Atitudes deploraveis...

eu há uns anos errei, numa das vezes a polícia vinha ao longe e viu-me e multou. a partir daí comecei a refrear a minha atitude. agora não gosto MESMO NADA que me ultrapassem em traços contínuos, ainda para mais numa via rápida com carros em sentido contrário. pode haver um acidente e eu acabo envolvido.

quando vi o carro e vi que não ia a grande velocidade acelerei para mostrar que ela estava errada e era louca ao fazer aquilo naquele sítio. depois veio o carro em sentido contrário e ela deve ter-se assustado.

quanto ao tirar foto ao carro em andamento, não se preocupem que eu não me descontrolo. costumo fazer várias coisas ao mesmo tempo dentro do carro e quem anda comigo sabe com o que conta e já tirei muitas fotos a carros em andamento sem preocupações nem travanços por estar distraído.

claro que cometo os meus excessos e erro como toda a gente, mas daí a andar a ultrapassar todos em linhas duplas contínuas, a fazer razias, etc, vai uma grande distância.

o único stress que tenho neste momento é dar sinais de luzes aos carros que vêm de frente com os faróis de nevoeiro acesos, mas já aprendi que em cada 100 há apenas 1 que desliga, ou seja, não vale a pena andar a gastar as minhas lâmpadas. quando não metem pisca a minha frente também levam uma buzinadela. foi uma das coisas de que nunca abdiquei de usar, precisamente porque até gosto de ser boa pesoa para os outros de vez em quando.

isto obviamente que se refletirá um dia em tipos e tipas que fazem estas ultrapassagens como eu contei na página anterior, ou seja, deixar-me-ei de preocupações e se os vir batidos mais à frente passo por eles e não aviso ninguém, pois o tempo de sermos bonzinhos e de avisar os outros já passou.

Eu também não gosto que me ultrapassem em traços contínuos então o que faço é ir um bocadinho para a berma e tal e tentar minimizar o risco quer para mim quer para os outros.

Mas não, estou a ser ultrapassado num contínuo. Primeira reacção: Vou acelerar para ela não conseguir passar e com sorte ainda se estampa e ainda tirar uma fotografia para pôr nas internetes. [8b][8b][8b], em vez de simplesmente facilitar a ultrapassagem e deixar ir... Nada do que fizeste a vai ensinar a conduzir melhor, não te precaveste tu contra acidentes nem praticaste condução cívica nem defensiva, e ainda te habilitas a apanhar um gajo maluco que te vira devido a essa reacção pior que a acção de passar num contínuo.

Se vou a ultrapassar, pela esquerda, numa autoestrada, dentro da velocidade mínima legal... qualquer gajo que se encoste e dê sinais de luzes merece espetar-se contra a traseira de um camião.

O mesmo se aplica a quem conduz pela esquerda com a faixa da direita livre.

Ambos são acéfalos e um perigo publico.

Se vou a ultrapassar, pela esquerda, numa autoestrada, dentro da velocidade mínima legal... qualquer gajo que se encoste e dê sinais de luzes merece espetar-se contra a traseira de um camião.

Se vais a ultrapassar a uma velocidade MINIMA legal (50km/h, mínima nas auto estradas), então estás a ultrapassar alguém que vai em infracção [;)]
Mas não deixa de ser uma imagem caricata e não tão poucas vezes vista, uma lesma a ultrapassar um caracol em auto estrada [8b] Mesmo que se circule a 120 km/h (limite MÁXIMO) a situação em si é de extremo perigo à circulação e existe grande potêncial de acidente.

Neste caso não estás a ultrapassar mas sim a empatar[;)]

Ele devia querer dizer máxima.
De qualquer maneira não me lembro se é necessário haver sinalização específica mas os 50Km/h são para a faixa da direita. As faixa subsequentes à esquerda têm mínimos mais altos. Há sinalização a indicar obrigatoriedade de circular acima de velocidade X. Não me lembro dos valores.

...

...

Tomara que nunca tenhas um acidente por teres que esperar que bestas como aquela acabem de fazer a ultrapassagem que vão a fazer...

Se falasses de ir na faixa da esquerda com a direita livre ainda podia compreender, agora assim...

