Barulho Embraiagem - Diagnósticos?

elPiranha

New member
Boa tarde a todos.

Há algum tempo que vou aprendendo coisas com este fórum mas só agora me registei para poder postar.

Estou com uns problemas (simples) no carro, e se possível, gostaria de ouvir opiniões de quem entende mesmo disto (vocês):

1- Quando o carro está em ponto morto, sem carregar no pedal da embraiagem ouço um barulho contínuo (que parece metálico, como se alguma coisa estivesse a arrastar). Assim que coloco o pé na embraiagem o som desaparece. Também não se ouve em andamento (ou é imperceptível).

2- A manete das mudanças está um pouco solta. Isto é, quando o carro está engatado, com a mão consigo mover a manete na horizontal mas a mudança não salta, apenas não fica "presa" a manete. Tanto parado como em andamento a manete não treme, fica sossegada.

Quais podem ser os motivos para estes problemas? Acham que podem estar relacionados?
E que soluções tomar?

Já fiz o teste de embraiagem falado aqui no fórum e parece estar boa (embraiagem tenta agarrar o carro e depois vai abaixo, não patina. Tanto em 1ª, como em 2ª como em 4ª).

O carro é um Citroen Saxo 1.0 de 98.

Obrigado a todos os que se disponibilizarem.

Última edição:
boas
em principio é o rolamento de encosto da embraiagem que está a gripar.
não sei se vendem isso em separado ou só o kit de embraiagem completo.
o meu ax gt está com o mesmo problema, mas como é carro só para dar umas voltas vai continuar assim
cumps

sim, deve ser o rolamento de encosto. deve vender-se sozinho, mas ao mexer mais vale trocar tudo que a diferença de preço para o kit todo deve compensar. em relação ao abanar da manete devem ser os casquilhos dos tirantes que vão da manete até à caixa, mas isso não tem mal nenhum. podes aproveitar para meter tudo novo se meteres a embraiagem.

Ok, muito obrigado pelas respostas.

Já agora, sabem se andar com o carro assim pode trazer algum inconveniente a médio prazo?
É que se não houver problema eu faço mais uns Kms com o carro assim e depois quando conseguir juntar mais dinheiro mudo a embraiagem completa.

Se houver algum problema (além do barulho incómodo) em não arranjar eu vejo a diferença de preço entre o rolamento de encosto e a embraiagem e se a diferença for grande troco só o primeiro.

Se puderem dar uma indicação eu agradeço de novo.

Cumprimentos a todos![:D]

Ok, muito obrigado pelas respostas.

Já agora, sabem se andar com o carro assim pode trazer algum inconveniente a médio prazo?
É que se não houver problema eu faço mais uns Kms com o carro assim e depois quando conseguir juntar mais dinheiro mudo a embraiagem completa.

Se houver algum problema (além do barulho incómodo) em não arranjar eu vejo a diferença de preço entre o rolamento de encosto e a embraiagem e se a diferença for grande troco só o primeiro.

Se puderem dar uma indicação eu agradeço de novo.

Cumprimentos a todos![:D]

Como foi dito tudo indica que será o rolamento de encosto. Desde que não piore em principio nao fará mal. Conheºo quem tenha tido esse problema e só passado uns tempos arranjou

Tenho esses mesmos "problemas" no uno!!!!
O barulho tenho desde os 65000km (tem agora 150000) e nunca tive problema nenhum com isso. O barulho só se verifica quando o motor está frio e desaparece completamente quando este aquece. O meu mecanico disse que posso andar sem problemas e de facto não noto nada de anormal no funcionamento da embreagem.

cump

Voltar
Superior