Tal como o A8 este novo A7 dá um grande salto em frente em termos de design. A inspiração do concept prologue está bem patente em qualquer um dos dois.
No que respeita à frente está bem melhor que o anterior que já parecia algo envelhecido ou que a do novo A5. A nova grelha confere uma maior imponência à frente embora mesmo assim gostasse que estivesse mais 'colada' à do concept prologue com um contorno mais suave da grelha e uns faróis mais finos por exemplo. Aqueles vincos no capot também me parecem um bocado excessivos. De perfil está praticamente igual continua a ser um Sportback e não um 4 portas, parece que com uma traseira um pouco mais plana, que aprecio, o que não gosto tanto são aqueles vincos na parte inferior das portas, acrescenta ruído visual desnecessário.
A traseira é que melhorou claramente, se o anterior era parecido com o anterior A5 visto de traseira este é bem diferente com uns faróis a todo o comprimento da traseira com um design bastante apelativo (também gosto do jogo de luzes). Outra coisa que está melhor é a linha que vai por cima dos faróis até à cava da roda traseira, está agora menos vertical o que faz parecer a traseira mais larga e baixa.
No que respeita ao interior melhorou face ao modelo anterior que mesmo assim tinha ainda um interior moderno, é muito parecido com o do novo A8, não sei até que ponto os ecrãs abaixo da linha do volante serão muito ergonómicos, apesar de esteticamente resultar muito melhor que o tablet do A7 actual. De qualquer das maneiras o cockpit virtual ajudará a resolver possíveis problemas de ergonomia.
Face à concorrência é o meu favorito do segmento, o 6 gran coupe continua muito bonito por fora mas o interior não se compara ao deste Audi. Falta-lhe é a tracção traseira para dar mais dores de cabeça ao novo Panamera.