Ataques informáticos - "Vida" digital em risco?...

Mas que alminhas gerem um negócio desses e têm conteúdos sem backups offline?
Isso é tão básico que não se percebe como é possível numa empresa que produz conteúdos, onde o passado tem um grande valor.
Ate eu que sou um zero de informática tenho um backup de fotos, trabalhos, etc, etc, algumas coisas em mais que um suporte.
O jornal de negócios já de noite não abria acho eu.

Parece-me razoável ponderar que alguém que sabia das fragilidades do sistema de SIC terá vendido essa informação na dark web... Estarei a ser conspirativo demais? Estes tipos de hackers andam a testar assim ao calhas a segurança de vários sites até acharem as vitimas certas?

O conteúdo deve estar lá todo, só que encriptado. Ou pagam ou esperam o tempo suficiente até haver uma solução para desencriptar.

Certo, mas eles sabem que vale a pena porque não há um backup decente a que a Impresa possa recorrer para colocar tudo de novo online, por isso valia a pena atacar assim... Ou é mesmo atirar o barro à parede a ver se alguém paga?

O conteúdo deve estar lá todo, só que encriptado. Ou pagam ou esperam o tempo suficiente até haver uma solução para desencriptar.

Algumas notícias mencionavam que o ataque correu mal e decidiram apagar tudo simplesmente.

Mas ainda está tudo muito incerto. ( para quem não tem acesso a informação privilegiada do que se passa la ).

Eventualmente vão ter de comunicar algo, mesmo a pj vai ter de um dia concluir a investigação.

A título de curiosidade para quem é opto, como está em termos de conteúdos ?

Por aqui idem, só tenho wi-fi e Tv e mesmo essa, a box não faz nada para além de mudar canais, não consigo andar para trás. Fixo, telemóvel voz e dados móveis, nada desde ontem À noite. Por um lado até é pena ter wi-fi, sempre podia fazer gazeta ao teletrabalho, hehe
Mas isto é uma situação deveras chata, no caso de termos que fazer ou receber uma chamada urgente, estamos incontactáveis. E muita empresa talvez esteja sem sistema.

Ontem à noite quando a coisa começou as 21h... depois 22h... 23... meia noite e continuava sem dados, nem chamadas nem tv. Pensei logo que seria um ataque. :sh)

Também pensei nisso, um DDoS , entretanto neste preciso momento continuo sem TV Box e sem Tlf.fixo em casa, continuam a funcionar a NET e TV "basica"

Última edição:
Aqui consigo fazer chamadas para Vodafone e redes fixas, para outras redes simplesmente falha, e também não recebo chamadas de outras redes, as chamadas de trabalho tiveram de ser feitas pelo whatsapp. Ao menos já recebo SMS que ontem nem isso acontecia.

É começarmo-nos a habituar a que isto aconteça cada vez com mais frequência e nos mais variados serviços :sh):sh):sh)

Voltar
Superior