Autocarros "podres"

há bocado vi, perto de guimas, um autocarro que não era da arriva - confirmo que têm uns quantos de 2010, comprados novos - e a matrícula era ML, mas o aspeto, apesar de não estar descuidado, indiciava que era importado. vá lá, era de 2002. importado com 9 anos. quase novo, portanto. [:D]

Se for a que eu estou a pensar, completamente branca com umas cortinas castanhas, não leva só crianças. Acho que é de uma instituição que apoia pessoas com deficiência mental.

Sim, é toda branca com cortinas castanhas, deve ser a mesma porque isto já é um modelo de autocarro muito raro de ver e era demasiada sorte haver duas identicas a circular pela mesma zona.

Ainda assim, um autocarro destes ainda circula por aí? Que segurança terá uma coisa destas?

Está preparado para suportar mais horas de trabalho, mais ciclos e com isto tudo mais quilómetros.

Todos os componentes são concebidos para tal, por isso é que os autocarros duram que se fartam.

Como!?

Os autocarros são carroçados sobre um chassis e mecânica de um comum camion.

Na sua finalidade de autocarro, passam a sua vida a carregar menos "peso" que se fossem um camion para carregar areia ou outros materiais pesados, dai esta base durar mais.

Quanto ao projecto da carroceria do autocarro obedece a projecto disso mesmo, da carroceria e respectiva adaptação ao chassis em questão.

Em nenhuma parte do projecto de um autocarro existe calculos à fadiga do chassis, nem do seu tempo de vida, nem de ciclos de vida, os chassis e mecânica estão homologados pelas proprias marcas, Mercedes, Volvo, MAN, ..., e nunca o IMTT se ia meter nisso, pois não tem capacidade para isso.

Quanto à construção de carrocerias de autocarro temos dos melhores carroçadores do Mundo.

Em nenhuma parte do projecto de um autocarro existe calculos à fadiga do chassis, nem do seu tempo de vida, nem de ciclos de vida, os chassis e mecânica estão homologados pelas proprias marcas, Mercedes, Volvo, MAN, ..., e nunca o IMTT se ia meter nisso, pois não tem capacidade para isso.

Não ? tens mesma a certeza ?

E no caso de um autocarro integral, como um Mercedes Travego ou um MAN Lion's Coach ?

Os exemplos que usas são para os chassis + carroçaria, o que não é bem a mesma coisa que um "integral"...

Mas as carreiras que vão cheias de putos para a escola, por serem transportes privados, não estão sujeitos à mesma lei?

Pergunto porque na zona de Santa Iria, Bobadela, Sacavém (foi por onde já o vi a circular) há um colégio que usa um autocarro igualzinho a este

1313742179368659831mini.jpg

:sh)

aqui a câmara municipal tem uma igualzinha a essa, mas é de 1982 e importada em 2001:sh)...diga-se de passagem que esta câmara também não é exemplo para ninguem, tem uma frota automovel "medonha" e hiper-ultrapassada, como por exemplo desde Renaults 4l, Toyota Land cruiser BJ40, Bedfords KB de 82/83, Toyota Dyna de 81, Citroen C15, Volvo N7...só como alguns exemplos:sh)

Aqui em Guimarães, a Arriva comprou quase tudo e renovou as frotas. Temos muitos autocarros novíssimos. Claro que continuam a existir empresas onde o parque é mais antigo/velho. Mas as coisas melhoraram muito nos últimos 10 anos. Nessa altura andava muita "sucata" na estrada.

Embora não tenha o habito de andar de autocarro para ter um opinião mais clara, em relação à minha zona, a minha ideia vai de encontro à do VSilva, há uns anos era bem pior.

Não ? tens mesma a certeza ?

E no caso de um autocarro integral, como um Mercedes Travego ou um MAN Lion's Coach ?

Os exemplos que usas são para os chassis + carroçaria, o que não é bem a mesma coisa que um "integral"...

Não sei o que queres dizer com integral, pois mecânica é sempre comum a algum camion, mas se queres falar dos projectos das proprias marcas para autocarros podemos falar, mas esses o projecto nunca é Nacional, nem homologado pelas autoridades portuguesas, é homologado no pais de origem e a homologação serve para toda a Europa.

