AVEIRO

citação:Originalmente colocada por king tdi

Conheço bem Viseu estudei lá e trabalhei lá. Qualidade de vida sim mas a que custo? Casas caras, empregos=0. Será isto benéfico a longo prazo? Eu infelizmente tive de vir para Lisboa. Acabei o curso e emprego em Viseu nada. O meu Pai estava sem emprego lá e não conseguiu arranjar emprego. Em nenhum lado. Voltou para Lisboa depois de ter lá estado mais de 10 anos. A minha irmã ficou com o namorado. Ele ficou sem emprego e ela também. Não conseguiram colocação em lado nenhum. Vieram para Lisboa. Será que Viseu tem alguma coisa que me escapou. Á excepção de corrupção que até mete medo. pois estruturas como Palácio do Gelo ou Golfe Montebelo são muito giras. Mas além de serem carissimas. São de pouco usufruto para a população em geral. Empresas com a Visa.... que dominam completamente os politicos. Desde a câmara muicipal á associação industrial. Tenham dó. Se conhecessem Viseu como eu conheço fugiam. Nem uma empresa consegues criar sem ter problemas. Ou achas que empresas como a Borgstena em Nelas que infelizmente ardeu agora. Huf em Tondela. Citroen em Mangualde. Colocaram-se fora da zona de Viseu muitas delas porque Viseu não criou condições para as receber. Os parques industriais. Mundão e Coimbrões que só têm serviços. Á excepção de uma transformadora de mármores e uma fabrica de tapetes. Conheço Viseu como a palma da minha mão. Não fosse a corrupção instalada em todos os orgãos de soberania que era uma cidade fenomenal. Se fores funcionário publico é o sitio ideal para viver. Caso contrário. É para esquecer.

Quanto á falta de emprego acho que tens razão, quanto á corrupção há em todo o pais e Tondela, Mangualde, Nelas e outras tambe pertencem ao distrito de Viseu.
Casas caras???!!??
Em Lisboa e no Porto pagam as casas carissimas e não se queixam.
Os governantes são corruptos??!!?? Isso não sei mas sei que Viseu evoluiu muito na ultima decada!
[/quote]

Evolução em Viseu na ultima década? :(

Rotundas cibernéticas cheias de água a gastar fortunas diárias? Circunvalações de alcatrão há volta de meia duzia de prédios? Palácios de Gelo com lojas de ricos? Forum's? Estarás tu a referir-te ao que se vê? É que as cidades são muito mais que isso. E a qualidade de vida pouco ou nada é influenciada por isso na minha opinião. Os espaços verdes que já existiam foram melhorados. Porreiro! Então e estruturas para criar empregos para as pessoas? Zonas de habitação com custos moderados?

Corrupção há em todo o lado é verdade. Mas em viseu só tem uma cor. Laranja. Onde só há um reinado. Reina-se melhor. [8]

É assim, se é a corrupção que não deixa haver mais indústria em Viseu,
então Viseu está muito bem a nível de corrupção em comparação
com a maior parte do país.
É que Viseu sem praticamente nada de infra-estruturas que o estado devia dar, tem a região mais indutrializada de todo o interior,
de longe, e ainda ultrapassa muitas zonas do litoral com mais
infra-estruturas. E além disso é também a região mais populosa
de todo o interior, de longe.

O que tu dizes é o normal em Portugal, incluindo em Lisboa,
ou já te esqueceste do Metro, dos negógios da câmara de Lisboa com
os clubes, nisso Viseu é um exemplo, etc, etc...

Mas o tópico é para falar de Aveiro, por isso é melhor deixarmos Viseu.

Peço desculpa ao autor do tópico, e prometo que assim que tiver
algum tempo, vou colocar aqui um post muito longo sobre (quase)
tudo o que sei de Aveiro.

citação:Originalmente colocada por XlPower

É assim, se é a corrupção que não deixa haver mais indústria em Viseu,
então Viseu está muito bem a nível de corrupção em comparação
com a maior parte do país.
É que Viseu sem praticamente nada de infra-estruturas que o estado devia dar, tem a região mais indutrializada de todo o interior,
de longe, e ainda ultrapassa muitas zonas do litoral com mais
infra-estruturas. E além disso é também a região mais populosa
de todo o interior, de longe.

