Banco Alimentar

Eu não duvido das boas intenções de muita gente, seja da que trabalha lá, seja da que é voluntária. Mas tambem há muita vigarisse e muitas pessoas que por lá se aproveitam da boa fé e boa vontade de quem oferece com intuito que aquilo que doa chegue aos mais necessitados...

Lamento, por ja ter conhecido algumas coisas que por lá se passaram e continuam a passar....não faço qualquer tensão de doar seja o que for ao Banco Alimentar.

Completamente de acordo.

Quem é o "vigaristas"..? O teu vizinho ou o Banco Alimentar...?

De qualquer modo, se um dia precisares, também te ajudaremos a ti, ou a alguém dos teus...

Vigaristas são todos aqueles que pactuam com o meu vizinho para que este encha a despensa e a garagem nestas alturas do ano com aquilo que as pessoas dão de boa vontade à porta dos supermercados. É por isso que não dou nem uma casca de banana.

Desde o momento em que descobri que um vizinho meu, pessoa com grandes posses e que se encontra de alguma forma ligada ao Banco Alimentar, enche a sua despensa com o que o BA recebe das pessoas nesta altura do ano, deixei de dar seja o que fôr a esses vigaristas.

Se descobriste, devias denunciar esse caso aquem de direito, ( basta um telefonema identificado) incobri-lo, é pactuar com ele, se tens apenas suspeitas, entao acho que devias primeiro tentar prova-lo!:confused: :(

Se descobriste, devias denunciar esse caso aquem de direito, ( basta um telefonema identificado) incobri-lo, é pactuar com ele, se tens apenas suspeitas, entao acho que devias primeiro tentar prova-lo!:confused: :(

Concordo plenamente, se isso acontece, é preciso denunciar, pois só assim se consegue combater esse vigaristas, eu axo muito bem que quem poder que ajude no banco alimentar, pois de certeza que alguma fome vai acabar, nem que seja para uma criança, pois o resto se for desviado, esses que o desviaram vou pagar por esse crime mais cedo ou mais tarde. Força nisso e denuncia, claro está se realmente tiveres certezas, suspeitas não contam...

Vigaristas são todos aqueles que pactuam com o meu vizinho para que este encha a despensa e a garagem nestas alturas do ano com aquilo que as pessoas dão de boa vontade à porta dos supermercados. É por isso que não dou nem uma casca de banana.

Compreendo este tipo de revolta mas vale mais 100 pessoas carenciadas com um prato à frente, dendo 1 delas o teu vizinho gordo ou 99 com fome?

É bom termos convicções mas experimentem passar nem que seja 2 dias sem comper apara verem o desespero em que se fica... é uma experi~encia que faria bem a qualquer um de nós...

Dizer que não me compete a mim mas ao estado é perfeitamente aceitável.. mas enquanto isso há uma criança sem a porcaria de um copo de leite para beber.:(

Compreendo a vosaa atitude mas choca-me que se recuse ajudar alguém a comer só porque uma prte dessa comida é aproveitade descaradamente.

Estamos a falar de FOME!

eu ajudo sempre que posso .
não custa nada nós darmos 1 k açucar a k arroz ou seja o que for, é assim eu dou com a intenção de tudo ser encaminhado para quem mais precisa se tudo não chega ao destino certo ,as pessoas que fazem o desvio não ficarão de bem com a sua consiencia mas tambem será um numero restrito de pessoas .
quando dou sinto-me bem e sei que muita gente tem fome e até aos dias de hoje eu não precisei ,mas não sei o dia de amanha e deve ser muito bom nós sabermos que há alguem pronto a ajudarnos
um abraço aos que concordam e tambem para os outros

Há uns 8 anos, participei no Banco Alimentar sempre que havia a iniciativa. Em 2 natais seguidos, eu e a minha irmã fomos voluntários, estando a organização em Coimbra, a cargo de um amigo dela. Nesses 2 anos estive o fim-de-semana todo no Continente (Coimbra Shopping), onde me esforçava ao máximo, não sendo "melga" e tentando ser o mais simpático possível, ouvindo todo o tipo de respostas. Com uns 13 anos, lá carregava eu o carrinho de compras mais velho e "desengonçado" que o Continente cedia ao Banco Alimentar, carregado até ao cimo com embalagens de 1kg de tudo, levando-o até ao armazém, a uns 50 metros de rampas e calçada portuguesa, desde a porta onde eu estava. Por vezes até os seguranças implicavam connosco, mas eu gostava muito de ali estar.
Ao terceiro ano consecutivo, já com nova coordenação, não conhecendo eu a organização, após me telefonarem para ir para lá, disse que podiam contar comigo no Continente de Coimbra, pois é relativamente perto de minha casa e tendo eu 15 anos na altura, dava-me imenso jeito. A resposta que me deram foi que o Continente era um sítio demasiado importante e não podiam aceitar gente com menos de 18 anos. Até hoje não me conformei, pois havia muita gente que mais facilmente daria uma contribuição sendo uma pessoa mais nova a pedir, e dava muito melhor aspecto uma certa heterogeneidade de idades... Em alternativa propuseram-me um hipermercado a alguns quilómetros de distância. Não aceitei. Até hoje, mandam sempre as cartas, e podem contar com a minha ajuda como doador, mas nunca mais como voluntário. Esta é uma organização demasiado importante para não ser bem gerida.