No entanto para teres autocarros com piso rebaixado não é preciso saires da Industria Nacional[;)].

Mas as carreiras que vão cheias de putos para a escola, por serem transportes privados, não estão sujeitos à mesma lei?

Pergunto porque na zona de Santa Iria, Bobadela, Sacavém (foi por onde já o vi a circular) há um colégio que usa um autocarro igualzinho a este

1313742179368659831mini.jpg

:sh)

Confirmo, costuma andar muitas vezes aqui na Póvoa, sendo que se não me engano já a vi mesmo às portas de Lisboa. A altura daquilo até mete medo.:sh) Se a vir vou tentar tirar foto e postar aqui.[;)]

Se fosse um parque recente era o ai Jesus que andavam a queimar o dinheiro do contribuinte em altura de crise, assim é medonho porque é velho.

Triste o Homem que é eternamente descontente.......

P.S.: É uma realidade não apenas de 1 câmara mas no geral dos serviços públicos(há algumas excepções). Apenas administrações, EPEs, Governos centrais e afins é que têm carros novos, o resto anda com latas a cair aos bocados e com manutenção deficiente.

e ele continua a escrever camion... [:D]

quanto ás 4L e BJ40, esses duram que se farta, é natural que se vejam muitos ainda, no caso das 4L nem que sejam já de 89/90/91.

ehehe... quando ando na TST nunca me sento.... pode estar alguma galinha no "porta malas" que mande um ovo para cima da minha cabeça[:D]. alem disso existem ainda autocarros com caixas manuais[8b].... contem pelos dedos os anos em que existem autocarros com caixa automatica... isto de ter um IPO dentro das instalações e mandar nele...tem muito que se diga.... ar condicionado???? onde???? sempre em modo fresco (OFF) tanto dá para inverno como para verão!!!!!

Aqui no Porto nem acho muito mal o estado dos autocarros. Os mais antigos estão bem conservados.

Acho mais preocupante alguns autocarros novos ( da Valpi, ETG) que estão ao serviço da stcp que tem poucas janelas, quando digo poucas são menos de metade dos mais antigos( e mais pequenas) e o ar-condicionado vai desligado ou é muito fraco. Em dias de calor como hoje torna-se insuportável ir num autocarro cheio com pouquíssima circulação de ar.

Os da ETG apenas os citaros tem AC ligado , e os da valpi muitos teem AC , e sim alguns nao teem sequer janelas pois o AC é constante e tambem é bom porque o zé povinho tem a mania de abrir as janelas com AC ligado :sh)

E por falar na STCP , apenas os volvo e os DD andam com AC ligado e alguns man a gas . Os citaros e a 1ª serie de cng nao andam e porque ? Porque o raio do motor nao aguenta devido á baixa cilindrada , eles quando ligam , aquilo para arrancar meu deus é quase preciso empurra-lo :sh)

Os citaros da etg são muito pequenos para o movimento que tem, é a versão K ou seja a mais pequena.

O AC mesmo ligado, é muito fraco eu reparo que o autocarro nem precisa de ir com muita gente que o AC e insuficiente.

E por falar na STCP , apenas os volvo e os DD andam com AC ligado e alguns man a gas . Os citaros e a 1ª serie de cng nao andam e porque ? Porque o raio do motor nao aguenta devido á baixa cilindrada , eles quando ligam , aquilo para arrancar meu deus é quase preciso empurra-lo

Todos os autocarros a gás natural da STCP têm a mesma cilindrada (11967 cc). Aliás, os únicos veículos que não têm essa cilindrada de toda a frota são os Citaro que têm 6374 cc, as Sprinter que têm 2685 cc, os Volvo que têm 9365 cc e os de 2 pisos (DD) que têm 10520 cc.

Importado em 2009 com 12 anos.

Importado em 2010 com 10 anos.
''Este'' uma vez fui à empresa e olhei para o autocarro e para as letras da matrícula e pensei, finalmente carros novos, só depois me apercebi do ano.
Mas aparentam muito bom estado, não estão ''podres''.

Voltar
Superior