Astra G soluça e trabalha a 3

P0rnStar

Banido
Retirado do COPT, carro dum amigo

Caros forunistas!

Enão é assim: esta sexta vinha eu do trabalho para casa qdo o carro em aceleração perde a força mesmo numa ultrapassagem! Terminei a manobra mas assim que pude e apesar de nada no painel/Cb avisar achei como óbvio estranho. Abri o capot e reparei que mecânicamente o som era o correcto mas com falhas no relanti, fui à traseira e o som que ouvia era o típico de carro que está a queimar a 3 cilindros! Como o carro estava na altura em kilometros de trocar velas, pensei q pudesse ter uma isolada.

O bólide é um Astra G 1.4 16V com o X14XE e tem 2 anos nas minhas mãos, fez agora 71 mil Km. Bem, ontem de manhã troquei as velas originais Bosch de 2 polos por umas equivalente da NGK (não tenho presente o modelo mas são as indicadas para o motor) e aproveitei para meter filtro de ar novo. Dps da troca de velas feita (as velhas saíram lá com uma cor boa, cinzento carvão a dar para o castanho) o carro pegou e ficou com o ralenti estável mas em andamento falha! Nota-se que por vezes tudo queima a 100% e o carro desenvolve naturalmente, mas em baixas e com meio curso do pedal do acelerador o carro engasga-se e mesmo dps das 3000 rpm com o pedal a afundo, ele engasga-se todo e por vezes simplesmente não desenvolve, parece como quando estava a queimar a 3 e perdeu a força.

Amanhã vai à máquina, mas se for o módulo das bobinas tou tramado, aquilo deve ser caro. Será centralina? Eu atesto sempre no mesmo sítio, mas hj levou um depósito quase cheio da Shell e fez uns quilometros mas tá na mesma.

Que poderá ser? Não conheço problemas deste tipo neste carro. Tive várias bobinas queimadas num Punto 1108 55cv e foi um dos motivos pelo qual o troquei! Agora o Astra q tanto gosto (apresentei-o aqui há 2 anos quando o comprei) está a dar problemas de ignição como o Punto. Estou triste e desiludido

Outro post no seguimento do tópico:

Bem, a teoria das velas foi por água abaixo.

Levou 4 novas originais para o carro compradas na Opel e está precisamente na mesma. Ou seja, ele a frio tem um relanti estáve e em andamento responde de forma natural mas é só aquecer e falha, o ralenti tem pequenas falhas e oscila enquanto que em andamento não tem força, morreram os cavalos quase todos

Tou mesmo triste pá. Electronica nao é, o painel não avisa, gasolina marada tb não pq já levou 50 litros doutra bomba...

Acrescento que o painel não avisa falha electronica, foi à "máquina" e esta não acusou tb nada

Última edição:
tens a certeza k esta atrabalhar em 3 cilindros??? é k a trabalhar em 3 cilindros ele nem sequer acelera pois afoga-se completamente. faz um reset á centralina, ve se nao tens os injectores sujos, e vê os cabos de vela..e depois posta os resultados

O carro foi levado à "máquina" e as bonines testadas e não acusou falha, nem no painel acusou falha de ignição que deveria aparecer qdo falha bobines.

A ser bobines, falhava só a quente? É uma situação estranha

Aponto para a bobine de ignição, o Vectra do meu pai (motor 1.6 16V, que é basicamente a mesma coisa para o 1.4) já teve um problema desses e acusava os mesmo sintomas desse. Ralenti instavel, quando se acelera parecia um motor boxer e de vez em quando lembrava-se de funcionar bem e levava tudo a frente.
O preço dessa bobine na Opel era para cima dos 200€, fora foi menos de 100€ e lá anda, nunca mais deu problemas.
Tirando a protecção plástica do motor (onde diz EcoTec) ve-se uma peça rectangular, na horizontal, é isso a bobine.

Lembro-me uma vez que ia a puxar 2a para ultrapassar um carro, começa a engasgar-se, não desisti porque o travar implicava uma situação perigosa, portanto continuei, depois de chegar a uma determinada rotação (penso que 4000/4500rpm) teve um disparo brutal como nunca tinha sentido e num ápice estava a entrar no redline, meti terceira, olhei para o meu pai e ficamos a pensar... "porque é que esta coisa só anda quando lhe apetece??".

