Autocolante GPL

Autocolante GPL

• - Eu também não punha - é foleiro

Votos: 110 57,6%
  • - Há que denunciar esses criminosos à policia

Votos: 40 20,9%
  • - Algo no meio destas duas posições

Votos: 41 21,5%

• Total de eleitores
    191

Já mandaste uma carta dirigida ao Ministério responsável pela obrigatoriedade do autocolante? A explicar os teus argumentos?

Manda lá isso e depois volta cá para nos informar como ficou. É que isto de estar a mandar bitaites num Fórum tem eficácia ZERO no que toca a mudar alguma coisa neste país.

"Eles falam, falam, e não os vejo a fazer nada."

Já respondi no outro tópico e erspondo neste: se tivesse um carro a GPL usaria o distico, claro. É inestetico, édesnecessario, é estupido,é....lei. Enquanto assim fôr, usaria.

Em relação ao distico em si, desculpem lá mas mesmo q façam esse verdinho aí amigo do ambiente e até possa ser colocado no para-brisas, não tenho duvida nenhuma q haverá mto bom GPLista a não o colocar...
Porquê? Pq, simplesmente ainda não é algo "in", q considerem valer a pena mostrar. Por isso, a historia do mamarracho azul ser feio, acho q é desculpa p mta gente.
Se o colante tivesse o "peso" de um Allroad, ou Abarth, ou qq outra designação "must" queria ver se se chateavam q fosse azul e letras brancas...

Para mim te garanto que se o dístico passasse para esse eu utilizava-o...

Eu acho que o GPL seria muito mais atraente como alternativa se:

- Houvesse a possibilidade de os carros virem a GPL de fábrica sem perda de garantias ou outros e com dados concretos sobre potência

- Se fizesse um investimento em termos de postos de abastecimento

Essa possibilidade existe tanto de origem, na qual tens a garantia de fabrica......e tb há concessionarios que têm acordos com os instaladores, que ao comprares o carro novo, ele mantem a garantia.....já nem falo no desconto do IA que por comprares o carro a gás é de 40% que muitas (não sei se todas as vezes!!!!) o dinheiro que poupas dá para pagar o GPL, e ainda sobra para um ou outro extra....

A outra questão não percebi.....mas se te estiveres a referir a haver poucos postos de abastecimento em PT.....não podias estar mais enganado (não fiques ofendido!!!!).....não sei como funciona no interior do pais.....mas na zona das grandes cidades há bombas de sobra.....existe um mapa que se oferece nos instaladores, e tem os postos de GPL todos de Portugal (fora das cidades, ou seja Estradas nacionais, AE's etc.) e acho que até tá bem recheado!

Já mandaste uma carta dirigida ao Ministério responsável pela obrigatoriedade do autocolante? A explicar os teus argumentos?

Manda lá isso e depois volta cá para nos informar como ficou. É que isto de estar a mandar bitaites num Fórum tem eficácia ZERO no que toca a mudar alguma coisa neste país.

"Eles falam, falam, e não os vejo a fazer nada."

Hellooo, as ASSOCIAÇÕES servem mesmo para isso, doh! :sh)

A ANIC representa vários instaladores, clientes e outras entidades ligadas à actividade GPL, reunindo as suas reivindicações e, de uma maneira concertada, é que interage com o Governo no sentido de promover a actualização da legislação.

Podes googlear por ANIC e vê o que eles andam a fazer...

Isto não é um problema de facturas de TV Cabo, acho que vives num planeta bem longe. Para mudar a legislação, não são cartinhas de insatisfeitos que fazem isso...

Hellooo (...) de um planeta bem longe

Olá e Saudações da Terra! Tira mas é o autocolante da Testa pois parece que governas este tópico, e todo e qualquer um que diz algo aqui é verdadeiramente chacinado.

Isto é um FÓRUM e não um EUÉQUESEIUM.

Se te faz confusão, tira lá o autocolante do carro porque já estamos fartos da conversa!

Continuo a achar que GPL é uma excelente solução e mesmo em carros novos é uma óptima alternativa aos carros movidos a Gasóleo... com ou sem autocolante.

Olá e Saudações da Terra! Tira mas é o autocolante da Testa pois parece que governas este tópico, e todo e qualquer um que diz algo aqui é verdadeiramente chacinado.

Se te faz confusão, tira lá o autocolante do carro porque já estamos fartos da conversa!

