Omega
Well-known member
Tive um professor de Ciências Sociais que dizia que a Contabilidade é uma Ciência.
Já agora o dito professor tinha 7 (SETE)....... licenciaturas na altura, em 1989 ......[
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Tive um professor de Ciências Sociais que dizia que a Contabilidade é uma Ciência.
:sh):sh)Cada um faz as suas escolhas, mas isso já acho um exagero... Ter duas, sim senhor, também gostava, havendo condições, agora sete lic em 1989? Isso é 40 anos a estudar, partindo do prinicpio que deve ter feito algumas ao mesmo tempo!Já agora o dito professor tinha 7 (SETE)....... licenciaturas na altura, em 1989 ......[]
Que eu me lembre:
Direito, Psicologia, Filosofia, Geografia .....
Ao fim de umas quantas as equivalências devem ser bastantes e não são precisos os tais 40 anos para as tirar, até porque na altura ele tinha uns 50 anos no máximo ....
E além dessas licenciaturas e de dar aulas era Juiz.
Portanto como devem calcular o homem deveria saber minimamente o que dizia.....
Já agora, segundo a Wikipédia:
Contabilidade é a ciência .....
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade
O homem afinal sabia o que dizia .....[]
Não e é uma questão de tradição, é uma questão de método..[]
O método cientifico implica:
uma observação factual,
hipótese,
teoria explicativa,
experimentação,
repetição,
controlo,
analise de resultados e
conclusão ( entre outros )...
no dia a dia usamos sem duvida PARTES do método cientifico como ferramentas de raciocínio a que aplicamos a tudo que nos rodeia.
Raciocínio é pensamento lógico dedutivo mas não é um método sistematizado!
Raciocínio diferente de método cientifico logo diferente de ciência, por definição, por lógica e não por tradição..[]
eu percebo o que queres dizer, já acima o tinha dito em relação a mesma premissa dada por outro user, a questão é mesmo a de que enquanto Cientista Social, não compreendo a rigidez de um conceito, que voçês cientistas naturais atribuem á ciência.....
Percebo sim que existem várias ciências, e que de facto o método cientifico é necessário, mas qualquer cientista social sabe bem que o metodo cientifico em algumas ditas ciências por assim dizer, são apenas fait-divers em comparação com a essência da verdadeira análise, que é demasiado complexa para poder ser posta em laboratório para testar qualquer hipotese![]
aquilo que voçês chamam de Ciência, e aliás.....essa guerra do nome Ciência ser atribuido a quê, é uma história sem fim.............
Como já disse, até percebo porque é que os cientistas naturais chamam apenas de ciência ás disciplinas que estudam,descobrem e testam segundo o metodo cientifico....., mas não aceito, porque nem tudo se pode tratar em laboratorio........, e não se pode dizer que uma disciplina que estuda a sociedade por exemplo, como a Sociologia, não é uma Ciência, porque não utiliza o método cientifico da forma concreta tal como utilizam a Fisica........
bem, mas não tenho a esta hora muita cabeça para deambulações mentais, portanto .....fica aqui alguns excertos de qualquer coisa que vale qualquer coisa
O modelo de cientificidade e de objectividade da Matemática e das Ciências da Natureza torna-se o ideal de cientificidade e de objectividade a ser procurado nas Ciências Humanas. Toda esta busca suscita uma série de questões: as Ciências Humanas, tendo uma especificidade própria, não devem ser construídas segundo o modelo de explicação das Ciências Naturais? Se elas não seguem este modelo, podem ser ditas Ciências?(Não) Se o modelo de cientificidade das Ciências Naturais se estrutura na objectividade, na ausência de aspectos subjectivos e qualitativos, como fazer com que as Ciências Humanas sejam Ciências, se o seu objecto de estudo, o Homem, é o domínio da subjectividade, dos valores?(não se faz sem objectividade) Sendo assim, podem ser construídas segundo outro modelo de cientificidade? Em suma, questiona-se a cientificidade da Ciência em termos restritos à objectividade. São as Ciências Humanas apenas o domínio da subjectividade?(quase que por definição , sim) Não são estas Ciências subjectivas e objectivas no que se refere aos seus objectos de estudo? O mesmo não poderia ser dito das Ciências Naturais?(não, as ciencias naturais são eminentemente objectivas) (...)"
vá boa noite pessoal!!![]
Que a ciência é diferente da religião e por essa mesma razão, as varias ciências frequentemente combina-se numa busca de novas explicações para vários fenómenos que nos rodeiam.Hoje lembrei-me de uma teoria de um ex-professor em que, segundo ele, só existem 3 ciências. A Biologia, a Física e a Química.
E porquê? Porque qualquer fenómeno do Universo é explicado pelo menos por uma destas ciências.
Sinto-me tentado a concordar com ele embora tenha dúvidas se incluiria ou não mais uma. A Psicologia.
O que é que acham?
a matematica é ciencia das ciencias.
o resto são aplicaçoes da matematica[]
Hoje lembrei-me de uma teoria de um ex-professor em que, segundo ele, só existem 3 ciências. A Biologia, a Física e a Química.
E porquê? Porque qualquer fenómeno do Universo é explicado pelo menos por uma destas ciências.
Sinto-me tentado a concordar com ele embora tenha dúvidas se incluiria ou não mais uma. A Psicologia.
O que é que acham?
Desculpem, não tive paciência para ler o tópico todo mas nunca me esqueço do que um prof. meu disse:
Física é uma Ciência, Química é uma cozinha.
Jamais, em tempo algum, uma pessoa consegue fazer um exercicio físico ou químico sem a ajuda da matemática...
Há muitos anos li neste fórum que o Direito era uma ciência []
Já agora o dito professor tinha 7 (SETE)....... licenciaturas na altura, em 1989 ......[]