Aponto para a bobine de ignição, o Vectra do meu pai (motor 1.6 16V, que é basicamente a mesma coisa para o 1.4) já teve um problema desses e acusava os mesmo sintomas desse. Ralenti instavel, quando se acelera parecia um motor boxer e de vez em quando lembrava-se de funcionar bem e levava tudo a frente.
O preço dessa bobine na Opel era para cima dos 200€, fora foi menos de 100€ e lá anda, nunca mais deu problemas.
Tirando a protecção plástica do motor (onde diz EcoTec) ve-se uma peça rectangular, na horizontal, é isso a bobine.

Lembro-me uma vez que ia a puxar 2a para ultrapassar um carro, começa a engasgar-se, não desisti porque o travar implicava uma situação perigosa, portanto continuei, depois de chegar a uma determinada rotação (penso que 4000/4500rpm) teve um disparo brutal como nunca tinha sentido e num ápice estava a entrar no redline, meti terceira, olhei para o meu pai e ficamos a pensar... "porque é que esta coisa só anda quando lhe apetece??".

Curiosamente cmg e com o meu pai à pendura aconteceu-nos algo que se não foi idêntico, foi 99% parecido! Eu tive de sacar esse bloco das bobines para trocar as velas, s for necessário trocaro o elemento faz-se em 5 minutos pois o acesso é facil. O teu acusou-te algo no painel, o tipico simbolo de avaria electronica?

Isto?
luztr3.jpg

No carro dele (é o do meu pai) não aparece nada, só quando o mecanico desligiu um qq contacto no motor só para ver s a luz acendia qdo houvesse falha lá apareceu, mas foi numa só de teste

Curiosamente cmg e com o meu pai à pendura aconteceu-nos algo que se não foi idêntico, foi 99% parecido! Eu tive de sacar esse bloco das bobines para trocar as velas, s for necessário trocaro o elemento faz-se em 5 minutos pois o acesso é facil. O teu acusou-te algo no painel, o tipico simbolo de avaria electronica?

Isto?
luztr3.jpg

No carro dele (é o do meu pai) não aparece nada, só quando o mecanico desligiu um qq contacto no motor só para ver s a luz acendia qdo houvesse falha lá apareceu, mas foi numa só de teste

Não aparecia nada no painel. Na altura também foram trocadas velas, filtros, limpeza de sistema (injectores incluidos) e só no fim é que demos com esse problema. Segundo o que pensamos é que aquilo não dá alerta de problema porque apesar de trabalhar mal, não está completamente sem fazer a passagem de corrente eléctrica para as velas.

Vai dando notícias do problema...

ve se nao tem a ver com a questao das valvulas, que normalemten a essas rotacoes teem um comportamente ligeiramente diferente...

ate uma certa rotacao so esta 1 aberta de admicao por cilindro e a partir de certa rotacao abre as duas...

posso estar completamente enganado....:sh)

sem ser isso pode ser mesmo a centralina que ta com algum prob...

Isso acontecia-me no Corsa B. A frio andava porreiro, a quente engasgava-se. Acho que era a maf, digo acho porque o vendi assim.
Cumprimentos

Isso acontecia-me no Corsa B. A frio andava porreiro, a quente engasgava-se. Acho que era a maf, digo acho porque o vendi assim.
Cumprimentos

Devia ser a válvula EGR..

Digo isto porque o Corsa cá de casa andava com esses sintomas, principalmente quando se parava nas rotundas e depois se voltava a acelerar, o carro dava um solavanco. Perdia também potência e estava a consumir cerca de 11l/100:sh) .

Sexta-feira passada foi à Opel e substituiram a válvula EGR que a máquina acusou e ficou bom.

EDIT: Acendia a luz de avaria electrónica do motor no painel de instrumentos.

Devia ser a válvula EGR..

Digo isto porque o Corsa cá de casa andava com esses sintomas, principalmente quando se parava nas rotundas e depois se voltava a acelerar, o carro dava um solavanco. Perdia também potência e estava a consumir cerca de 11l/100:sh) .

Sexta-feira passada foi à Opel e substituiram a válvula EGR que a máquina acusou e ficou bom.

