BMW 114d

Não entendo esta mentalidade.

Um carro também não precisa de ter estofos em pele, ar condicionado ou nada disso para cumprir a sua função. Não precisa de ser espaçoso, confortável ou seguro para cumprir a sua função.

No limite um papa-reformas serve para cumprir a função de transporte. Vai devagar, sem conforto, sem luxos e sem segurança, mas vai aos mesmos sítios que um mercedola.

Pela mentalidade do mínimo necessário para cumprir a função tínhamos todos apartamentos T0, papa-reformas, televisões 320*240, Nokias 1100, roupa da feira...

Comprar um BMW 114d é como comprar uma vivenda T4 duplex com a mobília mais barata e rasca que o IKEA vender.

Curiosamente até prefiro mobília do IKEA (independentemente do preço), prática, funcional, design apelativo e sem caganças e a um preço razoável.

E prefiro ter uma boa casa com mobília do IKEA, do que ter uma casa "fraca" com mobília de alta qualidade.

Com isto, quero dizer, que prefiro um bom carro com pouco equipamento, do que um carro "fraco" carregado de equipamento.

E quando eu a minha moradia T4 duplex (ando a trabalhar para isso[:D]) vai ter mobília do IKEA de certeza absoluta.

Se por um lado perdem um bocado da imagem de exclusividade, por outro, alargam a base de clientes...

Eles devem ter p€sado bem a d€cisão...

Sim e não.

Provavelmente no imediato (leia-se até 3 ou 4 anos) significará mais vendas. Mas será que os potenciais compradores dos 5, 6 e 7 a prazo, não acabarão por preferir marcas mais exclusivas ?

A Mercedes fez parecido com o classe A e de alguma forma aguentou-se bem, ou muito bem até, mas o meu palpite é que isto vai delapidar a imagem da BMW, muito sustentada no "prazer de conduzir" que será mais difícil de justificar com estas mecânicas mais amorfas.

E quando eu a minha moradia T4 duplex (ando a trabalhar para isso[:D]) vai ter mobília do IKEA de certeza absoluta.

Vamos ver se até concretizares o projecto não mudas de opinião [;)]

O que define mais do que tudo a qualidade de uma casa é a sua localização e não se é ou não uma moradia, t4, etc.

Eu disse "a mobília mais barata e rasca que o IKEA vender". O IKEA tem muita coisa com uma boa relação preço/qualidade mas as coisas mais baratas costumam ser mesmo mazinhas.

Eu também não tinha problemas em mobilar o meu T4 duplex no IKEA mas era com material com um mínimo de qualidade. Se for com o mais barato que lá encontrar a casa só vale mesmo pelo espaço, porque o recheio não vale nada.

Acho que não faz muito sentido uma diferença tão abismal de qualidade entre o que são duas partes da mesma coisa (um excelente chassis com um motor fraco ou uma excelente casa com mobília fraca).

v7, e desde quando concluis isso face ao que eu disse? :sh) Só existe o 8 e o 80?

A imagem de marca funciona num espectro, mesmo nas 3 premium alemães isso se mantém válido.

Uma só marca a produzir mais de 1 milhão de carros há muito que deixou de ser exclusiva ou ter aura. Se a BMW tem aura, a Ferrari tem o quê? Adjectivem-se com propriedade as coisas, sff!, porque se não gastam os adjectivos a metade do espectro [:D]

O que a boa parte dos comentários neste tópico revela é desconhecimento histórico. Mesmo em termos de peso/potência este 114d fixa-se num nível que já existiu na BMW há muito tempo. Portanto a novidade está mesmo onde?

É a mesma coisa que amanhã lançarem um 518d F10 com 143cv. Vai tudo gritar no FAHO (que sofre infelizmente do síndrome do mundo pequeno) apenas porque desconhecem que o E39 foi equipado com um 20d de 136cv...

Depois chamar downsizing a isto...erro. Isso seria válido se estivéssemos a falar, por exemplo, de um tricilindrico qualquer de menor cilindrada mas potência idêntica (coisa que é o futuro da sigla 14d pelo que me parece...).