O que tu dizes é o normal em Portugal, incluindo em Lisboa,
ou já te esqueceste do Metro, dos negógios da câmara de Lisboa com
os clubes, nisso Viseu é um exemplo, etc, etc...

Mas o tópico é para falar de Aveiro, por isso é melhor deixarmos Viseu.

Peço desculpa ao autor do tópico, e prometo que assim que tiver
algum tempo, vou colocar aqui um post muito longo sobre (quase)
tudo o que sei de Aveiro.

Concordo encerrar viseu. Mas uma ultima frase. Estás a referir-te a Viseu distrito. Eu estou a referir-me a Viseu cidade. Um pouco diferente. Industria em Viseu distrito:). Industria em Viseu cidade[xx(]. Alguém que fale de Aveiro. Eu adorava ir para lá viver. Não tive muitas oportunidades. Queria ir tirar lá um curso superior mas como tenho de trabalhar e lá não consgui arranjar emprego. Sobrou Lisboa e Porto. Porto não gosto. Sobrou Lisboa. :D

bom... entao é assim... eu ainda vivo nos dois lados... sou de viseu e estudo em aveiro!

epah... Viseu é muito mais bonito, mais sossegado com MUITO mais qualidade de vida sem duvida. Os unicos contras sao o clima que é de extremos e arranjar emprego por aqui duvido que seja mais facil do que em aveiro, mas n é impossivel.

Aveiro tem um clima fantastico, tem a praia ali ao lado... mas por outro lado o ambiente da cidade é mt mau... tirando os estudantes é com cada personagem! lol É uma cidade sem nada para ver, muito pouco organizada e ligeiramente maior que viseu... mas como tem mais industria é desconfio que seja mais facil de arranjar emprego.

Sugestão: vai a uma cidade e a outra... se tiveres a familia ou a pensar formar uma viseu é mais agradavel para se ter filhos e tal... se gostares mais de aveiro tb n ficas mal! :P

PS: A noite de Viseu é bem melhor do que a de Aveiro ;)

Eu já estudei em Viseu e agora estudo em Aveiro. Em Viseu estive lá muito pouco tempo, mas o pouco tempo que estive, a cidade não me cativou nem um pouco.

Aveiro tem uma temperatura amena po causa da ria, enquanto Viseu é sempre frio de inverno. Quanto aos ventos em Aveiro é que é mau.

Vivo a 20 km da cidade de Aveiro e vou para lá quase todos os dias para a universidade. Vou de comboio e atravesso a cidade toda a pé, que é muito agradável.

Sem dúvida que é uma cidade muito boa.

Aquanto á zona que um dia gostava de ter uma casa lá, é a parte de trás da universidade. A zona de Verdemilho. Longe do caus da cidade mas perto de tudo, e no fundo é uma aldeia.

Quanto a segurança, nunca tive nehum problema nem conheço ninguem que tenha sido assaltado em Aveiro. Mas fala-se muito do bairro de São Tiago que fica mesmo ao lado da universidade.
Passo lá muitas vezes e até hoje nada.

