Aquecedor, qual?

Ilyushin

Banido
Eu sei que já há um tópico sobre o assunto, mas esta é uma questão específica. Preciso de um aquecedor para um quarto, não mais de 20m2, tenho um daqueles pequenos termoventiladores, o problema é que não tem termostato. Ou aquece muito e fica abafado, ou tenho de andar sempre a desligar e ligar conforme a temperatura.

Qual é a melhor solução sem gastar uma fortuna? O ventilador tem o grande defeito de fazer barulho, e o da falta de termostato. Já ouvi falar que os conversores são uma boa opção, mas quanto custa uma coisa dessas? e aqueles a óleo, compensam?

Já agora, tenham em conta o gasto de energia. Eu sei que o termoventilador gasta muito (2000W), se houvesse algo que gastasse menos e fosse eficaz, também dava jeito.

Obrigado.

Se é para estar ligado por longos períodos de tempo acho que os a óleo ainda são a melhor opção. Há de vários tamanhos para várias dimensões da divisão.

aquecedores vão "quase" todos gastar muita luz :-(

a grande vantagem dos termoventiladores é aquecerem rapidamente o ambiente. Uso na casa de banho durante o inferno para tomar banho, mas pelo barulho que faz não é nada prático para ter num quarto ou num escritório.

Para um quarto com 20 m2 um aquecedor a oleo com 4 ou 5 elementos já deve ser suficente. É uma solução com um custo de aquisição económico. Mas que demora algum tempo a aquecer o ambiente.

Eu sei que já há um tópico sobre o assunto, mas esta é uma questão específica. Preciso de um aquecedor para um quarto, não mais de 20m2, tenho um daqueles pequenos termoventiladores, o problema é que não tem termostato. Ou aquece muito e fica abafado, ou tenho de andar sempre a desligar e ligar conforme a temperatura.

Qual é a melhor solução sem gastar uma fortuna? O ventilador tem o grande defeito de fazer barulho, e o da falta de termostato. Já ouvi falar que os conversores são uma boa opção, mas quanto custa uma coisa dessas? e aqueles a óleo, compensam?

Já agora, tenham em conta o gasto de energia. Eu sei que o termoventilador gasta muito (2000W), se houvesse algo que gastasse menos e fosse eficaz, também dava jeito.

Obrigado.

Gastar pouco e aquecer muito só com ar condicionado A+++ ou com piso radiante hidráulico.
Estes sistemas para gerarem 2000W de energia, gastam apenas 500W.

Radiadores a óleo, termoventiladores, eco-emissores, etc. para geragem 2000W de energia gastam 2000W.

Não há milagres.

Gastar pouco e aquecer muito só com ar condicionado A+++ ou com piso radiante hidráulico.

Radiadores a óleo, termoventiladores, eco-emissores, etc. para geragem 2000W de energia gastam 2000W.

Não há milagres.

"Conheço" uma pessoa na casa da qual a amperagem fornecida pela EDP, a nível doméstico, não chegava para o piso radiante.

Portanto gastar "pouco" é relativo.

A solução foi instalar um pequeno posto de transformação de média para baixa exclusivo da casa. [;)]

Na Leroy Merlin eles falam em "Emissores secos" e "Emissores fluídos", o que é exactamente isto? Alguns daqueles gastam "apenas" 600W, parece-me bem mais económico que os 2000W dos ventiladores.

Por exemplo este custa 100 Euros mas gasta só 500W? estou a achar muito pouco.. Isto é preso à parede? E é só ligar à corrente elétrica?

Leroy Merlin - 17194310_EMISSORFLUIDODIGITALNEVERCOLD500W

gastam pouco mas também aquecem pouco....

Se não queres gastar dinheiro num equipamento com bomba de calor (por exemplo um Ar condicionado) então as contas são muito simples: Por cada Watt consumido de electricidade é gerado o mesmo Watt em calor, independentemente do tipo de aquecedor.

Um aquecedor de 600 W vai gerar menos calor que um de 2000 W... no entanto podes regular o de 2000W para gastar 600 WHr... o contrário é que não pode acontecer.

Ou seja, se não te convém instalar um Ar Condicionado com bomba de calor então tenta comprar um aquecedor cujo a regulação do termostato seja feita pela temperatura ambiente. O Lidls tinha um convector por 50 € que fazia isso... era de 2500 W mas podes sempre regular aquilo de modo a que gaste menos.

"Conheço" uma pessoa na casa da qual a amperagem fornecida pela EDP, a nível doméstico, não chegava para o piso radiante.

Portanto gastar "pouco" é relativo.