Enfim.

Mas olha que isto que está a bold sucede com frequência,

A situação descrita é sempre reprovável, por todo o perigo que acarreta estupidamente.

Mas muitas pessoas não respeitam a noção da finalidade da faixa do lado esquerdo, e entendem que ninguém pode querer (ou necessitar) de andar mais depressa do que eles.

Isso também é uma forma de arrogância na estrada.

...desde que tu saias da frente mal acabes a ultrapassagem.

A faixa da esquerda é para ultrapassagem, e se fores lá sem necessidade a empatar o trânsito, quem se merece espetar és tu! [:D]

Ele devia querer dizer máxima.
De qualquer maneira não me lembro se é necessário haver sinalização específica mas os 50Km/h são para a faixa da direita. As faixa subsequentes à esquerda têm mínimos mais altos. Há sinalização a indicar obrigatoriedade de circular acima de velocidade X. Não me lembro dos valores.
Em autoestras com duas faixas de rodagem o mínimo é de 50km/h nas duas. Quando existem mais do que duas (3 por exemplo), normalmente existe sinalização de mínimos mais elevados para as duas mais à esquerda, normalmente de 70km/h para a do meio e 90km/h para a da esquerda. Mas isto só é válido caso exista sinalização, caso contrário será de 50km/h em todas as faixas de rodagem.

O que esse monte de ***** do Golf merecia era ser condenado por tentativa de homicídio. Um acidente àquela velocidade podia bem resultar em mortes ou ferimentos graves.
Também já apanhei a minha dose de artistas ao volante, desde ultrapassagens cegas a uma fila de carros, pela direita, pela berma, pela esquerda aproveitando pequenas faixas que servem para mudar de direcção... Acho que só ainda não me ultrapassaram por cima e por baixo.
É nessas alturas que me dava jeito ter autoridade para apreender carta (quando existe) e veículo. E ver a cara do bicho quando se visse sem nada.
Espero nunca vir a ter problemas com esse tipo de situações, porque fazer o gosto ao dedo é muito tentador.

Vejam este cenário:

esquema.jpg

Estava eu a circular nesta estrada aproximadamente na zona amarela, quando o semáforo também passa a amarelo.

Tiro o pé do acelerador e o tipo que vem atrás (quase colado) também cola a mão na buzina.

Não me chateio com a situação, mas o que veio a seguir fez-me ferver!!
Quando chego à zona verde e paro, ela guina para a direita, acelera e ultrapassa (linha vermelha). E cheio de razão vai a buzinar e a barafustar.

Informo que estavam alguns peões a iniciar a travessia da passadeira pois estava verde.

é por coisas como estas que eu quando vejo a dar brita na Auto-estrada, já nem me chateio.... passo direto pela direita e é amigos á mesma. [:cool:]

E outra coisa que faço é, quando quero ir a pastar a vaca, mantenho-me na minha faixa e facilito quem quer ir a esgalhar, porque hoje é o próximo, amanhã sou eu que vou com pressa. [;)]

Vejam este cenário:

Estava eu a circular nesta estrada aproximadamente na zona amarela, quando o semáforo também passa a amarelo.

Tiro o pé do acelerador e o tipo que vem atrás (quase colado) também cola a mão na buzina.

Não me chateio com a situação, mas o que veio a seguir fez-me ferver!!
Quando chego à zona verde e paro, ela guina para a direita, acelera e ultrapassa (linha vermelha). E cheio de razão vai a buzinar e a barafustar.

Informo que estavam alguns peões a iniciar a travessia da passadeira pois estava verde.

A grande pergunta é:
Ias a pastar antes?

Conheço a zona e é normal encontrar "pastores" [:)] (principalmente ao domingo) e depois a malta quer passar e não saem da frente nem facilitam a manobra (alguns chegam ao ponto de acelerar para dificultar a passagem).
O pior é que ficam muito chateados por lhes buzinarem (confesso que faço isso) porque apesar de irem em passeio, há quem tenha horarios a cumprir.

PS: Não fui eu! Mas é uma boa dica para ultrapassagem! [:p]
PS2: Andar a pastar na estrada dá direito a multa, mas infelizmente os sr agente não presta atenção.

