Aumentar mais um andar a Casa.

pacheco784

New member
Boas, eu gostaria de um dia aumentar mais um andar a minha casa que é R/C, já tem placa e etç, em principio seria apenas subir paredes e telhado. A casa tem aproximadamente 20 e poucos metros de cumprimento e talvez 7 ou 9 de largura, nao tenho bem noção, a ideia seria em cima fazer dois quartos com wc um sala e um grande terraço no que "sobre".

Alguem me pode dar uma ideia do custo disto em media? So obra, sem contar com electricidade a agua coisas que eu sei, apenas paredes e etç, sem moveis e nada disso-

Obrigado!

Não faço ideia quanto fique, mas imagino que depende muito da actual estrutura, se aguenta um andar em cima ou se não aguenta!

O Nephlin faz aqui muita falta.. [:D]

Não faço ideia quanto fique, mas imagino que depende muito da actual estrutura, se aguenta um andar em cima ou se não aguenta!

O Nephlin faz aqui muita falta.. [:D]
Isto com o Nephilim era o user a pedir um andar e ele a sugerir uma cave. [:)]

Não faço ideia do valor, mas apontava para algo ali entre os 25 e os 50 mil € não? Até porque vais ter que refazer o telhado...

Isto com o Nephilim era o user a pedir um andar e ele a sugerir uma cave. [:)]

Não faço ideia do valor, mas apontava para algo ali entre os 25 e os 50 mil € não? Até porque vais ter que refazer o telhado...

Acho que esse valor é muito exagerado.

Pronto, sei que foi em 1999, mas com menos de 10 mil contos o meu pai construiu a moradia T3 com cave, R/C, 1º andar e sótão onde vivo. [;)]

Pronto, sei que foi em 1999, mas com menos de 10 mil contos o meu pai construiu a moradia T3 com cave, R/C, 1º andar e sótão onde vivo. [;)]

não me leves a mal, mas o teu pai ou arranjou mão de obra muito barata ou então andou a desviar material de qualquer lado :p

Essa ampliação tem de ser feita com pés e cabeça, até podes "levantar" isso e aguentar-se em pé, mas no dia que vier o sismo tu e a tua família se calhar ficam lá debaixo :( A segurança é muito importante.

não me leves a mal, mas o teu pai ou arranjou mão de obra muito barata ou então andou a desviar material de qualquer lado :p

Essa ampliação tem de ser feita com pés e cabeça, até podes "levantar" isso e aguentar-se em pé, mas no dia que vier o sismo tu e a tua família se calhar ficam lá debaixo :( A segurança é muito importante.

Pagou a um empreiteiro para fazer a obra e pagou também o material. Até hoje ainda não caiu nenhum bocado.

Se calhar o empreiteiro era Low Cost ou algo do género...

Atenção que estou a falar em construção. Não estou a contar recheio da casa até porque foi-se comprando aos poucos.

Se tiveres o terreno e fizeres à peça, arranjas um empreiteiro para o esqueleto, um canalizador, um eletricista, um gajo para as madeiras, um gajo para o alumínio, fica bem mais barato do que se pensa. Dá trabalho e demora tempo, mas poupa-se mto.

Não é só "uma" casa.. é cave, r/c, 1º andar e sótão.
Assim por alto deve ter uns 300 m^2 de área de construção.
O que dá a modica quantia de custo de construção de 166€/m^2.

Se tiveres o terreno e fizeres à peça, arranjas um empreiteiro para o esqueleto, um canalizador, um eletricista, um gajo para as madeiras, um gajo para o alumínio, fica bem mais barato do que se pensa. Dá trabalho e demora tempo, mas poupa-se mto.

Poupar mais é, como fizemos em casa, fazermos nós próprios a canalização, electricidade e acabamentos! [:D] Dá muito mais trabalho e é preciso ter algum jeito para a coisa (o meu pai tinha), mas poupa-se muito dinheiro em mão-de-obra!

Depende dos materiais. Se usas tijolo de 5 ou de 7 ou de 11, se usas tinta de 30 euros o litro, ou 50 euros 20 litros, se usas tijoleira de 10 euros o metro ou 25, se usas flutuante ou se usas jotobá, se a cave e o sotão são acabados ou ficam +/- em bruto, depende de mta coisa.
Mas 50 mil é uma coisa em LX e outra em moimenta da beira.