Continuo a achar que GPL é uma excelente solução e mesmo em carros novos é uma óptima alternativa aos carros movidos a Gasóleo... com ou sem autocolante.

Pessoal calma....não se enervem....isto é como no Futebol cada um defende o que é seu (opinião)....

Em relação a ser uma optima alternativa aos Diesel (não digas Gasoleo, tira status!!!!)....tenho aqui um link interessante vejam http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/dieselgasolinagpl-vs-status/

Quando finalmente aparecerem os primeiros carros elétricos a circular, cá estarei para veres tu e mais outros iluminados deste fórum a defender um autocolante tipo "alta voltagem" nesses carros, porque representam um perigo de choque.

Os seus donos devem ter o cadastro limpo, e não podem estacionar em locais públicos, porque podem descarregar as baterias e dar um choque fatal a todos os que estejam perto. Quanto a estacionar nas garagens privadas, também é vedado.

"As espera, mas nunca um carro elétrico deu um choque" ... mas que isso intreressa? Se certos iluminados do fórum juram a pés juntos que é verdade, então é porque deve ser...

Adorei a qualidade dos vossos argumentos. A sondagem foi bem elucidativa.

Será que não viram ainda que o GPL, apesar de mais limpo que a gasolina ou o diesel (proibido dizer gasoleo) não é solução? Não acredito que o GPL tenha qualquer futuro junto da indústria automóvel. O futuro serão as energias renováveis e não um poluidor para substituir outro... isto independentemente das questões de segurança.

Será que não viram ainda que o GPL, apesar de mais limpo que a gasolina ou o diesel (proibido dizer gasoleo) não é solução? Não acredito que o GPL tenha qualquer futuro junto da indústria automóvel. O futuro serão as energias renováveis e não um poluidor para substituir outro... isto independentemente das questões de segurança.

A discussão deste tópico tem a ver com o dístico.. não sei porque insistem em levar esta discussão para outras paragens. Esse assunto é totalmente diferente!
O que interessa se é ou não é solução? É actualmente uma opção tão segura como as restantes, e como tal, ou não deve ter autocolante como os restantes carros, ou então todos devem usar, como princípio de igualdade.

Acho que ninguém põe isso em causa, porque são factos.. o GPL, na forma como é utilizado hoje, é um combustível não renovável. Mas isso não lhe tira as vantagens no presente.

No presente, dos combustíveis fósseis é o mais barato e o menos poluidor! Até se pode considerar que um acréscimo do consumo de butano+propano na circulação automóvel terá, numa primeira fase, um impacto unicamente positivo, uma vez que grandes quantidades de gás são queimadas nas refinarias e nos poços de extracção por não ser rentável o seu armazenamento e transporte. Ou seja, o CO2 libertado na queima deste gás excedente iria ser transferido para o somatório dos gases libertados na circulação automóvel, por substituição dos gases libertados por veículos a gasolina ou gasóleo. No total, as emissões iriam ser optimizadas e reduzidas em valor.

No presente, não existem soluções renováveis para situações em que seja necessária uma grande quantidade de energia, como por exemplo uma camião TIR ou uma locomotiva diesel. No Reino Unido, parte da frota TIR consome gasóleo parcialmente substítuido por GPL (injecção líquida e simultânea dos dois combustíveis), com benefícios financeiros, ambientais e operacionais (acréscimo da potência e autonomia). Em Portugal, tal não é permitido nem minimamente ambicionado! Este é o problema... não é se o GPL é uma alternativa ou não, em Portugal apenas não há o mínimo interesse em se querer averiguar se é ou não!

Outra questão é o facto de o GPL ser uma energia renovável ou não. Na forma como é obtido hoje é uma energia não renovável. No entanto, é tecnicamente possível converter metano em propano e butano (GPL portanto). O metano, por sua vez, é presentemente facilmente obtido de uma forma renovável. É o chamado biogás. Mas nem é preciso ir por aí. O metano pode ser o combustível... afinal, já existem motores que usam metano, mais precisamente na forma de GNC. No brasil são bastante comuns. Em portugal existem frotas de autocarros a GNC. Mas porque é que Portugal se fica por aqui? Isto são alternativas que necessitam de investimento, quer seja em infraestruturas, quer seja em recursos para pesquisa mas, se temos o GPL que não necessita de nada além de um investimento em marketing, e nem nisso o nosso governo mostra interesse... como poderemos progredir para soluções que ainda não existem na sua plenitude?

