baixa psicológica

CarlosPinto

Banido
diseram-me que a baixa psicologica é paga a 100%!! é verdade?

a baixa normal é paga a 65% do salario base,não é?ou é a media dos ultimos meses?

alguem sabe?ou já teve de baixa?

Se não estou em erro os psicólogos, não podem prescrever baixa a um doente

Os psicólogos escrevem uma recomendação ao médico de família que por sua vez passa a baixa. Mas passa uma baixa normal, igual a qualquer outra, paga pelo montante normal da tabela, do link que coloquei.

Pelo menos os psiquiatras podem ser prescritas pelo psiquiatra, mas a baixa é normal no pagamento (65 ou 85%, qualquer coisa assim), só que traz um dizer num campo próprio a autorizar a sair de casa entre certas horas.
As baixas que são pagas na totalidade se não me falha a memória são em função da doença, de tuberculose, a de gravidez de risco, e as oncológicas.

A psicologia não é considerada medicina, tanto que nem tão pouco podem prescrever medicamentos.

Depois de uma breve pesquisa, no formulario da Seg Social para requerer a baixa, há 6 opções:

Doença Natura, Doença directa, Artº 28/2004 ( Tuberculose ), Assistencia a Familiares, Doença Profissional ou Acidente de Trabalho. Em lado nenhum é referida a baixa psicologica, e nem tão pouco me parece que paguem a 100%, é a 65% e é um pau.

A psicologia não é considerada medicina, tanto que nem tão pouco podem prescrever medicamentos.

Depois de uma breve pesquisa, no formulario da Seg Social para requerer a baixa, há 6 opções:

Doença Natura, Doença directa, Artº 28/2004 ( Tuberculose ), Assistencia a Familiares, Doença Profissional ou Acidente de Trabalho. Em lado nenhum é referida a baixa psicologica, e nem tão pouco me parece que paguem a 100%, é a 65% e é um pau.

Pois, mas a psiquiatria sim, e pode muito bem passar uma baixa.

Pois, mas a psiquiatria sim, e pode muito bem passar uma baixa.

sim, a psiquiatria é uma doença, mas só o medico de familia pode passar baixa. Se uma pessoa por exº é operada, o hospital passa uma baixa de 12 dias, e após isso é o medico de familia que faz o eventual prolongamento. Baixa de longa duração so o médico de familia

Última edição:
è com cada azeite[8b] ... Chama-se baixa psiquiátrica. A causa Psicológica que determinou a pessoa meter baixa é outra coisa.

Ó amigo....quer ver que vou ter que lhe explicar tudo!?!?!
É para ver se o pessoal entendia a coisa... já que estavam a utilizar dois termos que podem ser sinónimos, ok?
Mais...a baixa psiquiátrica também poderia ser chamada de " baixa psicológica", entendeu?
Só se chama assim, porque legalmente se convencionou usar o termo "psiquiátrica"
E claro...a baixa psiquiátrica tem(?) como causa uma perturbação psicológica!!!
Sendo assim...e para simplificar... o termo "psicológico" poderia ser utilizado com dois propósitos: A causa da baixa e a baixa em si mesma!

Última edição:
É para ver se o pessoal entendia a coisa... já que estavam a utilizar dois termos que podem ser sinónimos, ok?
Mais...a baixa psiquiátrica também poderia ser chamada de " baixa psicológica", entendeu?
Só se chama assim, porque legalmente se convencionou usar o termo "psiquiátrica"
E claro...a baixa psiquiátrica tem(?) como causa uma perturbação psicológica!!![:p]
Também vejo as coisas por estes termos.[;)]

E claro...a baixa psiquiátrica tem(?) como causa uma perturbação psicológica!!!
Sendo assim...e para simplificar... o termo "psicológico" poderia ser utilizado com dois propósitos: A causa da baixa e a baixa em si mesma!

Então tambem temos baixa dentária, baixa pulmonar, baixa vascular, é isso que queres dizer?
É que eu não concordo nada com isso.

Baixa médica é baixa médica e não tem uma sub-denominação, excepto que pode ser devido a um problema dentário ou do foro da estomatologia, ou da pneumonologia, etc...

Agora eu já vi passarem varias baixas e nunca vi lá nada escrito tipo: baixa faringica ou otorrinolaringologica ou outro qualquer tipo de sub-denominação.
Uma coisa é a causa da baixa e essa pode ser psicologica (foro psiquiatrico), mas não é uma baixa psicologica...

Não será assim???

P.S.- Existem doenças do foro psiquiátrico que não são psicológicas... um psiquiatra não é só um psicólogo que pode prescrever medicamentos, é muito mais que isso...

Última edição:
Voltar
Superior