Astra ou Punto

A minha mãe teve um Punto 1.2 16v de 2001 durante uns 5 anos que trocou por um Astra 1.4 Elegance de 2001.

As primeiras coisas que ela disse: "anda menos"; "gasta mais", mas claro que é inegável o maior conforto, sensação de segurança, silêncio, espaço e qualidade a todos os níveis.
Ambos se revelaram muito fiáveis sem problema nenhum digno de registo. O Astra foi comprado novo pelo meu pai e sempre muito bem tratado.

Já teve o problema de soluçar que eu resolvi limpando o corpo da borboleta com um spray para carburadores. Nunca mais aconteceu.

Astra claro.
Os soluços ou são a bobine do motor ou a válvula EGR.
Carro de guerra.
Tenho uma em casa, a SPORT,e tem "apenas" 335 000km. A embraiagem é a de origem. Amortecedores traseiros auto-nivelantes (extra raro),CB...um carro formidável.
Comparar o Astra G a um PUnto...estamos no forumautohoje:sh)

Por isso e que disse no inicio que não tinham nada a ver um com o outro, estou muito mais inclinado para o Astra e obrigado pela dica pelo suluçar que parece-me um pouco comum ao Astra.
A minha mãe teve um Punto 1.2 16v de 2001 durante uns 5 anos que trocou por um Astra 1.4 Elegance de 2001.

As primeiras coisas que ela disse: "anda menos"; "gasta mais", mas claro que é inegável o maior conforto, sensação de segurança, silêncio, espaço e qualidade a todos os níveis.
Ambos se revelaram muito fiáveis sem problema nenhum digno de registo. O Astra foi comprado novo pelo meu pai e sempre muito bem tratado.

Já teve o problema de soluçar que eu resolvi limpando o corpo da borboleta com um spray para carburadores. Nunca mais aconteceu.

gtabarth, o Euro NCAP "farta-se" de avisar que não se podem/devem fazer comparações directas entre segmentos diferentes. [;)]

Em termos absolutos, um 3 estrelas do segmento C pode até ser mais seguro que um 4 estrelas B. Isto porque o segmento C, para obter um certo número de pontos, teve de dissipar uma quantidade bastante maior de energia no embate frontal, devido à maior massa.

Por isso mesmo disse que não tinha a certeza.

A título de curiosidade a diferença de peso dos dois veículos não chega a 200 kg.

No pára-arranca despreocupado, o Astra, devido ao peso e a uma molenguice a baixas rotações, faz uma média de 9-11l. Mas com cuidado ou fora da cidade, 7l ou até menos é bem possível.

Acerca dos soluços é um problema que pode afectar qualquer carro. Já tive problemas com isso mas não foi com um Opel. Resolveu-se depois de trocar velas, filtro de ar e limpar a admissão. Não sei qual destes factores foi determinante para eliminar o problema.

Se o carro for só para pequenos trajectos, a superioridade do Astra fica um pouco diluída. Senão, não há dúvidas.
Cheguei a fazer-me transportar num já com mais de 250000Km, com um aspecto de ter estado na guerra, mas aquilo andava como se nada fosse.
Tenho outro na familia com menos de 100000Km e só levou até hoje óleo, filtros, fluídos, bateria, lâmpadas e pastilhas. Absolutamente mais nada.
Tenho muito boa impressão do carro.

Não. Houve a versão ELX com ambas as motorizações: 8v com 60cv e 16v com 80cv (que no Punto mk1 trazia 86cv).
Por lapso meu, julgava que o user referia-se a um HLX (este sim, so há de 16v). Se assim fosse preferia mesmo o Punto...mas sendo um ELX...hummm, não sei.