Não duvido da tua palavra, mas não acredito nesse valor que estás a falar.
Esse preço não sei se chega para a obra que user quer fazer, quanto mais fazer uma casa de raiz.

P.S. Realmente acho que faz aqui falta o mestre de obras Nephilim.

Poupar mais é, como fizemos em casa, fazermos nós próprios a canalização, electricidade e acabamentos! [:D] Dá muito mais trabalho e é preciso ter algum jeito para a coisa (o meu pai tinha), mas poupa-se muito dinheiro em mão-de-obra!

Por exemplo, pagas a alguém para te pintar a casa e custa uns milhares, ou pintas tu, demora meses se fizeres depois do trabalho e fds, e custa centenas de euros.

um primo fez a casa. Mas fez mesmo ele. Demorou 2 anos a fazê-la. Ia ao fim do dia até à meia noite, sabados e domingos.
Fez uma casa toda em pedra, com r/c, 1º e sotão, tudo acabinho e bonito, e nem 50 mil deve ter custado. Depois dos 2 anos a fazer a casa, andou mais uns 2 a avabar por fora, entradas, jardins, muros....ou seja, é um chinês a trabalhar.

Por exemplo, pagas a alguém para te pintar a casa e custa uns milhares, ou pintas tu, demora meses se fizeres depois do trabalho e fds, e custa centenas de euros.

um primo fez a casa. Mas fez mesmo ele. Demorou 2 anos a fazê-la. Ia ao fim do dia até à meia noite, sabados e domingos.
Fez uma casa toda em pedra, com r/c, 1º e sotão, tudo acabinho e bonito, e nem 50 mil deve ter custado. Depois dos 2 anos a fazer a casa, andou mais uns 2 a avabar por fora, entradas, jardins, muros....ou seja, é um chinês a trabalhar.

O meu pai também fez assim a casa, resultado: fez a casa em 2 anos sem pedir empréstimo (há quase 30 anos atrás). Restaurámos outra casa assim (aqui pagou-se para meter o tijolo e telhado, mas também foi-se ganhando e fazendo). Hoje o pessoal prefere não ser chinês, mas ser escravo de o banco durante 40 anos e ajudar à especulação! [:D]

O restauro foi todo feito por nós em termos de acabamento, eu próprio pintei a casa toda por dentro (3 mãos)... E isto aos fins de semana e nas férias! Muitas vezes no Verão roguei pragas por estar lá ao calor em vez de estar na praia, mas ter uma 2ª casa até dá jeito para algumas coisas! [:p] [:D]

Última edição:

Foi o que se fez. [;)]

O meu pai também fez assim a casa, resultado: fez a casa em 2 anos sem pedir empréstimo (há quase 30 anos atrás). Restaurámos outra casa assim (aqui pagou-se para meter o tijolo e telhado, mas também foi-se ganhando e fazendo). Hoje o pessoal prefere não ser chinês, mas ser dono de o banco durante 40 anos e ajudar à especulação! [:D]

O restauro foi todo feito por nós em termos de acabamento, eu próprio pintei a casa toda por dentro (3 mãos)... E isto aos fins de semana e nas férias! Muitas vezes no Verão roguei pragas por estar lá ao calor em vez de estar na praia, mas ter uma 2ª casa até dá jeito para algumas coisas! [:p] [:D]

Aqui pediu-se 30000€ ao banco e há um ano e meio saldou-se a dívida restante para não possuirmos nenhum crédito.

E sim, muitas vezes o meu pai e mesmo eu e o meu irmão (éramos putos) ajudava-mos em algumas coisas.

Demorou quase um ano a ser construída e durante esse período vivemos em "barracos", ou seja, anexos no fundo do terreno. Antes isso que alugar casa.

Eu estou a fazer casa neste momento e os preços nada têm a ver com os de 1999. Com 50.000 não a faço de pedreiro sequer. [;)]

Boas Pacheco,
De facto estas coisas antes de se começarem parecem relativamente simples...

Eu fazia o seguinte:
1-Marcar reunião com o responsável da câmara para saber da viabilidade dessa construção (eu já quis fazer o mesmo e foi-me negado, mas era numa casa já com um 1º andar)
2-Em caso positivo, contratar um arquitecto e preparar para ter muita chatice.
3-Fazer o projecto entrar na câmara e esperar sentado
4-Pedir vários orçamentos a empreiteiros
5-Apontar para um valor entre os 700 e os 900€/m2, dependendo dos acabamentos

Voltar
Superior