Audi Q2 (2016)

draws nearer
ROAD TESTS
Audi Q2 1.4 TFSI - frontAudi Q2 1.4 petrol 2016 review
CAR GROUP TESTS
Audi Q2 vs Mazda CX-3 vs Mercedes GLA - headerAudi Q2 vs Mazda CX-3 vs Mercedes GLA
ROAD TESTS
Audi Q2 1.0 TFSI - front trackingNew Audi Q2 1.0 TFSI 2016 review
Sponsored Links

Just when you thought Audi's ever-expanding range of crossovers was complete, along comes another. The latest in a long line is the tiny Q2, which sits below the Q3, recently updated Q5 and huge seven-seat Q7.

The dinky Q2 actually has very few true rivals, competing for market share with models such as the Mazda CX-3 and Jeep Renegade. There are plenty of sub-premium small crossovers to choose from however, with the like of Nissan's Juke, the Peugeot 2008 and Renault Captur all hoping to catch your eye.

Despite being revealed at the Geneva Motor Show in early 2016, the Q2 didn't go on sale in the UK until later in the summer. But it was worth the wait, with the the Q2 offering a level of style, class and big-car features rivals simply can't compete with. There's a choice of frugal petrol and diesel engines, as well as more powerful units that aim to provide performance in the package, too.

The Q2 interior is spacious enough for four adults to travel comfortably with a decent boot, while the quality is good where you see and touch. It's good to drive, too, with responsive controls and surefooted handling combining with a comfy ride unless you go for the sportiest set-up and biggest wheels.

Our Choice:
Audi Q2 1.4 TFSI Sport
The small SUV market is the fastest growing market across the globe, with cars such as the Nissan Juke, Renault Captur and Peugeot 2008 dominating sales charts. MINI’s Countryman also competes, but Audi’s Q2 is the first challenger from the established premium players.

The Audi Q2 is 200mm shorter than an Audi Q3, but a touch bigger than a Juke or Countryman. It’s based on the MQB platform that supports everything from the TT to the A3, and shares its engines and much of its technology with those cars.

• Best crossovers

From launch, buyers will get a choice of 1.6 and 2.0-litre diesels, as well as a 1.4-litre TFSI petrol. A three-cylinder 1.0 petrol will arrive by the end of 2016, while a more powerful 2.0-litre will appear in 2017. Quattro four-wheel drive is available on all 2.0-litre models and will eventually find its way on to the 1.4-litre car, too.

Sim mas o Q2 é segm abaixo do 3008 Ateca etc. e aí lá está o PVP premium. Pelo mesmo valor vai-se para um segm acina nas marcas generalistas. Same as usual

ARMIC, mas se formos por essa lógica vamos acabar com todos os hatch do segmento C: pelo preço ou mais barato compra-se um Octavia com muito mais espaço e bagageira de segmento acima. [;)]

ARMIC, mas se formos por essa lógica vamos acabar com todos os hatch do segmento C: pelo preço ou mais barato compra-se um Octavia com muito mais espaço e bagageira de segmento acima. [;)]

Há quem gaste o mesmo cacau num caso ou no outro dependendo do que precisa e do que gosta mas o que disse não é uma logica qualquer ou uma opinião, é sim um facto, basta ir às listas de PVP´s [;)]

Há quem gaste o mesmo cacau num caso ou no outro dependendo do que precisa e do que gosta mas o que disse não é uma logica qualquer ou uma opinião, é sim um facto, basta ir às listas de PVP´s [;)]

Claro. Mas para mim, e muito sinceramente, este preço do Q2 não é nenhum escândalo tendo em conta que na realidade é um modelo que anda colado ao a3. Se ainda tivesse a plataforma PQ25, tivesse o interior do a1, personalização do a1, espaço do a1, etc, aí sim, também seria a minha opinião.

Agora se partilha plataforma, (aparentemente) entranhas, interiores, extras, (aparentemente) espaço, a bagageira até acaba por ser maior, etc, com o a3 não me parece que o preço seja assim tão deslocado do que a audi normalmente faz. Aliás, até acho que é melhor negócio do que o a1, que considero muito mais absurdamente caro. [;)]

Última edição:
Claro. Mas para mim, e muito sinceramente, este preço do Q2 não é nenhum escândalo tendo em conta que na realidade é um modelo que anda colado ao a3. Se ainda tivesse a plataforma PQ25, tivesse o interior do a1, personalização do a1, espaço do a1, etc, aí sim, também seria a minha opinião.

Agora se partilha plataforma, (aparentemente) entranhas, interiores, extras, (aparentemente) espaço, a bagageira até acaba por ser maior, etc, com o a3 não me parece que o preço seja assim tão deslocado do que a audi normalmente faz. Aliás, até acho que é melhor negócio do que o a1, que considero muito mais absurdamente caro. [;)]

Sim, o Q2 está perfeitamente na linha dos valores da praxe. A questão é que os PVP premium estão de facto muito acima do que seria logico em relação aos generalistas mas se o pessoal paga, e paga para mostrar ao vizinho que tem, as marcas aproveitam isso na boa [:D]

A plataforma MQB do grupo VW é modular, já não corresponde a um segmento como antigamente. Tanto é utilizada pelo Q2, como pelo Superb como pelo futuro Ibiza!