citação:Originalmente colocada por Renas

Conheço bem Viseu estudei lá e trabalhei lá. Qualidade de vida sim mas a que custo? Casas caras, empregos=0. Será isto benéfico a longo prazo? Eu infelizmente tive de vir para Lisboa. Acabei o curso e emprego em Viseu nada. O meu Pai estava sem emprego lá e não conseguiu arranjar emprego. Em nenhum lado. Voltou para Lisboa depois de ter lá estado mais de 10 anos. A minha irmã ficou com o namorado. Ele ficou sem emprego e ela também. Não conseguiram colocação em lado nenhum. Vieram para Lisboa. Será que Viseu tem alguma coisa que me escapou. Á excepção de corrupção que até mete medo. pois estruturas como Palácio do Gelo ou Golfe Montebelo são muito giras. Mas além de serem carissimas. São de pouco usufruto para a população em geral. Empresas com a Visa.... que dominam completamente os politicos. Desde a câmara muicipal á associação industrial. Tenham dó. Se conhecessem Viseu como eu conheço fugiam. Nem uma empresa consegues criar sem ter problemas. Ou achas que empresas como a Borgstena em Nelas que infelizmente ardeu agora. Huf em Tondela. Citroen em Mangualde. Colocaram-se fora da zona de Viseu muitas delas porque Viseu não criou condições para as receber. Os parques industriais. Mundão e Coimbrões que só têm serviços. Á excepção de uma transformadora de mármores e uma fabrica de tapetes. Conheço Viseu como a palma da minha mão. Não fosse a corrupção instalada em todos os orgãos de soberania que era uma cidade fenomenal. Se fores funcionário publico é o sitio ideal para viver. Caso contrário. É para esquecer.

Quanto á falta de emprego acho que tens razão, quanto á corrupção há em todo o pais e Tondela, Mangualde, Nelas e outras tambe pertencem ao distrito de Viseu.
Casas caras???!!??
Os governantes são corruptos??!!?? Isso não sei mas sei que Viseu evoluiu muito na ultima decada!

Rotundas cibernéticas cheias de água a gastar fortunas diárias? Circunvalações de alcatrão há volta de meia duzia de prédios? Palácios de Gelo com lojas de ricos? Forum's? Estarás tu a referir-te ao que se vê? É que as cidades são muito mais que isso. E a qualidade de vida pouco ou nada é influenciada por isso na minha opinião. Os espaços verdes que já existiam foram melhorados. Porreiro! Então e estruturas para criar empregos para as pessoas? Zonas de habitação com custos moderados?

Corrupção há em todo o lado é verdade. Mas em viseu só tem uma cor. Laranja. Onde só há um reinado. Reina-se melhor. [8]
[/quote]

tens noçao das barbaridades que dizes? casas caras em viseu? os meus pais compraram um T3 com 150m2 por 11 mil contos! obvio que n é no centro da cidade... mas fica a 2 min! A rotunda cibernetica que falas n gasta agua, mas enfim... a agua que aquilo usa mt raramente é mudada!

Quanto à visabeira... até concordo que ela influencie muito do que se passa na camara municipal, mas tens noçao que a visabeira é das maiores empresas do país e emprega directa ou indirectamente metade da populaçao da cidade?

Bom e qualidade de vida é apanhares horas de ponta com 20 min para chegar a casa, poderes deixar o carro aberto e ng to levar, teres acesso a actividades culturais e desportivas com muita facilidade, teres os tais espaços verdes é qualidade de vida e aqui há muitos, e etc...

gostava de saber quantos de voces vao à varanda à noite e ouvem os grilos e de manha os passaros,?[:p] isto numa cidade...

Boa[^] descrição!
A casa dos meus pais em Viseu fica mesmo ao lado de um desses espaços verdes, e devo dizer que é do melhor que há.

Continuando em relação ao assunto do topico, tokyo, se tens trabalho cá (Aveiro) não penses 2 vezes, pois não tá facil aranjar trabalho em lado nenhum.

As piores zonas para morar são as junto as praias, as melhores mais para o interior.
Pros- é uma cidade calma, temperatura muito boa, a praia é mesmo ao lado (prai 10 ou 12kms) e calma sem muita gente, tens auto-estradas que ligam a toda a parte do pais.E tambem é relativamente</u> facil arranjar trabalho em qualquer fabrica.

contras- opá assim de repente só me lembro do seguro que é mais caro, e as pessoas numca têm pressa de chegar a lado nenhum.:D

citação:Originalmente colocada por eL niNo

Casas caras???!!??

tens noçao das barbaridades que dizes? casas caras em viseu? os meus pais compraram um T3 com 150m2 por 11 mil contos! obvio que n é no centro da cidade... mas fica a 2 min! A rotunda cibernetica que falas n gasta agua, mas enfim... a agua que aquilo usa mt raramente é mudada!