Um motor com idêntica cilindrada aos 16d ED como é este 14d e, até, piores consumos/emissões não constitui um downsizing, mas simplesmente um 16d ED "não-ED", veja-se castrado na reprogramação e sem o pacote Efficient Dynamics de 2ª geração.

Da mesma forma que o 16d não é/foi downsizing pois não passava de um 18d exactamente com a primeira premissa.

Motores feitos para contextos fiscais onde a potência é o factor determinante.

Última edição:
Vamos ver se até concretizares o projecto não mudas de opinião [;)]

O que define mais do que tudo a qualidade de uma casa é a sua localização e não se é ou não uma moradia, t4, etc.

Nada disso, a localização apenas ajuda a definir o valor da casa e não a sua qualidade.

Posso ter uma casa de excelente qualidade e construção com o mesmo valor de uma casa de construção pobre.

Eu disse "a mobília mais barata e rasca que o IKEA vender". O IKEA tem muita coisa com uma boa relação preço/qualidade mas as coisas mais baratas costumam ser mesmo mazinhas.

Eu também não tinha problemas em mobilar o meu T4 duplex no IKEA mas era com material com um mínimo de qualidade. Se for com o mais barato que lá encontrar a casa só vale mesmo pelo espaço, porque o recheio não vale nada.

Acho que não faz muito sentido uma diferença tão abismal de qualidade entre o que são duas partes da mesma coisa (um excelente chassis com um motor fraco ou uma excelente casa com mobília fraca).

Sim, concordo contigo. De facto, estava a pensar mais na gama média/alta do IKEA.

Mas num todo, há certos elementos em que a exigência não é tanta e conseguir conciliar uma boa casa com mobília menos nobre. Eu não sou exigente em termos de motor, mas tenho alguma exigência em termos de comportamento e condução, e não dou grande importância a equipamento, por isso consigo perceber a existência deste modelo.

Acho que o prazer de condução não tem que estar, forçosamente, ligado a um motor muito potente. No dia a dia, talvez 95 cv sirvam perfeitamente para andar na cidade, fazer os percursos de auto-estrada a 140 km/h, andar nas nacionais, acompanhando o normal fluxo da circulação, e andar nas estradas de montanha com uma condução fluida e agradável.

Para mim, uma posição de condução desportiva, envolvente, que permita baixar bem o banco, uma direção comunicativa e uma afinação de suspensão que proporcione um rolar aveludado e, simultaneamente, sentir a acção das rodas é muito, muito importante.

Digo isto porque tive imensas saudades do meu BMW 316 Ci, com os seus modestos 102 cv, quando troquei por um Volvo S60 2.0 T com 180 cv. O prazer de condução proporcionado pelo BMW era muito superior ao do Volvo. Claro, isto é um ponto de vista tão válido como outro qualquer.

Acho que o prazer de condução não tem que estar, forçosamente, ligado a um motor muito potente. No dia a dia, talvez 95 cv sirvam perfeitamente para andar na cidade, fazer os percursos de auto-estrada a 140 km/h, andar nas nacionais, acompanhando o normal fluxo da circulação, e andar nas estradas de montanha com uma condução fluida e agradável.

Para mim, uma posição de condução desportiva, envolvente, que permita baixar bem o banco, uma direção comunicativa e uma afinação de suspensão que proporcione um rolar aveludado e, simultaneamente, sentir a acção das rodas é muito, muito importante.

Digo isto porque tive imensas saudades do meu BMW 316 Ci, com os seus modestos 102 cv, quando troquei por um Volvo S60 2.0 T com 180 cv. O prazer de condução proporcionado pelo BMW era muito superior ao do Volvo. Claro, isto é um ponto de vista tão válido como outro qualquer.

Concordo inteiramente com esta visão.

Dou o exemplo de conseguir ter tanto prazer ou mais de andar de 125cc do que numa 600cc.

v7, e desde quando concluis isso face ao que eu disse? :sh) Só existe o 8 e o 80?