MQB models may range from superminis to large family cars, replacing the current generations of models. The MQB architecture will supersede the current PQ25, PQ35 and PQ46 platforms.

All MQB cars will share the same front axle, pedal box and engine positioning, despite varying wheelbase, track and external dimensions.

Ou seja o Q2 so e muito mais barato por ter o 1.0 e o Q3 nao. Temos um imposto baseado na cilindrada.

Hoje em dia e completamente descabido.

O melhor motor e o 1.4 TSi 150 cod e em Portugal enfim

Última edição:

O Q2 é um SUV do segmento B e está para o A1 como o Q3 está para o A3. Ou como o Q5 está para o A4.

E segue completamente a lógica de preços dos SUV: custa o mesmo que a berlina do segmento seguinte e, daí, está tão próximo em preços do A3.

E a personalização do pilar C do Q2 equivale à que encontramos nos arcos do A1 e o interior idem. Nada isto se vê nos A3 ou Q3 que não partilham a linguagem e posicionamento funky.

Neste momento, como o bólide disse, os veículos do grupo VW já não se segmentam por plataformas de forma rígida. Tens carros do segmento B ao D a usarem os mesmos módulos. Longe vão os tempos das PQ25/35/45.

Última edição:
Este Q2 tem o interior do actual A3, o que faz entender que é o Q do A3, tal como acho que o novo Q5 é o Q do actual A4.
No ano que vem, iremos conhecer o novo Q3 e sendo assim fico na dúvida que posicionamento irá ter.

Corrijam-me estiver errado, mas está previsto um Q1 e um Q4 (base Audi TT).

Em relação a este Q2, acho que com a configuração desportiva e outros extras, ficamos com um excelente automóvel. Mas talvez esteja excessivamente caro

Este Q2 tem o interior do actual A3, o que faz entender que é o Q do A3, tal como acho que o novo Q5 é o Q do actual A4.
No ano que vem, iremos conhecer o novo Q3 e sendo assim fico na dúvida que posicionamento irá ter.

Corrijam-me estiver errado, mas está previsto um Q1 e um Q4 (base Audi TT).

Em relação a este Q2, acho que com a configuração desportiva e outros extras, ficamos com um excelente automóvel. Mas talvez esteja excessivamente caro

Por isso dizia eu que vai canibalizar bastante as vendas do A3. No fundo está ali no meio dos dois com o lado pratico das 5portas mas com um ar mais hatch e menos SW, não tendo a 3ª janela lateral. Em termos de uso familiar não fará muita diferença para o SB e sendo o formato da moda, acabará por rapar uma boa parte das vendas das 2 versões do A3,.

Seria certamente o meu caso se estivesse comprador

Curiosamente tem um perfil que recorda o Delta dos 90

Última edição:
O Q2 é um SUV do segmento B e está para o A1 como o Q3 está para o A3. Ou como o Q5 está para o A4.

E segue completamente a lógica de preços dos SUV: custa o mesmo que a berlina do segmento seguinte e, daí, está tão próximo em preços do A3.

E a personalização do pilar C do Q2 equivale à que encontramos nos arcos do A1 e o interior idem. Nada isto se vê nos A3 ou Q3 que não partilham a linguagem e posicionamento funky.

Neste momento, como o bólide disse, os veículos do grupo VW já não se segmentam por plataformas de forma rígida. Tens carros do segmento B ao D a usarem os mesmos módulos. Longe vão os tempos das PQ25/35/45.

O q2 não é segmento b. A audi irá fazer um SUV do segmento b, baseado no a1. Assim como o t roc não será do b. A Vw irá fazer um SUV com base no polo. O protótipo t breeze.

O q2 não é segmento b. A audi irá fazer um SUV do segmento b, baseado no a1. Assim como o t roc não será do b. A Vw irá fazer um SUV com base no polo. O protótipo t breeze.

Então tendo em conta que a Audi acaba de lançar o novo Q5 com o mesmo posicionamento do anterior podemos presumir que o Q3 vai simplesmente deixar de existir ou ficar sem posicionamento dado que o Q2 já é o SUV do segmento C?

Isso não tem lógica alguma mas ok.

Voces nao leram o que eu escrevi.

A audi considera o q2 e q3 iguais para pessoas diferentes.

Na Suica sao menos de 2000 euros e o Q3 tem mais equipamento logo e nula a diferenca.

Nao existe q2 vs q3. Existe escolher um ou outro.

O Audi Q2 é logicamente um B-SUV, tendo 4.19 cm de comprimento, tal como por exemplo é o Peugeot 2008 com 4.16 cm.

O 2008, que é de facto "SUV" segm 2 ou segm2+ acaba por se meter no segm acima em termos práticos. Neste caso até partilha a base do 208 com a mesma largura mas tem mais cerca de 20cms de compr. e uma mala bem maior. Já no caso do Q2 acho que nem partilha nada com o A1 e é mais largo que o A3

O Q2 está muito mais próximo do A3 do que do A1 e acaba por ter funcionalidade familiar muito semelhante a do comum do segm C.

Última edição:
Voltar
Superior