Bateria VW Passat

Estás a embrulhar muito isso.

Se não tens multímetro leva a um electricista auto que ele mede na hora! Seja como for vais acabar por precisar dele para resolver isso.

Cumprimentos.

Sim, acredito que o melhor é mesmo o electricista. Mas se conseguisse descobrir eu o problema era bom, já que me ficaria mais barato.

Já trabalhei com multímetros, mas não tenho nenhum. Porém, nos chineses compram-se por 5 euros. Se me explicares como funcionam as mediçoes agradecia.

Isso dos chineses poder ser tudo (bonito, barato, completo) mas leituras fiáveis não são com eles. [:D] Esquece!

Arranja um colega que tenha um, ele que encoste o multímetro aos bornes da bateria, tu ligas o carro e ele vê quanto é que está a carregar ou se está de todo. Acelera quase até ao redline para saberes se ele está a carregar ao longo de toda a faixa de rotação!

Cumprimentos.

Comprei um multimetro numa loja de electrónica e já testei as coisas. A bateria com o carro a trabalhar, luzes nos máximos e ar condicionado ligado não desce dos 11.5V. Se acelerar até as 4000 rpm chega aos 14V. Com o carro desligado a voltagem é constante.

Penso que não será o alternador...

Agora só me resta saber o que o carro consome quando está desligado. Há alguma forma de saber?

Já viste sse a bateria tem "agua" ao nível normal?

É que isso poderá ser o suficiente para a bateria não estar nas perfeitas condições e entregar a "alma ao criador" mais cedo.

Pelo que tenho visto ao ralenti (mas sem consumos adicionais, luzes, ar condicionado, etc) atira-se para os 14V ou 14.XV. Depois conforme aceleras o rectificador deve manter sempre esse valor! Se é o que está a acontecer então está tudo bem.

Verifica, por exemplo, se a luz da mala não fica acesa, a luz do cinzeiro ou se o alarme não está a consumir mais do que devia.

Cumprimentos.

Nas luzes nada está aceso. Verifiquei nos fusiveis a amperagem que passa com o carro desligado e em todos marcava 0A. Agora o alarme é que deve estar ligado directamente à bateria. Como é que eu consigo medir isso?

Bem, já consegui medir a amperagem que o carro consome estando desligado. Sem alarme armado consome 0.07-0.08 amperes. Se estiver com o alarme ligado consome 0.09 amperes.

Quando armo e desarmo o alarme acaba por ficar uns 20 segundos pelos 15 amperes, mas despois estabiliza nos 0.08 amperes.

É normal o carro consumir esta amperagem estando desligado? Será essa a causa da bateria ter ficado descarregada?

Última edição:
Voltei a fazer medições hoje e a voltagem da bateria (já foi carregada) com o carro parado é de 12.5V. A trabalhar sobe até aos 14V. Quanto à amperagem que consome com o carro desligado voltou a ser 0.09A.

Alguma opinião?

Voltei a fazer medições hoje e a voltagem da bateria (já foi carregada) com o carro parado é de 12.5V. A trabalhar sobe até aos 14V. Quanto à amperagem que consome com o carro desligado voltou a ser 0.09A.

Alguma opinião?

se com o carro a trabalhar tens 14v o alternador está a trabalhar bem!
se o carro consome 0.09A não é nada significativo...

vê se sabes qual a amperagem de arranque dessa bateria, já vi baterias de 70A com 330A de arranque...
para o teu carro precisas de no mínimo 600A para um bom arranque e sem esforço para a bateria!

Tenta arranjar alguém que tenha uma bateria, que tenha indicação da potência de arranque. [;)]

Como já disseste, a tua bateria não tem essa indicação, mas o problema se calhar estará aí mesmo.

Obrigado a todos. Fico mais descansado que esteja tudo normal. A próxima bateria que comprar terei em atenção a amperagem de arranque.
Cumprimentos.

Voltar
Superior