Audi a1 (2009)

E por usar a mesma plataforma faz dele um produto mau?
Se for assim o Passat e o A6 (não os actuais) também eram um mau produto por terem a mesma plataforma lol
E as caixas são diferentes.
Inclusive as suspensões são bastante diferentes, já que eu estou a mudar a minha e já tive o infortúnio de ter que estudar essa secção.

E por usar a mesma plataforma faz dele um produto mau?
Se for assim o Passat e o A6 (não os actuais) também eram um mau produto por terem a mesma plataforma lol
E as caixas são diferentes.
Inclusive as suspensões são bastante diferentes, já que eu estou a mudar a minha e já tive o infortúnio de ter que estudar essa secção.

Eu não disse que era mau usarem a mesma plataforma.

Acho é mau o preço do carro tendo em conta os custos divididos com outras marcas do grupo.

Não encontro justificação para um A1 1.6 TDI Sport não ter quase equipamento nenhum e custar tanto como um carro do segmento superior com motor equivalente ou melhor e mais equipamento.

Designar este A1 de Sportback é um abuso...

Que se saiba apelidar a versão de 5p como Sportback começou na presente geração do A3 em 2004 e foi justificada, na altura, pela secção traseira diferenciada, contrariamente ao que tinha acontecido na primeira geração. Aliás a Audi apresentou esse primeiro A3 Sportabck como uma "mistura de um hatch com uma break" (se bem que a utilização posterior do termo no A5 e A7 veio baralhar a coisa com, desta vez, a designar "5p coupé").

De qualquer forma...existia a coerência de designar carroçarias diferenciadas.

A3 8L (posteriormente designado de A3 "3 portas"):
1998-audi-a3-3-door-1600x1200-image-9.jpg

A3 8L "5 portas"
1999-audi-a3-5-door-1600x1200-image-5.jpg

A3 8P1

03.jpg

A3 8PA (Sportback)

031.jpg

Então e agora têm a lata de utilizar a mesma designação quando...

5.jpg

audi-a1-sportback26.jpg

...a Audi regressou ao belo tempo das transformações 8L de acrescento de portas? :sh)

Custava muito terem apenas seguido o seu próprio...showcar???

006.asp
005.jpg

Quando o fizeram aqui?

005.jpg

Última edição:
Eu não disse que era mau usarem a mesma plataforma.

Acho é mau o preço do carro tendo em conta os custos divididos com outras marcas do grupo.

Não encontro justificação para um A1 1.6 TDI Sport não ter quase equipamento nenhum e custar tanto como um carro do segmento superior com motor equivalente ou melhor e mais equipamento.

Não é novidade e não é exclusivo do A1, o mesmo acontece com o A3, A4, S1, S3 e por aí fora. Os ditos premium pagas a mais por equipamento, que nas outras marcas muitas vezes até te oferecem.
No entando em comparação por exemplo com o MINI não é caro, e também, não era de esperar um preço abaixo do MINI.

Não é novidade e não é exclusivo do A1, o mesmo acontece com o A3, A4, S1, S3 e por aí fora. Os ditos premium pagas a mais por equipamento, que nas outras marcas muitas vezes até te oferecem.
No entando em comparação por exemplo com o MINI não é caro, e também, não era de esperar um preço abaixo do MINI.

Apesar de tudo do A4 para cima existe -actualmente- já uma razoável diferenciação técnica face aos produtos semelhantes do universo VW. O que ajuda a justificar o preço, além da reconhecida qualidade geral de apresentação.

No caso do A3, temos uma base mais popular/banal (ainda que boa) e o overprice é justificado essencialmente pela qualidade geral de apresentação. O "negócio" parece-me adequado.

No caso do A1 -e muita gente ainda nem sequer entrou num e acha que é "excepcionalmente" construído para o segmento simplesmente porque é um Audi- a coisa não é bem assim. Tirando a mousse do tablier (onde parece que esteve o grande investimento no projecto, a par do cuidado na insonorização) a qualidade de apresentação pouco melhora face ao Polo para não dizer que é idêntica. Há um grande fosso face ao A3 e muito maior do que este último tem face ao A4, por exemplo.

O que adicionando pequenos exemplos como a permanência das molduras, dão uma sensação de poupança que se tenta esconder sobre o simples facto de ter 4 anéis.

E nem falo que a Audi conseguiu um pior compromisso com a plataforma que a VW conseguiu no Polo, mas pronto. É uma base que não dá para querer fazer dele um go-kart e, na tentativa, perdeu homogeneidade não atingindo o objectivo.

Apesar de tudo do A4 para cima existe -actualmente- já uma razoável diferenciação técnica face aos produtos semelhantes do universo VW. O que ajuda a justificar o preço, além da reconhecida qualidade geral de apresentação.

No caso do A3, temos uma base mais popular/banal (ainda que boa) e o overprice é justificado essencialmente pela qualidade geral de apresentação. O "negócio" parece-me adequado.

No caso do A1 -e muita gente ainda nem sequer entrou num e acha que é "excepcionalmente" construído para o segmento simplesmente porque é um Audi- a coisa não é bem assim. Tirando a mousse do tablier (onde parece que esteve o grande investimento no projecto, a par do cuidado na insonorização) a qualidade de apresentação pouco melhora face ao Polo para não dizer que é idêntica. Há um grande fosso face ao A3 e muito maior do que este último tem face ao A4, por exemplo.

