Ataques de Panico !! Alguem tem ?

Tenho 25 anos, sofro de ataques de pânico desde os 18.

É impressionante como o medo (de quê?) nos pode afectar tanto, ao ponto de não nos reconhecermos a nós próprios.

Depois de alguns avisos ( batimento cardíaco acelerado, tremores nas pernas, sensação de vazio no estômago) tive o meu 1º ataque num autocarro. Sensação de despersonalização completa, toda a tremer, e acabei por desmaiar.

Recuperar de uma ataque destes não é fácil. A sensação de cansaço é extrema e o medo de ter um tumor cerebral é do pior.

Isto aconteceu-me três ou quatro vezes, até começar com a medicação que acalmou tudo.

Mas a ansiedade é lixada meus amigos e, se não ia lá com ataques de pânico ia com ataques ao estômago. Deixei de conseguir fazer a digestão.

Cheguei ao ponto de uma simples bolacha me pôr com a sensação de estar a abarrotar.

Noites a vomitar constantemente, o que me provoca dores abdominais intensas, ao ponto de no dia a seguir não conseguir permanecer de pé.

Conclusão, agora estou bem. Sem ataques de pânico e sem ataques estomacais nocturnos, se bem que às vezes lá me tremem as canetas e o coração bate como se estivesse perante perigo iminente. Mas agora consigo controlar.

Depois da psicoterapia, medicação química afins, o que me pôs realmente bem foi o assumir do que o que tinha era um problema grave, que me destruía fisicamente e me despersonalizava, e a naturopatia.

Fica aqui o meu testemunho e o conselho a quem está a passar pelo mesmo: procurem ajuda, porque quando é à séria não se consegue controlar sozinho. Podem começar pelo médico de família, que foi o que eu fiz[;)]

Podem começar pelo médico de família, que foi o que eu fiz[;)]

O meu só receitou isto... anda sempre comigo no bolso:

IMAG0096.jpg

Tenho 25 anos, sofro de ataques de pânico desde os 18.

É impressionante como o medo (de quê?) nos pode afectar tanto, ao ponto de não nos reconhecermos a nós próprios.

Depois de alguns avisos ( batimento cardíaco acelerado, tremores nas pernas, sensação de vazio no estômago) tive o meu 1º ataque num autocarro. Sensação de despersonalização completa, toda a tremer, e acabei por desmaiar.

Recuperar de uma ataque destes não é fácil. A sensação de cansaço é extrema e o medo de ter um tumor cerebral é do pior.

Isto aconteceu-me três ou quatro vezes, até começar com a medicação que acalmou tudo.

Mas a ansiedade é lixada meus amigos e, se não ia lá com ataques de pânico ia com ataques ao estômago. Deixei de conseguir fazer a digestão.

Cheguei ao ponto de uma simples bolacha me pôr com a sensação de estar a abarrotar.

Noites a vomitar constantemente, o que me provoca dores abdominais intensas, ao ponto de no dia a seguir não conseguir permanecer de pé.

Conclusão, agora estou bem. Sem ataques de pânico e sem ataques estomacais nocturnos, se bem que às vezes lá me tremem as canetas e o coração bate como se estivesse perante perigo iminente. Mas agora consigo controlar.

Depois da psicoterapia, medicação química afins, o que me pôs realmente bem foi o assumir do que o que tinha era um problema grave, que me destruía fisicamente e me despersonalizava, e a naturopatia.

Fica aqui o meu testemunho e o conselho a quem está a passar pelo mesmo: procurem ajuda, porque quando é à séria não se consegue controlar sozinho. Podem começar pelo médico de família, que foi o que eu fiz[;)]

uau... realmente é espantoso.

Mas digam-me uma coisa, isso realmente é psicológico ou é mesmo incontrolável ?

Felizmente até á data, nunca tal me aconteceu.
Espero as vossas melhoras!!

Por curiosidade, os ataques acontecem sem nenhum motivo aparente? ou seja, imaginemos que vou no autocarro - como mencionado em cima - começo a ter sintomas dos que foram referidos? Mesmo que nada leve a isso...? A ver se me explico melhor. Imaginemos que tenho um trabalho com algumas responsabilidades e que até me podem dar algumas preocupações. Mas no entanto vou muito descansado no meu caminho de casa sem pensar em NADA que me possa levar a ficar stressado, como por exemplo o trabalho ou algum problema pessoal. Completamente alheio a isso e só pensando em chegar a casa. O ataque aparece do nada, começam logo as batidas fortes e assim?

Digamos que é "psicológicamente incontrolável".

Penso que já disse por este tópico que tenho vencido os meus problemas sem recurso a medicação. Mas foi díficil e demorado para me mentalizar que sou capaz de vencer estes problemas. De vez em quando lá tenho sintomas de um "deslize", que vou conseguindo controlar com maior ou menor dificuldade mas desde essa altura já venci muitos receios que ganhei, como por exemplo estar num concerto com outras 50.000 pessoas.... e lá no meio... [:cool:]

Felizmente até á data, nunca tal me aconteceu.
Espero as vossas melhoras!!