Quanto à visabeira... até concordo que ela influencie muito do que se passa na camara municipal, mas tens noçao que a visabeira é das maiores empresas do país e emprega directa ou indirectamente metade da populaçao da cidade?

Bom e qualidade de vida é apanhares horas de ponta com 20 min para chegar a casa, poderes deixar o carro aberto e ng to levar, teres acesso a actividades culturais e desportivas com muita facilidade, teres os tais espaços verdes é qualidade de vida e aqui há muitos, e etc...

gostava de saber quantos de voces vao à varanda à noite e ouvem os grilos e de manha os passaros,?[:p] isto numa cidade...
[/quote]

[}:)] Bem não vou comentar mais a barbaridade é demais. Casas de 150m2 em Viseu? Marzovelos fica fora da circunvalação se bem conheces Viseu. E t3 mais pequenos rondam os 30000 contos. Usados. E não estou a fazer filmes. Pois conheço construtores em Viseu. Mas os teus pais podem ter feito o negócio da vida deles.

[}:)] Carros abertos em Viseu? Deves estar a falar de Vildemoinhos, Ranhados... Zonais fora da área urbana de Viseu.

[}:)] Em relação á visabeira não vale a pena bater no ceguinho. Continuem a deixar o Engº Fernandes andar de BMW série 7 a gasolina. Ele gosta e o povo agradece.

Boa[^] descrição!
A casa dos meus pais em Viseu fica mesmo ao lado de um desses espaços verdes, e devo dizer que é do melhor que há.

Continuando em relação ao assunto do topico, tokyo, se tens trabalho cá (Aveiro) não penses 2 vezes, pois não tá facil aranjar trabalho em lado nenhum.

As piores zonas para morar são as junto as praias, as melhores mais para o interior.
Pros- é uma cidade calma, temperatura muito boa, a praia é mesmo ao lado (prai 10 ou 12kms) e calma sem muita gente, tens auto-estradas que ligam a toda a parte do pais.E tambem é relativamente</u> facil arranjar trabalho em qualquer fabrica.

contras- opá assim de repente só me lembro do seguro que é mais caro, e as pessoas numca têm pressa de chegar a lado nenhum</u>.:D

realmente.

Embora não conheça bem Viseu, a cidade foi construida mais ordeiramente que aveiro é verdade mas viseu não tem uma ria dentro da cidade.

Sinceramente viseu tem melhor noite mas como já foi dito estamos mt perto de viseu porto coimbra.

Como é do porto fazer Porto-Aveiro ou Porto-Viseu são cerca de 15/20 minutos de diferença portanto...

Neste momento não trocava aveiro por nenhuma cidade.

Acho que li que o IPV tem mais alunos que a UA?!?!? espero ter lido mal.

O Melhor é mesmo vir até cá um dia e fazermos uma visita guiada.

Zonas a evitar morar: Br. do liceu, Vila Jovem... Falem o que falarem ainda não ouvi falar de assaltos em S.tiago

[}:)] Bem não vou comentar mais a barbaridade é demais. Casas de 150m2 em Viseu? Marzovelos fica fora da circunvalação se bem conheces Viseu. E t3 mais pequenos rondam os 30000 contos. Usados. E não estou a fazer filmes. Pois conheço construtores em Viseu. Mas os teus pais podem ter feito o negócio da vida deles.

[}:)] Carros abertos em Viseu? Deves estar a falar de Vildemoinhos, Ranhados... Zonais fora da área urbana de Viseu.

