Bateria VW Passat

lffs

New member
Olá a todos. Tenho um Passat 1.6 TD de 1993 e a bateria durou-me apenas 1 ano e meio. A unica coisa que consome com o carro desligado é o alarme. Porém, há outro problma. Sempre que ponho o carro a trabalhar, a luz da bateria fica acesa e o conta rotaçoes não mexe. Só depois de lhe dar um cheirinho de aceleração a luz apaga e as rotações sobem. O alternador está a carregar a bateria. Alguma sugestão?

Boas

Isso de só marcar as rotações depois de acelerar é normal, tenho um amigo com um e faz o mesmo, no entanto tenho um mas com motor 1.9TD e não faz isso, mas pode ser de serem motores diferentes.

Cumps

A bateria tinha as caracteristicas pelo menos iguais às recomendadas? Depois também há baterias que duram 2 anos e outras 8. Depende da qualidade.

Obrigado pelas respostas. Esta bateria era das mais baratas. Para este carro penso que as recomendadas sao de 74 amperes. Esta tinha 70. Mas mesmo assim 1 ano e meio parece-me muito pouco. Parece-me que algo anda a consumir energia, mas não sei o quê.

Nunca se deve meter amperagem a menos do que o recomendado. Não é a única característica a ter em conta mas é um bom guia.

Não só compraste com amperagem inferior à necessária como compraste das baratas, ou seja, potência de arranque muito fraca para o carro.

Compra uma barata para aí de 80 amperes ou uma de 74 mas de marca, nem precisa de ser Tudor ou Bosch, tens a Banner por exemplo.

Cumprimentos.

Não é por uma diferença de 4Ah que a bateria não faz o serviço, o problema deve ser mesmo bateria marada, como tá na garantia podes trocar por outra, se não tiver na garantia mete uma do jumbo, marca auchan, que são Tudor, sem tirar nem pôr e ai já podes meter com amperagem correcta.

Obrigado pelas opiniões. Estive a procurar no manual do carro e não encontro a amperagem correcta para a bateria. Sei que a anterior tinha 74 e esta tem 70 e marca DRIVERS. Se alguem souber a amperagem ideal para o meu carro diga para agora qd comprar esteja correcta.

a diferença de 4 amperes nao´significa nada o prob pode estar no alternador...ele carrega bem como disseste mas e ao arranque quando acende a tal luz nesse momento antes de dar o tal toque no acelarador ai nesse momento carrega bem envia a tensao devida a bateria? nao podera ser o regulador de tensao que nao esteja bom..? experimenta a fazer a mediçao da carga que o alternador esta a dar aquando do arranque e no momento em que a luz esta acesa....

cumps

Última edição:
O problema é bem capaz de estar aí, pois agora qd a bateria descarregou completamente, liguei-lhe uma outra para trabalhar e não lhe dei o tal "cheirinho" no acelerador. Acontece que passados uns 10 segundos de ele estar a trabalhar foi-se a baixo sozinho. Da segunda vez já o acelerei pra apagar a luz e correu tudo bem. Mas será que isso é suficiente para mandar abaixo uma bateria em 1 ano e meio? Normalmente depois de o por a trabalhar arranco logo com ele, apagando a luz do alternador.

Última edição:
Segundo o Autodata o recomendado é 63Ah por isso a bateria que tens dá.

Uma bateria "deita-se" mais facilmente do que julgam. Andaste um 1 ano e meio a esforçá-la e ela não aguentou mais. Provavelmente, mesmo que resolvas o problema, vais ter de comprar uma nova.

Cumprimentos.

sim penso na minha opiniao que é possivel acabares com ela tendo esse problema do regulador de tensao porque a luz apaga mas e depois sera que a tensao que ela manda pa bateria por exemplo a noite em que tens luzes ligadas etc é suficiente? ou de dia em que nao tens mta coisa a consumir nao enviara tensaoa mais para a bateria essa luz indica que existe uma anomalia...durante o processo de funcionamento do motor nao sabes as quebras ou os excessos que o alternador envia pode por momentos enviar demais e em outros de menos e ai origara um maior esforço na bateria...é aminha opiniao.

cumps

Esse sintomas é de alternador que não está a carregar. A luz só apagava se elevasses as rotações do carro? e quando deixavas de acelerar, voltava a acender?

Acho que se estão a esquecer de uma das duas medidas existentes nas baterias, ou seja...

As baterias tem duas medidas. A "Ah" que siginifica "amperes por hora", e a letra "A" que é a "amperagem" que equivale à força instantanea que a bateria consegue produzir no momento em que dás à chave.

Agora passo a explicar.

Podes ter uma bateria que tenha 70Ah e 560A e outra que tenha 65Ah e 620A, neste caso apesar da segunda bateria ter menos amperagem/hora, tem mais capacidade no momento do arranque.

Como é sabido, o momento em que é preciso mais energia, é quando se pretende colocar o motor em funcionamento, portanto eu optaria pela segunda bateria.

Um problema que poderás encontrar ao tentar consultar esses dados, é o facto de algumas marcas não colocarem a potência de arranque e terem apenas a amperagem/hora.

Só se falou sempre na Ah, mas o valor fundamental (não descurando a Ah), é a potência de arranque das baterias, sendo aí que elas se "esgotam"...

Última edição:
Esse sintomas é de alternador que não está a carregar. A luz só apagava se elevasses as rotações do carro? e quando deixavas de acelerar, voltava a acender?

Não. Depois de dar a primeira aceleradela apaga e só volta a acender se desligar e voltar a ligar o carro.

A minha bateria não tem informação da potência de arranque. Existe alguma forma rudimentar de eu saber se o alternador está em condições ou não? E já agora se o carro está a consumir energia desligado.

Já meti a bateria a carregar durante 24 horas. Vamos ver quanto tempo se aguenta mais...

Última edição:
Estás a embrulhar muito isso.

Se não tens multímetro leva a um electricista auto que ele mede na hora! Seja como for vais acabar por precisar dele para resolver isso.

Cumprimentos.

Voltar
Superior