A solução foi instalar um pequeno posto de transformação de média para baixa exclusivo da casa. [;)]

Provavelmente porque o piso radiante era elétrico e não hidráulico (tubagens de água quente).
O piso radiante hidráulico é o sistema de aquecimento que gasta menos no mundo inteiro.
Já o piso radiante elétrico gasta imenso. São sistemas distintos.

Não há milagres
.

Não basta o piso ser radiante hidráulico para que o sistema seja energéticamente eficiente. Acima de tudo (principalmente se falamos de apartamentos) deverá haver um sistema de aquecimento baseado no conceito de bomba de calor.

Já agora aquele aquecimento de pallet's é eficiente ? na casa da aldeia dos meus Pais , embora tenha lareira , gostava de enviar o calor para os quartos ...

Provavelmente porque o piso radiante era elétrico e não hidráulico (tubagens de água quente).
O piso radiante hidráulico é o sistema de aquecimento que gasta menos no mundo inteiro.
Já o piso radiante elétrico gasta imenso. São sistemas distintos.

Mais uma vez, não basta o piso ser radiante hidráulico para ser eficiente, energéticamente falando. Se o calor for feito com recurso a caldeira a gás, lá se vai a eficiência...

Pessoalmente tenho sérias dúvidas que um sistema de piso radiante, mesmo ligado a uma bomba de calor, seja mais eficiente a aquecer uma divisão que um sistema de radiadores também baseados numa bomba de calor com o mesmo COP.

Mais uma vez, não basta o piso ser radiante hidráulico para ser eficiente, energéticamente falando. Se o calor for feito com recurso a caldeira a gás, lá se vai a eficiência...

Pessoalmente tenho sérias dúvidas que um sistema de piso radiante, mesmo ligado a uma bomba de calor, seja mais eficiente a aquecer uma divisão que um sistema de radiadores também baseados numa bomba de calor com o mesmo COP.

Tenho ideia ( devo ter lido em qualquer lado ) que o piso radiante não é propriamente saudável para as nossas articulações.

Nem por isso. O sistema de bomba de calor é substancialmente mais eficiente.

Mas o investimento é comparavel ? estamos a falar de uma para usar uns 15 dias por ano no total.

'Pensei no aquecimento a pallet's , e umas tubagens para os quartos para fazer a coisa barata.

A água nos radiadores circula a 75 ºC.
A água no piso radiante circula a 30 ºC

Achas mesmo que gastas menos energia a aquecer água a 75 ºC do que a aquecer água a 30 ºC?

Para além disso, uma bomba de calor para piso radiante que custe 6000€, a mesma bomba, adaptada a aquecimento para radiadores (mesma marca, mesmo modelo, mas apta a aquecer água a alta temperatura) custa logo pelo menos 8000€ ou 9000€.

Última edição:
Nem por isso. O sistema de bomba de calor é substancialmente mais eficiente.

Em termo energéticos, a bomba de calor (COP de 400%) é substancialmente mais eficiente que a caldeira a pellets (rendimento de 90%)
Em termos financeiros (gasto mensal com energia), a caldeira a pellets gasta um pouco menos que a bomba de calor (o preço por kWh dos pellets é muito, mas muito mais barato que o preço do kWh da energia elétrica). Tens é o trabalho de andar a limpar a caldeira uma vez por semana, enquanto que a bomba de calor é só carregar num botão. Só por esse facto já prefiro a bomba de calor.

A água nos radiadores circula a 75 ºC.
A água no piso radiante circula a 30 ºC

Achas mesmo que gastas menos energia a aquecer água a 75 ºC do que a aquecer água a 30 ºC?

NO PRH tens uma quantidade de água muitíssimo maior...

Tiras de um lado, pões do outro.

Para elevar a temperatura de y graus de uma divisão de x metros cúbicos necessitas de z joules, seja qual for o método.

Preciso de um aquecedor para um quarto, não mais de 20m2,

ngD6F34088-A1F2-48EC-AD60-AA09A63303C2.jpg

NO PRH tens uma quantidade de água muitíssimo maior...

Tiras de um lado, pões do outro.

Para elevar a temperatura de y graus de uma divisão de x metros cúbicos necessitas de z joules, seja qual for o método.

Para aquecer um casa bem isolada, necessitas 60W/m2 para o piso radiante e 100W/m2 para radiadores.
Basta leres um pouco de literatura sobre dimensionamento de sistemas de aquecimento.

Para aqueceres uma área com 2,5 m3 através de água a 30ºC necessitas 60W
Para aqueceres uma área com 2,5 m3 através de água a 75ºC necessitas 100W

Não vejo qual a dificuldade em perceber isto.

Última edição:
Voltar
Superior