[}:)] Em relação á visabeira não vale a pena bater no ceguinho. Continuem a deixar o Engº Fernandes andar de BMW série 7 a gasolina. Ele gosta e o povo agradece.

pah... eu moro em viseu à 21 anos, portanto sei bem do que falo! sabes que marzovelos é o bairro xique da cidade... há muito mais por onde escolher... o apartamento dos meus pais é na quinta das lameiras, em gumiraes... foi um bom negocio sim sr... mas hj o apartamento n vale mais do que 15 mil contos!;)

btw... vildemoinhos, ranhados, rio de loba fazem todas parte da area urbana da cidade!

ah... no outro dia fui tomar café à sé... deixei o carro no rossio com o vidro aberto... qdo lá cheguei por volta da meia noite é que dei conta... mas pronto, estamos em viseu e ninguem mexeu!;)

quanto à visabeira, podes ter muita razao nuns aspectos, mas o que seria da cidade sem ela? btw... andava aí qq coisa em que o Ruas andava à rasca por causa de umas trafulhices com a visabeira... n sei em que é que isso vai dar.

citação:Originalmente colocada por bricardo
realmente.

Embora não conheça bem Viseu, a cidade foi construida mais ordeiramente que aveiro é verdade mas viseu não tem uma ria dentro da cidade.

Sinceramente viseu tem melhor noite mas como já foi dito estamos mt perto de viseu porto coimbra.

Como é do porto fazer Porto-Aveiro ou Porto-Viseu são cerca de 15/20 minutos de diferença portanto...

Zonas a evitar morar: Br. do liceu, Vila Jovem... Falem o que falarem ainda não ouvi falar de assaltos em S.tiago

de facto isso n tem pés nem cabeça!

anyway, achas a ria de aveiro uma vantagem para a cidade? [:p]

Palavras aqui de um Aveirense, ex-Gaiense:

Caro, é evidente que tudo isto é um balanço daquilo que queremos e gostamos num local para viver, portanto o que se segue é uma modesta opinião. ;)

Em primeiro lugar, não tens de perto nem de longe os problemas das grandes cidades (Porto e Lisboa) e áreas circundantes (Amadora, Gaia, etc...).

Trânsito não é grande problema. Eu se vir 15 carros numa fila em Aveiro digo que "o trânsito hoje está impossível"! :D Basta evitares o centro (e centro, centro, é uma área razoavelmente restrita). Isso não é grande problema pois depois movimentas-te facilmente a pé.

A cidade é na generalidade plana, o que facilita as deslocações a pé e de bicicleta (comum). Isto compensa, em parte, a miserável rede de autocarros.

O preço dos imóveis é razoavelmente caro face ao tamanho da cidade. É capaz de ser ligeiramente mais caro que Gaia, mas muuuuuuuuuito abaixo de Lx, por exemplo.

Vou-te dar o meu caso concreto: estou a 2.5km da cidade e a 5km do centro. Comprei um T4 com 180 m2+terraços+lugar garagem+arrumos, por cerca de 30 mil contos. Segundo um amigo meu que foi para Oeiras (e Oeiras é muito longe de Lx), o melhor que se conseguia comprar por 32 mil contos era um T2 acanhadíssimo.

A criminalidade/segurança não é problemática, embora seja verdade que tem vindo a crescer. Comparado com Porto ou Lx, é irrisório. Há um bairro social, que é o Bairro de Santiago (também conhecido por Comboios Amarelos devido a umas fiadas de edifícios desta côr) onde há maior concentração de moradores "problemáticos". No entanto, não é aí que eles costumam fazer asneiras. Já lá passei muitas vezes (já lá trabalhei) sem incidentes nenhuns.

Em termos de comércio tens tudo aquilo que uma cidade grande te oferece. Não faltam lojas, hipermercados, supermercados, retail park, etc. O preço dos produtos parece-me semelhante a Gaia.

Em termos de oferta de diversão nocturna é muito mais limitado do que numa cidade grande. A presença da Universidade, no entanto, tem impulsionado e bem o ramo. Consegue-se almoçar e jantar bem, barato (5€) e em sítio asseado (ou seja, não é num tasco manhoso), assim se conheçam alguns locais. Há bastantes salas de cinema novas, uma mais antiga para o circuito alternativo. Um teatro totalmente renovado. Ainda assim, a oferta cultural é claramente abaixo de Porto, Lisboa, ou Coimbra, por exemplo.