O que adicionando pequenos exemplos como a permanência das molduras, dão uma sensação de poupança que se tenta esconder sobre o simples facto de ter 4 anéis.

E nem falo que a Audi conseguiu um pior compromisso com a plataforma que a VW conseguiu no Polo, mas pronto. É uma base que não dá para querer fazer dele um go-kart e, na tentativa, perdeu homogeneidade não atingindo o objectivo.

Bem em relação a interiores eu posso falar, dizendo-te que a diferenciação não é só ao nível do tablier.
Os plásticos das portas são mais fofinhos, o tecido dos bancos é de melhor qualidade, os puxadores são mais elaborados e têm um "feel" diferente de quando o puxas, o ruido da mala é mais abafado ao fechar assim como o das restantes portas, os puxadores das portas são também de plástico fofinho, as carpetes que estão no chão são mais grossas para isolar melhor o som, o material do forro do tecto é melhor e mais grosso, os plásticos do pilar A também são diferentes, os difusores do AC não deixam o ar entrar quando o climatronic está desligado, entre muitas outras coisas.

Quanto à comparação com os outros modelos, só te posso dizer que é bastante superior ao A3 em diversos aspectos, no entanto não nos devemos esquecer que o ponto de referência deverá ser o novo A3 e não o antigo.
Quanto ao Golf, o A1 é melhor acabado nalguns aspectos e pior acabado noutros.

A nível de pricing, passa-se o mesmo que de um A3 para um Golf. Para um 1.6TDI de 105cv pediram-me 31500€ por um A3 com pintura metalizada e alarme. Com o mesmo valor trazes um golf highline bem equipado.

Última edição:

Por acaso conheço quase todos os modelos do segmento B e digo-te que o A1 é o que apresenta melhor qualidade a nível de interiores, estando muito acima de muitos carros do segmento C e se pensarmos então nos seus concorrentes directos, nem vale a pena falar, mas também só tinha que ser assim porque o seu posicionamento é diferente.
Acho que a Audi nunca quis fazer do A1 um "go-kart", é apenas mais um Audi de reduzidas dimensões.

Designar este A1 de Sportback é um abuso...

Que se saiba apelidar a versão de 5p como Sportback começou na presente geração do A3 em 2004 e foi justificada, na altura, pela secção traseira diferenciada, contrariamente ao que tinha acontecido na primeira geração. Aliás a Audi apresentou esse primeiro A3 Sportabck como uma "mistura de um hatch com uma break" (se bem que a utilização posterior do termo no A5 e A7 veio baralhar a coisa com, desta vez, a designar "5p coupé").

De acordo.

É mais uma daquelas incoerências que a Audi não tem preocupação em solucionar. Parece-me que tudo daqui para a frente com 5p começará por "Sportback"....sinal dos tempos em que as palavras Sport, GT, etc são utilizadas hoje de forma muito pouco ortodoxa.

Sportback aliás significa traseira desportiva, daí que se justifique no caso do A5, A7, no A3 é forçado...mas este A1 5p é isso mesmo: um A1 com mais 2 portas atrás...

Concordo na generalidade com os teus últimos posts.
Também acho que a Audi deveria ter apostado numa maior diferenciação entre as carroçarias de 3 e 5 portas, dado as diferentes nomenclaturas usadas.
Não o tendo feito, e pegando na tua expressão "sensação de poupança", acho que o objectivo é mesmo esse. Poupar.
É sabido que a opção de a tampa da mala conter os grupos ópticos sai mais caro que a opção mais comum.
E darem-se ao trabalho de desenhar uma tampa de mala diferenciada, com novos grupos ópticos, prensas para o painel e óculo traseiro, e juntando o facto de a carroçaria de 5portas ser mais cara de produzir que a de 3 portas; deve ter sido fácil decidir optar apenas pela conversão da lateral a 5 portas e deixar os extremos intactos. Há que manter as margens[:D]

Mas tendo em conta o preço a que é vendido, e o preço cobrado pelos valiosos extras que os clientes adicionam (mesmo num mais barato 500, a média anda perto de 2000€ em extras por carro, o que significa um aumento significativo na rentabilidade por unidade), certamente teriam mais margem de manobra para diferenciar as duas carroçarias, como aconteceu com os "show-cars".

Até a Seat, que recorre ao mesmo hardware no Ibiza, tem traseiras bastante distintas nas carroçarias de 3 e 5 portas. Se as contas funcionam para a "budget" Seat, como é que na Audi já não serve?

Por acaso o A1 Sportback Concept até tinha umas soluções engraçadas (provavelmente inúteis mas pronto), com o vidro traseiro dividido:

028C01EA01663420-photo-audi-a1-sportback-3-4-arriere-mondial-auto.jpg

Mas agora reparando bem, o bocal é muito estreito.

Só mesmo redesenhando o portão traseiro e fazendo o recorte por fora dos farolins, exactamente como o A1 3p.

Este é um daqueles carros cujas portas traseiras acabam por dar imenso jeito abrindo mais o leque de potenciais consumidores.
Criaram mais algumas cores exteriores, mais acabamentos e combinações interiores e mais variedade de jantes aumentando o leque de escolhas do modelo.
A diversificação sempre foi positiva quando com qualidade bom gosto, pois permite maior possibilidades de escolha.
Só é pena certas marcas não disporem de muitas alternativas de escolha (um exemplo disso são pos carros japoneses - que aprecio - mas que pecam imenso neste item).
1º vídeo publicitário:

Voltar
Superior