O imobilizador nos a3 está no quadrante, por isso pide muito bem ser a causa do problema.
É verdade.
Mesmo assim penso que alguns modelo têm o módulo de imobilizador separado do quadrante. Mas seja no quadrante ou fora de ele, o imobilizador pode eventualmente ser a causa, sim.
Mesmo assim,
penso que nestes carros, o comportamento da gestão de motor em caso de falha do imobilizador, ou incapacidade de comunicar com ele, é desligar o motor apenas 1 ou 2 segundos após este pegar. Não me parece que seja isto que esteja a acontecer, logo não me parece que existam indícios fortes que o problema venha dai.
Boas, é possível que o Steevgt tenha razão. Já vi um golf de 2006 fazer precisamente a mesma coisa quando a bateria estava para dar o berro. Antes de dar o berro, ainda tentaram vender um motor de arranque e um bi-massa ao homem, ah é verdade, foi na marca... o estranho é a luz das velas não desaparecer. As velas estarão boas? Não serão antes 2 problemas?
Cump.
Sim, em primeiro lugar é verificar a bateria, que não me parece muito saudável... Se a voltagem do sistema for baixa, por exemplo devido a uma célula danificada, pode fazer com que certos módulos não liguem e causem todos esses sintomas. Não é de descartar esta causa.
A luz das velas, é um informação que é obtida da gestão de motor (exceto caso exista um duplo significado no quadrante para essa luz). Se não for possível a comunicação com a gestão de motor, parece-me esta uma hipótese válida para fazer com que esta luz não desligue. Não me parece que esta luz, neste caso, esteja de alguma forma relacionada com um problema no circuito das velas de aquecimento. Mesmo que esteja, não me parece que seja relevante neste caso.
Acho que a primeira coisa a verificar, após se confirmar o bom estado da bateria, é se o computador da gestão de motor, se encontra ou não ligado, e caso sim, se é possível comunicar com este. Pelo facto de o motor não pegar, e devido às luzes que aparecem no quadrante, seria a primeira coisa a verificar para se poder ter alguma indicação.
Se este tipo de problemas for abordado, pela técnica da tentativa e erro, rapidamente ficas com o carro todo trocado até isso ser resolvido.