Audi a3 com problemas graves?

No grupo Vag é normal o motor pegar e depois morrer logo de seguida devido ao quadrante e também imobilizador!
O meu Ibiza já teve esse problema e era o quadrante,mas aguentei-me assim 5 anos [:D] até que um dia não pegou de vez e tive de trocar o quadrante!
Isto com o quadrante em casa à 2 anos [8b]

No grupo Vag é normal o motor pegar e depois morrer logo de seguida devido ao quadrante e também imobilizador!
O meu Ibiza já teve esse problema e era o quadrante,mas aguentei-me assim 5 anos [:D] até que um dia não pegou de vez e tive de trocar o quadrante!
Isto com o quadrante em casa à 2 anos [8b]

já me trocaram o anel ou antena que lê o código da chave mas continua igual, hoje parece que voltou a acontecer mas não estava nas minhas mão o carro :( queria filmar para apresentar na oficina como ele ainda está na garantia ver se eles assumem. fogo que cena diz o rapaz que quando pegou à 2ª vez ele deixou ligado a luz de abs e controlo de estabilidade salvo erro. desligou e voltou a ligar ficou normal. que cena.
na oficina eles ligam à maquina diz que não aparece nenhum erro, tour lixado com o carro nunca mais resolvo esta situação
obrigado aos vossos testemunhos cada vez mais parece que o problema vem mesmo do quadrante

já me trocaram o anel ou antena que lê o código da chave mas continua igual, hoje parece que voltou a acontecer mas não estava nas minhas mão o carro :( queria filmar para apresentar na oficina como ele ainda está na garantia ver se eles assumem. fogo que cena diz o rapaz que quando pegou à 2ª vez ele deixou ligado a luz de abs e controlo de estabilidade salvo erro. desligou e voltou a ligar ficou normal. que cena.
na oficina eles ligam à maquina diz que não aparece nenhum erro, tour lixado com o carro nunca mais resolvo esta situação
obrigado aos vossos testemunhos cada vez mais parece que o problema vem mesmo do quadrante

Se só mudarem peças que não tem nada a ver,nunca mais tem o caso resolvido!
e se está na garantia, pior, pois não querem dar mais de 500€ por um quadrante novo!e se fosse a ti,exigia um novo,não usado ou reparado...

E depois os amigos do alheio agradecem....
também pensei em fazer o mesmo no meu Ibiza,mas quase todos os meses são roubados carros desses e o melhor que fiz foi por um quadrante,no meu caso usado!
mas no caso em questão,e estando ainda na garantia, é apertar com quem vendeu e colocar um novo!

E depois os amigos do alheio agradecem....
também pensei em fazer o mesmo no meu Ibiza,mas quase todos os meses são roubados carros desses e o melhor que fiz foi por um quadrante,no meu caso usado!
mas no caso em questão,e estando ainda na garantia, é apertar com quem vendeu e colocar um novo!

sim sem duvida tem que assumir o problema, agora tenho que esperar que volte a fazer o problema filmar e apresentar como prova visto que quando ele vai para a oficina está sempre a funcionar e claro que eles querem gastar o mínimo possível não vão alterar o quadrante só porque me apetece.
também já tenho o cabo para ver se a centralina detecta alguma coisa no momento da avaria

Acho que não vai detectar nada,o meu nunca deu erro na centralina por isso!!
posso estar errado sobre isso,mas só mesmo se fizer isso quando o cabo estiver ligado...
pois acho que certas "avarias" registadas,desaparecem, se não voltarem a acontecer em determinado tempo/kms

mas sou só eu a falar....

Última edição:
Se o problema acabar por sobrar para ti, em vez de comprares o Quadrante mandas desactivar o sistema imobilizador na centralina do motor.
Será que em caso de roubo ou furto, se a seguradora vier a descobrir esse pormenor, não vai pedir o reembolso?

As seguradora andam actualmente mais activas a certos pormenores, que nesse caso e outros similares não vai haver problemas? eu tenho um certo (muito) receio de alterar algum e a seguradora e dê origem as mesmas não aceitarem.

deixo aqui o video do meu problema, reparei agora que o conta rotações também não funciona, vou deixa lo amanha na oficina mas tudo indica problema no quadrante
(se repararem retirei o radio, porque o electricista tinha dito que poderia vir dai o problema, também já foi alterado uma antena que le o código da chave mas tudo igual )

PS: parece que o problema vem da unidade de controlo do motor porque não acende esta luz
2010-09-18_021044_check_engine_light_picture.jpg

Última edição:
É engraçado que assisti à uns tempos algo parecido, também num A3
mas no caso desse A3 tinha a ver com uma reprogramação do vizinho da esquina, que baralhou de tal maneira tudo, que o carro custava bué a pegar, e só pegava se o ponteiro das rotações mexesse um bocadinho, caso contrário, nunca pegava!
pode não ter nada a ver com o caso,mas é parecido!

vê os conectores atrás do quadrante e os fusíveis perto da bateria

o carro esteve a chuva ultimamente?

Última edição:
deixo aqui o video do meu problema, reparei agora que o conta rotações também não funciona, vou deixa lo amanha na oficina mas tudo indica problema no quadrante
(se repararem retirei o radio, porque o electricista tinha dito que poderia vir dai o problema, também já foi alterado uma antena que le o código da chave mas tudo igual )

PS: parece que o problema vem da unidade de controlo do motor porque não acende esta luz
Ver anexo 136119

Esse eletricista, era de frigoríficos?

