Bar expulsa deficientes

Ou essa lei é muito recente ou as nossas "forças da ordem" não tem conhecimento dela... porque da última vez que me vedaram o acesso (neste caso a uma discoteca), chamei a polícia que ... disse não poder fazer nada.

É que basta qualquer um de nós (homens) decidir sair SOZINHO à noite em Lisboa e tentar entrar em praticamente qualquer discoteca SOZINHO ... para ter o acesso vedado :-D

É como o "consumo mínimo obrigatório": se me pedirem 100€ de CMO, eu entrar, tomar um café e pedir factura discriminada, que é que lá vão pôr ? :-D

Ontopic: acho que vos está a escapar um detalhe aqui: o grave não terem expulso cidadãos deficientes do bar: o grave é terem expulsado cidadãos do bar.
Deficientes ou não, todos temos os mesmos direitos... mas quem anda "na noite" parece que gosta de "prescindir" dos mesmos e tomam como "natural" a chamada "selecção de ambiente" feita na maioria das casas ...

Regards,

Não conheço a lei em questão por isso não posso comentar, mas há estabelecimentos em que aparece um cartaz a dizer "Reservamos o Direito de Admissão" ... como disse, não conheço a lei ...

A atitude daquele bar foi desumana, vergonhosa ... e espero que tenha como consequência um boicote geral ... Não acredito que venham a ter uma coima elevada, infelizmente :( :( :(

Cada estabelecimento pode reservar o direito de admissão...mas tem que ter a sinalética . E para tê-la tem que ter uma autorização.

E qual é a lei que regulamenta isso ?

É que segundo o post do marcunha, a "reserva do direito de admissão" é -na prática- o "vedar o acesso", punível com coimas entre 500 e 5000€ ...

Assim de repente só me lembro 3 razões passíveis de legitimar o vedar do acesso: alcoolizado/sob efeito de estupefacientes, num estado visual "deplorável" ou ... lotação esgotada.

Regards

e direito de admissão já ouviram falar? só lá entra quem o dono quer e ponto final. como isso é uma historia do correio da manhã acreditem que está muito mal contada.

Sim, já ouvi falar no direito de admissão. Mas nesse caso o grupo nunca teria sequer chegado a entrar...não era depois de uma hora lá dentro, que vêm alegar falhas técnicas com o intuito de expulsar o grupo e reabrir logo a seguir...[8b]

e direito de admissão já ouviram falar? só lá entra quem o dono quer e ponto final. como isso é uma historia do correio da manhã acreditem que está muito mal contada.

Eu penso que o direito de admissão tem que ter disponível, sobre pedido, os critérios de admissão. Nesses não podem estar, obviamente, referências a deficiências, sejam elas mentais ou físicas, raças, credos, etc...

Nenhuma lei, sobretudo a que especifica o direito da admissão, se pode sobrepor à constituição.

Eu penso que o direito de admissão tem que ter disponível, sobre pedido, os critérios de admissão. Nesses não podem estar, obviamente, referências a deficiências, sejam elas mentais ou físicas, raças, credos, etc...

Nenhuma lei, sobretudo a que especifica o direito da admissão, se pode sobrepor à constituição.

Se a direcção alegasse que tem o Direito de Admissão o que diriam a esses cidadãos? - ah e tal... são deficientes não podem entrar!

Cada vez mais parece ser comum esse procedimento de ter uns gorilas [SIZE=-1]à[/SIZE] porta a seleccionar quem entra. Uma vez numa discoteca um colega meu não entrou por ter uma gravata [SIZE=-1]à[/SIZE]s maçãs!

Quantas vezes não vi esses gorilas a baterem em pessoas... uma ocasião no Trigonometria em Braga até a cabeça de um mulato bateram no capot de um Lancia Y10... :(

A mim e a outro português fizeram o mesmo aqui na Polónia numa discoteca, o porteiro arreganhou em polaco que não nos deixava entrar e teve como resposta umas valentes gargalhadas e um p que te p... [:D] ao que parece um dos mafiosos da cidade estava a ter uma festa e devia ter medo que lhe comessem as mulheres! [:)]

O direito de admissão não é para todas as situações.

Por norma é pessoas que evidenciem embriagues ou drogas etc etc.

Assim como têm de ter um consumo mínimo.

O direito de admissão não é para todas as situações.

Por norma é pessoas que evidenciem embriagues ou drogas etc etc.

Assim como têm de ter um consumo mínimo.

