As passadeiras

Mas também convém referir aquelas belas passadeiras a meio ou no fim de curvas sem visibilidade...são sempre muito jeitosas...havia aqui uma ao pé de minha casa que era frequente haver atropelamentos...até que lá ganharam juízo, apagaram-na e fizeram outra mais afastada da curva...

Existem passadeiras onde o pessoal não para...

Numa dessas estava à espera para estacionar, e passaram 5 ou 6 carros seguidos e nenhum parou.
No fim, com alguma distância, vinha um tipo no seu BMW.
Mandei-me para a passadeira e depois recuei.

O gajo assustou-se e fez um brake-test... até ficou branco!!!

Só fiz isto porque vi que não vinha ninguém a seguir a ele!

E aquelas situações em que nos deparamos com um cão parado no passeio junto a uma passadeira, paramos o carro, mas o cão não atravessa. Dá vontade de perguntar-lhe..."mas atravessas ou vais ficar aí parado?" [:D]

Na verdade, acho que nem o cães confiam nos automobilistas! [:D]

Eu paro sempre nas passadeiras e tambem fico fulo com algumas situações já descritas.

Agora o condutor, esse assassino, é sempre o culpado pelos atropelamentos e nunca as BESTAS que colocam as passadeiras logo a seguir ás curvas, em locais sem visibilidade e sem espaço de travagem.

Falando de passadeiras, das que eu conheço e que já vi, existe uma que é verdadeiramente perigosa e é ideal para quem já esteja cansado de viver. Situa-se na zona de sassoeiros/arneiro. Passando uma rotunda (perto do Plus de sassoeiros), a caminho do lagoas park, oeiras park etc, existe uma descida muito acentuada e perto do fim dessa descida, já com o carro embalado, surge uma curva para o lado direito, sem qualquer visibilidade e imediatamente a seguir...a passadeira para uma outra dimensão. Quem conhece a zona, trava na descida que antece o local da travessia de peões, quem desconhece, está sujeito a atropelar alguém.
A 1ª vez que passei por essa passadeira de carro, só não atropelei 4 ou 5 pessoas, tipo bowling, porque estas conseguiram-se desviar. Foi a sorte delas e também a minha.

Eu paro porque tem que ser... Mas geralmente apetece-me passar os peões a ferro porque a maior parte pensa que lá por ter prioridade a atravessar se pode "mandar" para a estrada sem sequer olhar (literalmente)... É nesses que dá mesmo vontade de lhe partir qualquer coisa porque eles até podem ter razão, mas certamente são eles que ficam no hospital caso o condutor não os consiga evitar. Para mim, pior que os condutores, só mesmo os peões. Onde é que já se viu, obrigar muitas vezes o condutor a travagens fortes por causa de suas excelências e o seu umbigo. Ter direito e passar antes dos carros é uma coisa, atirar-se para a estrada é outra!!!

No meu caso, quando vou atravessar uma passadeira prefiro esperar que passe tudo e todos e depois passo eu ao meu ritmo. Não obrigo absolutamente nenhum carro a ter de travar de propósito só para eu passar. Caso venham mesmo muitos carros, movimento-me LENTAMENTE de forma a dar a entender que pretendo passar, mas sempre de forma defensiva para que se não pararem eu consiga voltar para garantir a minha segurança.

Desde pequeno que me ensinaram que a física não perdoa... Pessoa contra carro só pode dar um resultado... É sempre a pensar nisso que prefiro ser o último a passar, mesmo tendo direito a ser o primeiro. É que, com razão ou não, seria eu que ficava empenado para o resto da vida...

Respeito profundamente os peões que não se atiram à bruta e cedo-lhes sempre a passagem de bom grado. Aos outros "reis do mundo", também cedo como é óbvio, mas fico a roer-me todo.

Já passei por duas situações um pouco desagradáveis (nada correu mal, mas valeu o susto) graças a estes lunáticos das passadeiras.

Uma situação que vai acabar mal é esta...

Mudaram uma passadeira uns 10 metros, para a colocar num local com mais visibilidade.
O problema é que as pessoas estavam habituadas à antiga passadeira, e atravessam no lugar da antiga, sem sequer olharem para os lados...

Já comentei isso com várias pessoas e todas são da mesma opinião.

A passadeira foi bem mudada, mas ainda vai dar m€rd@!

