devemos acreditar no trabalho deles.

Se o sistema nao fosse fiavel a BMW não o implementaria pois tem uma reputação a manter.

Os motores são projectados para resistirem a muito mais do que nós pensamos. Repros, arranques a frio, altas rotaçoes não são um grande problema para o bloco em si, o problema encontra-se maioritáriamente nos periféricos (nomeadamente turbo).

Como com o strat-stop o unico periférico em risco é o motor de arranque.
Acho que deves confiar na BMW, que por acaso é para muitos a melhor marca do mundo.

Concluindo:

O motor está efectivamente sujeito a maior desgaste, mas esse desgaste foi ponderado e muito ponderado pela marca.
O que te pode vir a dar mais problemas é o motor de arranque, mas penso que será concerteza uma peça melhorada para a adopçao dessa tecnologia.

Em suma, usa o SS que não te dará problemas....ainda por cima deve ser massador tar sempre a fazer off no SS.

Confio plenamente no sistema. Os engenheiros não iam brincar numa situação destas. Acreditem que os sistemas são testados e mais que testados em durabilidade [;)]

Já conduzi e andei à pendura nalguns carros com start-stop (nunca num BMW com esse sistema) e este só funciona após o carro tar quente, noutros o a/c tem que estar desligado... Admira-me que até ao portão da garagem (a não ser que seja uma garagem bem grande ou aquecida) que o motor fique a uma temperatura suficientemente alta para o sistema começar a funcionar.

(...)

Como com o strat-stop o unico periférico em risco é o motor de arranque.
Acho que deves confiar na BMW, que por acaso é para muitos a melhor marca do mundo.

(...)

A principal diferença entre carros com e sem start-stop é mesmo o motor de arranque que tem um accionamento mais rápido e aguenta mais ciclos de utilização que um motor de arranque normal.

O resto são sensores que medem velocidade, pedais pressionados, a voltagem da bateria, temperatura do motor...

nos carros que experimentei este sistema só entrava em funcionamento quando o carro ja estava na temperatura ideal.

tambem acho estranho quando ja estas a sair da garagem o sistema entrar em funcionamento...

Supostamente o sistema foi lançado depois de ter sido devidamente testado, por isso se age dessa maneira não precisas de estar preocupado.

Ando diáriamente num 120d com start stop e admito que o sistema me causou alguma estranheza no inicio, para mim o principal defeito é quando estamos em filas de transito e o carro se desliga e o transito volta logo a andar, nem 2 segundos depois de se ter desligado volta logo a ligar-se, e torna-se incomodativo!

Mas quanto à fiabilidade deste componente para o motor à já algum tempo que tenho esta dúvida, quando vou na auto-estrada a 140/150 e chego às portagens, já me aconteceu por mais que uma vez vir a essa velocidade travar e o carro desliga-se quando paro, passa em 10 segundos dos 150 para se desligar! Uma das coisas que eu sempre aprendi é que num carro com turbo isto nunca se faz porque o turbo fica sem lubrificação e continua a rodar, e vai dar asneira!

Será que nesta situação este sistema não é prejudicial para o motor?

Ando diáriamente num 120d com start stop e admito que o sistema me causou alguma estranheza no inicio, para mim o principal defeito é quando estamos em filas de transito e o carro se desliga e o transito volta logo a andar, nem 2 segundos depois de se ter desligado volta logo a ligar-se, e torna-se incomodativo!

Mas quanto à fiabilidade deste componente para o motor à já algum tempo que tenho esta dúvida, quando vou na auto-estrada a 140/150 e chego às portagens, já me aconteceu por mais que uma vez vir a essa velocidade travar e o carro desliga-se quando paro, passa em 10 segundos dos 150 para se desligar! Uma das coisas que eu sempre aprendi é que num carro com turbo isto nunca se faz porque o turbo fica sem lubrificação e continua a rodar, e vai dar asneira!

Será que nesta situação este sistema não é prejudicial para o motor?

Colocas ViaVerde no carro e já não tens esse problema [:D]

I'm joking[;)]

Então e um híbrido como o Prius, que passa a vida a ligar e a desligar o motor de combustão, e por acaso é só um dos modelos mais fiáveis de uma das marcas marcas fiáveis...

O problema aqui não é o motor de arranque (uma vez que este foi reforçado para o trabalho acrescido) mas sim o desgaste na bateria provocado pelo constante liga-desliga!

O problema aqui não é o motor de arranque (uma vez que este foi reforçado para o trabalho acrescido) mas sim o desgaste na bateria provocado pelo constante liga-desliga!

Existem sensores que controlam a carga da bateria.

No híbridos não existe esse problema porque é o motor eléctrico que trata disso.

O mesmo que nos restantes em que o alternador funciona através de corrente e faz de motor de arranque.

A evolução é uma coisa linda. [:cool:]

O fornecedor do sistema é a Bosch, e para alem da BMW já há mais umas quantas marcas em fila para o receber.

No caso de transito intermitente a solução é fácil, ou não largam a embraiagem, ou carregam no botão para desligar o start stop.

A evolução é uma coisa linda. [:cool:]

O fornecedor do sistema é a Bosch, e para alem da BMW já há mais umas quantas marcas em fila para o receber.

No caso de transito intermitente a solução é fácil, ou não largam a embraiagem, ou carregam no botão para desligar o start stop.

Antes da BMW usar o Start And Stop já havia outras marcas a usa-lo. Não foi a BMW a pioneira. Foi a que fez mais publicidade ao assunto.

Antes da BMW usar o Start And Stop já havia outras marcas a usa-lo. Não foi a BMW a pioneira. Foi a que fez mais publicidade ao assunto.

Antes de sair nos BMW, já o meu veículo fazia start e stop... manual, nos semáforos mais longos.[:D][:cool:]

O sistema não é inovador nem tão pouco o melhor implementado (a implementação, por exemplo, no Civic IMA é bem melhor), mas está a fazer com que o pessoal desligue o motor quando está mais transito e desperta as outras pessoas para o fazerem também.

Voltar
Superior