Aquecimento do motor

No caso do teu motor nao sei, mas nos 1.9D/TD, a correia, ''da'' para ser montada de duas maneiras. E numa delas a bomba fica a trabalhar ao contrario. E um dos sintomas é mesmo esse. O carro arrefecer quando nao se pucha por ele.

Eu tenho um VW Passat 1.6 TD de 1993 que também não aquece. Mandei-lhe mudar agora o termostato e só o vou buscar no Sábado. Podes explicar melhor essa história da correia? Também se aplica ao meu motor? Como é que se pode verificar se está correcta ou não?

Hoje fiz isso. Deixei o carro parado a trabalhar ao ralentim uns minutos e a tempeatura não passou do traço dos 90. A ventoinha não chegou a disparar. Agora porque é que a ventoínha não disparou? Será que o termostato estando aberto e com este frio ele não chega à temperatura que faz disparar a ventoínha? Ou será mais um problema? Bom, uma coisa de cada vez...
Mas como é que eu vejo se a água passa para o radiador? Só tirando o tubo ou dá para ver sem tirá-lo?

O radiador não tem tampa?

Perguntas bem.
Esqueci-me de referir (não sei se tem a ver) que o carro veio com líquido a mais no circuito e no manual do carro é referido que o próprio sistema expele o excesso mas isso, nos cerca de 100Km que fez, não aconteceu. Tirei depois eu mesmo o excesso.
Também me esqueci de ver se faz o retorno ao vaso de expansão.

No caso do teu motor nao sei, mas nos 1.9D/TD, a correia, ''da'' para ser montada de duas maneiras. E numa delas a bomba fica a trabalhar ao contrario. E um dos sintomas é mesmo esse. O carro arrefecer quando nao se pucha por ele.

Eu penso que não mexeu nisso... a correia que fica à mostra está no lado oposto ao termostato...

boas ...
ora nem de proposito ... o meu polo (6n2 1.4 16v 2001) penso que esteja com o mesmo problema...
os sintomas do meu bichano são:

- se estiver no para-arranca aquece normalmente...
-se estiver a andar com ele em aceleração contínua tipo auto-estrada parece que não aquece...
- se fizer uma descida com mudança engatada e zero aceleração o ponteiro da temperatura desce a pique

não sei se estes serão os sintomas do seu carro...

ja lhe troquei o sensor da temperatura...
o termoestato troquei ha um ano ...

tou à espera que o meu mecanico tenha um tempinho para mim para lhe deixar o carro lá mas tem tado complicado para os lados dele....

e não quero deixar noutro lado porque senão ... já se sabe né, chega se lá e trocaram tudo que havia para trocar...
possivelmente sera o termoestato que apesar de recente deve ter dado o badagaio...pois com o sensor da temperatura nao mudaram os sintomas...

espero que tenha contribuido e vou ficar atento ao topico e se resolver a questão antes eu coloco aqui como o mecanico resolveu o problema..[;)]

cumprimentos

O motor deve ser o mesmo. Não sei quando é que o carro vai ao mecânico. Os sintomas são os típicos do termostato aberto. Agora vamos lá a ver.

Boas

Tive uma vez um problema semelhante a esse num Polo e o problema é a tampa do termostato ou o termostato!!!! são duas peças diferentes!!!

Fala ao teu mecânico na tampa do termostato..

O meu polo era um 1.4 60cv.

Cumprimentos

Não tens ninguém conhecido que veja isso com o Vag-Com? Se o sensor de temperatura estiver a dar leituras erradas vai aparecer um erro no diagnóstico.

Por outro lado isso tem todos os sintomas de termostato aberto, mas como é novo... também se pode dizer que à termostatos e termostatos...uns vêm dos chineses, os outros não[;)]

Numa Bosch Car Service pedem 20 ou 30 euros só para ligar à máquina...
Para já, quero saber a opinião de quem lhe trocou a peça...

Boas

Tive uma vez um problema semelhante a esse num Polo e o problema é a tampa do termostato ou o termostato!!!! são duas peças diferentes!!!

Fala ao teu mecânico na tampa do termostato..

O meu polo era um 1.4 60cv.

Cumprimentos

Isso não se vende em conjunto com o termostato?

Podem explicar-me exactamente qual é o mal do carro andar um pouco abaixo da temperatura de serviço? Eu até acharia isso algo bom.. Mas pelo que vejo aqui querem os carros quentes :sh)

Não é "um bocado abaixo", são 30,40 graus. Isso tem repurcussões ao nível do consumo e desgaste. Tu funcionas bem a frio? [;)]

Podem explicar-me exactamente qual é o mal do carro andar um pouco abaixo da temperatura de serviço? Eu até acharia isso algo bom.. Mas pelo que vejo aqui querem os carros quentes :sh)

O funcionamento ideal do motor de um automóvel dá-se, normalmente, por volta dos 90º. Se estiver acima, pode queimar o motor, se estiver abaixo, vai consumir mais porque o motor está frio e a frio tem tendência a querer ficar quente, com todas as implicações térmicas que isso gera. Por exemplo quando o motor está frio a mistura costuma ser rica, para aquecer mais depressa o motor. Claro que assim consome mais.

