asterisk

Esperiencias ? alternativas ?
[:cool:]

Acho que sim. Embora às vezes me questione. É tudo uma questão de confiança, de saber, de razoabilidade, diria mesmo, é uma questão de fundo.

Face ao que hoje é sabido não me parece que ainda possa subsistir alguma dúvida mas, os tempos são outros, a vida no seu corre-corre obriga-nos por vezes a parar. E quando paramos tudo fica mais claro, tudo ganha outro sentido, tudo ganha aquele gostinho a cerejas frescas.

Qual era a pergunta?:sh)

É uma questão de tudo. [:D] [:)]

Explica lá esse do tal asterisk, o PBX Voip e não Astérix o Gaulês, Guerreiro Indomável no confronto com o Invasor Romano. [:D] [:cool:]

Acho que sim. Embora às vezes me questione. É tudo uma questão de confiança, de saber, de razoabilidade, diria mesmo, é uma questão de fundo.

Face ao que hoje é sabido não me parece que ainda possa subsistir alguma dúvida mas, os tempos são outros, a vida no seu corre-corre obriga-nos por vezes a parar. E quando paramos tudo fica mais claro, tudo ganha outro sentido, tudo ganha aquele gostinho a cerejas frescas.

Qual era a pergunta?:sh)

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Eu tenho tido melhores experiências com o Obelisk.

(Desculpa pmct, não resisti)

Eu explico.

Estmos em crise ? optimo
O estado não tem dinheiro ? espetaculo
os cortes não orçamento não param ? é a locura total

Então é assim , é preciso chegar a crise para se começar a trabalhar, e aquilo que ha muito se podia ter feito esta a gora a começar a ser feito, esta tarde tive uma reunião na FCCN que me deixou muito satisfeito, finalemnte 8 ja não era sem tempo) vamos usar a RCTS, implemntgar Voip de modo a que as chamads entre todas as itsituiçoe de ensino e investigação sejam feitas a custo zero, as chamadas para outros operadores, são entregues via IP no proprio operador a um custo muito mais baixo e a FCCN vai centralizar tudo isto, permintindo reduzir drasticamente a factura de comunicaçoes.

O asterisk , é uma solução de PBX VOIP http://www.asterisk.org/ totalemnte opensource.

portanto a ideia é combater o defice[:)].

seja como for vou estra na linha da frente desta area e estou a munirme de documentação para estudar, ( ja tenho leitura para as ferias) e estava a ver se alguem tem experiencia nesta area.[;)]

Experimenta ver o caso da Beltrónica.

aqui tecnologia ja esta decidida.
vamos usar SIP

basicamente vamos colocar uma getway frente dos actuais PBX que convertem TDM ( telefone usual) em Voip, e ao aldo um PBX voip, para as novas extensoes.
A questão aqui é , ou melhor são:

-faço uma central com linux/astreisk ou mando vir da cisco ?[;)]
-se for linux/astrisk consigo metre aquilo redundante?
-consigo facilmente meter uma operadora a lidar com ela?

ha muitas coisas para estudar.

para ja estou a faze testes de QoS e a recolher informação e amanha vou passera á fanac com o cartão de credito a ver se me safo [:D]

aqui tecnologia ja esta decidida.
vamos usar SIP

basicamente vamos colocar uma getway frente dos actuais PBX que convertem TDM ( telefone usual) em Voip, e ao aldo um PBX voip, para as novas extensoes.
A questão aqui é , ou melhor são:

-faço uma central com linux/astreisk ou mando vir da cisco ?[;)]
-se for linux/astrisk consigo metre aquilo redundante?
-consigo facilmente meter uma operadora a lidar com ela?

ha muitas coisas para estudar.

para ja estou a faze testes de QoS e a recolher informação e amanha vou passera á fanac com o cartão de credito a ver se me safo [:D]

Boas,

tenho alguma experiência com o Asterisk, Voip e implementações em média escala aqui na empresa. Caso necessites alguma ajuda, PM me! [:cool:]

Olha, agora a FCCN vai andar aos beijinhos... tou f*d*do com isto (se for muito asterisco, avisem! [:D] ).

Mais a sério, agora: acho q ideia muito boa (e peca por vir tarde). Se conseguirem fugir à Cisco e safar-se com o Linux/Asterisk, melhor ainda.
Resta saber que tipo de apoio é que têm com essa alternativa face ao que a Cisco vos daria (se algum).

De resto, não tenho experiência com isso. Tenho é um amigo na Câmara de Oeiras que está enterrado até aos olhos em VoIP, e tem sempre lá um gajo da Cisco (muito, muito cromo!) a dar apoio. Mas aquilo acho que só anda em torno do Call Manager.

Olha, agora a FCCN vai andar aos beijinhos... tou f*d*do com isto (se for muito asterisco, avisem! [:D] ).

Mais a sério, agora: acho q ideia muito boa (e peca por vir tarde). Se conseguirem fugir à Cisco e safar-se com o Linux/Asterisk, melhor ainda.
Resta saber que tipo de apoio é que têm com essa alternativa face ao que a Cisco vos daria (se algum).

De resto, não tenho experiência com isso. Tenho é um amigo na Câmara de Oeiras que está enterrado até aos olhos em VoIP, e tem sempre lá um gajo da Cisco (muito, muito cromo!) a dar apoio. Mas aquilo acho que só anda em torno do Call Manager.

Sim, o projecto da FCCN visa realmente fugir às "grandes" e até poupar custos com os acessos primários e chamadas de interligação entre as diferentes instituições.

Tive a oportundidade de assistir a uma conferência com o Prof. Pedro Veiga em que defendeu o uso do Asterisk e que avisou para os custos injustificados e muito elevados que o liceciamento de sistemas propriétarios acarreta. Isto... com os tipos da Alcatel e Cisco ao lado...

a cara que fizeram...:sh)

[:)] [:)] [:)]

Sim, o projecto da FCCN visa realmente fugir às "grandes" e até poupar custos com os acessos primários e chamadas de interligação entre as diferentes instituições.

Tive a oportundidade de assistir a uma conferência com o Prof. Pedro Veiga em que defendeu o uso do Asterisk e que avisou para os custos injustificados e muito elevados que o liceciamento de sistemas propriétarios acarreta. Isto... com os tipos da Alcatel e Cisco ao lado...

a cara que fizeram...:sh)

[:)] [:)] [:)]

Priceless!!!! [:)]

Adorava ter visto isso [:D]

Já agora, e com a cena dos portáteis baratuchos para os estudantes, e isso... a FCCN não tem nada em vista para aproveitar os "hot spots" dos nossos ISP's e expandir a rede, por forma a facultar internet a custo zero ao mesmo público alvo supracitado? :confused:

Voltar
Superior