Assobio do turbo num 407 HDI

profsilva

New member
Olá, gostaria de saber o vossa opinião sobre o funcionamento do turbo do meu 407 1.6 HDI.
Por estes dias o turbo do meu carro começou a ouvir-se mais.
Principalmente a baixa velocidade, em 1º, 2º e 3º mudanças. Quando levanto o pé do acelerador, ouve-se bastante mais. Ou seja, quando não se deveria ouvir é quando mais se ouve. O turbo nota-se a baixar de rotação, mas a fazer ouvir-se mais o assobio. Quando acelero até é normal o assobio.
Isto aconteceu quando estava na praia. O carro ficava estacionado virado para o mar.
Já contactei várias pessoas e todos me dizem que é normal, mas para mim não é.
Por isso, antes de o levar à peugeot, gostava de saber a vossa opinião.
também já vi as tubagens todas e está tudo bem, nada de óleo, fugas de ar, etc.
O que poderá ser? O turbo a dar as últimas? Será da geometria variável? Da centralina?
O carro só tem 29000Kms.

Cumprimentos
António Silva

Olá Bruno.
Exactamente. É precisamente nessas rotações, abaixo da 2000.
Cumprimentos.

Vai ao stand e diz para verem os tubos... e para substituírem todos os tubos que apresentarem fugas...

Se eles começarem a mandar postas, insiste, se não conseguires, diz-lhes que se houver problemas, o problema será deles, então...

Quando se houve o silvo do turbo, em carros a diesel, é porque há fugas de ar nas condutas, provavelmente um tubo que tem um pequeno furo...

Só que esse furo, pode-se até nem se ver, vai aumentar com a pressão exponencialmente, sempre e sempre mais, até o motor deixar de receber a pressão necessária...

Esse problema, também faz gastares mais gasóleo...

É normal, ouvir-se um som característico do turbo, do ar a ser sugado, agora, silvo, já é fugas de ar... especialmente nas condições que descreveste...

Última edição:
Olá, gostaria de saber o vossa opinião sobre o funcionamento do turbo do meu 407 1.6 HDI.
Por estes dias o turbo do meu carro começou a ouvir-se mais.
Principalmente a baixa velocidade, em 1º, 2º e 3º mudanças. Quando levanto o pé do acelerador, ouve-se bastante mais. Ou seja, quando não se deveria ouvir é quando mais se ouve. O turbo nota-se a baixar de rotação, mas a fazer ouvir-se mais o assobio. Quando acelero até é normal o assobio.
Isto aconteceu quando estava na praia. O carro ficava estacionado virado para o mar.
Já contactei várias pessoas e todos me dizem que é normal, mas para mim não é.
Por isso, antes de o levar à peugeot, gostava de saber a vossa opinião.
também já vi as tubagens todas e está tudo bem, nada de óleo, fugas de ar, etc.
O que poderá ser? O turbo a dar as últimas? Será da geometria variável? Da centralina?
O carro só tem 29000Kms.

Cumprimentos
António Silva

Boas.
No meu antigo Astra 1.9 CDTI quando isso aconteceu, o turbo estava a começar a entregar a alma ao criador, solução, turbo novo, o que vale ainda ao abrigo da extensão de garantia.
RMVC

Olá Bruno.
Exactamente. É precisamente nessas rotações, abaixo da 2000.
Cumprimentos.

Esse tipo de assobio é resultado de um ligeiro empeno no veio do turbo.

Basta uma tirada a velocidades elevadas (principalmente no Verão) para que isso aconteça.

A duração de um turbo nessas condições tanto pode ser de meses, como de anos.

Mas se está na garantia, queixa-te, eles têm de colocar outro em condições.

posso falar-te de experiencia propria de um turbo que já leva mais de 150000km; no inicio confesso que não fazia.. mas talvez a partir dos seus 10000km...
no meu caso é feitio senão já se teria deitado;

qd se levanta o pé o silvo que faz é descompressão...

não daria mta importância a isso

O 206 do meu irmão com esse mesmo motor não se ouve NADA mesmo o turbo. Tenho andado com o carro, e até estranho.

A carinha de um amigo meu com esse motor não se ouve NADA o turbo, que já é o 2º, o 1º faleceu aos 10.000 kms.

Por isso alguma coisa n deve tar bem, digo eu.

Esse tipo de assobio é resultado de um ligeiro empeno no veio do turbo.

Basta uma tirada a velocidades elevadas (principalmente no Verão) para que isso aconteça.

A duração de um turbo nessas condições tanto pode ser de meses, como de anos.

Mas se está na garantia, queixa-te, eles têm de colocar outro em condições.

Exactamente. Se o carro ainda tem garantia, troca o turbo.

Caso não tivesse, não recomendava a troca. Tanto pode durar 1000km como 200000km.

epa..esse turbo e de geometria variavel??

e que no meu carro..grande punto 1.2 de 90..o turbo ouve.se na faixa de enchimento do proprio..e agora com repro..de facto o barulho parece que esta estragado..mas e normal das pas a rodar...

pode ser o silvio normal do turbo a encher

epa..esse turbo e de geometria variavel??

e que no meu carro..grande punto 1.2 de 90..o turbo ouve.se na faixa de enchimento do proprio..e agora com repro..de facto o barulho parece que esta estragado..mas e normal das pas a rodar...

pode ser o silvio normal do turbo a encher

É de geometria variável.
Eu também tenho um Panda Mjet e nesse sim ouve-se bem o silvo do turbo. No 307 não se ouve nada.

o meu teve exactamente o mesmo problema aos 25 mil kms.

na oficina de setúbal recusaram-se a resolver o problema.

na auto república em lisboa inicialmente tb disseram que era tudo normal, mas depois pq insisti em deixar lá o carro verificaram que havia 1 problema no turbo. foi substituído e desde então nunca + teve problemas (tenho agora 54 mil kms).

boa sorte.

Eu perguntei isto pq o meu teve um tubo partido ou desencaixado (já não me lembro) e o turbo começou a fazer barulho ao ralenti. O tubo foi arranjado há já uns bons milhares de quilómetros e nunca deu problemas, mas uma coisa curiosa é q antes o turbo não se ouvia e desde essa intervenção passou a ouvir-se. Muito pouco, mas ouve-se.

Voltar
Superior