Por curiosidade, os ataques acontecem sem nenhum motivo aparente? ou seja, imaginemos que vou no autocarro - como mencionado em cima - começo a ter sintomas dos que foram referidos? Mesmo que nada leve a isso...? A ver se me explico melhor. Imaginemos que tenho um trabalho com algumas responsabilidades e que até me podem dar algumas preocupações. Mas no entanto vou muito descansado no meu caminho de casa sem pensar em NADA que me possa levar a ficar stressado, como por exemplo o trabalho ou algum problema pessoal. Completamente alheio a isso e só pensando em chegar a casa. O ataque aparece do nada, começam logo as batidas fortes e assim?

a mim começou assim... sempre andei mto de autocarro, comboio, metro, barco antes de ter carro. um certo dia ia para o trabalho em lisboa e começei a sentir as maos suadas e o coração parecia que queria arrancar o peito... a mim sempre me deu uma sensação estranha na barriga pensando eu que era o pequeno almoço que me tinha caido mal.... enganei-me [s)]
até hj nunca percebi o porque de tal ter acontecido... mas manifestava-se mais quando me sentia fechado. aliás... cheguei a uma altura em que dormia cheio de frio, pois até o aperto dos lençois me incomodava.

Tive um que penso que se pode chamar de ataque de pânico...
Vivo sózinho e acordei a meio da noite em sobressalto, parecia que o coração queria sair-me pela boca, senti-me claustrofóbico no meu próprio quarto, as paredes pareciam que estavam a encolher, mas também estou a passar uma fase menos boa na minha vida, a relação amorosa acabou e apesar de já viver sózinho senti-me só no mundo...

Não sei se se aplica ao tópico em questão, mas eu tb sinto umas cenas maradas de vez em quando! E não gosto nada mesmo!

Às vezes parece que tenho excesso de ar, sinto uma vontade abismal de deitar ar para fora, respiro fundo, mas só ao fim de umas tentativas é que fico bem, no fim sinto uma sensação de alivio do caraças, isso acontece-me às refeições, estou a comer e estou constantemente a suspirar e nem me dá vontade de comer, tenho que parar por escassos minutos para ver se dou o respiro certo para passar! [8b] Parece que tou nervoso a comer...

E a ansiedade é outra, de vez em quanto sinto qualquer coisa, um aperto no peito e uma ansiedade brutal, saio logo para a rua com um frio do catano para ver se acalmo, mas nem sempre sou capaz[s)]

Mas felizmente não tenho stresses no que toca a sono e ainda bem, pois para mim dormir é fundamental!

Não sei o que é que se passa, mas é muito desconfortável e desagradável. Já fui ao médico ai há uns 3 anos e nada! E o mais estranho é que tenho 16 anos.

E eu pensando que as palpitações ou aceleração do coração,o tremer das mãos ou cansaço tivesse alguma coisa a ver com problemas de coração pois costumo ter esses sintomas de vez em quando, cheguei a ir ao medico de familia que mandou fazer um electrocardiogama mas nada acusou.

Bem isto vai ficar um pouco pessoal, mas como sei q com o q vou dizer posso ajudar alguem aqui vai...

Eu sofro de ataques de panico pelo menos ha 10 anos, e este ano resolvi procurar ajuda especializada. Sou estudante de psicologia (embora organizacional) e como ate tinha consciencia do problema (q é curável pois é uma neurose) achei q tava na altura de eu ir a um psicologo.

So resumidamente, estou num grupo de panico desde setembro e passo a passo (pois é um processo moroso) estou a tentar matar o "bicho papão" (como "carinhosamente" lhe chamo).
Posso dizer q somos uns 10 nas sessoes e sou a UNICA q nao toma qualquer tipo de medicaçao (nem nunca fui a um psiquiatra). Tomei lexotan receitado por um medico de familia, mas aquilo nao era eu... so estava a adiar a resoluçao do problema e talvez influenciada pelo facto de estudar psicologia sabia q as "drogas" nao eram soluçao para este problema q tem cura!!

Se alguem quizer falar mais sobre isso agradeço q mandem PM q terei todo o gosto em ajudar quem sofre deste mal q tanto nos limita. Darei todas as informaçoes necessarias. É preciso muita força e coragem para admitir q temos um problema e muito mais para procurar ajuda, mas resulta mesmo (assim acredito).