A grande pergunta é:
Ias a pastar antes?
Não é comigo...e eu nem costumo "pastar"...se bem que já aconteceu (tanto quanto sei sem atrapalhar o transito).

MAS NÃO É DESCULPA...não se pode fazer ultrapassagens PERIGOSAS ou passar VERMELHOS só porque o gajo da frente nos está a irritar...tenho quase a certeza [:D] que isto não está aprevisto no codigo.
Se o gajo à nossa frente vai devagar, HÁ QUE AGUENTAR...como dizia um autocolante que vi em tempos..."Não buzine...levante-se mais cedo"

E ja agora...NA MAIORIA dos casos em que vejo alguem a queixar-se ruidosamente do gajo da frente, ele vai a cumprir os MINIMOS...também me chateia...mas não é bem atrapalhar o transito.
EM VARIOS CASOS, o gajo que buzina e chateia está a "exigir" que o da frente cometa uma ilegalidade...excesso de velocidade OU passar no amarelo (sem necessidade) ou "amarelo-tinto".

Este tipo de manobra pode acabar mal, inclusive para terceiros que NÃO TÊM CULPA nenhuma. Quem trabalha, ou tem pressa NÃO TEM nenhum direito especial...não é suposto andarmos "O MAIS DEPRESSA QUE PODEREMOS" mas sim a "UMA VELOCIDADE SEGURA QUE NÂO ATRAPALHE O TRANSITO"!!!

E REPITO...até costumo andar "bem" e ficar chateado com pessoal que anda demasiado devagar...MAS (quase) NUNCA BUZINO e NUNCA ULTRAPASSO de forma perigosa...

Lol
Olha a Estação da Granja...moro pertinho daí..!!
Mas pior que isso é o que se passa mais a norte (uns poucos metros), com um sinal de cedência de passagem (que tira prioridade aos que circulam na estrada principal - a que aparece na foto) para que os que atravessam a linha de comboio tenham prioridade...Acontece que a passagem de nível dá directamente para uma pequena rua, pelo que não tem lógica....:sh)mas enfim...:confused:

Não é comigo...e eu nem costumo "pastar"...se bem que já aconteceu (tanto quanto sei sem atrapalhar o transito).

MAS NÃO É DESCULPA...não se pode fazer ultrapassagens PERIGOSAS ou passar VERMELHOS só porque o gajo da frente nos está a irritar...tenho quase a certeza [:D] que isto não está aprevisto no codigo.
não está previsto no codigo (infelizmente!!!) mas decerto que ultrapassam porque há uma oportunidade (mesmo que ilegal) de ultrapassar o gaijo e assim não tem de "levar mais com ele.

Se o gajo à nossa frente vai devagar, HÁ QUE AGUENTAR...como dizia um autocolante que vi em tempos..."Não buzine...levante-se mais cedo"

E ja agora...NA MAIORIA dos casos em que vejo alguem a queixar-se ruidosamente do gajo da frente, ele vai a cumprir os MINIMOS...também me chateia...mas não é bem atrapalhar o transito.
gostava de saber qual é a velocidade minima nas localidades. Já houve um caso de uma pessoa (neste forum, vale o que vale) que foi multado na Foz do Porto a 30km/h e o agente indicou-lhe que estava a embaraçar o transito. Ora a questão é, como se prova que está a embaraçar o transito ou não?
Eu também ando a pastar e facilito a passagem porque também gosto quando me fazem o mesmo (e ainda agradeço!![:p])

EM VARIOS CASOS, o gajo que buzina e chateia está a "exigir" que o da frente cometa uma ilegalidade...excesso de velocidade OU passar no amarelo (sem necessidade) ou "amarelo-tinto".
Nunca vi tal acontecer. Eu pelo menos exijo que saia da frente. Se eu vou a cometer alguma ilegalidade, é comigo. Faz lembrar um senhor que disse-me que se fosse a 120km/h na ae, não era obrigado a sair da frente porque é o limite de velocidade e o de trás iria cometer uma ilegalidade.

