Tinha decorrido menos de um ano e meio da compra, e com pouco mais de 40.000Km lá fui obrigado a trocar os pneus. Apesar de não esperar uma longevidade tão grande, poderiam ter durado mais ainda, não fosse o desgaste irregular. Aquando das minhas visitas à oficina, sempre indiquei para fosse feito o alinhamento da direcção (exactamente pelo tipo de desgaste que se verificava) e sempre me disseram "sim senhor, foi feita". Na verdade nada fizeram.
Já não posso precisar se ocorreu antes ou depois da substituição da bateria, mas por essa altura começou a surgir o aviso "Check Engine". Da primeira vez que apareceu, liguei de imediato para o concessionário, ao que me responderam, uma vez que o aviso não se mantinha aceso, que não deveria ser preocupante. Deixei mais tarde o carro na oficina.
Não sei já quanto tempo demoraram (sempre uns dias) e lá fui levantar o carro. Nada aconteceu nos primeiros quilómetros, mas não chegou ao fim do dia sem que o aviso voltasse a aparecer.
Começou aqui a dor de cabeça. O raio do Check Engine teimou em aparecer com alguma frequência e o carro voltou, também com alguma frequência, à oficina. Até ao final da garantia nunca conseguiram solucionar o problema! Disseram-me que substituiram o sensor volumétrico do ar, a bomba de combustível e não sei mais o quê. Se substituiram ou não, isso eu não garanto, mas o facto é que o problema continuou a subsistir e não vi capacidade técnica para resolverem o assunto, apesar das minhas muitas insistências. Começou a tornar-se num assunto deveras desgastante...