É um problema psicológico mas tratavel. Para quem tem parece nao ter soluçao, mas tem! É muito esgotante, acabas por ter medo, aparece a agorofobia, ou seja, os evitamentos, evitares sitios q penses q podes vir a ter um ataque.
Nao se morre de ataque de panico, é uma coisa q passa, mas para quem sofre disto parece a pior coisa do mundo

Não sei se se aplica ao tópico em questão, mas eu tb sinto umas cenas maradas de vez em quando! E não gosto nada mesmo!

Às vezes parece que tenho excesso de ar, sinto uma vontade abismal de deitar ar para fora, respiro fundo, mas só ao fim de umas tentativas é que fico bem, no fim sinto uma sensação de alivio do caraças, isso acontece-me às refeições, estou a comer e estou constantemente a suspirar e nem me dá vontade de comer, tenho que parar por escassos minutos para ver se dou o respiro certo para passar! [8b] Parece que tou nervoso a comer...

E a ansiedade é outra, de vez em quanto sinto qualquer coisa, um aperto no peito e uma ansiedade brutal, saio logo para a rua com um frio do catano para ver se acalmo, mas nem sempre sou capaz[s)]

Mas felizmente não tenho stresses no que toca a sono e ainda bem, pois para mim dormir é fundamental!

Não sei o que é que se passa, mas é muito desconfortável e desagradável. Já fui ao médico ai há uns 3 anos e nada! E o mais estranho é que tenho 16 anos.

Gmigas tenta tratar disso o quanto antes, existem tambem tecnicas de respiraçao q podem acalmar imenso. Por exemplo, uma das tecnicas q me ensinaram de relaxamento é a respiraçao abdominal. As pessoas normalmente fazem mal e inspiram mais que expiram, isso é completamente errado tem de ser ao contrario.

Vou ver se consigo explicar, tenta inspirar durante 4 segundos mas com a barriga... Ou seja imagina q qd inspiras a tua barriga é um balao q enche de ar, e quando expira em 8 segundos o ar da barriga sai como se o balao se esvaziasse! Se nao conseguires logo em 4 - 8, tenta em 3 -6, a intençao é expirares sempre o dobro q inspirares. Pratica varias vezes ao dia e qd te sentires mais aflito ja vai ser facil e relaxas mais facilmente! espero q ajude q a mim ajuda.

A mim era o estomago, ate q dd q comecei a terapia como investi muito no estomago agora os sintomas q sinto mais é a respiraçao e o coraçao, mas é uma questao de investir mais tambem nestas tecnicas de controlar os outros sintomas ;)

É um problema psicológico mas tratavel. Para quem tem parece nao ter soluçao, mas tem! É muito esgotante, acabas por ter medo, aparece a agorofobia, ou seja, os evitamentos, evitares sitios q penses q podes vir a ter um ataque.
Nao se morre de ataque de panico, é uma coisa q passa, mas para quem sofre disto parece a pior coisa do mundo
Deixo aqui este tópico que pode ser útil e aborda algumas temáticas, como o fórum que faço citação nele.[;)]
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=47189

Deixo aqui este tópico que pode ser útil e aborda algumas temáticas, como o fórum que faço citação nele.[;)]
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=47189

Acho q é muito importante estes assuntos serem debatidos principalmente porque ha pessoas q têm sintomas mas nao sabem o q têm... Muitas pessoas pensam q tao a enlouquecer pois nao sabem q é um problema "normal"

ja tinha visto esse topico mas como reanimaram este achei q devia partilhar a minha recente experiencia

Eu sei que é bastante difícil mas tens que te acalmar e tentar esquecer isso quando sentes... Eu também sinto essa ansiedade, parece que há algo que nunca está bem cá dentro... Quanto às noites, durmo relativamente bem, assim como tu... Fui a dois médicos e fiz electrocardiograma com prova de esforço e ecocardiograma que nada acusaram (e ainda bem!)... Ainda sou jovem como tu, tenho só 15 anos... :sh)

És muito nervoso?

Eu sei que é bastante difícil mas tens que te acalmar e tentar esquecer isso quando sentes... Eu também sinto essa ansiedade, parece que há algo que nunca está bem cá dentro... Quanto às noites, durmo relativamente bem, assim como tu... Fui a dois médicos e fiz electrocardiograma com prova de esforço e ecocardiograma que nada acusaram (e ainda bem!)... Ainda sou jovem como tu, tenho só 15 anos... :sh)

És muito nervoso?

Kanito...já to tinha dito.....consultai um psicólogo! [;)]

Acho q é muito importante estes assuntos serem debatidos principalmente porque ha pessoas q têm sintomas mas nao sabem o q têm... Muitas pessoas pensam q tao a enlouquecer pois nao sabem q é um problema "normal"

ja tinha visto esse topico mas como reanimaram este achei q devia partilhar a minha recente experiencia
Concordo no que dizes e estes testemunhos podem-se tornar benéficos para quem sofre ou sentindo que não estão desanparados, e muitos existem com reais problemas destes.[;)]

Voltar
Superior