Hugo, a ideia que tinha era mesmo essa, mas em cima foi-me dito que "ELX de 2001 é 16v", e como o user em questão é uma biblia, nem questionei isso. Mas, na verdade isso também não interessa nada, já que ficámos a saber que é um 16v[;)]

Por mim compro o Astra que na minha opinião e muito mais carro que o Punto isto sem por em causa o Punto , a minha duvida na escolha deve-se ao facto de que ja tinha decidido por um Punto todo revisto e, aparecer-me o Astra de uma pessoa conhecida, Como já disse atras vou fazer muitos poucos Km por mês (menos de 200 ) portanto os consumos não são importantes,0 problema do soluçar foi- logo dito pelo dono , a minha duvida prende-se pelo facto de pessoas conhecidas, terem-me dito que era problema para 400 ou mais euros,e, se eu tiver que mudar a correia de distribuição são outros 400 e ai já preciso de fazer contas, durante a semana vou com o carro ao mecânico da empresa onde trabalho para analizar o que se passa na realidade com o carro e depois falar com os proprietários.
No pára-arranca despreocupado, o Astra, devido ao peso e a uma molenguice a baixas rotações, faz uma média de 9-11l. Mas com cuidado ou fora da cidade, 7l ou até menos é bem possível.

Acerca dos soluços é um problema que pode afectar qualquer carro. Já tive problemas com isso mas não foi com um Opel. Resolveu-se depois de trocar velas, filtro de ar e limpar a admissão. Não sei qual destes factores foi determinante para eliminar o problema.

Se o carro for só para pequenos trajectos, a superioridade do Astra fica um pouco diluída. Senão, não há dúvidas.
Cheguei a fazer-me transportar num já com mais de 250000Km, com um aspecto de ter estado na guerra, mas aquilo andava como se nada fosse.
Tenho outro na familia com menos de 100000Km e só levou até hoje óleo, filtros, fluídos, bateria, lâmpadas e pastilhas. Absolutamente mais nada.
Tenho muito boa impressão do carro.

Conheço quem tenha um Punto igual e o que gostei do carro é a insonorização como aqui falaram. Mas vidros elétricos, luzes e mais não sei o quê é um fartote em avarias. A suspensão também não dava mostras de grande qualidade.

Esse Astra a gasolina não conheço quem tenha, mas 300€ por um segmento acima...

Por mim compro o Astra que na minha opinião e muito mais carro que o Punto isto sem por em causa o Punto , a minha duvida na escolha deve-se ao facto de que ja tinha decidido por um Punto todo revisto e, aparecer-me o Astra de uma pessoa conhecida, Como já disse atras vou fazer muitos poucos Km por mês (menos de 200 ) portanto os consumos não são importantes,0 problema do soluçar foi- logo dito pelo dono , a minha duvida prende-se pelo facto de pessoas conhecidas, terem-me dito que era problema para 400 ou mais euros,e, se eu tiver que mudar a correia de distribuição são outros 400 e ai já preciso de fazer contas, durante a semana vou com o carro ao mecânico da empresa onde trabalho para analizar o que se passa na realidade com o carro e depois falar com os proprietários.

A distribuição muda-se, segundo o fabricante, a cada 60000Km/4 anos. E faz-se por menos de 350 euros com tudo incluído. É veres quando foi mudada a última vez.
Boa sorte com isso.

Pelas minhas contas provavelmente não preciso de a mudar pois so ira ser mudada aos 180 000 ou o que restar para os 4 anos vou saber quando foi mudada.

Não sabia que o ELX só tinha saido no 16v.

A questão da segurança é sempre tramada. Os testes da EuroNCap são uma boa referência, mas não aborda tudo. Nessa base, e sabendo que possa não haver grandes diferenças entre eles, o Astra parece-me melhor.

E houve ELX de 8v e 60cv. HLX é que só saiu com 80cv e 16v.

Soube agora que o Astra não e um 1.4 tal como eu pensava mas sim um 1.2 e que não tem correia , o que me dizem deste motor.

O motor é muito fiável, mas adequado ao um corsa C. Não compraria o astra com esse motor, mas isso sou eu. Se a performance de arrastadeira não te fizer diferença, então também não vejo grande mal. Mas como te disse, eu não me metia nisso.

O motor é muito fiável, mas adequado ao um corsa C. Não compraria o astra com esse motor, mas isso sou eu. Se a performance de arrastadeira não te fizer diferença, então também não vejo grande mal. Mas como te disse, eu não me metia nisso.

O Astra é um carro superior, mas também só o compraria com o 1.4 de 90cv. O 1.2 de 65cv é muito lento. Levava 16s a chegar aos 100Km/h, por exemplo.

Voltar
Superior