É uma boa solução, mas cria muita humidade...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Só uma dúvida, um aquecedor a botija de gás não será suficiente e mais económico?
Para aquecer um casa bem isolada, necessitas 60W/m2 para o piso radiante e 100W/m2 para radiadores.
Basta leres um pouco de literatura sobre dimensionamento de sistemas de aquecimento.
Para aqueceres uma área com 2,5 m3 através de água a 30ºC necessitas 60W
Para aqueceres uma área com 2,5 m3 através de água a 75ºC necessitas 100W
Não vejo qual a dificuldade em perceber isto.
Económico não é. Suficiente para que área?
Eu aqui sou suspeito. Gás em minha casa não entra![]()
Eu entendo isto, mas o conceito de casa bem isolada é relativo. Por exemplo, em minha casa tenho bom isolamento, vidros duplos (aliás triplos, uma janela com 1 vidro mais outra com 2), mas de um lado bate o sol e do outro não. Quando se vai de uma parte da casa até a outra, é como ir do Brasil ao Polo norte (ok, tou a exagerar, mas deve ser uma diferença de pelo menos 5-6 graus entre as divisões. O conceito de "bem isolado" se aplica a ambas as divisões?
Uma casa bem isolada são 5 a 8 cm's de espessura de XPS, EPS, lã mineral ou cortiça nas paredes exteriores, pavimento e cobertura (ou tecto, caso seja um apartamento) e vidros duplos ou triplos com película baixo-emissivo com controlo solar.
Investir em aquecimento central ou piso radiante sem investir num bom isolamento primeiro é o mesmo que deitar dinheiro à rua.
De maneira nenhuma! É a forma mais cara de aquecimento. Além de deixar no ar os gases da combustão...Só uma dúvida, um aquecedor a botija de gás não será suficiente e mais económico?
É. Podes isolar as paredes por fora, pesquisa na internet por ETICS.Isto para mim é grego... [] Mas é possível isolar um apartamento com 10 anos com esses materiais que falas, sem ter de partir e explodir com as paredes todas?
É. Podes isolar as paredes por fora, pesquisa na internet por ETICS.
Isto para mim é grego... [] Mas é possível isolar um apartamento com 10 anos com esses materiais que falas, sem ter de partir e explodir com as paredes todas?

Parte da minha casa é virada a norte.
Nessa paredes coloquei lã de rocha, espuma e pladur.
Problema resolvido.
17/M2 com materiais e aplicação. +- 200€ por parede.
De maneira nenhuma! É a forma mais cara de aquecimento. Além de deixar no ar os gases da combustão...
É o que eu tenho em casa e até dura bastante gasto umas duas bilhas de gás por ano e dá para desenrascar bem[Só uma dúvida, um aquecedor a botija de gás não será suficiente e mais económico?
Isolar por dentro, com pladur e lã ou XPS fica-te a uns 25€/m2 de parede/tecto e pavimento (pavimento tem de ser XPS ou cortiça).
Se fores para a cortiça, o resultado é o mesmo e o preço o dobro. EPS (esferovite) é mais barato mas causa condensações nas paredes interiores, daí só ser recomendado usar nos isolamentos exteriores (ETICS).
Normalmente isolar um apartamento pequeno (70 a 80 m2 de área útil) assim por alto deve andar à volta de 7 mil euros.
Isto sem contar com as janelas, claro está.
E não, não tens de partir uma única parede.
Se for moradia, isola por fora, a uns 40€ o m2.
Exemplo de isolamento pelo interior com cortiça (encostas a cortiça à parede, metes uma placa de pladur em cima e aparafusas, super simples):
![]()
Ver anexo 127146
É um bom preço. Para que foi a espuma? Para resolver as pontes térmicas nos perfis metálicos?