[Código da Estrada] Ascendi - Multa?

Esta foi a reclamação que fiz, directamente no site da Ascendi, por uma situação igual à do autor do tópico. Neste caso particular até tinha o código da certidão (custa 10 € e pedi-o antes de comprar a viatura para ver se havia alguma situação anómala), mas pode-se pedir o registo gratuitamente (só não sei onde).

Como poderão consultar através do nº de Notificação, foi-me solicitado o pagamento de uma
taxa de portagem e respectivos custos administrativos, de uma passagem não paga a 22-7-
2011, além da identificação do condutor na mesma data. Ora, o veiculo associado a esta
infração, com a matricula ............, apenas foi registado no meu nome a 21-09-2011 (apesar
de ter sido adquirido e ter estado na minha posse desde 19-08-2011), registo que poderão
consultar e confirmar com o código de certidão automóvel: ................ Desta forma
declino qualquer responsabilidade na infração ocorrida a 22-07-2011. Mais informo que o
anterior proprietário era a ........ Fico a aguardar o vosso contacto para proceder de forma
legal, de modo a que fique definitivamente ilibado desta responsabilidade. Atenciosamente.

ora hoje tenho o aviso de carta registada da Ascendi

estou para ver o que aí vem, tenho Via Verde em ambos os carros e sempre tive

amanhã se verá

Trek

Acho piada a este tipo de pessoal... ah e tal sou muita mau, não faço nada, eles que se "desenmerdem"...

Depois quando se virem com viaturas ou ordenados penhorados, por causa de um mero email/carta/fax que não custava nada enviar e que resolvia a situação, queixem-se!

ASCENEDI quer pode e manda? onde é que já chegámos?

..................

Lá está, confirma-se... o teu poder de ler coisas que não foram ditas é surpreendente! [;)]

Mas como não quero que sejas induzido em erro eu explico o que eu quis dizer e que toda a gente percebeu menos tu... se não pagares uma multa e deixares andar, isso vai para contencioso, de contencioso vai para um processo de execução, e o processo de execução pode levar à penhora do vencimento, passando pelas devidas entidades (advogados, solicitadores e tribunal). No final, terás que provar que não és o responsável pela multa, mas deixando andar a probabilidade de vires a ter dores de cabeça e despesa, é maior.

Última edição:
Lá está, confirma-se... o teu poder de ler coisas que não foram ditas é surpreendente! [;)]

Mas como não quero que sejas induzido em erro eu explico o que eu quis dizer e que toda a gente percebeu menos tu... se não pagares uma multa e deixares andar, isso vai para contencioso, de contencioso vai para um processo de execução, e o processo de execução pode levar à penhora do vencimento, passando pelas devidas entidades (advogados, solicitadores e tribunal). No final, terás que provar que não és o responsável pela multa, mas deixando andar a probabilidade de vires a ter dores de cabeça e despesa, é maior.

tens razão... quando se trata de uma multa passada por uma autoridade com poderes para tal

No caso concreto é uma entidade privada que diz que cometeste uma infracção, eles é que têm de provar. Se eu te disser que tu me deves 500€, tu é que tens de provar que não me deves? têm alguma lógica?

Continuas a errar.
Tal e qual escreveu a MrsX , a Ascendi ( ou outra concessionária) banco, prestador de serviços, etc, se não recebe o respsctivo guito, avança com um processo para tribunal a fim de, ser ressarsido dos valores em falta. O tribunal despacha o processo favoravelmente e nomeia um agente de execução/solicitador para tentar obter a dívida em falta. Estes informam a PSP/GNR através de ofício que o carro X tem uma penhora ordenada pelo tribunal X e determina a apreensão da viatura.

Continuas a errar.
Tal e qual escreveu a MrsX , a Ascendi ( ou outra concessionária) banco, prestador de serviços, etc, se não recebe o respsctivo guito, avança com um processo para tribunal a fim de, ser ressarsido dos valores em falta. O tribunal despacha o processo favoravelmente e nomeia um agente de execução/solicitador para tentar obter a dívida em falta. Estes informam a PSP/GNR através de ofício que o carro X tem uma penhora ordenada pelo tribunal X e determina a apreensão da viatura.

havia de ser engraçado se fosse assim como dizes. O tribunal despacha favoravelmente assim do nada? eles têm de provar... não?

A penhora só é efectuada após o tribunal assim o decidir. Até lá nada pode ser feito.

claro.. por isso eu disse, que a Ascendi não pode penhorar assim do nada, eles bem podem dizer que tu ou eu passámos sem pagar, mas para isso têm de provar. Agora acusarem uma pessoa inocente também lhes pode sair caro..

claro.. por isso eu disse, que a Ascendi não pode penhorar assim do nada, eles bem podem dizer que tu ou eu passámos sem pagar, mas para isso têm de provar. Agora acusarem uma pessoa inocente também lhes pode sair caro..

A ascendi nao penhora do nada. O tribunal sim. A ascendi tem uma foto com a foto que realizou a infração (prova mais do que suficiente).