A discussão deste tópico tem a ver com o dístico.. não sei porque insistem em levar esta discussão para outras paragens. Esse assunto é totalmente diferente!
O que interessa se é ou não é solução? É actualmente uma opção tão segura como as restantes, e como tal, ou não deve ter autocolante como os restantes carros, ou então todos devem usar, como princípio de igualdade.

OK, vamos então continuar na senda dos dísticos... Já dei a minha opinião no outro tópico, e volto a dizer aqui que os GPL não serão tão seguros quanto os outros uma vez que, dada a forma de armazenágem do gás, este potencia uma explosão. Explodindo ou não, o facto é que essa possibilidade existe e devemos considerá-la. Assim, o dístico nos GPL faz todo o sentido.

Acredito que uma simples viatura isolada não cause grande risco, se equipada convenientemente com os sistemas de segurança (não verificados pela actual legislação), no entanto, numa garagem colectiva com, por exemplo, 100 viaturas GPL já não acredito que esses sistemas tenham qualquer eficácia.

Engenhus, o teu ponto de vista é perfeitamente válido. A grande questão está no poder económico. Na minha opinião, o ouro negro só abandonará o mercado quando esgotar (ou próximo disso) e até lá, as grandes potências económicas mundiais vivem à sombra disso.

Não acredito que se vá saír do petróleo por razões ambientais, o que é de facto uma aberração!

Edit:
Complementando, o gás, mesmo obtido de uma forma renovável, não deixa de ser um poluente a abater...

Última edição:
Isso é o que se chama teres a baliza aberta e chutares para fora...
Já vi que és novo na discussão... se tivesses lido antes as páginas anteriores, constatavas que o que disseste não faz sentido nenhum.

Digo e repito, se pudesse estacionar sem nenhum tipo de restrições, eu colava o autocolante em qualquer parte do carro, até na testa se fosse preciso!

Desculpa lá mas...qd compraste/instalaste, não sabias p o q ias? A vida é feita de escolhas com as suas vantages e inconvenientes. O q referes é subverter o q está ainda legislado (mal ou bem...queres q te dê exemplos de leis portuguesas completamente desfazadas da realidade e injustas?) e, alegando q os estudos, os exemplos, os bomberios espanhois ou franceses disseram...blá, bá,...te dão o direito de contornares os inconvenientes.

As torres gemeas foram construidas p suportar embates de aviões, tinham estudos, tinham simulações,...foi o q se viu.
Logo à partida é presunçoso da vossa parte andar a alegar q o sistema é fiavel quase a 100% e q o sistema de segurança não falha...q raio de sistema entropico é esse? é q não conheço sistemas quase 100% fiaveis e seguros, ainda mais qd o produto está na forma gasosa...

E ainda ninguem me soube dizer quem controla as empresas q montam esses sistemas...controlam-se a elas mesmas? Tem alguma entidade externa? Tem avaliação/auditorias? Ou são sistemas completamente seguros e certificados vindos directamente da Tailandia, em q se aprendem de boca em boca?

Acabei de vir de um Lx-Porto-Lx pela A1. Sempre com o tó, pois não precisei de entrar em nenhum estacionamento fechado a causar pânico...

Abasteci-me duas vezes em bombas, onde vi 2 fulanos a abastecer sem tó.

Acho que levei com muitas "contra-ultrapassagens" de pessoal que não gostou minimamente de ter sido ultrapassado com alguém a gás, como se fosse um carro de leprosos... [:D]

Acabei de cancelar a minha subscrição ao Tópico...

Já agora, só há uma pessoa que pode estacionar onde quiser com um carro GPL.

Essa pessoa é o Chuck Norris, e as razões são óbvias (ele é o Chuck Norris).

Já agora, o Chuck Norris tem que andar com um um dístico azul na sua rectaguarda que diz "Chuck Norris: PERIGO PARA TI"

Última edição:
Acabei de cancelar a minha subscrição ao Tópico...

Já agora, só há uma pessoa que pode estacionar onde quiser com um carro GPL.

Essa pessoa é o Chuck Norris, e as razões são óbvias (ele é o Chuck Norris).

Já agora, o Chuck Norris tem que andar com um um dístico azul na sua rectaguarda que diz "Chuck Norris: PERIGO PARA TI"

[:D] que espectáculo... provoquei uma azia a alguém via Internet!!

Voltar
Superior