Avaliação Professores

Uma coisa é certa, nós professores existimos porque existem crianças para formar... E repito FORMAR. Porque o problema não é só dos professores. É um problema social. E que tal tentar resolver o problema pela raíz, atacando os problemas sociais inerentes á maioria dos casos graves de indisciplina e insucesso escolar? Talvez acompanhar o historial familiar (assistentes sociais...) destes casos comece por ser uma boa ideia, para depois não se andar a responsabilizar o professor por tudo e por nada.

Há crianças que só comem na escola, o que a escola dá. Há crianças que são completamente negligenciadas pelos pais. Há crianças ás quais os pais não incutem valores, porque não os têm. A culpa disto é minha, simples Professor contratado de Educação Tecnológica? Eu faço o que posso com os meios que me colocam á disposição e por vezes com FERRAMENTAS MINHAS. Não permito faltas de respeito ou atitudes incorrectas, e quando acontecem ajo em conformidade com os meios que tenho disponíveis. Cumpro o programa lectivo e empenho-me para que o resultado final sob a forma de trabalhos práticos seja algo de motivador para os alunos. Participo em actividades extra curriculares. O que é preciso fazer mais? Ir a casa de alunos resolver problemas sociais que o estado ignora, porque é caro? Ir incutir valores de respeito e civismo aos pais que não os têm?

Professor ensina. Pai educa.

citação:Originalmente colocada por mjm
E até agora não houve nem haverá ninguém que diga de que modo, sério, é que pode avaliar o trabalho de um professor...
Bem, por onde começo... talvez por dizer que não existem métodos perfeitos de avaliação.

Do meu ponto de vista, deve avaliar-se a contribuição do Professor para a evolução dos conhecimentos e competências dos alunos. Isto pode ser feito conhecendo o passado do aluno, o contexto da aprendizagem, factores regionais e sociais, e... os resultados dos alunos nos exames nacionais.

Com estes dados conhecidos, existem métodos estatísticos para estimar a contribuição do Professor, independentemente dos outros factores que influenciam os resultados absolutos obtidos por cada aluno.

Não é uma avaliação perfeita, mas é bastante eficiente.

Pelo menos é muito mais justa que o sistema actual: tratar da mesma forma os bons Professores (que são muitos) e os medíocres.

Os bons Professores deviam lutar pela implementação das avaliações, não percebo porque têm medo...

Ah.. mas não basta avaliar. Os melhores deviam ser bem pagos. A mim não me choca nada que um Professor de Matemática que consiga obter resultados muito bons ganhe 7000 Euros por mês. Que dinheiro tão bem empregue!

citação:Originalmente colocada por Renas

1- A assiduidade é VERIFICADA por funcionários que para nada lhes interessa o aproveitamento do aluno. Não sei se sabem mas foi para isso que inventaram as escolas.

Não percebi este comentário. A assiduidade é verificada no sentido que as faltas são marcadas por funcionários. A análise das justificações é feita pelos membros executivos e de secretaria das escolas. Não estou a ver onde isto entra em conflicto com o aproveitamento dos alunos.

2- A disponibilidade após a aula nem sempre tem de ser necessariamente a seguir á aula. Quando estudava havia professores a responder 'Hoje não posso', 'Depois falamos nisso'..... Havia outros que respondiam 'vem ter comigo ás 10:30 á sala dos professores'.
Se fores ter com um professor e pedires para ele te explicar alguma coisa, a sua disponibilidade deve ser total. Agora a questão é como é que os pais, e não os alunos, vão avaliar a disponibilidade de um professor para os alunos?

3- A disponibilidade para os pais do Director de Turma? Mas vocês apregoam que os pais não sabem o que se passa na aula e o director de turma vai saber. Sendo que esta solução só resolve o problema do 2º e 3º ciclo.

Obviamente que o Director de Turma sabe, até porque é professor deles e está praticamente todos os dias, todo o dia, com os restantes professores da turma.

Não percebo porque é que esta solução só resolve o problema do 2º e 3º ciclos. O secundário funciona de forma semelhante. A unica diferença está no 1º ciclo, em que, de uma modo simplista, o professor é também o director de turma.

4- Comunicação com os pais, só existe em função de visitas escolares e mau comportamento. Tal como referido várias vezes anteriormente. Nenhum professor se dá ao trabalho de elaborar um pequeno relatório com as mais valias e dificuldades do aluno. Se é factor destabilizador chama-se á atenção caso contrário no final dos periodos informa-se o pai através das notas. Depois da asneira feita pelo aluno com a conivência consciente do professor e inconsciente do pai em algumas situações.

Comunicação com os pais existe sempre que um pai queira. Concordo que deve existir mais pro-actividade por parte dos professores, mas os pais têm a obrigação de pedirem informações aos professores. E todos os professores fazem este relatório em cada um dos períodos. Os meus pais foram sempre informados das minhas dificuldades e mais-valias.

A maior parte dos pais não confirma notas nenhumas dos filhos. Confiam no que os filhos dizem e que nem sempre correspondem à verdade.

5- As actividades Extra-Curriculares são sempre uma mais valia. Mas aqui pelo menos do que vi quando andava a estudar e pela minha filha não há entendimento por parte das escolas e ai o professor pode até sair penalizado neste tópico sem culpa aparente.

As actividades extra-curriculares dependem de muita coisa, especialmente orçamento, e são coisas que nem sempre estão disponiveis para os professores.

E depois há a questão da responsabilidade. Já vi professores a serem acusados por pais, porque os filhos atiram-se de um muro abaixo e partiram uma perna.

Voltar
Superior