Tens guerras entre postos de abastecimento que fazem descer o preço da gota! ;) (Jumbo, Cepsa, alguns postos da BP em certos dias).

O clima é na sua generalidade bom, embora quando sopre vento forte e haja chuva não há guarda-chuva que aguente. Vento de norte limpa o céu, mas às vezes também traz o cheiro da fábrica de papel em Cacia [xx(].

Aveiro fica a uma hora de caminho de Porto, Viseu e Coimbra. Está servida de comboio pela Linha do Norte (Porto/Lx) e com uma estação de caminho-de-ferro renovada, moderna e segura (travessia subterrânea) e área de estacionamento (traseiras). Auto-estrada para norte (na verdade duas, uma delas a partir de Estarreja e à borla), para sul e agora para o interior também.

Níveis de stress baixos (na minha opinião). Gente Simpática. Praia a 10 minutos de automóvel. A meu ver, bastante qualidade de vida. Prefiro o meu ordenado aqui do que um 50% acima em Lisboa, por exemplo (basta ver o custo da habitação e o "stress"/transportes/custo de morar em Lx).

Um tanto baralhadas, mas aqui ficam umas ideias... ;)

A melhor cidade para se viver é sem duvida Almada[:p]

Vantagens:
-Cidade calma, tem uma "resma" de cinemas(incluindo o maior do País)
tem varios teatros(incluindo um dos maiores da europa e o maior do País)
-Tem muito bons restaurantes(a maioria de donos minhotos)
-Tem cafés porta sim porta não.
-Tem bares.
-3 campos relvados e varias colectividades com as mais variadas actividades sociais e ludicas.
-Tem boas zonas verdes
-Tem uma vida nocturna porreira
-o custo das coisas incluindo cinema , restaurantes etc é inferior.
-tem praia perto.
-tem uma rede invejavel de transportes incluindo compboio e uma vasta rede de autocarros , barco e um futuro metro.
-tem o monumento mais alto de portugal
-tem a melhor vista sobre a capital
-tem o previlegio de se poder completar o rio tejo sem stresses.
-tem boas zonas rurais.
-tem uma boa oferta quer de predios quer de moradias ou lojas
-tem lisboa mesmo ali perto.
-tem os empregos(os que existem...na capital) todos ali ao lado.
-ter um Luis Figo como conterraneo e vizinho[8D]
-uma cidade segura e com um clima ameno.
-ter uma serra da arrabida não mto lonte e um alentejo tambem não mto longe.
-ter um grandes superficies.
-não ver a degradação que se ve em lisboa.
-casas mais baratas

Desvantagens:
-3bairros nos suburdios sao algo perigosos
-ir a lisboa de carro nas horas de ponta é stressante

No entanto para se viver não há melhor...[^][^][^][^]

Espero que os colegas do Fórum não me levem a mal, mas o "tokyo" pediu informações e ajuda sobre Aveiro, e não sobre Viseu, Almada, ou outro sítio qualquer...

Eu tambem sou de Aveiro, moro na zona, e acho que não a grande coisa a acrescentar.

Tem um clima e um ambiente agradavel, tem tudo o que tu possas precisar e relativemente perto da cidade em si.

Para morares se achares que Aveiro é muito carro, podes procurar nos arredores, sei que a Gafanha tem preços acessiveis, mas não era local que eu escolhece para habitar.

Para as zonas perto da praia, principalmente a Barra, os preços são absurdos, nem vale a pena sonhar.

Qualquer duvida diz.

realmente.

Apenas falei na ria por ser um entrave a uma melhor construção da cidade, é engraçada se tivesse limpinha era um Must

realmente.

Apenas falei na ria por ser um entrave a uma melhor construção da cidade, é engraçada se tivesse limpinha era um Must

pois... se tivesse sim, neste caso tem funcionado ao contrario!;)

Voltar
Superior