E aquelas situações em que nos deparamos com um cão parado no passeio junto a uma passadeira, paramos o carro, mas o cão não atravessa. Dá vontade de perguntar-lhe..."mas atravessas ou vais ficar aí parado?" [:D]

Na verdade, acho que nem o cães confiam nos automobilistas! [:D]

Por coincidência, ainda há pouco, parei num semáforo. Quando este ficou verde, engrenei a 1ª para começar a arrancar, entretanto, surge um cão e decide atravessar com o semáforo verde...já não há respeito por quem conduz. [:D]

Já que aqui estamos e não me apetece ir ao Código, digam-me uma coisa.. (partindo do princípio que a distância contemplada no Código é de 50 metros, o que eu não tenho a certeza :sh) )

Numa via em que não há uma passadeira, como é que o peão deve proceder para atravessar?

a) Em qualquer lado, desde que não haja passadeira a menos de 50 metros?

b) Em qualquer lado, mas com os devidos cuidados, tendo em consideração que a via é para automóveis, desde que não haja passadeira a menos de 50 metros?

E, no caso de atropelarmos alguém, como é que isso se desenrola?

Agora o condutor, esse assassino, é sempre o culpado pelos atropelamentos e nunca as BESTAS que colocam as passadeiras logo a seguir ás curvas, em locais sem visibilidade e sem espaço de travagem.

uma vez ia atropelando um tipo numa passadeira mesmo a seguir a uma curva.

Ainda bem que o carro em que ia travava bem:sh)

O ideal é quando circulamos como peoes pensar no que sentem os condutores e vice versa!!!!! Não fazer enquanto peoes aquilo que não gostamos que nos façam enquanto condutores!!!!

quanto ao pessoal que nao se arruma da frente nas passadeiras... é uma das razoes porque hei-de ter um ferrari ou lamborghini com escape tubi.

Uma aceleradela e eles despacham-se logo[:D]

Pois isso depende.. Nao vou negar que por vezes quando peao ainda esta longe mas ja se percebe k ele vai pra passadeira eu acelero, mas de modo a que nunca nenhum teve que esperar por mim, pq se nessas situaçoes se vamos parar sempre entao vamos esperar muito.
No caso de o peao ja estar pronto pra atravessar paro sempre, salvo os casos em k vou mesmo distraido e so me apercebo dpx da passadeira mas sao raros.

Claro que é frequente os peoes confundirem passadeira com "passerelle" e coisas afins.. Ou entao ja estao a meio da mesma e voltam pra tras, param a falar pra quem ficou no passeio.. Ou aqueles que estao de braços cruzados em frente a uma passadeira e quando eu paro eles ignoram e continuam na mesma posiçao.. Grrrr loool

Passo-me com as pessoas que ficam a mandar vir ou a fazer cara de más só porque parei quase em cima da passadeira ou tive de travar bruscamente, parei não parei? então reclamam do quê?[8b] [8b]

Enquanto condutor, abrando sempre que as passadeiras estão meio tapadas pelos carros, deixo sempre passar sempre que está lá alguém, claro que já me esqueci algumas (muito poucas mesmo) vezes e acabei por passar.
Mas há algo que me irrita profundamente:
- Pessoas a passar na diagonal
- Pessoas a passar de vagar (na conversa, no gozo, etc.)
- Pessoas em frente a passadeiras que não querem passar, estão lá por estar

Enquanto peão se vir que o condutor não vai parar, meto-me de propósito para o obrigar a parar (já quantos não chiaram para não me atropelar) mas faço isto sempre com o pé atrás caso o gajo seja cego. Já algumas vezes me contornaram na passadeira, duas vezes inclusivé (por curiosidade dois mercedes) me apanharam chateado e levaram um murro no carro. Quando não páram levam com um berro ("PASSADEIRAAAAA") e o tradicional dedo do meio. Tenho pena mas teve de ser.

Se há coisa que odeie é fazer-se dos outros burros, parvos ou inferiores.

Costumo parar salvo uma ou outra excepção por estar distraido. Também não gosto daquele pessoal que se põe nos passeios à beira das passadeiras porque sim e porque é bonito.

Já me aconteceu uma vez parar o carro para um senhor passar e surpresa das surpresas atravessa metade da passadeira e de repente lembra-se e em vez de passar o resto na passadeira não, contornou o meu carro para "cortar" caminho, ou seja parei para NADA. Fiquei logo nas horas.

Quando vejo alguém parado no início das passadeiras costumo parar e depois das duas, uma:

- o peão atravessa
- o peão afinal estava a conversar e não quer etravessar. Aí os gestos que se seguem são da minha exclusiva responsabilidade... mas são do género "então, não atravessa", ou tipo "caramba já viu a figura ridícula que fez?" e é engraçado... eu não berro nem mando vir, e desta forma até me pedem desculpa! (e esperoeu, para a próxima já não fazem igual).

Como a generalidade das passadeiras estão muito bem colocadas (not), geralmente logo a seguir à saida das rotundas e depois de curvas só páro mesmo se tiver de ser, mas bastava a colocação das passadeiras 10 metros mais à frente e já não existia o perigo de ficar um pouco dentro da rotunda para deixar passar os peões... :rolleyes:

Voltar
Superior