Bioetanol E85 será solução ?

Estes não são condensadores normais, aqui está o pack utilizado inicialmente no FCX.

honda-ultracapacitor.jpg

boostcap-ultracapacitor.jpg

xixa parece enorme:eek:

1. Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

2. O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

1. Só se não te chateasses de fazer 2000 km/ano, em vez de 20 000. É que a produção sustentável de etanol não dará para mais que isso. E para chegar aos 10%, já lhe estou a pôr muita inovação em cima...

2. Não acredito. O etanol tem menor calor de combustão. Isso não deve ser verdade...

Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.

Monoculturas intensivas ajudam à desertificação dos solos. [;)] Depois não plantas lá nada porque não cresce. Ainda temos as emissões na produção, no Brasil por exemplo pegam fogo aos campos de cana de açucar que ficam a arder durante dias e dias a emitir CO2... [;)]

O problema com os bio-combustiveis é que em alguns produz-se mais CO2 na sua produção que o que se poupa no seu consumo.
Já para não falar no impacto ao nível dos preços dos cereais para alimentação, que com o aumento da procura de desta matéria prima para a sua transformação em combustível, tem levado a uma escalada de preços.

Portanto, depois da euforia inicial (como tudo na vida) e começando a pensar melhor nas coisas e nas suas implicações...talvez o Bioetanol ainda não seja a panaceia para todos os males...

Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.

Ficam?, a especulação/% de lucro é terrível[;)] , quanto ao resto se a implementação de tais politicas ou objectivos de tais produções forem fietods de um modo sustentado (nesta matéria não há outra solução) poderá ser um alternatica caso contrário é mais um método de pura exploração para o meio-ambiente e populações locais onde decorre a dita exploração.

As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.

Há tanto tempo!, a Suécia é o Brasil da Europa no que toca ao uso deste BC.

Ficam?, a especulação/% de lucro é terrível[;)] , quanto ao resto se a implementação de tais politicas ou objectivos de tais produções forem fietods de um modo sustentado (nesta matéria não há outra solução) poderá ser um alternatica caso contrário é mais um método de pura exploração para o meio-ambiente e populações locais onde decorre a dita exploração.

Um grande problema mesmo, se existisse rotatividade de culturas com diversidade para não saturar os terrenos, mas não é isso que acontece. Aliás, peguem no Google Earth e vão até ao Brasil, vão ver as áreas que dantes tinham árvores a capturar CO2 com plantação de cana de açucar. [;)]

Isto é andar para trás.

Monoculturas intensivas ajudam à desertificação dos solos. [;)] Depois não plantas lá nada porque não cresce. Ainda temos as emissões na produção, no Brasil por exemplo pegam fogo aos campos de cana de açucar que ficam a arder durante dias e dias a emitir CO2... [;)]

Porque é que eles fazem isso? Diminui o tempo entre cada colheita?

Os biocombustíveis de 2ª geração podem ser obtidos a partir de resíduos florestais. Não implicam a utilização de cereais criados para o efeito. Já existe uma refinaria a produzir bio-etanol a partir de resíduos florestais na Suécia.

Os campos de cana seriam queimados independentemente da produção de biocombustíveis. É uma prática agrícola comum. Além disso a combustão de matéria orgânica não é considerada relevante para o aumento do CO2 atmosférico porque é considerada como fazendo parte do ciclo do carbono.

O problema com os bio-combustiveis é que em alguns produz-se mais CO2 na sua produção que o que se poupa no seu consumo.

O processo de produção de biocombustíveis está no início. Com o desenvolvimento do processo, o rendimento poderá ser muito superior a breve prazo.

Os biocombustíveis de 2ª geração podem ser obtidos a partir de resíduos florestais. Não implicam a utilização de cereais criados para o efeito. Já existe uma refinaria a produzir bio-etanol a partir de resíduos florestais na Suécia.

Se for assim é mais uma fonte. Mas o que é que se entende por residuos florestais? Os ramos, pinhas, etc? É que isso é fundamental para as florestas como ecosistema, pelo menos é o que sempre vi nos documentários.

Mas o que é que se entende por residuos florestais? Os ramos, pinhas, etc?

Todo o material de origem celulósico que se encontra na madeira, no mato e em diversas culturas como sejam o cardo ou as ervas de pastagem dos animais entre tantos outros.

E ao limpar-se a floresta dos ditos resíduos florestais também se previne os fogos.

Eu sempre fui um anti hibrido ,porque acho ke as marcas tentam fazer dinheiro com a vontade das pessoas em serem "ecologicas", do que pelas reais vantagens dos motores hibridos.
Sempre achei ke o bio ethanol era uma melhor opçao no imediato ,mas tem a grande desvantagem de aumentar os preços dos cereais , o ke para os países pobres é uma catástrofe

A FIat apresentou no salão de FRankfurt o Panda Aria ke eu acho ke é mais uma vez uma pequena revolução da FIat, o motor funciona a metano 70% e hidrogeno 30% , e as emissões de CO2 são 69 g/km, oke deve ser um record!

Eu sempre fui um anti hibrido ,porque acho ke as marcas tentam fazer dinheiro com a vontade das pessoas em serem "ecologicas", do que pelas reais vantagens dos motores hibridos.
Sempre achei ke o bio ethanol era uma melhor opçao no imediato ,mas tem a grande desvantagem de aumentar os preços dos cereais , o ke para os países pobres é uma catástrofe

A FIat apresentou no salão de FRankfurt o Panda Aria ke eu acho ke é mais uma vez uma pequena revolução da FIat, o motor funciona a metano 70% e hidrogeno 30% , e as emissões de CO2 são 69 g/km, oke deve ser um record!

O principio de aproveitamento das energias dos hibridos parece-me bastante interessante, o actual problema é que a oferta destes carros é muito limitada e os carros disponiveis tem um forte timbre de "carro alternativo" que confesso não me atrai nada.

O icon é o prius, que acho que é mesmo carro para quem conduzir é uma necessidade para se deslocar e não tem piadinha nenhuma.

Por outro lado, ainda não tenho muito claro se de facto os hibridos na fase em que estão e tendo em conta o processo de fabrico, são uma proposta séria de tentar diminuir emissões ou se são mais uma jogada de marketing

Última edição:

pá, é assim: as marcas fazem o que dá dinheiro. Se podem capitalizar na "vontade de ser ecológico", não o fazer seria perder dinheiro. Já agora, não creio que a maioria das pessoas que compram híbridos o façam por ser ecológico. É mais porque híbridos gastam menos!!!

De qualquer forma, o híbrido é um automóvel mais racional porque recupera alguma da energia que doutra forma seria dissipada. Isto é um melhoramento significativo sobre as tecnologias tradicionais. É progresso técnico.

As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.

As emissões de 64g/km que indicas resultam da dedução do valor de co2 que as plantas reciclam, certo?
Porque em termos directos anuncia 217. Se os 64 fossem directos teria uma bela carreira em Portugal com impostos bastante reduzidos.

Voltar
Superior