Há uns 8 anos, participei no Banco Alimentar sempre que havia a iniciativa. Em 2 natais seguidos, eu e a minha irmã fomos voluntários, estando a organização em Coimbra, a cargo de um amigo dela. Nesses 2 anos estive o fim-de-semana todo no Continente (Coimbra Shopping), onde me esforçava ao máximo, não sendo "melga" e tentando ser o mais simpático possível, ouvindo todo o tipo de respostas. Com uns 13 anos, lá carregava eu o carrinho de compras mais velho e "desengonçado" que o Continente cedia ao Banco Alimentar, carregado até ao cimo com embalagens de 1kg de tudo, levando-o até ao armazém, a uns 50 metros de rampas e calçada portuguesa, desde a porta onde eu estava. Por vezes até os seguranças implicavam connosco, mas eu gostava muito de ali estar.
Ao terceiro ano consecutivo, já com nova coordenação, não conhecendo eu a organização, após me telefonarem para ir para lá, disse que podiam contar comigo no Continente de Coimbra, pois é relativamente perto de minha casa e tendo eu 15 anos na altura, dava-me imenso jeito. A resposta que me deram foi que o Continente era um sítio demasiado importante e não podiam aceitar gente com menos de 18 anos. Até hoje não me conformei, pois havia muita gente que mais facilmente daria uma contribuição sendo uma pessoa mais nova a pedir, e dava muito melhor aspecto uma certa heterogeneidade de idades... Em alternativa propuseram-me um hipermercado a alguns quilómetros de distância. Não aceitei. Até hoje, mandam sempre as cartas, e podem contar com a minha ajuda como doador, mas nunca mais como voluntário. Esta é uma organização demasiado importante para não ser bem gerida.
Quanto às histórias dos destinos da comida, claro que as ouvi muitas vezes, mas um caso não são casos e, se infelizmente há muita gente desonesta, há de certeza muita gente necessitada que faz valer a pena estas iniciativas.
Abraço