EDIT: Acendia a luz de avaria electrónica do motor no painel de instrumentos.

É um 1.0?

Tenho 99% certeza que é a bobine!
Tenho 1astra G também! É o 1.4 sport e tive exactamente o mesmo problema aos 90.000 kms! O problema não é detectado em nenhuma máquina, nem na origem! Mas se fores a Opel, como eu fui, os mecânicos já conhecem o problema e nem levam à máquina!

Se substituiste as velas, tem cuidado! Se não forem da origem ou exactamente identicas avariam a bobine!

Tem a ver com a temperatura que elas atingem , se as velas não forem exactamente as indicadas para o carro sobreaquecem e la se vai a bobine...

E atenção que nem todas as que dizem que são compativeis com o carro, são as indicadas! O barato sai caro...

E se queres saber valores, a bobine mais o conjunto de velas na origem fica por volta de 300 euros! Pelo menos na altura ficou...

Boa sorte na resolução do problema!

Tenho 99% certeza que é a bobine!
Tenho 1astra G também! É o 1.4 sport e tive exactamente o mesmo problema aos 90.000 kms! O problema não é detectado em nenhuma máquina, nem na origem! Mas se fores a Opel, como eu fui, os mecânicos já conhecem o problema e nem levam à máquina!

Se substituiste as velas, tem cuidado! Se não forem da origem ou exactamente identicas avariam a bobine!

Tem a ver com a temperatura que elas atingem , se as velas não forem exactamente as indicadas para o carro sobreaquecem e la se vai a bobine...

E atenção que nem todas as que dizem que são compativeis com o carro, são as indicadas! O barato sai caro...

E se queres saber valores, a bobine mais o conjunto de velas na origem fica por volta de 300 euros! Pelo menos na altura ficou...

Boa sorte na resolução do problema!

Oi jovem

Então é assim: hj de manhã tive com um mecanico amigo a testar e trocamos os cachimbos ficando o carro na mesma mas nessas trocas reparamos que o cilindro nº1 tendo cachimbo ou não deixava o carro a fazer o mesmo, ou seja, a falhar, relanti irregular e sem força! Se esse cachimbo tivesse ligado mas tivessemos qq outro tb desligado, ele queimava a 2 e falhava ainda mais! Portanto como trocamos os cachimbos, deles não vem o problema, mas sim ou das bobines ou do distribuidor.
Velas tenho 2 conjuntos: 4 NGK de 2 polos indicadas para o motor e dps comprei 4 da GM na Opel pensando que pudessem ser velas e faz o mesmo com qq uma delas, por isso de velas tou safo. O carro vai à Opel para eles me diagnosticarem se é bobines ou distribuidor mas dps as peças compro na concorrencia, pois na marca é muito caro e não significa que fique melhor servido!

Obrigado pela tua informação, muitos e bons quilometros a todos!

Exacto, é um 1.0 12v

Um primo meu já teve um Corsa desses, quando teve isso, o mecânico fez-lhe uma limpeza ao sistema além de substituir a dita válvula porque segundo ele a sujidade é que causa a avaria da válvula (que é bastante sensível). Voltou a acontecer-lhe mais uma vez e ao ultrapassar o carro perdeu força, ia tendo um acidente. Trocou por um Corsa C 1.2 16V depois do brilhante episódio.

quando tinha o meu astra g de 98(1.4 16v) tambem tive esse prob.e foi o modulo de igniçao,na altura na opel foi 300€,modulo +velas.[8b] [8b]
por essa e por muitas outras [8b] [8b] é que o despachei.

Bom, o animal vai a teste durante a proxima semana na Opel, aí vou ficar a saber se é o modulo d ignição ou bobines (junta dá o mesmo efeito mas é pouco provavel). No entanto a reparação será feita noutro lado, para ser chulado em peças e mão-de-obra já basta a dita avaliação q vai ser feita, dps vai à concorrência

Tratado, era mesmo só o modulo de ignição (vulgo bobines). Ainda tive a sorte de ao comprar, ir à concorrencia e por engano (fui a 4 casas diferentes) venderam-me a peça por 74 + Iva, sendo que a média de preços que andava a ver rondava os 215€!

Boas curvas

Voltar
Superior