É... não vedam o acesso, mas metem o consumo mínimo com um valor muito alto para a pessoa não entrar. Apesar de legal, pelo que li à tempos numa noticia, isso pode ser considerado inconstitucional, e são obrigados a devolver o dinheiro. Mas até hoje ninguém foi a tribunal ( porquê será... [8b]:sh)) exigir tal coisa.

ainda não percebi uma coisa. expulsaram os deficientes porquê? por serem deficientes?

aí deve ter coisa. Não tem lógica nenhuma correram com alguém só por ser deficiente.

Ou o dono terá um ego e uma estupidez tão grande que se possa dignar a ter lá quem ele quer...

Acho que falta qq coisa a essa historia pois se for assim como dizem é discriminação a 200%

É... não vedam o acesso, mas metem o consumo mínimo com um valor muito alto para a pessoa não entrar. Apesar de legal, pelo que li à tempos numa noticia, isso pode ser considerado inconstitucional, e são obrigados a devolver o dinheiro. Mas até hoje ninguém foi a tribunal ( porquê será... [8b]:sh)) exigir tal coisa.

Mas o "consumo mínimo" é legal como ?
Se entrares numa discoteca onde te pediram 100€ de consumo mínimo e pedires uma cerveja (que está -imaginemos- tabelada a 2€ ) e à saída exigires (porque a lei to permite) uma factura detalhada (para apresentar na empresa para -por exemplo- despesas de representação), que é que eles vão "facturar" ? 2€ da cerveja e 98€ de "consumo mínimo obrigatório" ?

Se cobrarem "entrada", ainda vá que não vá ... mas isso -que eu saiba- obedece a outros códigos legais (espectáculos, etc) ...

Acho que as pessoas se habituaram ao "reservado o direito de admissão" e ao "consumo mínimo obrigatório" como dados adquiridos e legais, sem nunca terem questionado a sua legitimidade/legalidade.

RCE disse:
Eu fiquei completamente surpreendido..como é que é possível nos dias de hoje isto acontecer?

Caro, isso acontece diariamente um pouco por todo o país, e múltiplas vezes ao dia ... com a diferença de acontecer a não-deficientes.
Chamam-lhe "selecção de ambiente" ... does it ring a bell ?

Regards,

ainda não percebi uma coisa. expulsaram os deficientes porquê? por serem deficientes?

aí deve ter coisa. Não tem lógica nenhuma correram com alguém só por ser deficiente.

Ou o dono terá um ego e uma estupidez tão grande que se possa dignar a ter lá quem ele quer...

Acho que falta qq coisa a essa historia pois se for assim como dizem é discriminação a 200%

Epa no entender deles nao da bom aspecto teres la dentro gajos com deficiencias.É claro que era muito melhor teres pessoal tipo morangos com veneno com gajas todas bonitinhas!!!
Mas se nao gostavam paciencia as pessoas pagam nao arranjam problemas sao bons clientes e nao era por isso que o bar ia ficar com má fama.Tenho pena de quem sofre este tipo de discriminaçoes infelizmente,nem lhes deve apetecer sair de casa com gente que faz destas coisas[8b] [8b]

Mas o "consumo mínimo" é legal como ?
Se entrares numa discoteca onde te pediram 100€ de consumo mínimo e pedires uma cerveja (que está -imaginemos- tabelada a 2€ ) e à saída exigires (porque a lei to permite) uma factura detalhada (para apresentar na empresa para -por exemplo- despesas de representação), que é que eles vão "facturar" ? 2€ da cerveja e 98€ de "consumo mínimo obrigatório" ?

Se cobrarem "entrada", ainda vá que não vá ... mas isso -que eu saiba- obedece a outros códigos legais (espectáculos, etc) ...

Acho que as pessoas se habituaram ao "reservado o direito de admissão" e ao "consumo mínimo obrigatório" como dados adquiridos e legais, sem nunca terem questionado a sua legitimidade/legalidade.

Caro, isso acontece diariamente um pouco por todo o país, e múltiplas vezes ao dia ... com a diferença de acontecer a não-deficientes.
Chamam-lhe "selecção de ambiente" ... does it ring a bell ?

Regards,

É legal e regulamentado pelo Decreto Regulamentar n.º4/99 de 1 de Abril da Direcção-Geral do Turismo. ( http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=798724&main_id= )
Por sua vez a APDC tem duvidas sobre a constitucionalidade desde decreto ( http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=798721&div_id=1730 )

Quanto a este lamentável incidente que resultou na expulsão dos deficientes, com a publicidade negativa e possíveis multas que podem ser alvos, vai certamente servir de lição para os próximos tempos e um aviso à restante navegação para terem mais cuidado com tais actos.

Voltar
Superior