Imaginemos que a matricula do carro é 45-67-IB e o teu carro é 45-67-IP, neste caso é bastante simples de contestar. Mas tu nao queres contestar, porque nao te apetece. Depois das cartas da Ascendi, vem do INIR e mais tarde do tribunal. E aqui é que as pessoas se esquecem, o tribunal pode decidir em favor da Ascendi, apesar de a matricula estar errada, porque perante a lei tu foste notificado e não desde qualquer resposta. E se não pagares a multa no prazo estipulado, ai podem penhorar o que lhes apetecer.

Esclarecido?

Se não reclamaste a notificação no prazo estipulado (julgo que 15 dias) assumiste o que eles te estavam a imputar.

O ditado é velho: "Quem cala consente"

ora hoje tenho o aviso de carta registada da Ascendi

estou para ver o que aí vem, tenho Via Verde em ambos os carros e sempre tive

amanhã se verá

Trek
Já foste buscar a carta?
Hoje recebi também uma carta registada com AR da Ascendi que vem dizer que passei numa portagem reservada a um sistema electrónico de cobrança de portagens sem que o veículo se encontrasse associado (ou seja, eles dizem que eu não estou associado à VV) e aplicam uma "multa" de taxa máxima +despesas administrativas.
Como é óbvio, eu tenho VV há muito tempo e, claro, vou contestar! :(

Já, dizem que saí numa portagem sem registo de entrada.

Também tenho Via Verde, liguei para lá e disseram qualquer coisa do dispositivo avariado, eu passei-me (até fui um pouco rude) e perguntei-lhe porque é que avariou só naquele momento se antes e depois funcionou sempre bem.

Já reclamei, estou à espera de resposta.

Estou a ponderar fazer uma queixa à Via Verde sobre o seu funcionamento, porque afinal a falha é deles.

Trek

[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"]Lei 25/2006

Artigo 10.º
Responsabilidade pelo pagamento
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1 - Sempre que não for possível identificar o condutor do veículo no momento da prática da contra-ordenação, as concessionárias, as subconcessionárias, as entidades de cobrança das taxas de portagem ou as entidades gestoras de sistemas electrónicos de cobrança de portagens, consoante os casos, notificam o titular do documento de identificação do veículo para que este, no prazo de 15 dias úteis, proceda a essa identificação ou pague o valor da taxa de portagem e os custos administrativos associados, salvo se provar, no mesmo prazo, a utilização abusiva do veículo por terceiros.
2 - A identificação referida no número anterior deve, sob pena de não produzir efeitos, indicar, cumulativamente:
a) Nome completo;
b) Residência completa;
c) Número de identificação fiscal, salvo se se tratar de cidadão estrangeiro que o não tenha, caso em que deverá ser indicado o número da carta de condução.
3 - Na falta de cumprimento do disposto nos números anteriores, é responsável pelo pagamento das coimas a aplicar, das taxas de portagem e dos custos administrativos em dívida, consoante os casos, o proprietário, o adquirente com reserva de propriedade, o usufrutuário, o locatário em regime de locação financeira ou o detentor do veículo. [/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Desenterrando o tópico, comprei este ano um segundo carro, e como anda pouco não comprei o dispositivo para as SCUT.

Em Abril passei 2 vezes numa SCUT, a 1ª vez paguei, a 2ª vez esqueci-me e recebi a carta em casa. Logo vou confirmar, mas salvo erro uma portagem de 1.4€ transformou-se em qualquer coisa como 3€ e qualquer coisa. A situação era clara, decidi pagar.
Posteriormente, passei mais 2 vezes noutras scuts, uma vez em Julho, outra em Outubro. Em Julho dirigi-me passado 3 dias aos CTT não aparecia nada para pagar. Em Outubro, confesso, esqueci-me novamente. Agora recebi a carta (como seria de esperar), não é que os filhos da p++**)PI"#Q)*I querem cobrar 2.21€ de custos administrativos por cada passagem em que passei?

Já vi tentativas de cobrança por algumas razões, e normalmente apresentam o valor a tentar cobrar, e no final, custos administrativos do processo em si. Isto é só uma carta, só um processo, e em bom Português, um belo roubo!

Estou consciente que no 2º caso não paguei a tempo e a responsabilidade foi minha, mas no 1º dirigi-me aos CTT e não apareciam dívidas. Em todo o caso, o que está aqui em causa é o abuso em si, se eu já estou a pagar uma portagem (embora atrasada), não estou já a pagar para que tudo funcione? Porque carga de água tenho que pagar um custo administrativo por cada passagem? É 2.21€ por cada registo na base de dados? Só pode!!!

Estou também consciente que existem casos bem piores, embora em fases mais avançadas!

Curto e grosso, 5.6€ de portagens (4x 1.40€ - foram 2 passagens nos 2 sentidos) + 8.84€ de custos administrativos (2.21€ por cada passagem em cada sentido) = 14.44€

Voltar
Superior