VAi mas é a uma boa oficia, tipo bosh car service, e , queres andar com o carro, não te demores. Manda verificar o circuito de refrigeração: tubagens, term+ostqato, radiador, bomba de água e também o sensor da temperatura da água, não vá estar marado e tens leituras erradas da temperatura. Senão, ficas baralhado e não chegas a nenhuma conclusão.

Cumps

VAi mas é a uma boa oficia, tipo bosh car service, e , queres andar com o carro, não te demores. Manda verificar o circuito de refrigeração: tubagens, term+ostqato, radiador, bomba de água e também o sensor da temperatura da água, não vá estar marado e tens leituras erradas da temperatura. Senão, ficas baralhado e não chegas a nenhuma conclusão.

Cumps

Pois, imagino é o que eles cobram por isso tudo...
Mas agradeço os teus conselhos e os dos outros intervenientes.
Quando a questão estiver solucionada, conto.

Boas, pessoal!

Ao ler este tópico apercebi-me que o meu Peugeot 106 1.5d teria algum problema, pois o ponteiro da temperatura, mesmo em viagens longas, pouco sobe além do traço minimo da temperatura.

hoje fui ao mecânico para ver o que se passava. Segundo ele, o termostato está em condições, a válvula é que não estaria, pelo que foi substituida por uma usada que ele lá tinha. Ainda não fiz grandes quilómetros para ver se o ponteiro já sobe, mas numa viagem de cerca de 10kms a ritmos normais de nacional (50-80) o ponteiro pareceu-me igual.
Pus a mão por cima do capot e senti-o frio...

Esta distância já seria suficiente para o motor atingir a sua temperatura de funcionamento, não? :confused:

A questão é: a valvula que lá foi posta não deve estar em condições, ou será outra coisa? haverá mais alguma coisa no circuito que possa avariar?

Cumps

Boas, pessoal!

Ao ler este tópico apercebi-me que o meu Peugeot 106 1.5d teria algum problema, pois o ponteiro da temperatura, mesmo em viagens longas, pouco sobe além do traço minimo da temperatura.

hoje fui ao mecânico para ver o que se passava. Segundo ele, o termostato está em condições, a válvula é que não estaria, pelo que foi substituida por uma usada que ele lá tinha. Ainda não fiz grandes quilómetros para ver se o ponteiro já sobe, mas numa viagem de cerca de 10kms a ritmos normais de nacional (50-80) o ponteiro pareceu-me igual.
Pus a mão por cima do capot e senti-o frio...

Esta distância já seria suficiente para o motor atingir a sua temperatura de funcionamento, não? :confused:

A questão é: a valvula que lá foi posta não deve estar em condições, ou será outra coisa? haverá mais alguma coisa no circuito que possa avariar?

Cumps

Se foi sempre a andar, 10 minutos não será suficiente para aquecer o carro.
Pode ser o sensor de temperatura também, mas se no para arranca atingir a temperatura normal e aí se mantiver é porque o problema está na válvula do termostato que fica sempre aberta. Experimenta andar com ele mais tempo e aí já tiras as dúvidas. Uma meia hora já será suficiente para chegar pelo menos aos 70ºC.

boas ...
ora nem de proposito ... o meu polo (6n2 1.4 16v 2001) penso que esteja com o mesmo problema...
os sintomas do meu bichano são:

- se estiver no para-arranca aquece normalmente...
-se estiver a andar com ele em aceleração contínua tipo auto-estrada parece que não aquece...
- se fizer uma descida com mudança engatada e zero aceleração o ponteiro da temperatura desce a pique

não sei se estes serão os sintomas do seu carro...

ja lhe troquei o sensor da temperatura...
o termoestato troquei ha um ano ...

tou à espera que o meu mecanico tenha um tempinho para mim para lhe deixar o carro lá mas tem tado complicado para os lados dele....

e não quero deixar noutro lado porque senão ... já se sabe né, chega se lá e trocaram tudo que havia para trocar...
possivelmente sera o termoestato que apesar de recente deve ter dado o badagaio...pois com o sensor da temperatura nao mudaram os sintomas...

espero que tenha contribuido e vou ficar atento ao topico e se resolver a questão antes eu coloco aqui como o mecanico resolveu o problema..[;)]

cumprimentos

Já sabes qual é o problema? O caso que relato a ver se é resolvido esta semana. Já confirmei que passa água para o radiador mesmo com o motor frio. As duas mangueiras que ligam ao radiador aquecem logo. "Será do guaraná?"

Voltar
Superior