Quanto às histórias dos destinos da comida, claro que as ouvi muitas vezes, mas um caso não são casos e, se infelizmente há muita gente desonesta, há de certeza muita gente necessitada que faz valer a pena estas iniciativas.

Abraço

Eu tenho ajudado, sempre que posso, não só neste tipo de iniciativas mas em muitas outras (...), por isso acho que quem ajuda tem o direito de saber se essa ajuda vai para quem precisa!

Sorry o OT mas recorrentemente usas isso: "(...)"

Por acaso estás a omitir parte de uma citação?

Por acaso no sábado contribuí com 1 Kg de arroz e um pacote de esparguete (acho que nunca o tinha feito). Mas depois à noite oiço uma reportagem na TV em que já há (pasmem-se!) médicos, professores e advogados inscritos no Banco Alimentar... para receber comida, é claroooooooooooooooooooo!!!! :eek::eek::eek::eek:. Mas ainda não é tudo. Se isto já é chocante e nos deixa sem palavras, os motivos indicados para eles se inscreverem nisso é que me deixaram (ainda mais!) estupefacto: é que não conseguem pagar os créditos contraídos ou manter os filhos incritos no colégio... bom, será preciso dizer mais alguma coisa??? [8b]

Se for preciso 50% da comida angariada ficar pelo caminho para que os outros 50% cheguem a quem precisa, então que seja.

Eu contribuo sempre com qualquer coisa. Ainda este fim de semana foi uma palete de leite, 8 pacotes de bolachas Maria, 2 kg arroz, 2 lts de óleo alimentar e 2 embalagens de esparguete.

in http://www.bancoalimentar.pt/quemsomos.html
Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.

Não é por nada mas pedir nos supermercados e hipermercados não é lutar contra o desperdício.
Sei, porque conheço quem lá tenha trabalhado, que a maioria dos supermercados/hipermercados e distribuidores deita caixas e caixas de alimentos perfeitamente bons para consumir apenas porque a caixa se abriu ou qq defeito da mesma. Assim, não poderiam fazer um acordo com esses distribuidores e em vez de irem para o lixo serem utilizados para dar a quem menos pode?

isto é um valente negocio para os supermercados e para muito boa gente

nao era mais simples as coisas serem a custo de fornecimento/fabrico? sem intermediários pelo meio que ganham bastante com isso por exemplo?

nao era mais simples as coisas serem a custo de fornecimento/fabrico? sem intermediários pelo meio que ganham bastante com isso por exemplo?

A diferença é que nesse sistema tinhas apenas uma mão cheia de entidades a contribuir (empresas) e aqui tens milhares de pessoas a contribuir. É claro que em princípio um particular doa menos que uma grande empresa, mas dado o grande número o balanço final deve compensar.

A diferença é que nesse sistema tinhas apenas uma mão cheia de entidades a contribuir (empresas) e aqui tens milhares de pessoas a contribuir. É claro que em princípio um particular doa menos que uma grande empresa, mas dado o grande número o balanço final deve compensar.
o que eu queria dizer era existir uma entidade em que desses guito e soubesses que iam comprar alimentos a preço de fornecimento

claro que isto potencia a trafulhice mas sp se poupava muito muito e dava para mais comida

so o que se gasta em carrinhas para transportar de supermercado em supermercado

Sei, porque conheço quem lá tenha trabalhado, que a maioria dos supermercados/hipermercados e distribuidores deita caixas e caixas de alimentos perfeitamente bons para consumir apenas porque a caixa se abriu ou qq defeito da mesma. Assim, não poderiam fazer um acordo com esses distribuidores e em vez de irem para o lixo serem utilizados para dar a quem menos pode?

Mas isso hoje já acontece. Significativa parte do que recolhem no total tem essa origem. Se conheces alguém que põe grandes quantidades para o lixo é porque esse alguém não se quer dar ao trabalho de sequer informar o BA.

É uma observação válida, mas na prática a alternativa não funcionaria tão bem. O perfeito é inimigo do bom.

o que eu queria dizer era existir uma entidade em que desses guito e soubesses que iam comprar alimentos a preço de fornecimento

claro que isto potencia a trafulhice mas sp se poupava muito muito e dava para mais comida

so o que se gasta em carrinhas para transportar de supermercado em supermercado

Ideias perfeitamente válidas, bom raciocínio.

No entanto, penso que a maior parte das pessoas se sente mais confortável a dar comida do que a dar dinheiro, percebes o que quero dizer? [;)]

Ideias perfeitamente válidas, bom raciocínio.

No entanto, penso que a maior parte das pessoas se sente mais confortável a dar comida do que a dar dinheiro, percebes o que quero dizer? [;)]
se fosse garantido que era para comprar alimentos podia ser as pessoas nao se importassem, mas nao duvido que fossem menos pessoas a dar.

se te dessem um talao com um numero e na net diziam o que se tinha comprado com esse numero? era uma ideia gira mas ja era demasiado complicado penso eu de que

Eu não duvido das boas intenções de muita gente, seja da que trabalha lá, seja da que é voluntária. Mas tambem há muita vigarisse e muitas pessoas que por lá se aproveitam da boa fé e boa vontade de quem oferece com intuito que aquilo que doa chegue aos mais necessitados...
Lamento, por ja ter conhecido algumas coisas que por lá se passaram e continuam a passar....não faço qualquer tensão de doar seja o que for ao Banco Alimentar.

Então, mas isso tem é que ser denunciado.
Se ajudas um amigo que afinal te traiu e enganou, decides deixar de ter amigos ?

Voltar
Superior