A imagem de marca funciona num espectro, mesmo nas 3 premium alemães isso se mantém válido.

Uma só marca a produzir mais de 1 milhão de carros há muito que deixou de ser exclusiva ou ter aura.
Se a BMW tem aura, a Ferrari tem o quê? Adjectivem-se com propriedade as coisas, sff!, porque se não gastam os adjectivos a metade do espectro [:D]

O que a boa parte dos comentários neste tópico revela é desconhecimento histórico. Mesmo em termos de peso/potência este 114d fixa-se num nível que já existiu na BMW há muito tempo. Portanto a novidade está mesmo onde?

É a mesma coisa que amanhã lançarem um 518d F10 com 143cv. Vai tudo gritar no FAHO (que sofre infelizmente do síndrome do mundo pequeno) apenas porque desconhecem que o E39 foi equipado com um 20d de 136cv...

Depois chamar downsizing a isto...erro. Isso seria válido se estivéssemos a falar, por exemplo, de um tricilindrico qualquer de menor cilindrada mas potência idêntica (coisa que é o futuro da sigla 14d pelo que me parece...).

Um motor com idêntica cilindrada aos 16d ED como é este 14d e, até, piores consumos/emissões não constitui um downsizing, mas simplesmente um 16d castrado na reprogramação e sem o pacote Efficient Dynamics de 2ª geração.

Da mesma forma que o 16d não é/foi downsizing pois não passava de um 18d exactamente com as mesmas premissas.

Motores feitos para contextos fiscais onde a potência é o factor determinante.

O facto de a BMW ser uma marca nobre e desejada, não significa que não haja vários patamares acima, sendo a ferrari que referiste um extremo, porque é actualmente das marcas mais exclusivistas, caras e desejadas do planeta.

Mas há algumas coisas pelo meio das 2 como a Porsche, Jaguar, Maserati, etc.

Mas tudo isto não invalida que a BMW também não esteja num patamar diferente das mais comuns ford, opel, renault, peugeot, fiat, etc. aliás como sabes.

Quanto ao enquadramento histórico das versões menos potentes, eu lembro-me do 316 E30 de apenas 75 cv ou do 518i E34 de 115cv. Mas isto foi há mais de 20 anos e as coisas mudam, os carros pesam mais, quase todos tem AC e as necessidades de potência são hoje diferentes.

Eu nem digo que este 114d seja submotorizado, digo é que será seguramente um carro diferente do que no nosso imaginário costuma ser um BMW

Aura BMW?

Mas vocês já viram os números de vendas da marca?

Vivem quando...em 1989? [:D]

Nem mais, quando penso em BMW imagino um 6 cilindros em linha com um belo som e tracção traseira, hoje em dia a BMW só vive basicamente em torno dos Diesel, se formos radicais a marca já perdeu à muito a sua aura.

O 114d é uma forma de ter um modelo mais generalista para pessoas que preferiam as qualidade de um S1 mas que não liguem as performance, porque nem todos temos de andar com um carro de 170cv quando a maioria não da uso nem a metade da potencia.

Vai uma aposta?
Este S1 com 95 cavalos vais ser um espectáculo,um aprumo de dinâmica, mas um 1.6 Hdi de 95 Cavalos ou até mesmo um 1.6 Tdi de 105 são arrastadeiras?[:p]

Quem aposta já comigo em adiantado? [:D]

E até acrescento mais, vai fazer consumos tão bons, que até parece que nasce gásoleo![:)]

Mas isso já é apanágio em todos os BMW's. Então em modo ECO até vendem gasóleo às petrolíferas.

O s1 é do segmento "C", ou seja um pequeno familiar (ou familiar compacto, como queiram) por definição. Logo aqui a BMW baixou a sua fasquia, pois quem compra um carro familiar pequeno é porque não tem €s para um maior.

Sendo assim, chegar a ser concorrente dum qualquer hdi, jtd ou tdi de baixa cilindrada, estava a um pequeno passo...

