Ar.Drone - Alguém já experimentou?

Yup, e daqueles que um descuido e foi-se.

Brinquedos para adultos... ainda vou à loja a ver se vale a pena.

Um vizinho meu tem um e até já me deixou brincar um pouco com ele. Comprou-o na Fnac. É um brinquedo giro, não mais que isso. É bastante fácil de controlar desde que não haja vento, daí que não seja fácil pô-lo a voar muito alto. Tem pouca autonomia e faz muito barulho.
É impossível aproximar a coisa da janela da vizinha sem ela dar conta![:blush:]

Houve uma proposta de projecto final de curso no meu dpto com um desses, fiquei tentado a fazer mas acabei por optar por outra coisa. A ideia era alterar o protocolo de comunicação para aumentar o alcance (~5km) e criar um modo de vôo autónomo com recolha de dados, com aplicação em busca e salvamento.

Aquilo funciona em cima de uma plataforma ARM9 com SO Linux, é aberto e como o Portugues Ao Voltante já disse, até disponibiliza um SDK pro pessoal brincar...

Dados os sensores e periféricos que tem instalados, dá pra fazer quase tudo com aquilo :D

Quanto à autonomia, é possível estende-la com outro conjunto de baterias com mais capacidade.

Houve uma proposta de projecto final de curso no meu dpto com um desses, fiquei tentado a fazer mas acabei por optar por outra coisa. A ideia era alterar o protocolo de comunicação para aumentar o alcance (~5km) e criar um modo de vôo autónomo com recolha de dados, com aplicação em busca e salvamento.

Aquilo funciona em cima de uma plataforma ARM9 com SO Linux, é aberto e como o Portugues Ao Voltante já disse, até disponibiliza um SDK pro pessoal brincar...

Dados os sensores e periféricos que tem instalados, dá pra fazer quase tudo com aquilo :D

Quanto à autonomia, é possível estende-la com outro conjunto de baterias com mais capacidade.

Brutal. Aliás, não sei porque não usam brinquedos destes no Japão para monitorizar os estados dos reactores...

Como aquilo é Linux, proavelmente é fácil adicionar outros periféricos (GPS, outras câmaras). Eu vejo aquilocomo se fosse um iDevice, onde o real potencial vem agora com apps. Já há algumas que fazem umas guerrinhas com rwa
Idade virtual. Gostava era de ver aquilo martelado com uma Kinect e ter uma noção e profundidade, para ser 100% autónomo.

É só esperar que alguém faça isso, descarregar e flashar a ROM, meter o Kinect... Acho que é um pouco mais que um simples quadricóprero RC, tal como o iPhone é um pouco mais que um telemóvel...

Brutal. Aliás, não sei porque não usam brinquedos destes no Japão para monitorizar os estados dos reactores...

Como aquilo é Linux, proavelmente é fácil adicionar outros periféricos (GPS, outras câmaras). Eu vejo aquilocomo se fosse um iDevice, onde o real potencial vem agora com apps. Já há algumas que fazem umas guerrinhas com rwa
Idade virtual. Gostava era de ver aquilo martelado com uma Kinect e ter uma noção e profundidade, para ser 100% autónomo.

É só esperar que alguém faça isso, descarregar e flashar a ROM, meter o Kinect... Acho que é um pouco mais que um simples quadricóprero RC, tal como o iPhone é um pouco mais que um telemóvel...

Quando vi o AR.Drone a funcionar, a primeira coisa que pensei foi "pataqueopariu isso com uma kinect em cima e dominava-se o mundo" [:cool:]

Aquilo tem duas camaras que apesar de serem diferentes dá para criar noção de profundidade.

Bem, acabo de encomendar um. Oops olha, é uma prenda para a PortuguesaAoVolante, é um par de dias de trabalho. Que se lixe, a vida é curta. É melhor este que um daqueles helicópteros difíceis de controlar, e que vão cair 5x mais.

Ao menos, pelo que vi, as peças são baratas (relativamente a outros RC) e fáceis de substituir. Vai cair e partir coisas com descuidos, mas dá para reparar facilmente.

Espero é não ir para o parque estrear o bicho, e depois vir o cão do vizinho achar que é um frisbee catita... [:D]

À volta de 300€. Tendo em conta as coisas que têm não se pode dizer que seja caro mas um verdadeiro geek constrói um[:D]

A quantidade de sensores e estabilizadores de software que aquilo tem também se paga. A malta que programou aquilo para reagir a rabanadas de vento, evitar ângulos acentuados, fazer a App, etc, também se paga.

300 euros pode parecer caro ou barato. Sendo um drone incrivelmente estável e ideal para novatos, acho que pode ser barato, se comparar-mos com um helicóptero de 100 euros que em mãos novatas é capaz de ficar logo arrumado com 3 quedas de inexperiência.

Um colega de trabalho comprou um pelo natal.

Já o trouxe para o serviço e a verdade é que aquilo reage de forma diferente do Nanocopter.

Mais ágil e mais deivertido, e mais caro, mas não se pode ter um sem o outro.

[:D]

Voltar
Superior