Alguém com conhecimento de eletrónica automóvel, ao ponto de se chamar eletricista, deveria perante o que apresentas, confirmar em primeiro lugar se o computador da gestão de motor se encontra ligado ou não. É algo que demora 15 segundos, e necessita de apenas um multímetro.

Retirar o rádio, faria o seu sentido, se o problema estivesse relacionado com uma falha no barramento de dados. A ser esse problema, tanto poderia ser o rádio como qualquer outro componente na rede (talvez mais de 10). O radio até nem será muito provável, pois normalmente está num barramento diferente do barramento da gestão de motor . Para além disso, o BCM que comanda o relé do motor de arranque, recebe a informação para o fazer através de um barramento de dados da SCM. Como se vê no video, este comando é passado sem qualquer problema.

O quadrante não costuma ser uma peça critica para o funcionamento do motor, deste modo não será uma causa provável dos problemas.

Aparenta que tens uma bateria com pouca carga, ou danificada. Não aconselharia a tentares mais colocar o motor a trabalhar, sem primeiro resolveres esta situação.

Boas, é possível que o Steevgt tenha razão. Já vi um golf de 2006 fazer precisamente a mesma coisa quando a bateria estava para dar o berro. Antes de dar o berro, ainda tentaram vender um motor de arranque e um bi-massa ao homem, ah é verdade, foi na marca... o estranho é a luz das velas não desaparecer. As velas estarão boas? Não serão antes 2 problemas?

Cump.

Esse eletricista, era de frigoríficos?

Alguém com conhecimento de eletrónica automóvel, ao ponto de se chamar eletricista, deveria perante o que apresentas, confirmar em primeiro lugar se o computador da gestão de motor se encontra ligado ou não. É algo que demora 15 segundos, e necessita de apenas um multímetro.

Retirar o rádio, faria o seu sentido, se o problema estivesse relacionado com uma falha no barramento de dados. A ser esse problema, tanto poderia ser o rádio como qualquer outro componente na rede (talvez mais de 10). O radio até nem será muito provável, pois normalmente está num barramento diferente do barramento da gestão de motor . Para além disso, o BCM que comanda o relé do motor de arranque, recebe a informação para o fazer através de um barramento de dados da SCM. Como se vê no video, este comando é passado sem qualquer problema.

O quadrante não costuma ser uma peça critica para o funcionamento do motor, deste modo não será uma causa provável dos problemas.

Aparenta que tens uma bateria com pouca carga, ou danificada. Não aconselharia a tentares mais colocar o motor a trabalhar, sem primeiro resolveres esta situação.

O imobilizador nos a3 está no quadrante, por isso pide muito bem ser a causa do problema.

O imobilizador nos a3 está no quadrante, por isso pide muito bem ser a causa do problema.

É verdade.

Mesmo assim penso que alguns modelo têm o módulo de imobilizador separado do quadrante. Mas seja no quadrante ou fora de ele, o imobilizador pode eventualmente ser a causa, sim.

Mesmo assim, penso que nestes carros, o comportamento da gestão de motor em caso de falha do imobilizador, ou incapacidade de comunicar com ele, é desligar o motor apenas 1 ou 2 segundos após este pegar. Não me parece que seja isto que esteja a acontecer, logo não me parece que existam indícios fortes que o problema venha dai.

Boas, é possível que o Steevgt tenha razão. Já vi um golf de 2006 fazer precisamente a mesma coisa quando a bateria estava para dar o berro. Antes de dar o berro, ainda tentaram vender um motor de arranque e um bi-massa ao homem, ah é verdade, foi na marca... o estranho é a luz das velas não desaparecer. As velas estarão boas? Não serão antes 2 problemas?

Cump.

Sim, em primeiro lugar é verificar a bateria, que não me parece muito saudável... Se a voltagem do sistema for baixa, por exemplo devido a uma célula danificada, pode fazer com que certos módulos não liguem e causem todos esses sintomas. Não é de descartar esta causa.

A luz das velas, é um informação que é obtida da gestão de motor (exceto caso exista um duplo significado no quadrante para essa luz). Se não for possível a comunicação com a gestão de motor, parece-me esta uma hipótese válida para fazer com que esta luz não desligue. Não me parece que esta luz, neste caso, esteja de alguma forma relacionada com um problema no circuito das velas de aquecimento. Mesmo que esteja, não me parece que seja relevante neste caso.

Acho que a primeira coisa a verificar, após se confirmar o bom estado da bateria, é se o computador da gestão de motor, se encontra ou não ligado, e caso sim, se é possível comunicar com este. Pelo facto de o motor não pegar, e devido às luzes que aparecem no quadrante, seria a primeira coisa a verificar para se poder ter alguma indicação.

Se este tipo de problemas for abordado, pela técnica da tentativa e erro, rapidamente ficas com o carro todo trocado até isso ser resolvido.

Cump.

A luz das velas ficar acesa, pode indicar que existe um problema detectado na centralina!
que algumas vezes se apaga passado alguns kms e por outras só se apaga quando ligado ao pc e se fizer o reset da avarias registadas na centralina!

Voltar
Superior