Este tipo de manobra pode acabar mal, inclusive para terceiros que NÃO TÊM CULPA nenhuma. Pode acabar tão mal, como manobras normais. Já houve um tipo que bateu-me na lateral do carro ao mudar de faixa (que é uma manobra normal). Diz que eu não estava lá (e eu respondi-lhe que cai de paraquedas lá). Quem trabalha, ou tem pressa NÃO TEM nenhum direito especial...não é suposto andarmos "O MAIS DEPRESSA QUE PODEREMOS" mas sim a "UMA VELOCIDADE SEGURA QUE NÂO ATRAPALHE O TRANSITO"!!!

E REPITO...até costumo andar "bem" e ficar chateado com pessoal que anda demasiado devagar...MAS (quase) NUNCA BUZINO e NUNCA ULTRAPASSO de forma perigosa...

E para acabar, ainda ontem buzinei a um tipo na ae! [:)]
ia nos seus 90km/h (velocidade de loucos!), na faixa da esquerda (com a direita vazia) e a falar ao telemovel.
o meu colega que ia a frente, ultrapasso-o pela direita (apenas colocou o pisca e deu-lhe sinais de luzes). eu coloquei o pisca, dei sinais de luzes e quando me "preparo" também para uma ultrapassagem pela direita reparo que o compadre vai a falar com a maezinha (suponho eu!!) ao telemóvel e resolvi buzinar.

não é que ele achou que eu não tinha motivos nenhuns para buzinar? cada vez me convenço que a malta devia fazer exame de codigo e de condução de 5 em 5 anos.

em relação ao que buzinou, se calhar buzinou porque o da frente ia a pastar e como tal, obrigou a ficar retido num sinal. Coisa que se ele fosse a uma velocidade mais despachada, não acontecia. E se não tiverem os carros mal estacionados, ele apenas foi para uma faixa de rodagem e passou um sinal de transito (e não tanto uma ultrapassagem pela direita).

Lol
Mas pior que isso é o que se passa mais a norte (uns poucos metros), com um sinal de cedência de passagem (que tira prioridade aos que circulam na estrada principal - a que aparece na foto) para que os que atravessam a linha de comboio tenham prioridade...Acontece que a passagem de nível dá directamente para uma pequena rua, pelo que não tem lógica....:sh)mas enfim...:confused:
A rua que vinha da passagem de nivel não tinha um stop?

Tinha quase a ideia que sim, mas um belo dia (quando vinha dessa passagem) reparei que não estava lá o sinal e os que vinham na estrada principal, não abrandaram então pensei que tivessem roubado o sinal e esperei pela minha vez para entrar.

Lol
Meu caro, em nenhum lado encontras, no código de estrada, a definição de "Estrada principal", tal coisa não existe [;)]
Pela descrição que fazes, parece ter lógica que a estrada que atravessa a linha de comboio tenha prioridade, para não se correr o risco de ficar um carro parado no meio da linha.

Meu caro, em nenhum lado encontras, no código de estrada, a definição de "Estrada principal", tal coisa não existe [;)]
Pela descrição que fazes, parece ter lógica que a estrada que atravessa a linha de comboio tenha prioridade, para não se correr o risco de ficar um carro parado no meio da linha.

Artigo 31.º
Cedência de passagem aos veículos que transitem em certas vias ou troços

1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, desde que devidamente sinalizada, pelos respectivos ramais de acesso;
c) Que entre numa rotunda.

2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.

3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b) do n.º 1, caso em que a coima é de € 240 a € 1200.

quanto ao tirar foto ao carro em andamento, não se preocupem que eu não me descontrolo. costumo fazer várias coisas ao mesmo tempo dentro do carro e quem anda comigo sabe com o que conta e já tirei muitas fotos a carros em andamento sem preocupações nem travanços por estar distraído.

Eu ao ao fim de 9 anos de carta a mexer no radio todos os dias( sem comando no volante), sem ter tido nenhum problema bati por trás no carro e tive uma despesas de 2.500€ no meu ( o outro não apanhou nada) e podia ser bem pior pois ele estava a parar para deixar uma pessoa passar na passadeira.

Pensa bem no assunto [;)]

Voltar
Superior