De qualquer forma, vai bastar uma pequena repro para conseguir os poucos cvs a menos.

Errado. Compra o carro porque gosta dele e porque o motor será suficiente para o seu uso normal diário. Um gajo como eu que não tem filhos, normalmente anda sozinho ou com apenas mais 1 pessoa mas que ainda assim tem gosto em ter lugares traseiros e uma mala qb para umas viagens com familiares ou amigos vai encontrar no série 1 e noutros equivalentes uma boa aposta.

Se um carro com praticamente 100cv e 235NM não se mexe razoavelmente, nem quero pensar os pobres coitados com carros 1.0~1.3 com potências a rondar os 70cv que vão carregados todos os anos de férias para diversas partes do país/países vizinhos. É tudo uma questão de se saber aproveitar o carro com a sua respectiva potência; será mais que suficiente para quase toda a gente. Só não serve é para fazer Lisboa/Porto a 180+km/h.

O que efectivamente terá de ser bem revisto é a sua gama de preço, pois se não for generosamente abaixo do 1.6 de 115cv então é óbvio que a maior parte das pessoas opte por este último. Também penso que este motor vai ajudar, ainda mais, a marca a penetrar os contractos frotistas.

No meio disto tudo fiquei sem saber se a versão 114d vai sair em Portugal, tendo em conta que a 114i sim e com preço estimado de pouco mais de 24000€, que face aos 27500€ do 116d ED poderiamos prever um preço em torno dos 25750€.

Curiosamente até prefiro mobília do IKEA (independentemente do preço), prática, funcional, design apelativo e sem caganças e a um preço razoável.

E prefiro ter uma boa casa com mobília do IKEA, do que ter uma casa "fraca" com mobília de alta qualidade.

Com isto, quero dizer, que prefiro um bom carro com pouco equipamento, do que um carro "fraco" carregado de equipamento.

Se queres mobília barata opta pela Moviflor [:p]

Já agora, o que é um carro fraco?

Se queres mobília barata opta pela Moviflor [:p]

Já agora, o que é um carro fraco?

Eu disse barata, mas não precisa de ser tão fraca. A generalidade da qualidade do material da moviflor fica bem abaixo da generalidade do IKEA.

Prefiro um série 1 despido de equipamento (não essencial), do que um Fiat Bravo carregado de equipamento ou mesmo um Renault Mégane, por exemplo. São opções.

Eu disse barata, mas não precisa de ser tão fraca. A generalidade da qualidade do material da moviflor fica bem abaixo da generalidade do IKEA.

Prefiro um série 1 despido de equipamento (não essencial), do que um Fiat Bravo carregado de equipamento ou mesmo um Renault Mégane, por exemplo. São opções.

Exacto, são opções.

Quanto à Moviflor, de facto é barata mas os moveis em geral também deixam a desejar, assim como o serviço prestado.

Quanto ao carro fraco, eu por acaso sou adepto do " fraco " mas equipado. Isto porque os chamados " fortes " para mim não têm as características que eu aprecio.

Agora claro se uma pessoa quiser aproveitar o desportivismo e os materiais de um S1, face ao maior conforto e espaço de um Megane, pronto, faz sentido não optar por equipamento " a mais ".

Neste caso é despido de equipamento e com um motor castrado.

Curioso como as pessoas por andarem devagar acham que um motor maior e mais potente não vale a pena.

Um motor maior é normalmente muito mais agradável de utilizar, mesmo devagar, mais suave e disponível.

Curioso como as pessoas por andarem devagar acham que um motor maior e mais potente não vale a pena.

Um motor maior é normalmente muito mais agradável de utilizar, mesmo devagar, mais suave e disponível.

Sim mas eu creio que as pessoas estão a dizer , por exemplo, que em cidade, pode não justificar um 20d, face a um 18d, por exemplo, porque o 18d já é bom o suficiente.

E, dependendo das pessoas, pode ou não justificar um 14d, porque afinal, há muita gente que tem andamentos suaves.

Voltar
Superior