BMW Auto Start Stop

Já me aconteceu em AE parar numa area de serviço e ter de desligar a carrinha pela chave, porque o sistema não achou por bem desligar o motor... eu até fiquei algum tempo a aguardar que o sistema desligasse o motor... mas perdi a paciência[8b] lol.

estou a falar do start/stop da Audi e não da BMW e pelo que já li por aí em comparativos acho que o sistema BMW actua com mais assiduidade enquanto o da audi é mais suave.

Há vários factores que podem impedir o funcionamento do sistema.

Para além de questões de temperatura exterior (julgo que no caso da BMW, não desliga abaixo dos 3ºC e acima dos 30 ou mais ºC) ou AC a precisar do motor para manter o débito necessário, há outras situações que eu me lembro como:

1. Accionar o travão de mão antes de retirar o pé da embraiagem.
2. Meter macha-atrás (evita que se possa desligar aquando manobras de estacionamento).
3. Abrir a porta do condutor (não tenho a certeza desta mas tenho a impressão que sim; as restantes podem ser abertas o que é útil quando se pára para deixar um passageiro sair, por exemplo).

Daqui a 1 mês farei 3 anos de S&S. 66 k km até ao momento. E vivo e ele anda maioritariamente em Lisboa [:p] Como devem imaginar o que não falta é ele desligar-se e voltar-se a ligar várias vezes por viagem [:D]

Última edição:
Pois é... já lá vai quase um ano e ainda não confio plenamente no sistema auto start/stop. Uso apenas quando o carro já está na temperatura normal de funcionamento... :confused:

Conhecem algum site onde existam estudos sobre a matéria?
Gostava de obter informação técnica sobre o sistema, pois gostava de me sentir mais seguro na sua utilização diária.

O meu fantasma continua... será possível um motor estar preparado para ligar e desligar 30 vezes por dia, parte das quais a frio?
Sei que a BMW sabe o que faz mas... também é verdade que ser ECO ajuda a vender...

[8b][8b][8b]

Abraços.

pelo menos isso ja tem ai 4 anos de funcionamento, não tenho ouvido reclamações

O meu 320D tem isso e não desliga enquanto vou fechar a porta da garagem, mas depois de andar uns 2 minutos desliga. Também já reparei que se desligar e ligar muitas vezes seguidas, já não desliga logo assim que tiramos o pé da embraiagem. Parece-me que os apoios do motor deviam ser mais fortes, pois ao ligar treme um bocado (até a manete da caixa abana)…sempre foi assim. É estranho porque normalmente o motor treme mais quando é desligado...aqui passa-se o contrario...a desligar é perfeitamente suave, a ligar nem por isso, para não falar que aquilo ás vezes até chia quando pega…e conheço outros BM’s a fazerem o mesmo. A minha nem 1 ano tem e tem 20 mil kms (sempre foi assim).

Na BMW, quando ligamos o carro, por defeito o start-stop está activo.
Não dará para memorizar desligado e só activar quando quisermos?
Eu, por acaso tb tenho o habito de ligar o carro e clicar logo no botao para desligá-lo...

Tenho quatro questões a colocar:

1. O motor de arranque deve ser um "super" motor de arranque pois o liga e desliga em cidade é constante. Será mesmo assim?
  2. A possibilidade de ligar/desligar o Start/Stop existe só na BMW ou também noutras marcas?
  3. Tendo os motores Diesel mais desgaste no ligar/desligar como terá sido esta situação prevenida?
  4. Gostaria de ver relatos da fiabilidade de quem tem este sistema.
Agradeço a vossa ajuda.

Última edição:
Esse sistema foi feito pelo mesmo tipo de engenheiros que fizeram as EGR , as MAF, os volantes do motor Bimassa e os carros com FAP, quando é para vender é tudo muito bonito e amigo do ambiente, mas quando começam os problemas, projectados normalmente para acontecerem fora da garantia, quem se lixa é quem comprou....

Última edição:
outra vez a historia das falhas???

o sistema ja anda por ai a anos e pouco se ouviu queixas, mas aqui no forum estamos sempre com a historia que avaria etc

sabes como é este pessoal

quando não tem as novas tecnologias nos seus carros tudo é mau

então se aquilo consome menos, manda menos co2, é mau???

logico que não, pode não tar aperfeicoado a 100% mas ja ajuda e muito

o meu carro tambem não le mp3, acho que mp3 deve ser a pior inovação do seculo [:)][:)][:)]

discordo...! em relação ao mp3...[:D]!! Se praticasses desporto e tivesses de andar com um leitor de cd's atrás queria ver...[8b] desculpem o off-topic...:sh)

Este pessoal é mesmo arauto da desgraça e uns autênticos velhos do restelo...

Eu tendo a confiar em quem sabe (tal como espero que o façam na minha profissão)...a BMW é uma marca com nome, e mais importante!!! com intenções de o preservar de futuro - tem técnicos que estudam a fundo as coisas que implementam.

Mas não...nós é que sabemos melhor [:D]

Nunca esta frase, (proferida à 3 anos), fez tanto sentido refutar! O mundo e as sua ironias e constantes mutações[:D]

Eu por acaso em filas de trânsito mais intensas deixo o meu a trabalhar (não tem, atenção), quando podia desligar e no fundo poupar, mas vejo o motor de arranque como uma coisa de desgaste, que é..

Amigos já faço isso (stard and Stop) nas minhas roscas manualmente a muitos anos , o ultimo foi um punto que fiz desde zero Kms ate 180 000 que o vendi , a unica vez que reparei o motor de arranque e foi só limpeza nem escovas levou , ja agora saibam que nesses carros não é o motor de arranque que atua no stard and stop , é o alternador , que faz de motor de arranque, estar de motor ligado , sem ser necessário nunca.

Voltar
Superior